
Uma pesquisa publicada no começo de junho revelou que pessoas que participaram de um estudo consumindo uma dieta de baixas calorias e pouco carboidrato, com alta concentração de proteínas vegetais durante um mês perderam peso e tiveram melhoras nos níveis de colesterol. Em algumas pessoas, a dieta resultou em perda de peso, porém, sem a diminuição dos riscos cardiovasculares. Os autores do estudo afirmam que ainda existe uma dúvida quanto à proporção e à fonte de gordura e carboidrato que permitem uma maior perda de peso e diminuição nos níveis de colesterol.
A dieta usada na pesquisa é semelhante à dieta de Atkins, muito famosa nos Estados Unidos, mas com uma diferença: enquanto a Atkins original permite a ingestão de gorduras e proteínas de origem animal, a Eco-Atkins é formulada de modo que a proteína ingerida seja completamente de origem vegetal.
Dietas recentes que lutam contra doenças cardiovasculares geralmente têm maior consumo de frutas e vegetais e baixo consumo de carnes. Mesmo assim, dietas com baixo consumo de carboidratos e maior consumo de carnes também já foram usadas para redução de peso e tratamento de diabetes e doença coronária. Essas dietas eram efetivas, mas aumentavam os níveis de LDL, o “mau” colesterol. “Essa falta de benefício quanto ao controle de LDL é uma desvantagem no uso desse tipo de dieta em quem já tem risco de doença coronária”, afirma o estudo.
A pesquisa, realizada por David Jenkins e sua equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou os efeitos de uma dieta de baixo carboidrato e alta em proteínas vegetais (como glúten, soja e óleos vegetais) em pessoas com níveis altos de LDL. Outro grupo participou da pesquisa consumindo uma dieta ovo-lacto vegetariana com alta concentração de carboidratos, laticínios com pouca gordura e produtos integrais.
Ao final do estudo, 22 pessoas em cada grupo tiveram perdas de peso parecidas – aproximadamente quatro quilos – mas as reduções nos níveis de LDL e melhora nos níveis de HDL, o “bom” colesterol, aconteceram na dieta de baixos níveis de carboidrato. Katherine Tuttle e Joan Milton, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirmam que o artigo traz luz à discussão sobre táticas mais efetivas e saudáveis para a criação de dietas com altos níveis de proteínas para a perda de peso e redução de riscos cardiovasculares. “É prematuro recomendar a ‘Eco-Atkins’ sem confirmação da sua eficácia em estudos maiores, com mais indivíduos, que tenham características mais diversas”, afirmam. [Science Daily]


Oi Gray poderia me passar o cardapio que voce fez que emagreceu? Muito obrigada!
bom estou fazendo a dieta atkins a apenas 12 dias e perdi 6kg estou cortando o maximo de carbos e tbm estou fazendo academia todos os dias de segunda a sabado está valendo a pena, não sei se perdi esse peso tão rapido porque precisso perder bastante (40kg) meu peso atual é 107kg com 1,78m de altura tentem fazer a dieta e não desistir porque como o Dr.Atkins dizia dieta é para a vida toda.
Tenho uma duvida com relacao as frutas, o leite e queijo fresco por conter carboidratos…sera que emagrece?Ja que o nosso corpo utiliza como fonte de energia….e sera que mesmo assim da certo?Eu fiz essa dieta por 15 dias a alguns meses atras,mas parei porque me disseram que era perigoso e nao fiz mais.Mas ao ver esses depoimentos fiquei surpresa,pois nunca pensei que poderia perder tanto.Obrigada
oi eu sou nutricionista, acho que existem varias maneiras de perder peso, mas com a dieta do Dr. Atkins realmente seu colesterol pode aumentar, mas depende do caso vale algumas manobras para perder peso.
Embora, aparentemente, não tenha problemas de saúde e apesar da idade(58 a.) desejava emagrecer uns Kilinhos. Dos altos dos meus 1,65m cheguei a ter 105 Kg.
Como bom ex-peladeiro, possuo uma compleição física, digamos -apesar de gordo – fortinha e fazia diariamente um ” cooper” de uns sete km.Brigava com a balança e não saía da faixa dos 98 à 102 Kg. Resolvi, embora não acreditasse, entrar nesa de cortar carboidratos. Fui á fundo. Cortei cm por cento e diminui consideravelmente a ingestão de carnes vermelhas. EUREKA.Em sessenta dias “sumiram” 18Kg. E mais alguns continuam indo paea o ralo. Sem nenhum stresse. Só na base da cenoura,brócolis, maçã, pêra, beringela, repolho, tomate, couve-flor e outras “delícias”, incluindo queijos magros, peixes, peito de perú grelhado e um vinhozinho (no lugar da loira) que ninguém é de ferro. Em tempo; continuo com meu “cooper”, apesar de sentir maiores dificuldades, porquê ,é claro, perdi líquidos, gordura e,claro massa muscular. Mas nem tudo é perfeito. Fui.
Eu fiz uma dieta mais ou menos parecida com a de Atkins, de restrição parcial de carboidrato. Evitei tambem carne vermelha, dando preferencia a frango e peixes.
Perdi 16kg em 2 meses e tive redução de cerca de 10% do LDL, além de ter sido uma dieta agradável para mim.