Dieta saudável: Qual dieta faz emagrecer mais?

Publicado em 6.09.2008

alimentos suadáveis

Uma pesquisa estudou quarto planos de dietas populares e descobriu que todos forneciam nutrientes suficientes e reduziram o consumo de calorias suficientemente para ajudar os participantes a perder peso. Portando todas poderiam ser consideradas dietas saudáveis. A pesquisa publicada na revista científica Nutrition Journal olhou a dieta de Atkins, Vigilantes do Peso, shakes Slim Fast e o plano de dietas chamado Eat Yourself Slim.

Um problema que os cientistas detectaram foi que as pessoas sob as dietas não aumentavam a ingestão de frutas e vegetais suficientemente para tornar as suas dietas saudáveis de verdade ao observar os diários alimentares que os voluntários mantiveram por dois meses. Aqueles que seguiam a dieta de Atkins (também conhecida como a dieta das proteínas) tinham níveis baixos de ferro e niacina, assim como baixas quantidades de ingestão de fibras. Mas os pesquisadores afirmaram que esta dieta era saudável para uso em curtos períodos.

Porém este outro estudo mais criterioso, mais controlado e de longo prazo, que comparou a dieta de Atkins com a Dieta Mediterrânea e Dieta de Baixas Calorias, descobriu que a Dieta das proteínas não é apenas melhor para o colesterol, mas também emagrece mais.

Mas a pesquisa deste artigo mostrou que todas as dietas trazem uma perda de peso significativa em comparação com as pessoas que não mudaram seus hábitos alimentares durante o estudo, mas a diferença no emagrecimento entre as diferentes dietas não foram consideradas significativas.

A perda de peso de cada tipo de dieta foi:

  • Atkins: 5,17 kg
  • Vigilantes do Peso: 4,7 kg
  • Eat Yourself Slim: 4 kg
  • Shake Slim Fast: 3,67 kg

Apesar de a pesquisa ser baseada nos diários alimentares dos participantes, deste estudo recente descobriu que realizar um diário alimentar fotográfico é muito mais eficiente e confiável.

Segundo o estudo, o fato de fotografar as refeições faz os participantes refletirem sobre o que vão comer e se deveriam fazê-lo. Muitas vezes eles mudavam de idéia e não ingeriam a comida por observar que ela não era saudável ou adequada, isso os encorajava a fazer escolhas mais saudáveis.

Compartilhar as fotos com outras pessoas também estimulava os participantes a se alimentarem melhor. [Calorielab]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Falar sobre dieta é complicado. Emagrecer não é virar esqueleto; se fosse, seria fácil. Para tal, é preciso saber qual é o melhor alimento para cada um de nós. Ora, dirão, isto é fácil, basta consultar um nutricionista. Nem sempre é assim, porque aquele profissional que é carnívoro jamais dirá que se deve seguir uma dieta vegetariana, pois ele acha que a proteína animal é muito importante para nós. (Nem sempre é.) Logo, é preciso conhecer os dois lados da moeda. Conheça o vegetarianismo e verá.

    Thumb up 1
  2. gostaria de perder 15 kg mais o meu organismo é lento,me dêem uma luz,obrigada.

    Thumb up 10
  3. tenho 42 anos e de um ano estou engordando muito abdomi e pricipalmente os seios sou pequena tenho 1,50 de alt e peso 68 kls tenho muita dor nos ossos artrite ,artrose de familia osteoporose sou muito ansiosa dormo pouco mim ajude com uma dieta para emagrecer

    Thumb up 1
  4. oi, tenho quase 17 anos… e n me sinto bem com o meu corpo! sou revoltada comigo, porque desde a minha primeira menstruaçao n paro de engordar, e era muito magrinha na minha infancia… todos os anos fico com mais 5kilos q o meu peso do ano anterior…

    gostava q me aconselhassem uma dieta equilibrada para emagrecer…
    peso 71kilos e tenho 1.63m, e gostava de pesar entre 55 e 63kilos…

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
robo-construtor-grande
Robôs construirão casas de concreto em apenas 24h como impressora

Robôs utilizarão uma...

Fechar