Exótico planeta aquático é descoberto

Por , em 23.02.2012

Ilustração artística do planeta orbitando sua estrela

Uma nova classe de planetas surgiu: um tipo incomum, que não é rochoso, gasoso ou congelado.

O planeta é o GJ 1214b, descoberto em 2009, e agora revelado como super úmido e com atmosfera rica em água. Mas não é um mundo aquático no sentido de oceanos por todo lado: cientistas suspeitam que o interior dele seja preenchido com alguma versão exótica, pressurizada, de H2O líquida, de um modo nunca visto na Terra.

O planeta é apenas 6,5 vezes mais massivo do que a Terra, e cerca de 2,7 vezes maior em diâmetro. Ele circula uma estrela pequena, a cerca de 42 anos-luz de distância de nós.

“É algo muito excitante que não temos em nosso sistema solar”, afirma Lisa Kaltenegger, de Harvard. “E é um quebra-cabeça divertido tentar entender do que a atmosfera daquele planeta é formada”.

Os astrônomos conseguiram os últimos detalhes usando a câmera do Hubble, da NASA. Não é a primeira vez que o GJ 1214b é sondado, mas o novo estudo confirma e melhora algumas observações anteriores.

Conforme o planeta passava pela frente de sua estrela, a equipe conseguiu estudar sua atmosfera através de vários comprimentos de infravermelho, e a partir daí estimar a composição do planeta – um mistério, devido a sua baixa densidade. A atmosfera é composta pelo menos 50% de água e está provavelmente perto da superfície.

No interior, seria algo como grandes moléculas de água ao invés de rochas. Mas não é água nos estados familiares de congelada ou líquida.

“Nós não estamos falando nem de um núcleo congelado com gelo comum ou um oceano de água líquida”, afirma um dos cientistas. “Estamos descobrindo estranhos estados da matéria ao descrever isso”, diz. [ScienceNews]

• angelo3D:

Aos entendidos senhores da verdade daqui. Existem sim os fanáticos religiosos, assim como existem outros tipos de fanáticos, inclusive os fanáticos científicos. Opiniões existem e devem se respeitadas, cada um tem seu modo de ver o universo.
    Albert Einstein atribuía a Deus a autoria do universo. Ele era fanático religioso? Creio que não. Era um excelente cientista, um gênio em sua área e mesmo assim tinha humildade e coragem suficiente para admitir tal fato. (Sim, fato, já que ele não postulou nenhuma teoria sobre a existência de Deus, simplesmente admitia e acreditava nisso). Portanto, educação, como sabemos, vem do berço e caráter se adquire através do respeito pelas outras pessoas. Ou alguém aqui é comprovadamente melhor que outro? Estamos todos no mesmo barco, ou melhor, planeta – e é um planeta pequenino, com um sol pequeno (pesquise sobre o tamanho de Sirius A, Pollux, Arcturus, Aldebaran, Rigel, Pistol Star, Antares A, Mu Cephei e VI Canis Majoris – nesta ordem). Somos poeira no universo, absurdamente insignificantes em tamanho e menores ainda se somar nossa profunda ignorância sobre quase tudo. Basta um meteoro não muito grande para acabar com nosso orgulho e nariz empinado.

• Amadeus E:

Não, não sejam ignorante, Albert só não acreditava em um deus imaterial, mas, ele não acrediva no Deus de hoje.

• morgana:

legal parece que aumenta

• diogo:

GOSTEI SERVIO PRA COLOCAR NA MINHA TEREFA

• Zeca:

Mas vai levar zero se considerarem o português..

• soraya ferrari:

BOA! REALMENTE?!

• Paulo Galliza:

É uma asneira falar-se em “água pressurizada”. Ou é água ou não é água. Esta é uma substância volátil um conteúdo que necessita de um continente. Se, não existe esse recipiente “ela” está “despressurizada” no Cosmo. Talvez, mais da metade do Universo seja exclusivamente água despressurizada, há 100ºK.

• Walrus:

A pressão é resultado da gravidade que é resultado do acúmulo da matéria. Portanto a água não fica “despressurizada” no cosmo, mas “presa” na própria atração gravitacional, como uma estrela, por exemplo.

• Deco:

E onde pelo amor de deus, a teoria da evolução diz que nós viemos do macaco?

Suas pesquisas são muito ruins, pesquise antes a teoria da Evolução!

Nós e os macacos viemos de um ancestral comum… a teoria não diz que nós viemos do macaco…

pare de ler a biblia e vá estudar, para não falar besteira!

