Exótico planeta aquático é descoberto

Publicado em 23.02.2012

Ilustração artística do planeta orbitando sua estrela

Uma nova classe de planetas surgiu: um tipo incomum, que não é rochoso, gasoso ou congelado.

O planeta é o GJ 1214b, descoberto em 2009, e agora revelado como super úmido e com atmosfera rica em água. Mas não é um mundo aquático no sentido de oceanos por todo lado: cientistas suspeitam que o interior dele seja preenchido com alguma versão exótica, pressurizada, de H2O líquida, de um modo nunca visto na Terra.

O planeta é apenas 6,5 vezes mais massivo do que a Terra, e cerca de 2,7 vezes maior em diâmetro. Ele circula uma estrela pequena, a cerca de 42 anos-luz de distância de nós.

“É algo muito excitante que não temos em nosso sistema solar”, afirma Lisa Kaltenegger, de Harvard. “E é um quebra-cabeça divertido tentar entender do que a atmosfera daquele planeta é formada”.

Os astrônomos conseguiram os últimos detalhes usando a câmera do Hubble, da NASA. Não é a primeira vez que o GJ 1214b é sondado, mas o novo estudo confirma e melhora algumas observações anteriores.

Conforme o planeta passava pela frente de sua estrela, a equipe conseguiu estudar sua atmosfera através de vários comprimentos de infravermelho, e a partir daí estimar a composição do planeta – um mistério, devido a sua baixa densidade. A atmosfera é composta pelo menos 50% de água e está provavelmente perto da superfície.

No interior, seria algo como grandes moléculas de água ao invés de rochas. Mas não é água nos estados familiares de congelada ou líquida.

“Nós não estamos falando nem de um núcleo congelado com gelo comum ou um oceano de água líquida”, afirma um dos cientistas. “Estamos descobrindo estranhos estados da matéria ao descrever isso”, diz. [ScienceNews]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

1. Aos entendidos senhores da verdade daqui. Existem sim os fanáticos religiosos, assim como existem outros tipos de fanáticos, inclusive os fanáticos científicos. Opiniões existem e devem se respeitadas, cada um tem seu modo de ver o universo.
    Albert Einstein atribuía a Deus a autoria do universo. Ele era fanático religioso? Creio que não. Era um excelente cientista, um gênio em sua área e mesmo assim tinha humildade e coragem suficiente para admitir tal fato. (Sim, fato, já que ele não postulou nenhuma teoria sobre a existência de Deus, simplesmente admitia e acreditava nisso). Portanto, educação, como sabemos, vem do berço e caráter se adquire através do respeito pelas outras pessoas. Ou alguém aqui é comprovadamente melhor que outro? Estamos todos no mesmo barco, ou melhor, planeta – e é um planeta pequenino, com um sol pequeno (pesquise sobre o tamanho de Sirius A, Pollux, Arcturus, Aldebaran, Rigel, Pistol Star, Antares A, Mu Cephei e VI Canis Majoris – nesta ordem). Somos poeira no universo, absurdamente insignificantes em tamanho e menores ainda se somar nossa profunda ignorância sobre quase tudo. Basta um meteoro não muito grande para acabar com nosso orgulho e nariz empinado.

• Não, não sejam ignorante, Albert só não acreditava em um deus imaterial, mas, ele não acrediva no Deus de hoje.

• Mas vai levar zero se considerarem o português..

• BOA! REALMENTE?!

2. É uma asneira falar-se em “água pressurizada”. Ou é água ou não é água. Esta é uma substância volátil um conteúdo que necessita de um continente. Se, não existe esse recipiente “ela” está “despressurizada” no Cosmo. Talvez, mais da metade do Universo seja exclusivamente água despressurizada, há 100ºK.

• A pressão é resultado da gravidade que é resultado do acúmulo da matéria. Portanto a água não fica “despressurizada” no cosmo, mas “presa” na própria atração gravitacional, como uma estrela, por exemplo.

3. E onde pelo amor de deus, a teoria da evolução diz que nós viemos do macaco?

Suas pesquisas são muito ruins, pesquise antes a teoria da Evolução!

Nós e os macacos viemos de um ancestral comum… a teoria não diz que nós viemos do macaco…

pare de ler a biblia e vá estudar, para não falar besteira!

