Despejar sulfato na estratosfera pode ser a saída para o aquecimento global

Publicado em 19.09.2010

Em busca de mais uma alternativa para conter o aquecimento global, pesquisadores do Instituto Carnegie (um centro de pesquisa dos EUA com sedes espalhadas pelo mundo) chegaram a uma possível resposta: injetar sulfato na estratosfera.

Para concluir que isso pode dar certo, os pesquisadores usaram um modelo climático global (algo como uma “maquete do mundo”), em que testaram diferentes concentrações de aerossóis de sulfato em cada uma das camadas da atmosfera. Lembra das aulas de geografia? A sequência, de baixo para cima, é: troposfera – onde todos nós vivemos -, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Simulações baseadas no clima, na quantidade de ar e na pressão atmosférica mostraram que o sulfato em forma de aerossóis pode se afixar muito bem na estratosfera, e desempenhar um papel fundamental.

O sulfato pode esfriar a Terra. O problema, ainda por resolver: mesmo que seja injetado de maneira uniforme por todo o planeta, o sulfato iria resfriar em excesso a Zona Equatorial, o que implica em consequências mais profundas do que o surgimento de esquiadores na Bahia. Por outro lado, os pólos iriam aumentar ainda mais a temperatura, agravando um problema que já existe a olhos vistos.

O segredo, segundo os pesquisadores, está na forma como esse sulfato deve ser lançado na estratosfera. Segundo a simulação, o modo mais prático é também o menos eficaz.

No caso, distribuir o sulfato em linhas latitudinais (para o que bastaria que um avião cobrisse a Terra no sentido norte-sul e fosse despejando o aerosol) teria uma eficácia 94% menor e os efeitos colaterais 50% menores do que se o sulfato for lançado uniformemente e simultaneamente sobre todo o globo. Como fazer essa segunda opção? Ainda não se sabe. Em um modelo computadorizado, tudo parece muito simples, mas muito tempo, concentração e suor ainda serão gastos até que se encontre uma solução como essa na vida real. [Daily Tech]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. Isso é mera desculpa para justificar os projetos de geoengenharia que vão tornar o céu branco e ocultar muita coisa que está se tornando visível daqui da Terra. É o abuso do homem sobre a natureza a todo vapor.

    Thumb up 1
  2. Li pelo menos dois comentários do tipo “melhor previnir do que remediar”.

    Na minha opinião as pessoas que querem “remediar” NÃO SÃO as mesmas que deixaram de “previnir”. Além disso, me parece que agora a situação é remediar ou remediar, porque já passou e muito do momento em que deveriamos ter nos preocupado com prevenção.

    O que sabemos é que existe um remédio que teria eficácia garantida, mas cuja aplicação dependeria de esforços de todos, e alguns não querem cooperar. O que nos resta a fazer? Estudar alternativas para o desenvolvimento de um novo remédio, que possivelmente seria menos eficaz e com efeitos colaterais bastante indesejáveis, mas ainda assim seria melhor do que cruzar os braços e esperar que os teimosos mudem de idéia (certamente morreríamos esperando).

    Thumb up 1
  3. Pelo jeito eles são adeptos da “mecidina capitalista e burra”, preferem remediar e não prevenir.

    Thumb up 0
  4. Já tentaram fazer acordos para inibirem o aquecimento global, porém, os americanos, como sempre, e os chineses, não se prontificaram a cooperar. Que se dane o mundo, eles não tão nem aí.

    Thumb up 0
  5. Olá amigos! Com a criação da Nova Ordem Mundial, existe um grande mistério no que estão fazendo em silêncio contra a humanidade, segundo consta em varios sites de pesquisas sobre as Sociedades Secretas tais como os Illuminates e com a criação da FEMA onde estão criando campos de concentração para rebelião dos contras quando forem lançados as novas leis imposta pelo Grande Líder que governará todo o globo, onde até o nosso Lula falou na ONU que tem haver a Nova Ordem e o mundo ter um só Líder. Começou um bombardeio por aviões militares soltando a grandes altitudes gasés desconhecidos de mal cheio que inúmeros americanos tem reclamados e tem adoecidos, tais gasés ficam expalando-se lateralmente em grandes extensões kilometricas e estão os civis estudando para que experiências os militares fazem isto, fontes americanas em vídeos mostram a quantidades de caixões de plasticos em números de 500 mil por campos de concentração, equipados com trens de 1 andar com selas, grandes armázens para concentração de presos, varios fornos com chaminés tipo fornos nazistas, todo o campo com cerca de arames farpados com torretas e filmadoras, segundo consta todos que se rebelarem contra o grande Líder e suas ordens serão levados para serem exterminados. Este é só o começo do que vém por chegando com tal Ordem Mundial e espero que todos busquem a verdade dos atuais dias sombrios que reina no nosso planeta. Meu abraço a todos com meu shalom.