• Raimundo C. Santos:

Parabéns Deco, seu comentário mostra que existe vida inteligente na net. Esses fanáticos religiosos tem que tirar a viseira e estudar mais…

• Erinaldo De Oliveira:

dEIXA DE ACREDITAR EM CONTOS SEU DECO, COM O PROPRIO NOME JA FALA;TEORIA ,TEORICAMENTE,,,,ONDE ESTA A INTELIGENCIA?.aTE OS CIENTISTAS DIVERGEM ENTRE ELES. ATE Q UM CIENTISTA DESCOBRIU;SERIA IMPOSSIVEL O HOMEM TER VINDO DE UM MACACO PELO CODIGO GENETICO,TENDO EM VISTA Q, ESSE E IMUTAVEL.,,DEPOIS Q TDAS AS POSSIBILIDADES FORAM DESCARTADAS,´´AI INVENTARAM O HOMEM DE NIANDERTAUM“SO PARA OS TROUXAS DE POUCA INTELIGENCIA ACRIDITAREM,AGORA RELIGIAO,E PESSOAL E UMA FILOSOFIA DE VIDA.TODOS TEMOS UMA COISA Q ACREDITAMOS, MESMO Q NEGUE NAO ACREDITAR EM NADA,E CRITICAR OS OUTROS,NEM E INTELIGENTE!NA VERDADE NAO ESTAVAMOS LA NA HORA DA CIAÇAO DAS ESPECIES,E TDO Q SE ESTUDE SEMPRE SERAM TEORIAS…POR ACASO SE PARECERIA ANA HICKMAN COM UM MACACO?RSRS

• eder:

COMPLEMENTANDO:
    APESAR DE QUE O HOMEM SO CONHECE COMO FONTE DE VIDA PARA NOS SERES HUMANOS ALGUNS COMPONENTES COMO AGUA, CARBONO…etc, etc…TALVEZ COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TEMOS SOBRE PLANETAS HABITAVEIS OU QUE SEJAM HABITADOS, SUAS NECESSIDADES SERIAM OUTRAS?!!…

• Eudemio oina:

Eu acho que é por aí sim? Na imensidão do Universo toda a forma de vida, (todo o ser vivo), tem que ser semelhante ao Ser Humano? Claro que não! Suas necessidades poderão ser outras! Só no nosso Planeta, quantas formas de vida, com necessidades diferentes existem? Olhem, as plantas verdes por exemplo?! São seres vivos, e pela fotisíntese retêm o carbono
      e expelem o óxigenio, o mesmo oxigénio que o Ser Humano necessita para viver! Estarei eu errado?

• ana:

Concordo com sua opinião! Os nossos cientistas, pelos vistos estão mais interessados num Planeta onde possam ir viver, do que descobrir vida fora do nosso Planeta! Eles querem o quê? Gente como nós ou um habitat perfeito para eles se refugiarem?

• jorgekroll:

Claro que está certissímo! Também penso exatamente o mesmo! Sempre que é descoberto um novo planeta a preocupação é saber a possibilidade de por lá existir àgua, essencial à vida HUMANA!
      Se não houver àgua não há vida, igual à nossa, claro que não, mas poderá haver outro tipo de vida para nós desconhecida! Atenção não sou Espiríta, não falo de nenhum tipo de vida depois da morte!

• Sandra Meira:

Acho também que todos os seres do Universo têm necessidades vitais para sua sobrevivência, o que
      não quer dizer, que todos os seres deste imenso Universo tenham as mesmas necessidades para sobreviverem!

• soraya ferrari:

Acho também que é por aí!Nós, partimos sempre do principio, que para haver vida, fora do nosso Planeta, tem que haver àgua! Nossos cientistas, não concebem vida, sem àgua, carbono, etc… Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, dizem os religiosos,eu digo, Deus criou o Universo à semelhança do homem, só pode ser, já que nossos cientistas não conseguem aceitar formas de vida diferentes da nossa!

NEWS!!

Observações recentes chegaram a uma conclusão incômoda: os pulsares parecem ser mais velhos do que o Universo.

O_O

Fonte: Inovaçãotecnologia

• Walrus:

A fonte fornecida explica que os pulsares poderIAM ser mais velhos que o universo, porém a mesma fonte desmente a contradição por meio de Thomas Tauris, do Instituto Max Planck, que explica o erro no cálculo da idade dos pulsares. Basicamente, ele demonstra que o sistema binário (pulsar) diminui sua rotação quando a estrela doadora perde muita massa, e como a idade do pulsar era feito com base na rotação o cálculo saia errado. Agora, a idade é baseada na estrela doadora, não mais na rotação.
      Mistério resolvido.

Acertadissímo!
      A antiguidade dos pulsares, foi calculada
      erróneamente!

• Rochester:

Acredito que há vida em outros sistemas.
    Por que toda vez que se refere que há vida em outras galáxias todo mundo já pensa numa civilização evoluída?
    Será que não poderia existir uma forma de vida mais simples? Como bactérias por exemplo? As pessoas estão ficando paranóicas e tenebrosas.