• Parabéns Deco, seu comentário mostra que existe vida inteligente na net. Esses fanáticos religiosos tem que tirar a viseira e estudar mais…

• dEIXA DE ACREDITAR EM CONTOS SEU DECO, COM O PROPRIO NOME JA FALA;TEORIA ,TEORICAMENTE,,,,ONDE ESTA A INTELIGENCIA?.aTE OS CIENTISTAS DIVERGEM ENTRE ELES. ATE Q UM CIENTISTA DESCOBRIU;SERIA IMPOSSIVEL O HOMEM TER VINDO DE UM MACACO PELO CODIGO GENETICO,TENDO EM VISTA Q, ESSE E IMUTAVEL.,,DEPOIS Q TDAS AS POSSIBILIDADES FORAM DESCARTADAS,´´AI INVENTARAM O HOMEM DE NIANDERTAUM“SO PARA OS TROUXAS DE POUCA INTELIGENCIA ACRIDITAREM,AGORA RELIGIAO,E PESSOAL E UMA FILOSOFIA DE VIDA.TODOS TEMOS UMA COISA Q ACREDITAMOS, MESMO Q NEGUE NAO ACREDITAR EM NADA,E CRITICAR OS OUTROS,NEM E INTELIGENTE!NA VERDADE NAO ESTAVAMOS LA NA HORA DA CIAÇAO DAS ESPECIES,E TDO Q SE ESTUDE SEMPRE SERAM TEORIAS…POR ACASO SE PARECERIA ANA HICKMAN COM UM MACACO?RSRS

4. COMPLEMENTANDO:
    APESAR DE QUE O HOMEM SO CONHECE COMO FONTE DE VIDA PARA NOS SERES HUMANOS ALGUNS COMPONENTES COMO AGUA, CARBONO…etc, etc…TALVEZ COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TEMOS SOBRE PLANETAS HABITAVEIS OU QUE SEJAM HABITADOS, SUAS NECESSIDADES SERIAM OUTRAS?!!…

• Eu acho que é por aí sim? Na imensidão do Universo toda a forma de vida, (todo o ser vivo), tem que ser semelhante ao Ser Humano? Claro que não! Suas necessidades poderão ser outras! Só no nosso Planeta, quantas formas de vida, com necessidades diferentes existem? Olhem, as plantas verdes por exemplo?! São seres vivos, e pela fotisíntese retêm o carbono
      e expelem o óxigenio, o mesmo oxigénio que o Ser Humano necessita para viver! Estarei eu errado?

• Concordo com sua opinião! Os nossos cientistas, pelos vistos estão mais interessados num Planeta onde possam ir viver, do que descobrir vida fora do nosso Planeta! Eles querem o quê? Gente como nós ou um habitat perfeito para eles se refugiarem?

• Claro que está certissímo! Também penso exatamente o mesmo! Sempre que é descoberto um novo planeta a preocupação é saber a possibilidade de por lá existir àgua, essencial à vida HUMANA!
      Se não houver àgua não há vida, igual à nossa, claro que não, mas poderá haver outro tipo de vida para nós desconhecida! Atenção não sou Espiríta, não falo de nenhum tipo de vida depois da morte!

• Acho também que todos os seres do Universo têm necessidades vitais para sua sobrevivência, o que
      não quer dizer, que todos os seres deste imenso Universo tenham as mesmas necessidades para sobreviverem!

• Acho também que é por aí!Nós, partimos sempre do principio, que para haver vida, fora do nosso Planeta, tem que haver àgua! Nossos cientistas, não concebem vida, sem àgua, carbono, etc… Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, dizem os religiosos,eu digo, Deus criou o Universo à semelhança do homem, só pode ser, já que nossos cientistas não conseguem aceitar formas de vida diferentes da nossa!

5. NEWS!!

Observações recentes chegaram a uma conclusão incômoda: os pulsares parecem ser mais velhos do que o Universo.

O_O

Fonte: Inovaçãotecnologia

• A fonte fornecida explica que os pulsares poderIAM ser mais velhos que o universo, porém a mesma fonte desmente a contradição por meio de Thomas Tauris, do Instituto Max Planck, que explica o erro no cálculo da idade dos pulsares. Basicamente, ele demonstra que o sistema binário (pulsar) diminui sua rotação quando a estrela doadora perde muita massa, e como a idade do pulsar era feito com base na rotação o cálculo saia errado. Agora, a idade é baseada na estrela doadora, não mais na rotação.
      Mistério resolvido.

• Acertadissímo!
      A antiguidade dos pulsares, foi calculada
      erróneamente!

6. Acredito que há vida em outros sistemas.
    Por que toda vez que se refere que há vida em outras galáxias todo mundo já pensa numa civilização evoluída?
    Será que não poderia existir uma forma de vida mais simples? Como bactérias por exemplo? As pessoas estão ficando paranóicas e tenebrosas.

• Não conhecemos nem o nosso Sistema Solar. Bactérias podem existir em Marte, e em outros planetas no nosso Sistema. Eu também acredito que há vida em outros sistemas.
      Não sei como uma pessoa pode achar que a vida só existe neste planeta.

• Claro que há vida fora do nosso Planeta! Seriamos nós os eleitos de Deus? Criou-nos…Depois criou o espaço com estrelas, planetas, e outros afins, só para enfeitar nossa existência?
      Poderá haver vida no nosso Sistema, seja de que forma fôr, e nos outros Sistemas? Pode sim essa vida ser de uma forma mais simples, como Bactérias, mas porque não uma forma de vida igual ou mais evoluída que a conhecemos? Seremos nós, depois de Deus os seres mais evoluídos de todo o Universo?

