Cultura ultrapassa natureza: axilas masculinas raspadas cheiram melhor para as mulheres

Publicado em 8.01.2012

Na batalha entre natureza e cultura, a cultura ganha por um fio de cabelo – ou a falta dele.

Em um novo estudo, participantes do sexo masculino depilaram uma axila e deixaram a outra crescer normalmente. Em seguida, os pesquisadores coletaram amostras de odor de cada uma das axilas e deram para um grupo de mulheres avaliarem quão atraentes elas achavam os odores.

As mulheres preferiram o cheiro das axilas raspadas, mas foi por pouco. “Ao todo, o efeito de depilar os pelos não foi muito grande”, disse o pesquisador Jan Havlicek.

Os pesquisadores disseram que o efeito da raspagem foi “transitório”. As mulheres do estudo acharam o cheiro de axilas recém-raspadas mais agradáveis do que as axilas que estavam crescendo pelo por seis a dez semanas, mas não conseguiram distinguir entre o cheiro das axilas que tinham uma semana de crescimento de pelos e as axilas que tinham de seis a dez semanas de crescimento de pelo.

Todo pelo, seja curto ou longo, raspado ou depilado, cheirava a mesma coisa. “Isso foi uma surpresa, porque quando você olha para axila depois de uma semana, os pelos cresceram apenas um par de milímetros”, disse Havlicek.

O mais interessante de tudo é que as mulheres tinham uma ligeira preferência por axilas raspadas do que peludas, apesar das evidências que sugerem fortemente que axilas peludas evoluíram especificamente para fazer as pessoas cheirarem mais atraentes.

Os cientistas acreditam que o pelo da axila humano – mais do que qualquer outro primata – evoluiu para reter produtos químicos que são produzidos pelas glândulas das axilas, de modo a intensificar o odor natural das pessoas e aumentar a chance dos outros sentirem o cheiro. É, portanto, contraditório que as mulheres prefiram o cheiro menos intenso de axilas sem pelo.

“Isso é por causa de crenças culturais”, explica Havlicek. “Isso é mais relacionado a imagens visuais de axilas raspadas e barba por fazer, e como vamos construir a beleza em nosso contexto cultural”.

Ele observou que os resultados provavelmente teriam sido muito diferentes se ele tivesse conduzido seu estudo em outro tempo ou lugar. “30 anos atrás, em uma cultura onde barbear não era usual, você poderia esperar resultados diferentes”, conta.

Como há uma pressão cultural muito mais forte sobre as mulheres para raspar as axilas do que há sobre os homens, se os pesquisadores criassem um estudo no sentido inverso, provavelmente os resultados teriam sido mais concretos em favor do cheiro de axilas depiladas.

Mas pode ser difícil fazer um estudo desse com mulheres. “Nós definitivamente queremos fazer um estudo com mulheres, mas é um desafio técnico. Não há muitas meninas dispostas a raspar apenas uma das axilas durante dois meses”, explica.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

23 Comentários

  1. Eu me depilo e noto que isso reduz consideravelmente o mau odor corporal, talvez porque não hajam pelos para segurar o odor do suor da axila.

    Sem os pelos da axila, às vezes mesmo após um dia em que transpirei bastante, noto que não estou cheirando mal, às vezes até mantive o perfume do desodorante como se tivesse acabado de passar.

    Então acho que os pelos na região não causam atração sexual alguma, apenas mau odor. Mas é claro que não tenho nada contra quem não depila, pois se trata de uma questão pessoal de cada um.

    Thumb up 4
  2. Sou homem e hétero; e apesar de eu não possuir o hábito de tirar os meus pelos, não vejo absolutamente mal algum em um homem querer se depilar.
    E daí que existem homens que se depilam? O corpo é deles não é teu. Preconceito é coisa de gente que não tem o que fazer, e desperdiça o tempo livre falando mal dos outros.

    Thumb up 17
  3. Começa assim….axilas….hahaha! Espero não ler onde mais a nova geração de “homens” vai arrancar os pelos! To fora dessa!

    Thumb up 1
  4. Na minha academia, quase todos os caras se depilam. Eu só aparo, pois meus pelos são finos, ralos e quase da cor da pele; é como se eu fosse mesmo depilado. Isso facilita a aplicação e eficiência do desodorante. Mas se eu não tivesse essa característica genética, eu depilaria. Uma axila peluda é feia demais; no mínimo, antihigiênica – tanto faz se homen ou mulher.

    Thumb up 14
  5. Complementando o título da matéria: cheiram melhor pq os desodorantes conseguem alcançar a pele. Penso que com todos aqueles pelos fica quase impossível o desodorante alcançar a pele. Porém preciso dizer que não tenho nada contra homens que não se depilem. É questão de gosto e gosto não se discute.

    Thumb up 15
  6. bem,ísso depende do gosto de cada um,eu prefiro depilar,isso é bastante cimum hoje em dia ,no meu trabalho por exemplo quase todos os meus colegas se depilam,e ninguém fala ou critica a gente sobre isso,mas tenho que dimitir ninguém merece sair por aí parecendo um gorila!!!

    Thumb up 16
    • Oi parecendo uma bichona pelada.

      Thumb up 11
  7. Tem gosto prá tudo, mas no quesito depilação masculina… perco a tesão.

    No passado os homens usavam barba e cabelos longos. Já os romanos faziam a barba.

    Homem de axila raspada, prá mim é a coisa mais brochante.
    Mulher de axilas não depiladas, como fez Baby Consuelo, foi a coisa mais feia que ja vi.

    Tudo é questão de cultura das épocas, mas parece que a tendência é deixar o homem com o corpo cada vez mais parecido com o da mulher.

    Gosto disso não, sô!

    Eu sou das antigas e desejo um homem com todos os pelos que Deus lhe deu.
    E viva a diferença, que dá mais atração.

    Fui

    Thumb up 18
    • É… gosto é gosto!

      Já eu, não sou chegada nos peludos não rsrs

      Thumb up 11
    • Aos meus namorados, dependendo da situação, eu solicito depilação toráxica hahahaha
      Tempo das cavernas is over!

      Thumb up 11
    • Vish!!

      Thumb up 2
    • Que tal você ficar com todos aqueles pelos que Deus lhe deu! rs

      Thumb up 3
    • Eu? Não, obrigada…
      Sou adepta do LightSheer ahaha

      Thumb up 9
  8. Vishi, eu sou da antiga, raspar axilas não é minha cultura e nunca será, mas dou umas aparadas, pra ficar mais 4traentes e não parecer um ogr0^^.

    Editei 2x o comentário, e ainda foi pra moderação…

    Thumb up 11
    • Concordo com vc, só aparar tá bom, não precisa raspar tudo mas também não precisa voltar aos tempos da caverna né! Homem fedido ninguém merece!

      Thumb up 1
  9. O preconceito ainda é muito grande aqui. Se verem um homem com o axilas raspadas, logo vão dizer que ele é gay.

    Thumb up 13
    • Raspo e nem por isso sou gay, não estou nem aí para o que os outros falam.

      Malditos pelos, mal posso ver seus movimentos.

      Thumb up 21
    • Eu não tenho nada contra rs

      Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
09021-earth-view-02
Terra se aproxima mais do sol em janeiro

Se o sol lhe parece ...

Fechar