Não conhecemos nem o nosso Sistema Solar. Bactérias podem existir em Marte, e em outros planetas no nosso Sistema. Eu também acredito que há vida em outros sistemas.
      Não sei como uma pessoa pode achar que a vida só existe neste planeta.

• Eudemio Pina:

Claro que há vida fora do nosso Planeta! Seriamos nós os eleitos de Deus? Criou-nos…Depois criou o espaço com estrelas, planetas, e outros afins, só para enfeitar nossa existência?
      Poderá haver vida no nosso Sistema, seja de que forma fôr, e nos outros Sistemas? Pode sim essa vida ser de uma forma mais simples, como Bactérias, mas porque não uma forma de vida igual ou mais evoluída que a conhecemos? Seremos nós, depois de Deus os seres mais evoluídos de todo o Universo?

• mara dias:

Concordo perfeitamente com seu raciocinio! Mania que temos de nos sentir os seres mais perfeitos do Universo, como se tivéssemos sido nós a criá-lo! Ou como quando ” SE FEZ LUZ ” a Luz se fez para nós!Claro que ao falarmos de vida, a par da Ciência estará sempre Deus, mesmo que Ele seja para muitos, uma forma de se fugir às Coisas para as quais não temos explicação!

• Paulo Goes:

Concordo com esse ponto de vista seu! Mania dos Humanos se acharem perfeitos! Se sentimos desigualdades entre nós, se entre nós achamos semelhantes nossos inferiores a nós, como nos podemos sentir únicos na imensidão do Universo!Esta discussão é “pró lix”, estou saindo deste debate que nos levará a lugar algum! Retire-se também, caro Eudemio, seu comentário,é sensato, o que vier por aí será, como disse acima “Pró Lix”.
      Acho oportuno esse comentário de Mara Dias!

• mariana:

É isso mesmo Eudemio estou perfeitamente de acodo contigo, podemos se quiseres fazer um debate sobre o tema sómente entre nós, tens o meu mail eu tenho o teu, é só dizeres!

• Sandra Meira:

Gostei dessa caro Eudemio!
      Nós os eleitos de Deus… ele depois Criou um Universo gigantesco para nós ficarmos a olhar para as estrelas!
      Acho inacreditável que se acredite que somos os unicos seres vivos de todo o Universo, e mais, os seres mais “Inteligentes”!

• Evaldo:

caros debatedores, já disse e afirmo que na vastidão do universo existem coisas que nosso 6 porcento de inteligência (capacidade que o homem desenvolveu do cerebro), não consegue explicar, e ai está a prova que não podemos definir vidas em outros lugares somente pelos elementos que conhecemos na terra e achamos que sem ele não pode haver vida, como o carbono que é a matriz para toda nossa existência. Isso é o que nós conhecemos, mas e o que não conhecemos? Por isso não devemos cogitar em termos de vida no que não conhecemos. Um dia quando o homem conseguir desenvolver sua capacidade mental em toda sua plenitude, seremos uma raça superior com todo conhecimento capaz de decifrar os mistérios do cosmos.

Meus comentários estão presos na m.o.d.e.r.a.ç.ã.o deste ontem.
    Sejam mais rápidos, por favor! : l

• Neitan Gomes:

Água e vida é uma associação quase que automática, como estava lendo alguns comentários, as chances são muito pequenas, mas aqui na terra também eram. Esse estado da água realmente é muito interessante, a “matéria” sempre nos surpreendendo.

• Emerson Brito:

Vamos encontrar os Extra-Terrestres na “blíblia” ???

kkkkkkk

Poupe-nos !

Se quer pregar algo, procure um site específico !!!

Esse tópico já está enchendo com tantos alienados dependentes de igrejas.

Vou deixar de seguí-lo agora mesmo. Já encheu o saco, esse papo de que Deus criou tudo só para nós, humanos.

• Roni Pensador:

Também acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria. Vou adiantando: não sou espírita, mas acredito em um Criador de seres humanos e anjos, que no passado vieram aqui no planeta, fizeram coisas contra as leis do Criador, foram expulsos. Não creio que o Criador permitiu a eles colonizar outros mundos. Não há haveria porque. A influência deles aqui é no sentido de colocar na mente do ser humano que o Criador não foi sábio ao criar o homem com livre arbítrio e que a soberania do Criador não é boa pra nós. Não tem lógica nem necessidade o Criador permitir que está questão se exista do dois ou mais planetas ao mesmo tempo. Quando aqui for resolvido. Poderemos se Ele permitir colonizar outros sistemas, pois teremos uma eternidade pra isso e não envelheceremos nem morreremos.

• Emerson Brito:

Que falta faz o botão “NÃO GOSTEI” !!!

