Devo usar totalmente minha bateria do laptop antes de recarregá-lo?

Na hora de usar o laptop a pergunta que fica é sempre a mesma. Será que eu tenho que deixar meu computador carregando até o final e depois descarregá-lo completamente? Posso tirá-lo e pô-lo na fonte quantas vezes eu quiser?

Bom, os laptops costumavam rodar com baterias de níquel-cádmio, que experimenta o “efeito memória” fazendo com que elas percam a capacidade ao longo do tempo, caso elas sejam recarregadas antes de acabarem de fato. Esse não é mais o caso.

Os laptops mais recentes usam baterias de íon-lítio ou de polímeros de lítio. Descarregar repetidamente essa bateria a zero não deve mudar nada, na verdade. Ela provavelmente não irá diminuir sua vida útil e sua capacidade global.

A única situação em que você pode precisar intencionalmente fazer a descarga completa da bateria é se o medidor interno de combustível digital, que acompanha a carga da bateria e faz os relatórios em seu computador, fica fora de sintonia como resultado de um longo prazo de armazenamento ou depois de muito uso intenso. Para isso, alguns computadores têm ferramentas de calibração embutidas, mas se o seu não tiver, carregue a bateria completamente e depois execute o computador até a que ela acabe, desativando os perfis de economia de energia.

E que tal remover a bateria totalmente para mantê-la por mais tempo? Os fabricantes de laptop oferecem conselhos conflitantes.

O mais recomendado: Se o notebook fica ligado a uma tomada por meses ou anos, retire a bateria e guarde-a em local fresco, com cerca de 50% de carga. Isto é especialmente válido se o seu computador fica muito quente, já que o calor é o inimigo dos íons-lítio. Agora, se você tira o laptop da alimentação elétrica, digamos, uma vez por semana ou até mesmo uma vez por mês, deixar a bateria no lugar dela é a melhor opção, porque sistemas inteligentes de carregamento fazem com que a bateria pare de carregar quando ela se aproxima de sua capacidade plena – não há necessidade de ficar tirando.

Muitos laptops ainda mantêm o controle da idade da bateria e deixam ela abaixo da sua capacidade para ajudar a prolongar a sua vida.

Agora faça bom uso tranquilamente do seu laptop. [POPSCI]

Por: Patricia HermanEm: 27.10.2011 | Em Principal, Tecnologia  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

11 respostas para “Devo usar totalmente minha bateria do laptop antes de recarregá-lo?”

  1. Curioso, mas um laptop que comprei em 2008 e faleceu dois anos mais tarde apresentou em pouco tempo esse problema de memória da bateria. Quando a carga chegava a 40%, caía imediatamente para 8% e mandava recarregar.

  2. Tenho um amigo tecnico que trabalha numa fabricante de laptops. E ele disse que isso é realmente um mito.

    Mas ele disse que não é bom ficar tirando e colocando a bateria. Pois tem um chip no aparelho que identifica quando a bateria está ou não aclopada, e que faz a leitura da sua carga. E ao mesmo tempo, ela é frágil; e algumas vezes acontece de nessa de tirar e por, ela ficar desgastada, ‘maluca’ nas medições, ou simplesmente pifar e não reconhecer mais a bateria; e ser preciso trocá-la. Porém, aqui no Brasil, não conseguirá uma troca por menos de 100, 200 reais, desta peça.

    É raro. Mas acontece.

    • Tira a bateria e veja se é de níquel-cádmio (antigo) ou íon-lítio (recente).

    • Uma bateria dura em média cerca de 2 a 3 anos no máximo, mais que isso é bem difícil, pois ela tem um desgaste natural dos ciclos de vida útil. São cerca de 300 a 500 ciclos de carga dependendo do modelo.

  3. Os notebooks da Samsung vem com um aplicativo para extender a vida útil da bateria (BatteryLifeExtender). Ele deixa carregar só 80% dela quando você deixa ativado, recomendado para quando fica ligado muito tempo na tomada.

Deixe uma resposta