Eutanásia: A sua opinião

Publicado em 25.05.2008

máquina de eutanásia
Máquina de auto-eutanásia que injeta uma substância mortal após o usuário responder “sim” para uma série de perguntas.

Pessoas que estão em estados precários e incuráveis de saúde incluindo muito sofrimento, porém com saúde mental para tomarem uma decisão, deveriam poder escolher se vivem ou morrem, para abreviarem sua própria dor?

Se você estivesse preso a uma cama, fisicamente impotente, com dor e comprovadamente sem esperanças de recuperação, gostaria de ter o poder de acabar com tudo?

Se você estivesse preso a uma cama ou cadeira de rodas mentalmente incapacitado, preferiria continuar vivendo? E se o caso ocorrer com um parente muito próximo e querido, você pensa que deveria ter o poder tomar esta decisão por ele?

Leia este artigo na Wikipedia sobre a eutanásia e volte aqui para responder as perguntas acima e fazer suas considerações sobre o assunto.

Opine também sobre:

Atualização

Muitos aqui disseram que apesar de serem a favor da eutanásia, nunca poderiam decidir pelos outros. Mas aqui segue um estudo de caso para cada um refletir:

Conheço uma senhora de mais de 90 anos de idade, cujo cérebro foi destruído por Alzeimer. Ela já vegeta a muitos anos e a poucos anos atrás deixou de ter capacidade sequer para ingerir a comida, mesmo que alguém a colocasse em sua boca. Por essa causa foi instalada uma sonda que leva alimento “semi-digerido” diretamente ao seu aparelho digestivo. Tudo o que ela faz é ficar sentada em uma cadeira de rodas com o olhar perdido, ou dormindo. Não fala, não reconhece as pessoas. Poderia-se dizer que é uma casca vazia, uma morta-viva, pois não é possível reconhecer ali a pessoa que costumava habitar aquele corpo, hoje sem mente. Isso seria, pessoalmente falando, motivo o suficiente para não querer habitar mais este planeta. Mas ela não pode decidir morrer, sequer tem cognição para manifestar seu querer, sequer possui querer.

Outro problema é que a carga de cuidar de uma pessoa assim sempre sobrecai sobre alguém. Uma das filhas da mulher tem sua vida muito limitada por essa causa: nenhuma outra pessoa se prontifica a cuidar da velhinha e alguns familiares ainda manifestam sentir repulsa por ela.

Este caso é muito similar ao de Terri Schiavo, cujo juíz estado-unidense autorizou a remoção do tubo de alimentação resultando na sua morte em 31 de março de 2005, aos 41 anos, 15 vividos em asilos.

Se você prefere não viver assim, talvez seja importante deixar isso por escrito, com firma reconhecida.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Foi dito que devemos aliviar o sofrimento das pessoas, desligando os aparelhos, não discordo. Mas vejam bem, só pessoas ricas podem estar num hospital com aparelhos ligados. Pobres não chegam nem a colocar os tais aparelhos, morrem logo. Em qualquer dicionário, eutanásia é bem morrer, como eugenia é bem nascer, então, manter alguém vegetando através de aparelhos é distanásia.
    Bem morrer ou eutanásia, é morrer na hora certa, depois de ter cumprido a sua missão aqui na terra.

    Thumb up 4
  2. Sou a favor da eutanásia, ninguém merece ficar como o super-homem ficou ,só mexendo os olhos, sem nenhuma capacidade motora, alimentado por sondas , ah é demais , temos que fazer como a Holanda, liberar,dizem que só Deus pode tirar a vida, e que não dá frio maior que cobertor,MENTIRA,minha tia morreu com cancer em todos os ossos da maneira mais MISERÁVEL que um ser humano pode morrer,gritando,urrando de dor,humilhada defecando sem controle,vomitando o intestino,que motivo maior para uma eutanasia ????

    Thumb up 7
  3. Sou contra, mas cada um decide por sua vida, sabendo que Deus não lhe dar nada maior que você não possa suportar.
    Quando Deus fecha uma porta, logo em seguida ele abre uma janela, por isso não precisamos nos desisperar.

    Thumb up 7
  4. Sou contra, pois só DEUS sabe a hora certa de cada pessoa, DEUS não dá o fardo maior que uma pessoa possa carregar, só ELE sabe o que é melhor p/ nossas vidas e eu creio que muitas coisas podem acontecer , muitos milagres vêm quando agente menos espera mais confia em nosso SENHOR!!!!

