Faça seu próprio tornado de fogo

Quem já viu um quintal de pradaria nativa queimar, sabe que às vezes esse fogo gira em colunas de chamas que duram alguns segundos e podem atingir de 9 a 12 metros no ar. Mas isso não é nada comparado ao que aéreas ainda maiores podem criar: tornados de fogo.

Tornados são como “drenos ao contrário”. Em drenos, a água que desce na pia gira conforme a força centrífuga interage com a gravidade. Da mesma forma, quando uma coluna de ar quente sobe através de ar mais frio, pode formar um vórtice.

Se esse ar ascendente contém fogo, um turbilhão de chamas ou, em casos extremos, um tornado de fogo pode se formar e chegar a uma altura de cerca de 1,5 quilômetros, com chamas girando mais rápido do que 322 km/h.

Felizmente, esses fenômeno é bastante raro. Só existe um único tornado de fogo conclusivamente documentado (imagem abaixo), que ocorreu em 2003, após incêndios eclodirem perto de Canberra, na Austrália. Mesmo assim, os cientistas não puderam confirmar o que acabou com mais de 500 casas até que reanalisaram as fotos dos danos em 2012.

australia

Dito isso, há um vídeo que mostra o que parece ser um tornado de fogo aqui no Brasil, no município de Araçatuba, em São Paulo. O fenômeno pode ter sido causado por ventos fortes e secos que provocaram incêndios naturais na região na época. Na natureza, esses tornados duram geralmente apenas cerca de dois minutos.

Como criar seu próprio tornado de fogo

Existem algumas maneiras de recriar esses perigosos redemoinhos.

Uma delas se utiliza de ventiladores USB e gás propano. É preciso ligar os ventiladores em torno de uma fritadeira, e inserir seu queimador de propano na brisa (ver vídeo). Isso não resulta em uma cópia exata do fenômeno natural, já que correntes ascendentes são o que dá energia ao vórtice em um verdadeiro tornado de fogo, mas ainda tem uma aparência incrível, conforme as chamas se comprimem em um redemoinho de cerca de 60 centímetros de altura. Ventiladores maiores ao redor de uma fogueira podem criar tornados artificiais ainda maiores.

Abaixo, você pode conferir outro vídeo que mostra como fazer um tornado de fogo, embora de uma maneira um pouco mais complicada, já que envolve a criação de uma plataforma giratória.

AVISO: quem brinca com fogo pode se queimar. Se quiser repetir o experimento, tome muito cuidado. [POPSCI, G1]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Faça seu próprio tornado de fogo”

Deixe uma resposta