• Concordo perfeitamente com seu raciocinio! Mania que temos de nos sentir os seres mais perfeitos do Universo, como se tivéssemos sido nós a criá-lo! Ou como quando ” SE FEZ LUZ ” a Luz se fez para nós!Claro que ao falarmos de vida, a par da Ciência estará sempre Deus, mesmo que Ele seja para muitos, uma forma de se fugir às Coisas para as quais não temos explicação!

• Concordo com esse ponto de vista seu! Mania dos Humanos se acharem perfeitos! Se sentimos desigualdades entre nós, se entre nós achamos semelhantes nossos inferiores a nós, como nos podemos sentir únicos na imensidão do Universo!Esta discussão é “pró lix”, estou saindo deste debate que nos levará a lugar algum! Retire-se também, caro Eudemio, seu comentário,é sensato, o que vier por aí será, como disse acima “Pró Lix”.
      Acho oportuno esse comentário de Mara Dias!

• É isso mesmo Eudemio estou perfeitamente de acodo contigo, podemos se quiseres fazer um debate sobre o tema sómente entre nós, tens o meu mail eu tenho o teu, é só dizeres!

• Gostei dessa caro Eudemio!
      Nós os eleitos de Deus… ele depois Criou um Universo gigantesco para nós ficarmos a olhar para as estrelas!
      Acho inacreditável que se acredite que somos os unicos seres vivos de todo o Universo, e mais, os seres mais “Inteligentes”!

7. caros debatedores, já disse e afirmo que na vastidão do universo existem coisas que nosso 6 porcento de inteligência (capacidade que o homem desenvolveu do cerebro), não consegue explicar, e ai está a prova que não podemos definir vidas em outros lugares somente pelos elementos que conhecemos na terra e achamos que sem ele não pode haver vida, como o carbono que é a matriz para toda nossa existência. Isso é o que nós conhecemos, mas e o que não conhecemos? Por isso não devemos cogitar em termos de vida no que não conhecemos. Um dia quando o homem conseguir desenvolver sua capacidade mental em toda sua plenitude, seremos uma raça superior com todo conhecimento capaz de decifrar os mistérios do cosmos.

8. Meus comentários estão presos na m.o.d.e.r.a.ç.ã.o deste ontem.
    Sejam mais rápidos, por favor! : l

9. Água e vida é uma associação quase que automática, como estava lendo alguns comentários, as chances são muito pequenas, mas aqui na terra também eram. Esse estado da água realmente é muito interessante, a “matéria” sempre nos surpreendendo.

10. Vamos encontrar os Extra-Terrestres na “blíblia” ???

kkkkkkk

Poupe-nos !

Se quer pregar algo, procure um site específico !!!

Esse tópico já está enchendo com tantos alienados dependentes de igrejas.

Vou deixar de seguí-lo agora mesmo. Já encheu o saco, esse papo de que Deus criou tudo só para nós, humanos.

11. Também acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria. Vou adiantando: não sou espírita, mas acredito em um Criador de seres humanos e anjos, que no passado vieram aqui no planeta, fizeram coisas contra as leis do Criador, foram expulsos. Não creio que o Criador permitiu a eles colonizar outros mundos. Não há haveria porque. A influência deles aqui é no sentido de colocar na mente do ser humano que o Criador não foi sábio ao criar o homem com livre arbítrio e que a soberania do Criador não é boa pra nós. Não tem lógica nem necessidade o Criador permitir que está questão se exista do dois ou mais planetas ao mesmo tempo. Quando aqui for resolvido. Poderemos se Ele permitir colonizar outros sistemas, pois teremos uma eternidade pra isso e não envelheceremos nem morreremos.

• Que falta faz o botão “NÃO GOSTEI” !!!

Que IGNORÂNCIA !!!

• Ignorante é você que não concorda com a ideia do Roni Pensador, eu também não concordo, mas nem por isso eu o critico. Repense suas ideias!

• Quando a Humanidade descobrir vida em outras planetas, os teólogos terão que readaptar suas idéias.
      E adianto que isso será bem fácil, diga-se de passagem….

• Cancela sobre o que eu disse sobre os criacionistas, esse cara ai viajou!

