Especialistas afirmam que vídeo do homem voando como pássaro é falso

Publicado em 23.03.2012

O HypeScience postou ontem um vídeo do homem que conseguiu voar como um pássaro, batendo os braços. Muitos se perguntaram: seria isso real mesmo? Não há consenso, mas especialistas em imagens computadorizadas, da empresa de George Lucas, dizem que o vídeo não passa de uma bela montagem.

Ryan Martin, diretor técnico da Industrial Light & Magic, um dos braços da Lucasfilms, comentou o vídeo, assim como outros 11 integrantes do grupo. “Eu não vejo nenhum problema visual muito grande, o que é esperado quando a qualidade é tão ruim. Mas isso é a primeira coisa que me faz contestar a autenticidade. Eles conseguem fabricar algo assim, mas não investem em um equipamento de vídeo, nem em um tripé? Outro grande problema que vejo é a estabilidade da sua cabeça durante o voo. Tente manter ela assim enquanto balança seus braços, ligados a uma asa gigante”, diz.

Mesmo assim, Martin não conseguiu ver problemas visuais maiores que indicassem a falsidade. Por isso pediu para outros integrantes da empresa analisarem o vídeo.

“Sem dúvidas, falso”, foi o que disseram. Um empregado da empresa que também é piloto comentou que a câmera parece muito estranha. “Eu sei que quando estou voando em um avião, eu não olho para frente sempre. E também, a única maneira que os humanos conseguiram sair sozinhos do chão foi com arranjos de bicicletas pra aumentar a velocidade. As pernas são muito mais fortes que os braços”, disse.

Física ruim, câmera balançando com foco ruim (que é sempre uma boa disfarçada) e cabeça firme demais para alguém batendo os braços são os motivos que levam os especialistas a crer que o vídeo é falso. “Se você ver os vídeos postados em http://www.humanbirdwings.net/my-recent-videos/, ele fala sobre os motores que ajudam no voo, então ele não está voando por conta própria. Se é falso, é uma falsidade muito bem elaborada, porque está sendo construída há meses”, comentou um deles.

“Eu vejo constantemente asas deltas voando, e isso não parece certo para mim. O movimento das asas e a física me parecem estranhos. O tecido da asa me parece falso. É muito rígido, parece ser computadorizado”, afirmou outro integrante da empresa.

Outros acreditam que, sem dúvidas, há alguma fonte de energia envolvida nesse voo. O mais eficiente meio de transporte para humanos parece ser um sistema com asas fixo. Você consegue bons resultados com uma estrutura de asas e um motor fraco. As asas no vídeo com certeza não oferecem a aerodinâmica para sustentar 80 quilogramas no ar, segundo os comentaristas.

“O maior propósito da cauda em um pássaro ou avião é a reação ao movimento. Se você conseguisse diminuir seu peso para 20 quilogramas com as asas, ainda assim você ia sair rolando. A configuração do vídeo é certa para uma enganação”, disse um deles.

Segundo Martin, “a prova da falsidade vem de outro vídeo dos rapazes”. A 1:45 do vídeo, você pode ver um pequeno quadrado preto no tecido. Agora, sem interromper o vídeo, a câmera vai para baixo e para cima novamente. Quando vemos a imagem novamente, ela é alterada graficamente.

Ao 0:18, as sombras dos três homens dão outra pista. A sombra à direita da tela, por exemplo, foi criada usando uma articulação do próprio homem, então animada graficamente para aparecer na asa. Veja como a trajetória da sombra parece um ‘moonwalk’ incongruente com o movimento do homem.

Com essas informações, parece que as pessoas que aparecem correndo foram gravadas separadamente, e depois adicionadas ao vídeo. É uma ótima farsa, sem dúvidas. Mas não teria como durar muito, certo? [GizModo]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

38 Comentários

  1. ao menos hoje em dia provar que algo é falso está muito mais rápido que a decadas atrás.
    Até hoje se fala sobre veracidade e falsidade da pisada do homem na lua, daqueles ETs russos e etc.

    Thumb up 1
  2. Sengundo o vídeo acima é impocivel sair do chão batendo as asas pois elas não tem uma boa articulação ao retornar ao impunso, ela tem que retornar a posição inicial com as asas fechadas e não abertas, e alem disso tem que haver uma boa formação física e energia suficiente para vencer o peso do ar que é esercido sobre as asas ao impunciona-las prara retirar o corpo do chão.

    Thumb up 1
  3. Quando era criança, vi um filme em que a maravilhosa Ursula Andress voava melhor e ainda tinha uma sacola onde guardava até mesmo sua mobília completa: Mary Poppins. Passava-se no século 19. Para voar, antigo desejo do homem, tem que comer pouco, ter ossos leves e, principalmente, ter asas. E não vale “redbull”.

    Thumb up 1
  4. Não vi absolutamente nada de interessante nesse vídeo.
    PERDA DE TEMPO E SEGUNDOS ESPERANDO POR ALGO QUE NEM COMEÇOU.
    Achei que teríamos realmente um vôo.

    Thumb up 2
  5. Da pra ver que é falso só pela coloração da asa quando a câmera volta a focar na asa. Ela volta mais brilhante, com cores artificiais. O camarada também desce o braço menos conforme corre, mas a asa continua fazendo o mesmo trabalho.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
baldness_2174368b
Cientistas descobrem possível cura para a calvície

Cientistas descobrir...

Fechar