    Thumb up 10
  5. Cara eu sou à favor da eutanásia, pq passei pela eutanásia eu me senti muito bem, pode crê… Fiquei bein doidão, muito da hora essa experiência cara, mas não recomendo a menores de idade…
    falow

    Thumb up 1
  6. Sou a favor da eutanásia. Às vezes, a única maneira de proteger e manter a dignidade é terminando com ela. Uma vida degradada, uma sub-vida, nada disso é modo de viver, nem dignifica a vida, pelo contrário, transforma a vida em algo repulsivo, indigno.

    Thumb up 18
    • eu, por exemplo, adoraria fazer eutanásia, minha mente depressiva, patética, narcisista, ansiosa, não me deixa viver!

      Thumb up 0
  7. Na biologia para matar um animal (para pesquisa) é necessário seguir um protocolo que inclui entre outras coisas milhares de sedativos para certificar que o animal não está sofrendo. Se ele demonstrar alguma reação todo o procedimento pára para que ele não sofra.

    Fazendo uma analogia, bem, quem está em eutanásia não deve estar sofrendo já que está com problemas no sistema nervoso. Mas deixar vivendo sem esperança de cura é um jeito de tortura semelhante a levar dias pra matar um animal que com alguns sedativos iria embora em menos tempo e sem dor.

    Thumb up 9
  8. Sou a favor da Eutanasia sim.. axo que cada pessoa tem direito de mandar em sua vida, ainda mais se estiver sofrendo sem chances de recuperação..! depois ainda dizem que somos livres!!!! isso é inadmissivel alguem ter mais direito sobre nós, sobre nossos corpos, sobre nossas vidas! e nós não!

    Thumb up 9
  9. acho que manter viva uma pessoa praticamente morta é sadismo e não amor: se o doente ainda raciocina um pouco saberá que está causando um transtorno danAdo nos familiares ,se não, não sofrerá nada pois não está sabendo de nada…é triste ver um enfermo nas ultimas ..sofrendo..ainda mais quando é idoso,ja a vida lhe passou com tudo de bom e de ruim que nela existe ( tomara que não tenha vivido na era lula)e seus momentos pre finais ainda lhe castigam…na natureza pura não existe aparelhos mantenedores da vida ..as feras no campo animal morrem ,na sua amioria solitos..é a natureza sem esta invazão imbecil do homem que é muito mais animal que os ditos cujos com a agravante de portatarem o escudo de “RACIONAIS”

    Thumb up 3
  10. Deveria ser liberada sim…
    O paciente tem o direito de escolher…Sbemos que só Deus tem o direito de tirar a vida,mas acho q tambem ele nao gostaria de ver um filho seu sofrer.
    Todos temos direito, e esse deveria ser um…

    Thumb up 5
  11. Não podemos decidir pela vida dos outros, mas pela nossa, temos total escolha, uma vez que não optamos por nascer.

    Thumb up 2
    • Oi Jefferson, claro que não optou nem pediu pra nascer. Você implorou, essa é a verdade. Estou falando de materialismo puro, nada de mística ou religião. Você soube, não sei como, que uma nave iria partir trazendo seres para nascer. Difícil arranjar uma vaga, pois eram mais de dois milhões de candidatos querendo nascer. Foi dito: Quem chegar primeiro e entrar na nave terá a oportunidade e aí, todos saíram na disparada. Você pisou, passou por cima de muitos e conseguiu entrar na tal nave. A viagem foi de aproximadamente nove meses e chegou à terra. Agora vem dizer que não pediu, porque não deixou um outro chegar primeiro? Não tinha consciência, né? Aí concordo!

      Thumb up 2
  12. Gostaria de saber se aqueles que são contra a eutanásia gostaríam de passar anos agonizando com dores atrozes em uma cama de hospital ou fazer sofrer as pessoas que ama, enquanto a morte não vem naturalmente.

    Como bem observou Chico Lobo, se é Deus quem decide tudo, então nem deveríamos levar uma pessoa para o hospital ou ao médico quando os primeiros sintomas aparecessem. Seguindo esse raciocínio, a profissão de médico sequer devería existir. Também não deveríamos tomar remédios ou fazer tratamentos para nos curarmos das doenças. Tão pouco deveríamos nos preocupar em salvar vidas em terremotos, tsunamis, furacões e enchentes, pois tudo isso estaria indo contra a vontade de Deus. Se Deus quis que aquelas 65 mil pessoas morressem soterradas na china há pouco tempo, quem somos nós para dizer não?

