Extraordinárias habilidades humanas: Sinestesia

Publicado em 6.07.2008

Sinestesia

Imagine associar constantemente números ou letras com certas cores, ou ouvir uma palavra específica que te leva a sentir uma sensação de sabor específico na sua língua ou vice-versa.

Estas é uma formas da uma condição neurológica chamada de sinestesia. Sinestesia é quando um estímulo de um caminho neurológico cognitivo ou sensorial leva a uma resposta em outra via cognitiva ou sensorial. A sinestesia costuma ter causa genética.

Outras formas de sinestesia incluem:

  • A sua forma mais comum se manifesta transformando grafemas (letras, números e outros símbolos) em cores;
  • Outros podem sentir uma sinestesia de seqüência especial, como datas tendo locais específicos no espaço;
  • Personificação ordinal lingüística faz com que números possuam “personalidades”;
  • Ou sinestesia de som para cor, em que acordes são percebidos como cores. Alguns sinestésicos manifestam que podem sentir a música com as mãos e podem explicar verbalmente a cor de um acorde, por exemplo.

Você é sinestésico? Compartilhe sua visão…

Apesar de a sinestesia ser uma condição neurológica não deve ser considerada uma doença, pois não costuma interferir na habilidade funcional das pessoas. A maioria dos sinestésicos sequer sabe que suas experiências levam a mais respostas sensoriais do que em outras.

Aqueles que são sinestésicos raramente consideram a condição como tendo um impacto negativo em suas vidas.

Estudos mostrando o percentual de sinestésicos no mundo variam muito, alguns dizem que uma a cada vinte pessoas possuem a condição outros dizem que é uma a cada 20 mil. Estudos entre 2005 e 2006, usando amostras aleatórias da população, sugeriram que uma a cada 23 pessoas são sinestésicas.

Daniel Tammet é um sinestésico incomum pois além de ver números com formas, consegue usar sua sinestesia para fazer incríveis cálculos mentais. Cada número até 10 mil tem, em sua mente, um formato específico. Ele pode sentir os números e vê-los com cores e formas. Ele enxerga números maiores como se fossem paisagens.

Os cálculos que ele faz não são conscientes, ele diz que as respostas surgem para ele espontaneamente através das imagens mentais dos números que aparecem em sua mente. Ele pratica matemática, mas nem sequer “sabe” disso.

Ele participou de diversos experimentos científicos para provar suas habilidades. Em um deles os cientistas o conectaram a uma máquina similar ao detetor de mentiras e exibiram o número pi com milhares de casas decinais para ele. Alguns dígitos haviam sido deliberadamente adulterados pelos cientistas. Daniel mostrou severas reações nervosas a estas alterações. Consternado ele disse “Eu estava vendo uma linda paisagem, [o número pi], e repentinamente uma montanha que costumava estar ali não estava mais. Como pode fazer isso com algo tão lindo?”. Saiba mais sobre Daniel neste artigo do TecnoCientista. [Fontes: 1 2]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. Há um tempo comecei a ver uma listra azul bem brilhante quando estou lendo,ela fica mudando de lugar o tempo todo e por algum motivo ela me faz rir! E há algumas horas comecei a ver uma amarela,bem brilhante também. As vezes também sinto cheiros do nada (só eu sinto) e os relaciono a sensações,tipo,as vezes sinto cheiro de biscoito e me sinto muito feliz,calma,ou cheiro de asfalto,que me faz sentir um mal estar,tontura,são vários. E também tenho vontade de comer cores :3

    Thumb up 0
  2. eu vejo cores em algumas palavras tipo os dias da semana..eu vejo segunda azul claro, terça amarelo, quarta é preto, quinta é azul escuro, sexta é rosa, sabado é branco e domingo marrom…mas vejo mais nas musicas

    Thumb up 0
    • Eu também, mas eu vejo os dias da semana de cores diferentes: Segunda como um vermelho bem claro meio parecido com salmão, terça um verde escuro, quarta meio alaranjado, quinta num tom meio marrom, sexta em um tom muito claro de azul, sábado é branco com bolinhas roxas e domingo preto.