Que IGNORÂNCIA !!!

• Túlio:

Ignorante é você que não concorda com a ideia do Roni Pensador, eu também não concordo, mas nem por isso eu o critico. Repense suas ideias!

• Walrus:

Quando a Humanidade descobrir vida em outras planetas, os teólogos terão que readaptar suas idéias.
      E adianto que isso será bem fácil, diga-se de passagem….

• Elton:

Cancela sobre o que eu disse sobre os criacionistas, esse cara ai viajou!

“Também acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria”

Entre as centenas de bilhões de galáxias pelo universo, e a maioria contendo mais de 100 bilhões de estrelas, você acredita mesmo nisso? : l

• Roni Pensador:

Chuck Norris.., acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria” .. è dificil sim crer nisto, concordo devido a grandeza do Universo e a prória idade que já possui. .Sim mas, e se não formos? Não sou o dono da verdade…Isso nao siginifica que o Universo seria uma ” desordem” do bem e do mal,com gerras como retratadas em filmes como Guerra nas Estrelas.( Que eu curto)…Um universo sem a supervisão Dele. Acredito que Ele controla todo o universo, mas não priva sua criaturas de livre arbitrio,.. Ele até permiti o nascimento de novos sistemas de planetas.. sim..Pode ser que o Criador revela-rá isso á nós quando formos capazes de assimiliar a grandiosidade deste assunto.Assim como não explicamos coisas complexas a criaças de 2 anos, Ele tambem pode estar dando um tempo… Abraço.

• Raimundo C Santos:

Graças a Deus vc não é espírita, pq se fosse mancharia a reputação dos mesmos. Senti falta tbm do clic”não gostei”

• Roni Pensador:

Raimundo C Santos.. Não entendi o porque da sua afirmação…( “Graças a Deus vc não é espírita, pq se fosse mancharia a reputação dos mesmos.” )E voçe tem opinião formada? Existem planetas assim conforme a materia do Hypescience..com agua,?,( existir sim EU acredito e outros planetas parecidos .. Já teriam vida é outro assunto) e ai? podem ter vida? Seria melhor expressarmos nossas opiniões democraticamente não acha?

• Eudemio Pna:

Claro meu amigo que a sua teoria é religiosa, daí o meu respeito! Agora se formos falar de Deus e de Anjos que povoaram a terra, porque não povoaram outros Planetas! Pela sua teoria, (Teologia?), Deus logo abaixo de Si colocou o Ser Humano, como o ser Perfeito, a partir daqui, o Homem povoará novos Planetas, novos Sistema, quando resolvermos aqui nossos problemas?! É isto que entendi! Poderia dizer quais os problemas que temos que resolver, para povoarmos outros Planetas? Quando não envelhecermos, nem morrermos,nossos filhos terão de nascer em outros Planetas é isso? Se não morrermos e continuarmos a nos reproduzir, como poderemos viver todos aqui?

• jorgekroll:

Seria aqui o Paraíso meu caro!
      Se um dia deixar mos de morrer como sugere o nosso amigo Roni que Pensa Longe Demais! Claro que é teoria de alguma Igreja!

• Eudemio Pina:

Claro que a sua teoria, é religiosa! Um Criador que cria seres humanos e Anjos, que envia para a terra?… Só existia a terra? Ele que Criou bilhões de galáxias pelo Universo fora, escolheu apenas o nosso Planeta para criar uma forma de vida e enviar Anjos que se rebelaram contra ele e por
      isso não Criou outra forma de vida em algum canto do Universo?
      isso só pode ser sonho seu, teoria de sua Igreja sim!

• jorgekroll:

Acho que você aqui se repete,Eudemio mas de qualquer forma vou acrescentar: Para Roni, os Judeus só estão errados quando se acham o povo eleito de Deus pois o povo eleito de Deus é toda a humanidade! Num Universo com biliões de galáxias, só há vida na terra, da forma que conhecemos, diz ele. Quem viu o filme ET aquele ser extraterrestre nada tem a ver com a humanidade, mas é um ser vivo, uma forma de vida! Ou outra forma de vida para ele é espiritual? Uma opinião a respeitar mas muito religiosa sem duvida!

• alexkidy:

Acredito muito nisso, mas não se pode afirmar que exista ou não vida inteligente até que se prove.
      Interessante que como a maioria aqui é ateu, eles não suportam a ideia de um criador, tanto que queriam tirar o seu comentário, acho interessante o que você disse e que não importa o que os outros pensem, talvez um dia quem sabe, todos possam saber de toda a verdade.

Gostei.

• Jéssica Santos:

E você tem como provar a existência do seu criador ? Estamos no mesmo barco .

• True:

Maravilhoso e misterioso universo que veio do nada!

