Extraordinárias habilidades humanas: Sinestesia

Publicado em 6.07.2008

Sinestesia

Imagine associar constantemente números ou letras com certas cores, ou ouvir uma palavra específica que te leva a sentir uma sensação de sabor específico na sua língua ou vice-versa.

Estas é uma formas da uma condição neurológica chamada de sinestesia. Sinestesia é quando um estímulo de um caminho neurológico cognitivo ou sensorial leva a uma resposta em outra via cognitiva ou sensorial. A sinestesia costuma ter causa genética.

Outras formas de sinestesia incluem:

  • A sua forma mais comum se manifesta transformando grafemas (letras, números e outros símbolos) em cores;
  • Outros podem sentir uma sinestesia de seqüência especial, como datas tendo locais específicos no espaço;
  • Personificação ordinal lingüística faz com que números possuam “personalidades”;
  • Ou sinestesia de som para cor, em que acordes são percebidos como cores. Alguns sinestésicos manifestam que podem sentir a música com as mãos e podem explicar verbalmente a cor de um acorde, por exemplo.

Você é sinestésico? Compartilhe sua visão…

Apesar de a sinestesia ser uma condição neurológica não deve ser considerada uma doença, pois não costuma interferir na habilidade funcional das pessoas. A maioria dos sinestésicos sequer sabe que suas experiências levam a mais respostas sensoriais do que em outras.

Aqueles que são sinestésicos raramente consideram a condição como tendo um impacto negativo em suas vidas.

Estudos mostrando o percentual de sinestésicos no mundo variam muito, alguns dizem que uma a cada vinte pessoas possuem a condição outros dizem que é uma a cada 20 mil. Estudos entre 2005 e 2006, usando amostras aleatórias da população, sugeriram que uma a cada 23 pessoas são sinestésicas.

Daniel Tammet é um sinestésico incomum pois além de ver números com formas, consegue usar sua sinestesia para fazer incríveis cálculos mentais. Cada número até 10 mil tem, em sua mente, um formato específico. Ele pode sentir os números e vê-los com cores e formas. Ele enxerga números maiores como se fossem paisagens.

Os cálculos que ele faz não são conscientes, ele diz que as respostas surgem para ele espontaneamente através das imagens mentais dos números que aparecem em sua mente. Ele pratica matemática, mas nem sequer “sabe” disso.

Ele participou de diversos experimentos científicos para provar suas habilidades. Em um deles os cientistas o conectaram a uma máquina similar ao detetor de mentiras e exibiram o número pi com milhares de casas decinais para ele. Alguns dígitos haviam sido deliberadamente adulterados pelos cientistas. Daniel mostrou severas reações nervosas a estas alterações. Consternado ele disse “Eu estava vendo uma linda paisagem, [o número pi], e repentinamente uma montanha que costumava estar ali não estava mais. Como pode fazer isso com algo tão lindo?”. Saiba mais sobre Daniel neste artigo do TecnoCientista. [Fontes: 1 2]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. Eu acho que com sinestesia é a melhor forma de gravar informações. Vou tentar ao máximo desenvolve-la em mim e tentar interligar tudo à tudo, vamos ver se me leva à loucura ou à uma maior consciência.

    Thumb up 1
  2. eu sinto os sons. dependendo o som, eu sinto algo no cangote, outros sons, sinto nas costas, outros na barriga, outros no pé, outros nos dedos da mão.. é horrivel!! eu acabo me contorcendo e evitando as pessoas pra nao sentir essas coisas..me tiram a paz.

    Thumb up 1
  3. tenho sinestesia..mas nunca vi ngm como eu..quando sinto dor..enchergo a cor..ja procurei..mas n encontro ooutros.. adoro meu dom

    Thumb up 3
  4. Ninguem sente coisa ruim, só boa, por exemplo; eu sinto enjoo quando vejo tubos de ferros retorcidos, me vem na cabeça veias, nervos e ossos dentro do corpo humano.
    Quando vejo um buraco em madeiras apodrecidadas fico com enjoo, pois me parecem feridas abertas. Será sinestesia?

    Thumb up 1
  5. Eu sinto gosto de lugares, os piores gostos que já senti foram das estações de metrô Luz e São Bento, em São Paulo. O sabor é terrível.
    Será que isso é ser sinestésico?

    Thumb up 1
  6. Eu quando era pequena, tambem ficava falando com a minha irmã sobre cores dos nomes. Consigo ver cores para os npumeros, palavras, músicas, e quando escuto uma musica, é como se muitas linhas surgissem na minha mente e se juntassem um movimento, se enroscando ou passando por cima, pela frente, pelos lados de uma barra que eu conheço a textura e vejo o brilho. Essa barra tem a cor da música. Os sentimentos pra mim, tem cores. Nunca achei isso muito estranho, só incomum, até que fui tentar explicar para a minha amiga a paixãozinha súbita que ela estava sentindo por um amigo. Falei de coisas sobre líquidos de cores estranhas e vibrantes derramados no coração, esponjas, e sobre cores dos sentimentos. Ela ficava me olhando como se fosse louca. Contei para essa e outra amiga que eu sei prever o futuro de um modo não muito concreto, mas é sobre imaginar o momento e as possibilidades e elas de repente, poderem se tornar reais ou não, sendo aradas por uma faixa preta. Expliquei como imagino meu tempo disponivel em barras e todo o tempo corrido. Elas me chama de louca sempre, mas eu não acho que eu seja. Talvez, mas não por ser sinestésica haha.

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maquina-holografica-t
Um dispositivo holográfico com comandos Minority Report

Esse é o vídeo do Go...

Fechar