      Thumb up 0
  3. Eu vejo cores alguma vezes em palavras. tipo na minha cabeça os dias da semana sao como cores pra mim segunda é azul claro,terça é amarelo , quarta é preto, quinta é azul escuro , sexta é rosa, sabado é branco e domingo é marrom. vejo cores nas musicas tambem

    Thumb up 0
  4. Para mim “Telefonema” tem sabor de um café. rsrsrs

    a cor laranjada parecido com a cor de cabelos ruivos tem um sabor azedo/adstringente

    comparo cheiros e fragrâncias como se fossem líquidos… alguns mais viscosos outros menos…

    já numeros e letras são “normais”…. rss

    Thumb up 1
  5. Para mim, cada epoca da vida tem uma cor; cada ano, decada, tem uma cor diferente…Por exemplo:
    Os anos anteriores a meu nascimento sao pretos, ou escuros…
    A minha infancia é clara e brilhante;
    minha adolescnecia já e meio alaranjada;
    Ja na fase adulta, os anos seguem em tons de azul…
    acho que a relaçao das cores tem a ver com as cores do dia, sempre variando em tons de azul, alaranjado, preto, branco ou cinzento…
    Ainda nao tem como eu dizer a cor de 2013…somente quando estivermos em 2014, 2015, é que poderei relaciona-lo com alguma cor, dependendo das minhas vivencias positivas e negativas…

    Thumb up 0
  6. Eu acho que com sinestesia é a melhor forma de gravar informações. Vou tentar ao máximo desenvolve-la em mim e tentar interligar tudo à tudo, vamos ver se me leva à loucura ou à uma maior consciência.

    Thumb up 1
  7. eu sinto os sons. dependendo o som, eu sinto algo no cangote, outros sons, sinto nas costas, outros na barriga, outros no pé, outros nos dedos da mão.. é horrivel!! eu acabo me contorcendo e evitando as pessoas pra nao sentir essas coisas..me tiram a paz.

    Thumb up 1
  8. tenho sinestesia..mas nunca vi ngm como eu..quando sinto dor..enchergo a cor..ja procurei..mas n encontro ooutros.. adoro meu dom

    Thumb up 4
  9. Ninguem sente coisa ruim, só boa, por exemplo; eu sinto enjoo quando vejo tubos de ferros retorcidos, me vem na cabeça veias, nervos e ossos dentro do corpo humano.
    Quando vejo um buraco em madeiras apodrecidadas fico com enjoo, pois me parecem feridas abertas. Será sinestesia?

    Thumb up 1
  10. Eu sinto gosto de lugares, os piores gostos que já senti foram das estações de metrô Luz e São Bento, em São Paulo. O sabor é terrível.
    Será que isso é ser sinestésico?

    Thumb up 1
  11. Eu quando era pequena, tambem ficava falando com a minha irmã sobre cores dos nomes. Consigo ver cores para os npumeros, palavras, músicas, e quando escuto uma musica, é como se muitas linhas surgissem na minha mente e se juntassem um movimento, se enroscando ou passando por cima, pela frente, pelos lados de uma barra que eu conheço a textura e vejo o brilho. Essa barra tem a cor da música. Os sentimentos pra mim, tem cores. Nunca achei isso muito estranho, só incomum, até que fui tentar explicar para a minha amiga a paixãozinha súbita que ela estava sentindo por um amigo. Falei de coisas sobre líquidos de cores estranhas e vibrantes derramados no coração, esponjas, e sobre cores dos sentimentos. Ela ficava me olhando como se fosse louca. Contei para essa e outra amiga que eu sei prever o futuro de um modo não muito concreto, mas é sobre imaginar o momento e as possibilidades e elas de repente, poderem se tornar reais ou não, sendo aradas por uma faixa preta. Expliquei como imagino meu tempo disponivel em barras e todo o tempo corrido. Elas me chama de louca sempre, mas eu não acho que eu seja. Talvez, mas não por ser sinestésica haha.