    Tudo bem que uma pessoa tenha suas convicções religiosas e sinta-se mais confortável com elas, mas não se deve nunca jogar o bom senso na lata de lixo. Se os médicos já tentaram tudo e não há mais o que fazer, quem tem que decidir se já é hora ou não, é o moribundo que ainda tem a mente consciente. Eu concordo com o Francisco Vianna, e no lugar do pai dele faria a mesma coisa, para poder estar um pouco mais com as pessoas que amo. Mas se a pessoa já perdeu a vontade de viver, por que não lhe dar esse direito? E no caso do exemplo citado, se a pessoa já virou um vejetal, se não há mais uma consciência naquele cérebro, o melhor a fazer é abreviar logo aquela meia-vida, para amenizar o sofrimento da família.

    Thumb up 15
  13. Não é que os cientistas não saibam nada. Se não soubessem, não teríamos as inúmeras maravilhas tecnológicas que nos trazem tanto conforto hoje em dia. Sobre as questões acima, os cientistas sabem muita coisa sim, embora não tenham ainda todas as respostas. Se o seu inglês é bom, veja estes vídeos:

    http://www.youtube.com/profile_videos?user=potholer54&p=r

    Thumb up 3
    • Prezados Senhores, boa tarde, tenho 78 anos e gostei do comentário do Edemilson Lima, eu pretendo lutar para que seja legalizado por Lei, sei que é uma coisa dificil. Mas fazendo pesquisa e encontrando pessoas como ele, fiquei esperançosa. Eu nã tenho computador, faço uso dos publicos e só tenho 30 minutos p/usá-los, mas não vou desanimar enquanto eu viver. Obrigada – Selva Freitas

      Thumb up 1
  14. Veja que irônico. A Bíblia prega amor ao próximo, certo? Logo, ela prega que não deixemos os outros sofrerem, já que isso é uma demonstração ao próximo, certo?
    Agora, se você está com dor, mas mentalmente capacitado, e em estado conprovadamente incurável, tendo uma morte lenta e dolorosa, você precisa não só sofrer, mas fazer os outros sofrerem com a sua dor, porque se não o fizer e pedir a eutanásia, é suicídio, logo, vai para o inferno.
    Graças a isso, a Igreja é contra a eutanásia, e a opinião dela realmente conta muito. Não é esse o único fator pelo qual a eutanásia é proibida, mas é um dos, e um dos que pesam bastante.
    Eu não pediria a eutanásia para mim mesmo nem para ninguém, mas acho que cada um deve poder escolher entre vida ou morte.
    Afinal, a vida é sua, e nenhum adulto deve ser tratado como uma criança, que não tem condições de escolher. Qualquer um com saúde mental normal deve poder decidir.
    Repetindo: eu não pediria a eutanásia pra mim nem para ninguém, se a decisão fosse minha, mas cada um deve poder escolher se á quer ou não.

    Thumb up 4
  15. RESPOSTA A FERNANDO FIGUEIREDO

    Se é só Deus quem sabe QUANDO devemos morrer,
    Porque então prolongar a vida artificialmente com aparelhos quando isso é apenas prolongar a dor, o sofrimento e a falta de dignidade humana???

    Thumb up 3
  16. Muitas vezes a eutanásia se torna o último recurso para aliviar o terrível sofrimento físico ou moral em que a pessoa se encontra.
    Daí virá o alívio almejado, mais a curto prazo, do que continuar passando por horríveis sofrimentos.

    Thumb up 2
  17. Meu pai, em 1980, estava em seu leito de morte com uma carcinomatose abdominal generalizada. Tinha plena noção de que morreria em pouco tempo qualquer que fosse o tratamento tentado.
    Assim, disse ao seu médico: “Não estou pedindo para que me matem. Mas não quero sofrer cirurgias paliativas e desejo que me permitam uma morte com dignidade e sem sofrimentos atrozes”.
    Os médicos aquiesceram e começaram a lhe fornecer analgésicos potentes em doses cada vez maiores, de tal sorte que, duas semanas e meia depois, ele faleceu, dormindo, sem sofrimento, e com um semblante sereno de quem viveu, produziu, realizou, e foi um cidadão e um pai de família exemplar.

    A VERDADEIRA E RECOMENDÁVEL EUTANÁSIA É A MORTE COM DIGNIDADE E SEM SOFRIMENTO.

    Thumb up 6
  18. Decidir pelo vida alheia eu não o faria, pois esta decisão não cabe a mim. Mas, se eu estivesse nessas condições e não houvesse mais esperança eu preferia acabar com minha dor.