O Chico Xavier a muitos anos atras ja falava de um planeta imenso…..

• weritek:

O Chico era um retardado.

• Raimundo C Santos:

…O Chico pelo menos tinha educação e respeito pelos outros…

• Suely:

Sabe quantos livros esse “retardado” escreveu? Mais de 400 e com uma lógica impressionante, além de teores altamente científicos e filosóficos, sem dizer do amor a Deus, a Jesus e ao próximo que ficam nas entrelinhas. E vc, que pelo jeito não se julga retardado, escreveu quantos livros do mesmo teor?

• Rafassj:

Se todos fossem “retardados” igual a ele estaríamos em um mundo muito melhor.

Chico Xavier vendeu mais de 50 milhões de livros. Tudo que ganhou foi para ajudar as pessoas carentes. Quem é bom para você?

• Zeca:

Gente, vamos ser mais inteligentes.. Não respondam esse ‘weritek’.. Vejam seus outros comentários sempre no mesmo tom, ele só quer tumultuar e vcs estão dando o que ele quer.. A melhor forma de combater um boçal é ignorando-o.

Don’t feed the troll!

Ofensas são permitidas neste site que eu gosto tanto?

• alexkidy:

Mas quantos planetas imensos não existem por aí? Só Júpiter e Saturno do nosso sistema já demonstram isso…ou você não foi muito claro em seu comentário e eu não entendi nada.

realmente fantastíca descoberta

• /Manan Many:

O Sábio é um verdadeiro cientista,porque primeiro ele conhece o seu átomo espiritual,sua origem cósmica estelar sem precisar se projetar para fora,o mundo externo e estudar como fazem os cientistas, estudam as coisas fora de sí.É preciso que todos os cientistas saibam, que o verdadeiro conhecimento estar dentro deles mesmos!… Que no interior de Sí mesmo,voce pode viajar aos Universos e multiversos,conhecereis a Verdade e ela te libertará…Chegará o dia nesse século que a ciencia e o conhecimento síntese espiritual, será Um, como são as leis Universais do PAI-MÃE………. Tenho dito…..

• ANILSON TADEU MARTINS:

Fico preocupado quando falam nas possibilidades de ser encontrado outro planeta e este ter vida ou condições como temos aqui na terra . Imaginem a ganancia dos poderosos, sera mais uma América “descoberta” e suas riquezas ceifadas e seu povo maltratado !

Qualquer civilização que desenvolver a capacidade de viajar distâncias interestelares já terá um desenvolvimento mental tão grande que esse comportamento bárbaro e depredativo já não existe mais. Qualquer espécie destrutiva se auto-destrói em guerras antes de atingir desenvolvimento pleno. Uma civilização inteligente avançada é pacífica, produtiva e cooperativa, Estamos longe de ser isso.

• karlloz:

É o que diz a teoria, mas aqui na terra quanto mais evoluída a nação mais gananciosa ela é.

nada… as nações ditas “evoluídas” alcançaram parcos resultados tecnológicos e sociais e hoje estão todas afundadas em dívidas e prontas para declararem guerra contra o mundo por isso. A nação mais evoluída que temos no nosso planeta é o Tibete.

• Elton:

Ainda temos vestígios de animal em nosso DNA, é super normal que nos se destruímos, mas eu espero a evolução de nosso ser!

Indubitavelmente Correto.

• alexkidy:

Faz muito sentido, não só estamos destruindo a nós mesmo como o nosso planeta, seriamos muito mais desenvolvidos se nos preocupássemos uns com os outros, mas não só isso, também com o nosso planeta e as espécies menos dotadas de inteligência, vamos ver até aonde nossa espécie vai durar.

• Emerson Brito:

Essa é UMA das possibilidades.

Uma outra é que esses seres “descobertos” tenham tecnologia superior e não se deixem ser dominados…

Vai saber …

O ato de dominar territórios alheios é um comportamento bárbaro e primitivo de raças atrasadas como a nossa. Tenho razões lógicas pra teorizar que civilizações mais avançadas em tecnologia avançaram antes em nível social e espiritual, sendo portanto pacíficas.

• Emerson Brito:

Essas civilizações podem ser pacíficas, no sentido de não serem os primeiros a atacar.

Mas e se forem atacadas ?

Ficariam sem ação ? Ou se defenderiam com a tecnologia mais avançada para não serem dominados ?

OBS IMPORTANTE:
      Não estou afirmando que os “terráqueos” irão atacar ninguém.

Concordo que quem for fazer contato com os seres “de fora” não devam ter a intenção de dominá-los.

Estou comentando a postagem do ANILSON TADEU MARTINS sobre a possível ganância humana, onde tentaria dominar a outra civização.