    Thumb up 7
  12. Adorei descobrir que sou sinestésica, minha irmã e eu quando crianças brincávamos de falar as cores dos nomes, acreditava que isso era comum a todas as pessoas, somente quando comecei a falar casualmente as cores de alguns nomes de amigos percebi o quão engraçado eles achavam.Percebi assim que isso não era algo comum a todos. ADOREI ESTES COMENTÁRIOS.

    Thumb up 3
  13. Eu sinto gosto de integrais, principalmente quando faço muitas. Sinto gosto de dor: dor salgada e dor doce.
    Vejo cores em nomes e cores em números.
    ^^
    Acho que só.

    Thumb up 1
  14. existem pessoas com alguns tipos mais aguçados de sentidos.
    eu mesmo sem ver percebo quando alguem se aproxima de longe algumas vezes, mais cada um tem com que melhor ocupar seus sentidos.

    Thumb up 1
  15. Pra mim, cada letra, cada numero, cada dia da semana, cada mês, cada som tem uma cor diferente. E algumas sensações tem sabor, tipo eu ja senti uma dor salgada rsrs
    Que bom que eu não sou a unica assim! :D

    Thumb up 3
  16. Eu ñ sei se sou sinestésico ou ñ queria saber eu tenho 15 anos e eu consigo sentir o cheiro pela boca, e quando escuto uma música eu sinto a intensidade da música.. isso é sinestesia?

    Thumb up 3
  17. Estive procurando na internet sobre este assunto, pois minha mãe está com 74 anos, e há uns 4 dias vem sentindo um perfume no ar em diferentes ambientes da casa e também fora de casa. Ela associa este cheiro a cor lilás. Quando perguntei o por que desta associação ela não consegue explicar, diz que simplesmente vem a sua mente a cor lilás.
    Ela nunca sentiu isso,lendo lembrei-me que ela por toda a sua vida, apesar de nunca ter frequentado a escola ela sempre se ligou em tudo que diz respeito a data (números). Decora e faz associações sobre Anivesários de parentes e amigos, telefones, datas que tiveram acontecimentos importantes. Este é um caso de sinestesia?Qual será o motivo de ter aparecido só nesta fase da vida?

    Thumb up 6
    • O perfume que ela sente deve ser de lavanda. Sei lá, lavanda pra mim é lilás.

      Thumb up 3
  18. Mermão, todo mundo tem sinestesia, com determinadas variações, tenho certeza. Isso só pode ser normal, acho que algumas percebem e outras não dão importância. É algo bem legal se sentir bem com essas coisas que acontecem, mas por que na maioria o alvo são artistas e músicos? pq eles sentem o abstrato e são mais sensíveis aos sentidos.

    Thumb up 9
  19. Acho que sou sinestésica, sinto ao ouvir algumas vozes o gosto de algumas coisas, por exemplo, quando ouço a voz do ator Elias Gleiser sinto que estou comendo rosquinhas cobertas com bastante açucar, como Dunits. E gosto que pessoas me toquem sinto uma energia diferente, e quando estou sonolenta vejo formas e cores que tenho a impresão de poder tatear.

    Thumb up 4
  20. Eu vejo cores nas palavras, nos nomes das pessoas principalmente, por ex. meu nome e azul marinho, do meu marido e filho amarelo e nos numeros tambem , para mim todos viam assim, mas parece que não.

    Thumb up 4
  21. Tenho um filho pequeno (3 anos) e ele tem comentado que sente cheiro com cor.
    Ele diz assim.

    Mãe que cheiro verde e esse? Tu está sentindo.
    Que cheiro azul e esse? Já falou até em cheiro preto.
    Eu lembrei que eu assisti no Fantástico sobre isso, gostaria de ter
    mais explicação sobre isso.

    Thumb up 6
  22. achei interessante o caso de daniel , queria saber mais pois nunca
    pensei profundamente no caso, pensava que uma pessoa com
    sinestesia era uma confusão de sensações por isso não me
    identificava com isso mas procurando notei que havia “sintomas”
    distintos e agora imagino que posso ser também um sinestesico.
    Quando ouço alquém cantando ou falando não vem o som ou
    meus ouvido mais texturas, como outro dia, minha amiga estava
    cantando e a unica coisa que vinha a minha percepção era pano
    sendo dobrado ou papel amassado, não consequi perceber o som
    mas isso não é frequente e por isso adoraria saber se é
    realmente sinestesia ou existe alguma desse tipo.

