Células-tronco: Está mais próxima a cura da surdez

Publicado em 17.05.2010

celula-tronco

Um experimento bem-sucedido em camundongos sugere que as células-tronco podem substituir células danificadas no ouvido e devolver a capacidade auditiva. É a façanha de um grupo de cientistas da Universidade de Stanford (EUA), que realizou uma experiência com ratos de laboratório.

A previsão dos pesquisadores é que leve uma década ou mais, mas que haverá cura para a surdez em seres humanos. A ideia aplicada nos ratos foi a seguinte: células embrionárias dos animais, pluri-potentes (capazes de se transformar ou de atuar em outras funções), foram revertidas em células auditivas para os animais. A meta, agora, é fazer o mesmo com humanos.

A rede de células que conduz o som do ouvido externo até o cérebro é extensa. Atualmente, não há cura possível: depois de danificadas, as células não podem ser recuperadas ou substituídas, e a surdez é permanente.

No caso de conseguirem fazer células-tronco humanas se transformarem em células auditivas, haveria duas soluções possíveis: injetar essas células no ouvido de uma pessoa surda (mas ainda não há uma técnica para isso), ou, a mais aceita, “ativar” as células tronco que já existem no ouvido, e transformá-las em células auditivas.

O próximo passo é desenvolver um método de fazer isso em humanos, e isso vale tanto para surdez de nascença quanto para a adquirida por danos ao ouvido (só nos Estados Unidos, há 26 milhões de surdos desse tipo). As pessoas surdas ainda terão de esperar mais um pouco pelos avanços da medicina. Mas os camundongos, ao que parece, logo não sofrerão mais com surdez. [Reuters]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Perdi a audição nos dois lados À aproximados 2 anos, se alguem souber como se alistar como voluntario em pesquisas,,,por favor me avisem,,,gostaria de tentar qualquer coisa para recuperar a minha audição e ajudar outras pessoas a recuperar a delas tambem…Grato michel

    Thumb up 7
  2. Algum especialista em células tronco embrionárias? Quero ser cobaiaaaaaa! Não tenho medo de arriscar, se não tentar, nunca saberei se irá dar certo!

    Thumb up 0
  3. A verba gasta com presos, para deter a criminalidade, para sustentar corruptos para prender marginais, para amparar a pobreza, etc. deveria ser desviada para pesquizas. Um pais que não pesquiza, não vai alem de um país do terceiro mundo.

    Thumb up 2
  4. O Brasil chega a ser ridiculo em avanços… Deus da o conhecimento e o Brasileiro o usa para corrupçâo. Analisei tantas formas de um deficiente ter uma vida próxima a normal e nenhuma delas foi investida pelo governo Brasileiro.
    Mas ainda temos pessoas que nos trazem orgulho, como o Dr.Ricardo Bento que por sede de conhecimento, desenvolveu muito esse processo neste pais lindo e ao mesmo tempo estragado pela administraçâo pública. Mas lembrem-se q deve existir algo além da vida, entao não pensem em viver só o agora.

    Thumb up 1
  5. eu amei ler essa materia, seria grandioso se tudo isso acontecer mesmo, tenhu uma filha de 14 anos deficiente auditiva, e seria um sonho para a familia que ela e muitos outros, voltassem a ouvir perfeitamente..

    Thumb up 4
    • Que bom Vera, também estou na esperança!!

      Thumb up 0
  6. Que coisa boa ler sobre esta maravilha. Com fé em Deus não demorará muito para sermos beneficiados com esse estudo.
    Ver meu filho (22 anos) ouvindo normalmente, sem ter que usar aparelhos é melhor que ganhar na mega sena centenas de vezes.

    Thumb up 2
  7. È muito bom ler essa matéria. Espero que continuem estudando a cura. Fico triste que, no Brasil, não se veja falar nesse tipo de pesquisa. Infelizmente, nosso país ainda é possui uma medicina muito atrasada, onde quase tudo que se aprende, a nível de pesquisas, vem de outros países.

    Thumb up 2
  8. Vai demorar muito até chegar ao Brasil. Essa técnica, pelo nº de surdos que existem, pelas preferencias nos transplantes e pelo o tempo de treinamento das equipes, isto é para a proxima geração.

    Thumb up 0
  9. Aguardo anciosa por novidades, pois minha minha teve uma grave perda auditiva superviniente…Se alguém souber algo à respeito deste estudo,

    Grata.

    Thumb up 1
  10. Como podemos cadastrar uma pessoa para servir de cobaia nessas experiências? Tipo quem perdeu o nervo auditivo devido a uma meningite.

    Thumb up 2
  11. Fico feliz por saber dos esforços científicos acerca de tal enfermidade, pois tenho uma menina surda, adquiriu apos nascer, hoje com 18 anos. Gostaria de saber como estão es pesquisas, nesta área, no Brasil, especificamente quanto a audição e também se existe cadastro para voluntarios com pesquisa com humanos.

    Thumb up 3
  12. Boa reportagem. Ainda não havia lido nada tão esclarecedor.
    Precisamos de divulgação sobre perdas auditivas, pois as pessoas desconhecem sobre o assunto, e isto dificulta ainda mais a vida do deficiente auditivo.
    Aproveitando, espero que não apareça mais este site com a barra amarela pedindo para fazer recadastramento, pois sempre faço. Chega…não é.
    Obrigada.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
briga
Ser malvado é bom para a sobrevivência

Durante tempos difíc...

Fechar