Eutanásia: A sua opinião

Publicado em 25.05.2008

máquina de eutanásia
Máquina de auto-eutanásia que injeta uma substância mortal após o usuário responder “sim” para uma série de perguntas.

Pessoas que estão em estados precários e incuráveis de saúde incluindo muito sofrimento, porém com saúde mental para tomarem uma decisão, deveriam poder escolher se vivem ou morrem, para abreviarem sua própria dor?

Se você estivesse preso a uma cama, fisicamente impotente, com dor e comprovadamente sem esperanças de recuperação, gostaria de ter o poder de acabar com tudo?

Se você estivesse preso a uma cama ou cadeira de rodas mentalmente incapacitado, preferiria continuar vivendo? E se o caso ocorrer com um parente muito próximo e querido, você pensa que deveria ter o poder tomar esta decisão por ele?

Leia este artigo na Wikipedia sobre a eutanásia e volte aqui para responder as perguntas acima e fazer suas considerações sobre o assunto.

Opine também sobre:

Atualização

Muitos aqui disseram que apesar de serem a favor da eutanásia, nunca poderiam decidir pelos outros. Mas aqui segue um estudo de caso para cada um refletir:

Conheço uma senhora de mais de 90 anos de idade, cujo cérebro foi destruído por Alzeimer. Ela já vegeta a muitos anos e a poucos anos atrás deixou de ter capacidade sequer para ingerir a comida, mesmo que alguém a colocasse em sua boca. Por essa causa foi instalada uma sonda que leva alimento “semi-digerido” diretamente ao seu aparelho digestivo. Tudo o que ela faz é ficar sentada em uma cadeira de rodas com o olhar perdido, ou dormindo. Não fala, não reconhece as pessoas. Poderia-se dizer que é uma casca vazia, uma morta-viva, pois não é possível reconhecer ali a pessoa que costumava habitar aquele corpo, hoje sem mente. Isso seria, pessoalmente falando, motivo o suficiente para não querer habitar mais este planeta. Mas ela não pode decidir morrer, sequer tem cognição para manifestar seu querer, sequer possui querer.

Outro problema é que a carga de cuidar de uma pessoa assim sempre sobrecai sobre alguém. Uma das filhas da mulher tem sua vida muito limitada por essa causa: nenhuma outra pessoa se prontifica a cuidar da velhinha e alguns familiares ainda manifestam sentir repulsa por ela.

Este caso é muito similar ao de Terri Schiavo, cujo juíz estado-unidense autorizou a remoção do tubo de alimentação resultando na sua morte em 31 de março de 2005, aos 41 anos, 15 vividos em asilos.

Se você prefere não viver assim, talvez seja importante deixar isso por escrito, com firma reconhecida.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. Foi dito que devemos aliviar o sofrimento das pessoas, desligando os aparelhos, não discordo. Mas vejam bem, só pessoas ricas podem estar num hospital com aparelhos ligados. Pobres não chegam nem a colocar os tais aparelhos, morrem logo. Em qualquer dicionário, eutanásia é bem morrer, como eugenia é bem nascer, então, manter alguém vegetando através de aparelhos é distanásia.
    Bem morrer ou eutanásia, é morrer na hora certa, depois de ter cumprido a sua missão aqui na terra.

    Thumb up 4
  2. Sou a favor da eutanásia, ninguém merece ficar como o super-homem ficou ,só mexendo os olhos, sem nenhuma capacidade motora, alimentado por sondas , ah é demais , temos que fazer como a Holanda, liberar,dizem que só Deus pode tirar a vida, e que não dá frio maior que cobertor,MENTIRA,minha tia morreu com cancer em todos os ossos da maneira mais MISERÁVEL que um ser humano pode morrer,gritando,urrando de dor,humilhada defecando sem controle,vomitando o intestino,que motivo maior para uma eutanasia ????

    Thumb up 7
  3. Sou contra, mas cada um decide por sua vida, sabendo que Deus não lhe dar nada maior que você não possa suportar.
    Quando Deus fecha uma porta, logo em seguida ele abre uma janela, por isso não precisamos nos desisperar.

    Thumb up 6
  4. Sou contra, pois só DEUS sabe a hora certa de cada pessoa, DEUS não dá o fardo maior que uma pessoa possa carregar, só ELE sabe o que é melhor p/ nossas vidas e eu creio que muitas coisas podem acontecer , muitos milagres vêm quando agente menos espera mais confia em nosso SENHOR!!!!

    Thumb up 10
  5. Cara eu sou à favor da eutanásia, pq passei pela eutanásia eu me senti muito bem, pode crê… Fiquei bein doidão, muito da hora essa experiência cara, mas não recomendo a menores de idade…
    falow

    Thumb up 1
  6. Sou a favor da eutanásia. Às vezes, a única maneira de proteger e manter a dignidade é terminando com ela. Uma vida degradada, uma sub-vida, nada disso é modo de viver, nem dignifica a vida, pelo contrário, transforma a vida em algo repulsivo, indigno.

    Thumb up 18
    • eu, por exemplo, adoraria fazer eutanásia, minha mente depressiva, patética, narcisista, ansiosa, não me deixa viver!

      Thumb up 0
  7. Na biologia para matar um animal (para pesquisa) é necessário seguir um protocolo que inclui entre outras coisas milhares de sedativos para certificar que o animal não está sofrendo. Se ele demonstrar alguma reação todo o procedimento pára para que ele não sofra.

    Fazendo uma analogia, bem, quem está em eutanásia não deve estar sofrendo já que está com problemas no sistema nervoso. Mas deixar vivendo sem esperança de cura é um jeito de tortura semelhante a levar dias pra matar um animal que com alguns sedativos iria embora em menos tempo e sem dor.

    Thumb up 9
  8. Sou a favor da Eutanasia sim.. axo que cada pessoa tem direito de mandar em sua vida, ainda mais se estiver sofrendo sem chances de recuperação..! depois ainda dizem que somos livres!!!! isso é inadmissivel alguem ter mais direito sobre nós, sobre nossos corpos, sobre nossas vidas! e nós não!

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
planta-escritorio-g
Plantas aumentam a satisfação no trabalho

Os trabalhadores são...

Fechar