‘Eco-Atkins': Dieta vegetal de baixos carboidratos emagrece e melhora o colesterol

Publicado em 13.06.2009

eco atkins

Uma pesquisa publicada no começo de junho revelou que pessoas que participaram de um estudo consumindo uma dieta de baixas calorias e pouco carboidrato, com alta concentração de proteínas vegetais durante um mês perderam peso e tiveram melhoras nos níveis de colesterol. Em algumas pessoas, a dieta resultou em perda de peso, porém, sem a diminuição dos riscos cardiovasculares. Os autores do estudo afirmam que ainda existe uma dúvida quanto à proporção e à fonte de gordura e carboidrato que permitem uma maior perda de peso e diminuição nos níveis de colesterol.

A dieta usada na pesquisa é semelhante à dieta de Atkins, muito famosa nos Estados Unidos, mas com uma diferença: enquanto a Atkins original permite a ingestão de gorduras e proteínas de origem animal, a Eco-Atkins é formulada de modo que a proteína ingerida seja completamente de origem vegetal.

Dietas recentes que lutam contra doenças cardiovasculares geralmente têm maior consumo de frutas e vegetais e baixo consumo de carnes. Mesmo assim, dietas com baixo consumo de carboidratos e maior consumo de carnes também já foram usadas para redução de peso e tratamento de diabetes e doença coronária. Essas dietas eram efetivas, mas aumentavam os níveis de LDL, o “mau” colesterol. “Essa falta de benefício quanto ao controle de LDL é uma desvantagem no uso desse tipo de dieta em quem já tem risco de doença coronária”, afirma o estudo.

A pesquisa, realizada por David Jenkins e sua equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou os efeitos de uma dieta de baixo carboidrato e alta em proteínas vegetais (como glúten, soja e óleos vegetais) em pessoas com níveis altos de LDL. Outro grupo participou da pesquisa consumindo uma dieta ovo-lacto vegetariana com alta concentração de carboidratos, laticínios com pouca gordura e produtos integrais.

Ao final do estudo, 22 pessoas em cada grupo tiveram perdas de peso parecidas – aproximadamente quatro quilos – mas as reduções nos níveis de LDL e melhora nos níveis de HDL, o “bom” colesterol, aconteceram na dieta de baixos níveis de carboidrato. Katherine Tuttle e Joan Milton, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirmam que o artigo traz luz à discussão sobre táticas mais efetivas e saudáveis para a criação de dietas com altos níveis de proteínas para a perda de peso e redução de riscos cardiovasculares. “É prematuro recomendar a ‘Eco-Atkins’ sem confirmação da sua eficácia em estudos maiores, com mais indivíduos, que tenham características mais diversas”, afirmam. [Science Daily]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Estou iniciando hoje com exatos 80.6kg, quero eliminar 20kg … volto para contar à vocês !!!

    Thumb up 3
  2. Alguem por favor pode me ajudar?!?!?! estou tendo dificuldade de montar o cardápio do café da manhã. Alguma sugestão?

    Thumb up 14
  3. Olá pessoal estou nessa dieta a 18 dias e ja consegui perder 4 kilos e 200grm,começei pessando 69,800 e ja estou com 65,600 mas a minha meta é de chegar aos 51 ou52 kilos,esta dieta pode eliminar ate 15 kilos em 40 dias, isto é mesmo verdade?
    Tenho muita força de vontade estou seguindo tudo a risca sem quebra nehuma regra,mas ja estou sentindo vontade de comer algumas frutas não sei se eu ja posso comer,e qual será estas frutas se alguem tiver alguma dica pode por favor me responder bjs pra todos que estão nessa.

    Thumb up 6
    • Oi Maria, eu já fiz esta dieta, e realmente é espantosa a rápidez de perda de peso. Mas, infelizmente, a gente não aguenta muito tempo o cardápio e quado para, o peso volta rapidamente. Melhor fazer mudar de alimentação. Eu tenho bons resultados quando aumento a quantidade de legumes e verduras, comendo primeiro para encher o estomago, e depois como qualquer coisa que eu goste, assim não sinto fome e não sinto falta de alguns tipos de comida.
      espero ter ajudado e sucesso,
      Inge

      Thumb up 5
  4. Olá!!! Seria possível enviar o cardápio da dieta por email? Sou vegetariana e gostaria muito de fazer essa dieta!!! Obrigada!

    Thumb up 4
  5. bom estou fazendo a dieta atkins a apenas 12 dias e perdi 6kg estou cortando o maximo de carbos e tbm estou fazendo academia todos os dias de segunda a sabado está valendo a pena, não sei se perdi esse peso tão rapido porque precisso perder bastante (40kg) meu peso atual é 107kg com 1,78m de altura tentem fazer a dieta e não desistir porque como o Dr.Atkins dizia dieta é para a vida toda.

    Thumb up 5
  6. Tenho uma duvida com relacao as frutas, o leite e queijo fresco por conter carboidratos…sera que emagrece?Ja que o nosso corpo utiliza como fonte de energia….e sera que mesmo assim da certo?Eu fiz essa dieta por 15 dias a alguns meses atras,mas parei porque me disseram que era perigoso e nao fiz mais.Mas ao ver esses depoimentos fiquei surpresa,pois nunca pensei que poderia perder tanto.Obrigada

    Thumb up 2
  7. oi eu sou nutricionista, acho que existem varias maneiras de perder peso, mas com a dieta do Dr. Atkins realmente seu colesterol pode aumentar, mas depende do caso vale algumas manobras para perder peso.

    Thumb up 2
  8. Embora, aparentemente, não tenha problemas de saúde e apesar da idade(58 a.) desejava emagrecer uns Kilinhos. Dos altos dos meus 1,65m cheguei a ter 105 Kg.
    Como bom ex-peladeiro, possuo uma compleição física, digamos -apesar de gordo – fortinha e fazia diariamente um ” cooper” de uns sete km.Brigava com a balança e não saía da faixa dos 98 à 102 Kg. Resolvi, embora não acreditasse, entrar nesa de cortar carboidratos. Fui á fundo. Cortei cm por cento e diminui consideravelmente a ingestão de carnes vermelhas. EUREKA.Em sessenta dias “sumiram” 18Kg. E mais alguns continuam indo paea o ralo. Sem nenhum stresse. Só na base da cenoura,brócolis, maçã, pêra, beringela, repolho, tomate, couve-flor e outras “delícias”, incluindo queijos magros, peixes, peito de perú grelhado e um vinhozinho (no lugar da loira) que ninguém é de ferro. Em tempo; continuo com meu “cooper”, apesar de sentir maiores dificuldades, porquê ,é claro, perdi líquidos, gordura e,claro massa muscular. Mas nem tudo é perfeito. Fui.

    Thumb up 9
  9. Eu fiz uma dieta mais ou menos parecida com a de Atkins, de restrição parcial de carboidrato. Evitei tambem carne vermelha, dando preferencia a frango e peixes.

    Perdi 16kg em 2 meses e tive redução de cerca de 10% do LDL, além de ter sido uma dieta agradável para mim.

    Thumb up 12

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nova tentativa!!! « Eternamente de Dieta - [...] Quando escrevemos o artigo sobre a nova variação da dieta das proteínas, a Eco-Atkins, o Grayson Boucher, colaborador aqui …
  2. Nova tentativa!!! « Eternamente de Dieta - [...] a Eco-Atkins, o Grayson Boucher, colaborador aqui do Hype e autor do texto abaixo, deixou um comentário que deixou …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
beija-flor-grande
Beija-flor acelera mais do que caças militares?

Pesquisadores descob...

Fechar