Arte urbana: 20 das melhores cidades para se ver

Desde que Banksy é Banksy que o assunto “arte de rua” deixou de ser algo do submundo e entrou em discussão nas mais diversas rodas da sociedade. Mas em que lugar do mundo são feitas as melhores obras de arte de rua? Onde podemos encontrá-la?
Para responder a essas perguntas, coletamos uma lista de algumas (não todas!) das melhores cidades do mundo para se ver street art.
À primeira vista, há apenas uma coisa que liga todas elas: seus moradores (e os artistas de rua viajantes que as visitam) têm uma propensão para decorar seus arredores com obras de arte grandes, bonitas, e nem sempre legalizadas. Mas o que é preciso para uma cidade ter uma comunidade que goste e apoie a arte urbana?
São necessários, por exemplo, edifícios a serem pintados. A arte de rua, por vezes, parece se alimentar do desejo de um artista para lutar contra as opressivas paredes de tijolo e concreto que os cercam por todos os lados, de modo que os edifícios que pintam são, ao mesmo tempo, telas e catalisadores da sua rebelião. A cidade também precisa ter uma próspera comunidade de artistas underground que estejam ansiosos para comunicar as suas ideias artísticas e filosóficas para tantas pessoas quanto puderem.
Como cada vez mais grandes cidades em todo o mundo recebem uma resposta positiva para a arte que decora suas ruas, talvez os governos dessas cidades comecem a repensar as leis vigentes que tendem a sufocar as oportunidades dos artistas. E você, já viu alguma street art na sua cidade? [Bored Panda, BoredPanda]
Arte urbana em Nova York, Estados Unidos



Lodz, Polônia



Valparaíso, Chile


Cidade do México, México



Praga, República Tcheca




Londres, Inglaterra



São Paulo, Brasil



Paris, França



Melbourne, Austrália



Berlim, Alemanha



Cidade do Cabo, África do Sul


Moscou, Rússia



Belém, Cisjordânia


Rio de Janeiro, Brasil


Istambul, Turquia


Bogotá, Colômbia



Bristol, Inglaterra


Santiago, Chile


Buenos Aires, Argentina



Lisboa, Portugal



2 comentários
Lisboa atualmente está com obras ainda mais lindas. Parabéns aos portugueses.
Não há coisa melhor a se fazer do que promover este tipo de atividade.Espero que os coletivos estejam sempre receptivos a acolher novos adeptos e produtores de arte.