Mas os “Extras Terrestres” podem não se deixar dominar, assim como nós, terráqueos, faríamos em caso de, supostamente, sermos atacados.

Se atacadas se defenderiam. Mas meu modelo teórico indica que não haveria como serem atacadas, porque para uma civilização atacar outra é preciso cruzar uma distância interestelar, algo só possível a sofisticada tecnologia de uma potência avançada – logo, não conquistadora, porque antes de precisar dominar outros mundos sua sofisticação os tornaria auto-suficientes, talvez nem precisem mais de planetas.

• Rodolfo:

não acho irreal esse pensamento da civilização adiantada e pacífica, mas, por outro lado, alguns milênios atrás, talvez menos que isso, se cogitado que haveria no futuro casas do espaço (estações espaciais), comunicação por mensagens escritas, audio e vídeo quase instantâneos entre milhares de milhas, aparelhos operados por comando de voz, em síntese, século XXI… não seria tão difícil pra um antigo cogitar que tal realidade só seria disfrutada por uma sociedade muito evoluída, possivelmente pacífica.

• Leão velho:

Concordo com o Senhor e todos os outros que fizeram afirmações ou comentários com a mesma linha de pensamento, por isso já comecei a juntar madeira, pregos, latinhas, para construção de minha nave espacial, e após mostrar a clareza nessas teorias, alguns, e eu diria , quase todos os moradores de Niterói, estão seguindo o meu exemplo e construindo suas naves também .Precisamos de fluído de isqueiros para nossos combustíveis, por favor ajudem e nos desejem boa viajem.Agradeço de coração o incentivo.

• weritek:

nao somos atrasados,pois somos a unica civilizaçao.
      Pensar que existe outra,isto sim e um atraso.

hehehehehe

• Emerson Brito:

Esse seu pensamento é que é um atraso.

Existem tantos BILHÕES de planetas espalhados pelo universo e só esse “cisco” chamado terra tem vida ?

Isso é o que pensavam os PRIMITIVOS. Isso é que é “atraso” !

• Doriedson:

cara, é triste saber que ainda tem gente primitiva como vc… dizer que somos a unica civilizacão?! mesmo sabendo que o universo é infinito, que existe várias galáxias, bilhões de planetas?

• Macknroe:

Mas da mesma forma é esses outros planetas terem se desenvolvido mais que o nosso e virem aqui escrotizar tudo. Pau que bate em Chico bate e m Francisco.

• claudomir s.silva:

Muito salutar e novo para nós que estamos engatinhando rumo ao desconhecido.Quanto mais se descobrir ficamos melhor informados.

• Emerson Brito:

Não me surpreendo que a cada dia descubram mais e mais coisas nunca antes vistas, e com isso , aumentam as chances de descobrir a vida que existe “lá fora”.

Eu tenho certeza que um universo tão gigantesco não foi criado para que apenas nós, simples mortais terrestres, possamos admirá-lo.

• Manoel Felipe:

Isso nos mostra a grandeza de Deus.

Concordo! Universo imenso! Deus criou um universo imenso que com certeza devem haver várias civilizações com estágios de evolução diferentes. Seria um absurdo haver vida somente na Terra. Eu acho que a maior parte das civilizações afora pelo universo devem ser até bastante evoluidas, em diferentes estados da matéria.

• Ozzy Osbourne:

eu imaginei esse tipo de agua como uma gelatina mais densa, estaria errado???

• grz:

Ultimamente estão descobrindo uma quantidade considerável de planetas com água. Curioso isso

• JOÃO:

gente nos não estamos so neste mundo!!deixemos de ser egoistas somos um pequeno grão de areia, nesta imensidão que é o universo. sou evangelico peresbiteriano mas não sou cego tenho graças, ao criador uma visão ampla, e acredito piamente no esepiritismo como a chave principal, dos nossos misterios.existe de tudo neste universo, ate mesmo um pequeno planeta como estwe que estamos a estudar.

• Katiani:

Sou completamente leiga no assunto, mas fico curiosa. As primeiras formas de vida, na terra, segundo uma teoria, não surgiu através das tempestades elétricas, água e outros componentes? Seria essa situação comparável às tempestades elétricas nesse novo planeta? Esse estado um tanto desconhecido da água não traria vida, de maneira diferente, com as tais tempestades?

de todos os planetas extra solares descobertos esse e o mais estranho que já vi

• laura:

pessoal, não entendi muito bem o que tem o planeta… Se o cientistas afirmam que “Nós não estamos falando nem de um núcleo congelado com gelo comum ou um oceano de água líquida” – Por que o título da matéria fala que um planeta aquático foi descoberto?

Leia o resto: “Estamos descobrindo estranhos estados da matéria ao descrever isso”. O Hype colocou planeta aquático pois o planeta é constituído em grande parte por água, mas num estado diferente e não conhecido. O estado é diferente, mas não deixa de ser água.