    Thumb up 2
  23. sou sinestesico…
    vejo cores em sons (por ter uma audição muito auta… as cores chegam até a me encomodar) sinto cheiro em sons… meu tato reflete na visao d acordo com a temperatura (uma cor mais clara e azulada para frio e cores mais escuras para quente)
    se eu ficar de olhos fexados consigo enchergar cada coisa que estiver no local onde estou (pessoas, objetos etc) porem como manchas coloridas…
    sinto o gosto dos sons… oq me causa enjoo quase sempre :(
    estudo sobre a sinestesia des d quando descobri q eu era sinestesico…
    para conseguir conviver bem com a sinestesia eu nao tento bloquea-la como sei d pessoas… deixo q a sinestesia flua como c eu dependec dela sempre… e assim aprendo cada vez mais oq é siestesia…

    abraço a todos…

    Thumb up 6
  24. Putz
    Eu vejo as cores nas musiicas
    agoorah mesmo eu tava ouvindo uma
    era vermelho com amarelo

    Thumb up 3
  25. Tenho um tipo de sinestesia q acho q não deve ser comum, sinto cheiro e vejo cores dos sentimentos nas pessoas , parece q sei o q o sentimento q a pessoa esta passando , raiva, paixão, medo…

    Thumb up 4
  26. eu acho que sou sinestesico por que eu vejo personalidade em numeros e sinto gosto nos cheiros eu associo o rosto das pessoas com personalidades e sempre sei mais ou menos como uma pessoa é só de ve-la e quando eu estou na rua ouvindo tal musica e passo por akele lugar de novo eu consigo lembrar exatamente a parte da musica que estava ouvindo quando estava naquele lugar e fico feliz de saver que sou sinestesico e eu tbm não consigo sentir cheiros quando estou ouvindo muito barulho e é isso se alguem achar q isso é algo alem de sinestesia me respondam o meu e-mail é fetwix@hotmail.com obrigado!!!

    Thumb up 4
  27. sempre associei datas como tendo lugar no “espaço”, e nao sabia que isso era sinestesia
    legal saber que é mais comum do que eu pensava :D

    Thumb up 3
  28. Olha, achava que isso era normal…
    Uma vez tive uma dor de garganta muito forte, e durante o periodo da doença ouvi algumas musicas, que até hoje quando ouço, varias sensaçoes, como o calor no corpo, voltam!
    Parece que estou doente naquele momento.

    Relaciono musica a cheiro, gosto.
    Paisagens, pessoas, etc…

    Um exemplo: quando lembro de alguns momentos, em determinadas estaçoes do ano, cheiro e gostos veem a boca. Mas nao sabia que nem todos sentiam isso…

    Muito interessante.

    E parabéns, o site está cada dia mehor.

    Thumb up 4
  29. Meu namorado quando pensa em mim diz pra mim que sente meu perfume no ar (mesmo quando estou a quilômetros de distância dele) e ele sente cheiro de algumas outras coisas sem a presença das tais coisas também, só de pensar nas tais coisas, isso é o que ele me conta. Será que pode ser sinestesia? Ele parece ter umas características especiais, tem uma memória infalível.

    Thumb up 2
  30. ée!!! eu tambem tenho esse negocio de olfato/paladar!
    mas… o mais estranho é… que eu consigo sentir o sabor das coisas só de vê-las.

    por exemplo: uma mesa de madeira, um urso de pelúcia… até essa tela de computador!
    eu nunca lambi, mas sei o gosto que teria.

    mas se alguém me perguntar: qual é o gosto desse quadro?? eu não sei responder! acho que responderia… de quadro, ora!
    mas certamente tem um gosto. e dá muita vontade de lamber pra comprovar! (mas caro que não o faço, né…)

    PS: Yuichi!!! você é um sortudo! sou musicista desde os 10 anos e faria DE TUDO para ver as cores dos acordes! que sonho! meus parabéns!

    bom… visão/paladar… afinal, sou sinestésica??