• “Também acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria”

Entre as centenas de bilhões de galáxias pelo universo, e a maioria contendo mais de 100 bilhões de estrelas, você acredita mesmo nisso? : l

• Chuck Norris.., acredito que somos a única civilização, pelo menos de matéria” .. è dificil sim crer nisto, concordo devido a grandeza do Universo e a prória idade que já possui. .Sim mas, e se não formos? Não sou o dono da verdade…Isso nao siginifica que o Universo seria uma ” desordem” do bem e do mal,com gerras como retratadas em filmes como Guerra nas Estrelas.( Que eu curto)…Um universo sem a supervisão Dele. Acredito que Ele controla todo o universo, mas não priva sua criaturas de livre arbitrio,.. Ele até permiti o nascimento de novos sistemas de planetas.. sim..Pode ser que o Criador revela-rá isso á nós quando formos capazes de assimiliar a grandiosidade deste assunto.Assim como não explicamos coisas complexas a criaças de 2 anos, Ele tambem pode estar dando um tempo… Abraço.

• Graças a Deus vc não é espírita, pq se fosse mancharia a reputação dos mesmos. Senti falta tbm do clic”não gostei”

• Raimundo C Santos.. Não entendi o porque da sua afirmação…( “Graças a Deus vc não é espírita, pq se fosse mancharia a reputação dos mesmos.” )E voçe tem opinião formada? Existem planetas assim conforme a materia do Hypescience..com agua,?,( existir sim EU acredito e outros planetas parecidos .. Já teriam vida é outro assunto) e ai? podem ter vida? Seria melhor expressarmos nossas opiniões democraticamente não acha?

• Claro meu amigo que a sua teoria é religiosa, daí o meu respeito! Agora se formos falar de Deus e de Anjos que povoaram a terra, porque não povoaram outros Planetas! Pela sua teoria, (Teologia?), Deus logo abaixo de Si colocou o Ser Humano, como o ser Perfeito, a partir daqui, o Homem povoará novos Planetas, novos Sistema, quando resolvermos aqui nossos problemas?! É isto que entendi! Poderia dizer quais os problemas que temos que resolver, para povoarmos outros Planetas? Quando não envelhecermos, nem morrermos,nossos filhos terão de nascer em outros Planetas é isso? Se não morrermos e continuarmos a nos reproduzir, como poderemos viver todos aqui?

• Seria aqui o Paraíso meu caro!
      Se um dia deixar mos de morrer como sugere o nosso amigo Roni que Pensa Longe Demais! Claro que é teoria de alguma Igreja!

• Claro que a sua teoria, é religiosa! Um Criador que cria seres humanos e Anjos, que envia para a terra?… Só existia a terra? Ele que Criou bilhões de galáxias pelo Universo fora, escolheu apenas o nosso Planeta para criar uma forma de vida e enviar Anjos que se rebelaram contra ele e por
      isso não Criou outra forma de vida em algum canto do Universo?
      isso só pode ser sonho seu, teoria de sua Igreja sim!

• Acho que você aqui se repete,Eudemio mas de qualquer forma vou acrescentar: Para Roni, os Judeus só estão errados quando se acham o povo eleito de Deus pois o povo eleito de Deus é toda a humanidade! Num Universo com biliões de galáxias, só há vida na terra, da forma que conhecemos, diz ele. Quem viu o filme ET aquele ser extraterrestre nada tem a ver com a humanidade, mas é um ser vivo, uma forma de vida! Ou outra forma de vida para ele é espiritual? Uma opinião a respeitar mas muito religiosa sem duvida!

• Acredito muito nisso, mas não se pode afirmar que exista ou não vida inteligente até que se prove.
      Interessante que como a maioria aqui é ateu, eles não suportam a ideia de um criador, tanto que queriam tirar o seu comentário, acho interessante o que você disse e que não importa o que os outros pensem, talvez um dia quem sabe, todos possam saber de toda a verdade.

Gostei.

• E você tem como provar a existência do seu criador ? Estamos no mesmo barco .

• O Chico era um retardado.

• …O Chico pelo menos tinha educação e respeito pelos outros…

• Sabe quantos livros esse “retardado” escreveu? Mais de 400 e com uma lógica impressionante, além de teores altamente científicos e filosóficos, sem dizer do amor a Deus, a Jesus e ao próximo que ficam nas entrelinhas. E vc, que pelo jeito não se julga retardado, escreveu quantos livros do mesmo teor?

• Se todos fossem “retardados” igual a ele estaríamos em um mundo muito melhor.

• Chico Xavier vendeu mais de 50 milhões de livros. Tudo que ganhou foi para ajudar as pessoas carentes. Quem é bom para você?

• Gente, vamos ser mais inteligentes.. Não respondam esse ‘weritek’.. Vejam seus outros comentários sempre no mesmo tom, ele só quer tumultuar e vcs estão dando o que ele quer.. A melhor forma de combater um boçal é ignorando-o.

• Don’t feed the troll!

• Ofensas são permitidas neste site que eu gosto tanto?

• Mas quantos planetas imensos não existem por aí? Só Júpiter e Saturno do nosso sistema já demonstram isso…ou você não foi muito claro em seu comentário e eu não entendi nada.

120216165751-large