• Xandão:

Talvez seja água em formato de gelatina… ushuahushs

• Deco:

Talvez seja água em pó 🙂

• Feh Nando:

Oi Laura! Tudo Bem?
      Li a matéria e também seu comentário, o que ocorre é que diferente do nosso planeta que tem o núcleo formado por magma e rochas este é formado por água, só que num estado liquido diferente do que conhecemos. Ou seja nós conhecemos só três,(sólido, liquido e gasoso ), este é um novo estado da água onde os cientistas ainda não sabem definir.E além do núcleo a atmosfera deste planeta tem mais água que o nosso, pois o nosso é composto no geral por oxigênio,( Detalhadamente são 78%nitrogênio, 20%oxigênio, 0,39%argônio), sendo que a água ocupa um total em media de 1%. Já este planeta tem em seu todo nada mais nada menos que 50% de água.
      Por isso o termo “PLANETA AQUÁTICO”
      Espero ter conseguido esclarecer sua duvida !

• R^ml:

E oxigênio livre, não há?

• Carlos Chagas:

Pertinho

• drew:

quer dizer que o planeta não tem núcleo?

Só prá mudar de assunto… dêem uma olhada nessa enquete do site:
    “Você é criacionista? Acredita que a Teoria da Evolução das Espécies é mera especulação sem nenhuma comprovação? Acredita que a Terra não tem mais de 6 mil anos?”

É sério que a ciência atual se baseia nesse absurdo criado por um bispo do século XVI prá se contrapor à origem divina do homem? Eu esperava mais do mundo da ciência…

Sei de tudo isso, li Immanuel Velikovsky e concordo com tudo o que ele diz, salvo alguns detalhes que apenas um astrônomo entenderia. Mas eu se fosse você desistia da idéia de que o Universo tem mais de 6000 anos, pois só os chineses possuem literatura bem mais antiga do que isso.

• Deco:

Não existe provas na evolução?

Existem muitas provas, o que não existe são provas para a Teoria da Evolução das Espécies do Darwin. Só a religião cristã ocidental quando interpretada de forma equivocada não prevê isso. A evolução sempre foi a força motriz do Universo.

• Leão velho:

Se a terra só tem 6000 anos como você me explica que o Raul Seixas diz categórico: Eu nasci à dez mil anos atrás

Vida:

Os planetas de Anãs-Vermelhas são quase sempre de rotação presa na translação, isso significa que tem sempre a mesma face apontada para o Sol, como a Lua em relação a Terra, enquanto o outro lado fica no frio e escuridão eterna.
    Este Planeta em pauta está numa área quente, interna a Zona Habitável. Isso significa centenas de graus na superfície, e a densa atmosfera espalha esse calor até o lado escuro, até então a melhor chance de vida. Mas estamos falando dum mundo saturado de água, desde a atmosfera ao centro. Conhecemos a água, sabemos que ela é reflexiva, isso diminui o calor global, e recupera a chance de vida. No entanto, a água tem propriedades elétricas que podem gerar intensos relâmpagos, como acontece em Júpiter. Então, esse planeta possivelmente tem química enriquecida, mas muitas, muitas tempestades.
    É um mundo violento, não é o melhor lugar pra procurar vida, mas ainda assim pode ter recursos para que a vida se forme, inclusive desafios de adaptação para que ela evolua.

Esse planeta em si não tem nada de especial, a estranheza está em não ter nada parecido no Sistema Solar. Sua atmosfera saturada de água gasosa é uma formação simples, água é uma das cinco substâncias mais comuns do Universo, assim como Hidrocarbonetos (essenciais em Titã, Netuno e Urano) e Amônia (comum em Titã e Tritão).

A estrutura indica uma migração. Esse Planeta se formou numa área mais fria (onde existem mais compostos leves) e migrou para perto dessa estrela. O aquecimento derreteu sua constituição formando um sub-gigante de gás. Ali existe gelo de água, mas devido a pressão, e não ao frio, já que a temperatura parece ser maior que a de Vênus. Esse mundo é uma das provas de que existem migratórios, e podem se juntar a uma estrela já prontos, daí o resto da história é química e aquecimento. Vênus pode ter sido semelhante a esse planeta, então o aquecimento quebrou a água, os leves átomos de hidrogênio evaporaram e o Oxigênio se juntou com o Carbono formando a pesada atmosfera de CO2 que vemos hoje.

A abundância desse elemento no espaço externo não explica a origem deles dentro de planetas, certo? A água se apresenta em forma molecular no vácuo, nunca como o elemento em si. A não ser que haja um veículo ou forma para que essa água presente no ambiente estelar entre no planeta e passe a fazer parte dele. Isso, ao meu ver, necessitaria de muita energia, e é sempre importante encontrarmos a fonte de energia e a quantidade necessária para explicar certo fenômeno.