    Thumb up 1
  31. Não sei direito…mas acho que o olfato e o paladar são ligados diretamente…Acho que é normal sentir o cheiro e logo vir o gosto na boca…até de coisas que vc nunca experimenta…não sei…criei uma teoria de que o “cheiro” é pq tem particulas de certa coisa no ar e com isso elas podem entrar em contato com sua lingua tb e vc sente o gosto…e essa associaçào tb eh fácil…não acho que seja algo muito raro…acho que até seja bem comum…mas de resto…nunca tinha ouvido falar :S

    Thumb up 0
    • Também achava que era comum, já que o cérebro associa a memória, mas sinto o gosto de alimentos que nunca comi só pelo cheiro deles. Pode ser porque algumas segundo o Wikipédia “As papilas estão gustativas presentes principalmente na língua e também em algumas partes do nariz…”. O problema é que se você comenta isso com alguém, que você não gostou do gosto pelo cheiro, ou o contrário, as pessoas acham que é viagem sua.
      Gostaria de saber se dá para aprender uma sinestesia diferente, ou estimular o cérebro para isso, pois muitas citadas acima são bem interessantes. É possível?

      Thumb up 1
  32. Não sei se isso é sinestesia mais se alguem falar ou eu ler limão eu as vezes sinto o gosto e cheiro do limão e sempre lembro do verde… é assim com outras coisas tbm … isso é sinestesia?

    Thumb up 2
  33. Tbm sou sinestesico…..

    Consigo sentir o sabor (sabor) de todas (numeros) mulheres maravilhosas quando estao vestidas em roupas intima de todas as cores (cores) e ate imagino uma paisagem maravilhosa (ver paisagens) quando quando penso em todos os fatores juntos (varias mulheres maravilhosas vestidas em roupas intimas de todas as cores)…. So a parte do som que naum funciona bem pra mim ja que esse eh normalmente o som da minha mulher me acordando a base de porrada !

    PS: Se humor tiver algo a ver com ser sinestesico ai sim tiro 10 !

    PS2: Muito bom o site, estou sempre lendo os artigos e recomendo !

    Thumb up 0
  34. Sou sinestésico, associo músicas a pessoas, e consiguo sentir sabor nas palavras.

    Thumb up 2
  35. Hauhauhauhau é mesmo, um pessoal aí viaja… Mas fazer o quê, eu pelo menos não vejo a cor das palavras na internet pra saber quem é o caozeiro da hora.
    Mas sinestesia com cores associadas a acordes eu tenho(eu sou japa, músico e tenho audição absoluta também, e quem acha que eu to me gabando, bom, ache o que quiser, não me importo sinceramente). Pra mim:

    Ré menor: Preto/Dourado e cores que lembram noite(dependendo se tiver 7ª, 9ª etc..)
    Ré maior: Amarelo claro e tons que lembram o dia, praia sei lá
    Fá M7: Rosa e Branco
    Mi bemol menor: Tons de azul muito escuro
    Mi menor: Tons de azul escuro, lembrando madrugada e variantes(7ª, etc..) os mesmos tons mas com toque de roxo
    Mi maior: Tons de azul claro
    Sol Menor: Verde escuro e variantes tendendo a verde acinzentado
    Sol maior: Verde claro
    Sol 7(dominante): Verde/Amarelo/Dourado
    Lá menor: Vermelho sangue, preto
    Lá maior: Vermelho claro, branco
    Fá sustenido menor: Roxo
    Dó maior: Marrom, mas raramente dá pra sentir, mais quando tem a 4ª aumentada(lídio)
    Dó menor: Preto, e um pouco de metálico.
    Dó sustenido menor: Roxo e Marrom, dependendo do contexto.
    Por fim…
    Lá sustenido: Esse som parece ter todas as cores. Por acaso, muitos dos barulhos que eu ouço por aí são afinados ou muito próximos desse tom, por exemplo: telefone(alguns são em lá tbm), todos os ar-condicionados que eu já ouvi, meu antigo ventilador de teto, minha geladeira nova(a antiga era em sol), a maioria esmagadora dos copos de cristal vazios da minha casa, mosquitos(tá, tem o efeito doppler…), cigarras, meu microondas(ele faz também um mi grave), talheres etc… Até hino brasileiro que tocava no meu colégio hauhauauhuah

    Bom escrevi pra cacete aqui, mas tá lá dizendo pra relatar suas experiências, então tá aí, se acharem interessante, vlw!