    Thumb up 5
  6. Pessoalmente não acredito que ainda não tenham passado à acção.

    E paremos com a paranóia da teoria da conspiração.
    o Céu anda a ser bombardeado por químicos. Também em Portugal.São por demais evidentes. É só olhar para cima das nossas cabeças. O assunto já começa a ser falado. (claro que na comunicação social não). Já ocorreu este ano um simpósio sobre o assunto.

    às vezes até penso que o que largam é para aturdir o pessoal cá em baixo. Estamos todos “pacíficos demais”.

    Thumb up 1
  7. Só não disseram qual sulfato estão usando.Pelo que sei existem
    algumas dezenas deles,inclusive alguns tóxicos.
    Desinformaçâo como esta deveria ser melhor elaborada.

    Thumb up 2
  8. Não acreditem nessa historia do sulfato, andam sim a colocar químicos no ar mas não por causa do aquecimento global.

    Thumb up 2
  9. Pode ser que não seja necessário fazer nada. Saiu matéria recente no space.com, se não me falha a memória, dizendo que estamos frente a um período de mínimo solar estendido, ou coisa parecida, e sempre que tivemos um mínimo estendido, a Terra entrou em período de mini era glacial. Ou seja, talvez o aquecimento global tenha vindo em uma boa hora. Mas ainda não é hora de tirar o Opala e a Kombi da garagem, ainda é preciso ver se realmente teremos um período de mínima solar estendido, e também quais serão os efeitos. De qualquer forma, estamos precisando urgente aprender a fazer colônias espaciais auto-suficientes, na Terra está cada vez mais complicado…

    Thumb up 6
    • Oi Cesar
      É 1 pena q vc como jornalista, só pesquise no EUA. Já li matérias suas cá publicadas, se não me engano então desculpe, foi em outro site de ciência.
      Sobre seu comentário, vc esta certo do RESFRIAMENTO GLOBAL ACONTECENDO E NO FUTURO. Bem antes (talvez por ter o space.com ter assistido ou informado) no Canal Livre da TV Band, já houve 2 entrevistas com o professor da Faculdade de Metereologia, se não me engano da Federal de Alagoas, em ago/2011 e nov ou dez/2011 ( se lembra q nessa época estava fazendo frio aqui em São Paulo ? ). Embora ache q vc como a maioria dos brasileiros dão + credibilidade aos norte-americanos, aqui também tem ótimos cientistas e MÉDICOS CIRURGIÕES que fazem “revoluções” além de só copiarem.
      Quanto ao tópico da matéria, os norte-americanos sim querem “aprontar” e já o fazem na estação do Alasca (se não me engano tem matéria aqui), mas assim como o fizeram na década de 70 com o gás CFC das geladeiras ganhando muito dinheiro E É ESSA A QUESTÃO : Dinheiro !!!!!
      Como não estão conseguindo “emplacar” atualmente, acho que eles (cientistas) foram a 1 sessão especial de cinema e aprenderam com o Filme Highlander ( nº ou sub nome não lembro no momento, + sugiro q procure na internet sobre a série e veja nas sinópses) e como no filme, vão querer cobrar pelo “BENEFÍCIO PARA A HUMANIDADE” e assim saírem “da lama economico-financeira” em q se meteram, só q no momento os países (até os africanos ja desenvolveram vacina contra a malária e não precisam acabar com o mosquito, que o q os norte-americanos gostam é de genocídio em grande escala, seja humano ou de outros animais e insetos) estão evoluíndo e não estão precisando + depender dos milagres inventados ( pra mim roubados como avião a jacto e foguetes, de nossas plantas amazônica sem pagar, pois eles só querem receber e quanto a pagar eles acham + economico roubar)

      Thumb up 1
  10. Caramba!!! Por que o ser humano não pensa em parar com o que prejudica o planeta ao invés de ficar se preocupando mais em consertar o estrago?
    De que adianta tentar consertar e continuar agredindo?
    Será que as pessoas só pensam em si mesmas e não percebem que estão acabando com a vida na Terra?

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dnagd
Análises de DNA reescrevem história dos africanos na América

Análises genéticas m...

Fechar