Conheça Chefchaouen: a cidade azul do Marrocos

Por , em 10.05.2011

Você conhece a cidade de Chefchaouen? Ela fica no Marrocos, e é um dos destinos turísticos mais populares do país. Porque você deveria visitá-la? Por causa de sua história incrível.

Chefchaouen é famosa pelos seus edifícios e ruas azuis, relíquias de uma velha tradição da população judaica da cidade.

A cidade foi fundada pelos mouros exilados da Espanha, em 1471, como uma pequena fortaleza para repelir os ataques dos invasores portugueses no norte do Marrocos. Após a reconquista espanhola, a pequena vila tornou-se um dos maiores locais de refúgio para mouros e judeus e, durante sua estada, eles conseguiram deixar sua marca na cidade, o que a tornou muito especial hoje em dia.

O nome Chefchaouen vem de “chauen”, que é espanhol para chifres. Isso se refere ao formato das duas montanhas com vista para a cidade. Mas não é o seu nome estranho, nem o artesanato original dos artistas locais, ou o queijo de cabra delicioso do lugar que atrai a maioria dos turistas para Chefchaouen. São as casas e edifícios pintados de azul, uma tradição herdada dos antigos moradores judeus.

Na Bíblia, os israelitas recebiam ordens para tingir um dos fios de seu talit (xale de oração) de azul, com tekhelel. Tekhelel era uma velha tintura natural, processada a partir de uma espécie de marisco. Com o tempo, sua produção entrou em colapso e o povo judeu eventualmente se esqueceu de como fabricá-la.

Mas, em homenagem ao mandamento sagrado, a cor azul ainda estava entrelaçada ao tecido de seus talits. Quando eles olham para a tintura, pensam no céu azul, e no Deus acima de todos que fica nele.

Hoje, a população judaica de Chefchoauen não é tão numerosa como foi naquela época. Ainda assim, a cidade moderna preserva os atributos da antiga: praticamente todos na cidade ainda seguem essa tradição e, frequentemente, renovam a pintura azul de suas casas. Vale a pena conferir.

[OddityCentral]

5 comentários

  • Rose Marx:

    Só mesmo no Marrocos, se fosse aqui no Brasil tudo ‘até poderia’ ser azul, mas, COM CERTEZA tudo horrivelmente grafitado.

  • taina:

    kkkkkkkkkk d longe nao se ve azul, salvo um 1 ou 2 casas

  • Rodrigo Paim:

    Tem muito mais branco que azul …….

    • Vinícius D.:

      Azul claro, gênio.

    • Carlos Machado:

      alguem ai esta precisando de oculos, pois eu vejo mais branco do que azul, e uma rapida checada no google, da para ver que a maioria é branca com a base azul apenas.

Deixe seu comentário!