    PS: Parabéns aos autores por trazerem sempre matérias magníficas.

    Thumb up 7
  36. Eu vejo as cores, música e os cheiros, agora não tenho grandes relações
    com números. ;~

    Thumb up 0
  37. Rute, se houvesse sinestésicos com a habilidade de detectar mentira você não acha que nós já saberíamos disso. No mínimo elas merecem um emprego muito bem pago nos tribunais, para colocar as pessoas certas na cadeia.

  38. Muito legal, acho que é um dom de DEUS a vida fica mais alegre,ouvi falar que serve até como detector de mentiras, uma pssoa ao falar no teleone, pela cor das palavras da para saber se quem está do outro lado da linha gosta dela de verdade ou não. É uma pena porque conforme a pessoa vai ficando mais velha percepção vai ficando mais fraca e algumas pessoas et´e chegm a perder a prcepção. É muito lindo e um previlégio para quem tem, eu gostaria muito de ter.

    Thumb up 0
  39. Muito interessante o assunto. É engraçado que muito antes de você sonhar em ser realmente um sinestésico, pensa que todos são iguais a você. Quando estava com alguma amiga e falava: “nossa seu nome tem gosto de ‘tal coisa’ !!!” Elas sempre riam de mim…rs
    Consigo sentir o gosto dos nomes e algumas palavras; sentir o gosto de alguns cheiros também, em partes até “gostoso” em outros péssimo!!! Vou ficando por aqui…Bjs

    Thumb up 0
  40. iiiiiii…..Eu acho que eu sou sinestésico.
    Porque quando eu ouço música eu sinto umas vibrações no rítmo da música pelo meu corpo, mesmo se a música estiver baixa…entao é como se eu sentisse TATOrialmente o som.
    se eu for sinestésico, eu vou pode falar que eu tenho super poderes….
    -Mãe…!
    -Que?
    -Eu sou um Super Herói e vou salvar o mundo!

    Thumb up 1
  41. Sou sinestésico. Posso ver cores em sons, sons em cores. Associo pessoas a números e posso até “sentir” sabor em certas cores ou texturas somente com o contato da mão. Por muito tempo pensei que todas as pessoas eram assim.

    Thumb up 1

Trackbacks/Pingbacks

  1. FUNDACIÓN TECNOLOGÍA SOCIAL (F_T_S) FTS - [...] Imágenes: Rincón de la Psicología, Hypescience [...]
  2. Sinestesia, saborear triángulos escuchar colores - [...] Rincón de la Psicología, Hypescience Articulos Relacionados :RIM: Jim Balsillie y Mike Lazaridis renuncian... La sucesión en RIM ha …
  3. Sinestesia, saborear triángulos escuchar colores | Jobbr es - [...] Imágenes: Rincón de la Psicología, Hypescience [...]
  4. Sinestesia, saborear triángulos escuchar colores | Tecnomize.net ! – Programacion , Telefonia , Informatica en General y Mucho Mas - [...] Imágenes: Rincón de la Psicología, Hypescience [...]
  5. Sinestesia, saborear triángulos escuchar colores - La Isla Buscada - [...] Imágenes: Rincón de la Psicología, Hypescience [...]
  6. Sinestesia, saborear triángulos escuchar colores | | iGeekiGeek - [...] Imágenes: Rincón de la Psicología, Hypescience [...]

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maquina-holografica-t
Um dispositivo holográfico com comandos Minority Report

Esse é o vídeo do Go...

Fechar