    Thumb up 0
  19. Sou de opiniao que a pessoa deveria ter o direito de querer morrer, se assim cogitasse. E isso lhe daria o direito a uma morte assistida, executada com injeçoes letais e sem sofrimento e em leito de hospital, acompanhado por médicos, psiquiatras e psicólogos. Isso acabaria com os suicídios auto-executados de maneiras brutais, precipitadas e repentina. Pois daria ao paciente oportunidade de, com a juda de especialistas, mudar de idéia sobre a sua decisao inicial, ou prosseguir com sua decisao radical.

    Thumb up 1
  20. Ninguém tem o direito de tirar a vida nem a própria pessoa.
    Pois Deus nos criou e nos deu vida a ele sómente a ele cabe
    esta decisão. Não estou falando de religião, estou falando de
    vida, pois se o meu cão que era um animal, com cancer, operei
    fiz todo tratamento necessário, ele viveu um bom tempo, morreu, tranquilo.
    Dormiu e não acordou, imagine um ser humano, sou contra.

    Thumb up 1
  21. Não, eu acredito que não temos esse direito de decidir pela nossa vida nem pela de outros.
    Deus não deixa nos acontecer nada que não possamos suportar.

    Thumb up 0
  22. Será que nós temos o direto de obrigar uma pessoa a viver? Será que nos cabe a julgar oq uma outra pessoa deseja oq fazer com a própria vida dela? Cada um tem a liberdade de fazer oq quiser da vida, incluindo se excluir dela….

    Thumb up 2
  23. Se você estivesse preso a uma cama, fisicamente impotente, com dor e comprovadamente sem esperanças de recuperação, gostaria de ter o poder de acabar com tudo?
    Dependendo do meu estado mental…Acho que o fator que leva mts pessoas a preferirem a morte, e a depressão…portanto, somente nesse estado desejaria morrer…

    Se você estivesse preso a uma cama ou cadeira de rodas mentalmente incapacitado, preferiria continuar vivendo?
    Não. Acredito em vida após a morte, e vida depois dela tbm…então…porque naum tentar outra vez? Mas na hr H iria rolar uma mistura de ciencia e misticismo…

    E se o caso ocorrer com um parente muito próximo e querido, você pensa que deveria ter o poder tomar esta decisão por ele?
    Não se deve tomar o direito de vida e morte de um ser-vivo. Essa é a única decisão própria, onde não se pode opniar.

    Thumb up 2
  24. A questão não é ter o poder. Uma vez que estaria incapacitado, não teria o poder de fazer nada. Mas sim a capacidade de tomar uma decisão e o direito de decidir se continuo ou não a viver.
    Assim como temos o direito de decidir os rumos de nossa existência, gostaria sim de ter o direito de interrompê-la (a minha existência) com a ajuda de outrem (no caso e eu mesmo não poder fazê-lo).
    Afinal, passamos a vida inteira em busca de eliminar ou minimizar sofrimento. Quando é possível reverter a situação para que o sofrimento acabe, ótimo. Fazemos. Mas quando é irreversível, qual seria a saída?
    Estamos falando da dignidade do ponto de vista de quem sofre ou da hipocrisia/egoísmo do ponto de vista de quem “está de fora”?
    Estamos falando em decisões extremas e irreversíveis. Mas se a pessoa conscientemente toma essa decisão no momento crítico, ou antecipadamente manifesta sua vontade caso essa situação venha a se instalar, sou sim a favor da prática da eutanásia.

    Thumb up 0
  25. Ao contrário do que a ciencia materialista propaga, nós não somos um agromerado de células, músculos e ossos. Temos uma essencia divina que sobrevive à morte do corpo e que guarda a consciencia de sí mesma. Através de pesquisas sérias no século passado e no anterior, de forma documentada, vamos encontrar através da materialização de espíritos dos que já viveram aquí na Terra, a resposta para essa pergunta. A vida foi dada pela força criadora do Universo que chamamos Deus e só ele pode tirar. O que parece inútil, sempre é aprendizado para o Espírito! Abreviar o sofrimento agora, significa sofrer na dimenção pós-morte do corpo!

    Thumb up 1
  26. eu acho que deveria-mos ter direito a acabar com o nosso sofrimento, pois quando se está acamado e a ter uma vida de dor e agonia e em que sabemos que não há nada a fazer, penso que ninguém tem o direito de nos obrigar a estar neste sofrimento. portanto sou completamente a favor da eutanásia e espero que venha a ser possivel em portugal e que seja em breve pois tenho certeza que não falta para aí pessoas em completa agonia só porque os outros acham que têm o direito de decidir por eles.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
planta-escritorio-g
Plantas aumentam a satisfação no trabalho

Os trabalhadores são...

Fechar