De qualquer forma, esse é exatamente o modelo previsto pelo McCanney a trinta anos atrás: a água presente no espaço estelar se dirige para um planeta em forma de tempestades graças às conexões elétricas existentes entre os planetas e as estrelas. Com isso, é de se esperar que tanto a água quanto toda a atmosfera do planeta é constantemente renovada. Essa seria parte da explicação, pois de acordo com o próprio McCanney, muitas vezes um planeta pode passar pela cauda de um cometa gigante e ganhar um belo gole d’água salgada.

• sergio borges:

ola jonas! meus parabéns pelas infomações aqui expostas.

A descrição de Canney que apresentastes seria sem dúvida um fenômeno belíssimo inimaginável. Seria tipo correntes energéticas em pleno espaço interplanetário conduzindo ou até mesmo produzindo moléculas de água na direção do planeta embrionário. Uma bela teoria, mais interessante que a dos cometas, e sem nenhuma fuga ao bom senso de física e química, e um planeta tem de fato grande interação eletromagnética com seu Sol e inclusive, as tempestades tem influência Solar até mesmo no distante Netuno.
      No entanto, sabemos que água pode conduzir correntes elétricas, mas será que correntes elétricas podem conduzir água?

Bom, não é água, são moléculas de água. Portanto, assim como a água, ele produz e conduz moléculas de hidrocarbonetos por exemplo – eis o motivo por terem encontrado sinais de hidrocarbonetos na Lua com aquela missão explosiva da NASA de dois anos atrás.

Se eles não conseguem explicar satisfatoriamente nem a origem da água no nosso planeta, imagine nesse que é muito maior e tem muito mais água!

Nunca gostei da classificação usada no Sistema Solar, Gigantes Gasosos que são mais fluído do que gás, e rochosos no centro, Anões de Gelo que são mais rochosos do que gelados (vide Haumea, com no máximo 15% de gelo e o resto todo rochoso), planetas rochosos que precisam ter fonte externa de água porque não podem ter se formado com ela. Pra mim a Terra, tal como Vênus e até Mercúrio, são planetas distantes, de origem longe do Sol ou até fora do Sistema Solar, que migraram para posições perto do Sol. A água de Mercúrio e Vênus evaporou, a da Terra se liquefez, seu movimento enriqueceu a química e a vida prosperou.

Eu não consigo pensar em nenhuma forma que não seja do tipo catastrófica prá explicar a migração de um planeta de sua órbita fixa e estabelecida para outra qualquer. Colisões não fazem sentido.

Pode haver efeitos não catastróficos nem colisionais. Um efeito gravitacional de estilingue, por exemplo, pode arremessar um planeta no espaço a partir de dois puxões gravitacionais em uma sistema binário. Outro efeito para planetas migratório pode estar até em aproximação ocasional, sabemos que mesmo seguindo sua própria órbita, um asteróide pode ser pego por um planeta ao passar perto, e que várias estrelas se aproximarão do Sistema Solar, é a previsão da Gliese 710, que veremos no céu em 50.000 anos.

Bom, nesse caso não é um sistema binário, e nem o nosso – pelo menos oficialmente. Asteróides são fracos gravitacionalmente e podem ser puxados prá lá e prá cá, e é muita sorte esperar que estrelas passantes tenham algo a ver com isso. Afinal, esse é um dos poucos planetas que conseguimos descobrir sobre sua composição atmosférica. Não vejo problema nenhum que hajam centenas de bilhões de planetas nas mesmas condições, e dizer que todos eles tiveram estrelas passantes tirando-os de suas órbitas é arriscado demais, estatisticamente falando.

Nesse Planeta a água é muito mais que 2/3 da superfície e rios serpentiando entre continentes: Ela é substancial. De fato improvável origem cometária de água.

Vida! Vida! Vida! Será?

Adoro estas descobertas!!! Imagino que se realmente for esta a composição deste planeta, então deve haver gigantescas chances de haver vida aquática nele! Pelo menos imagino isto.

acho muito provavel tb.

A água tem muitas propriedades de comportamento, dado as variáveis de ambiente. Esse planeta parece ser quente, e a pressão absurdamente alta. Mergulhe nessa atmosfera saturada de água gasosa e gradualmente acabará num oceano superfluído, algo nunca visto. Isso quer dizer que não existe uma transição como na terra, a atmosfera gradualmente fica mais densa até virar líquido. Dada a propriedade elétrica da água, alta pressão e temperatura, o ambiente é violentamente tempestuoso e turbulento, é difícil formar vida ali. Entretanto, tem chance de vida sim. Comentarei acima.