Faz mal engolir chiclete?

Publicado em 21.08.2012

A ideia de que um chiclete pode ficar preso no estômago e demorar anos para ser digerido certamente levou muitas crianças (e pais) ao desespero. Será que havia motivo para alarde?

Felizmente, não.

Para começo de conversa, nenhum alimento ficaria tanto tempo no corpo “a menos que fosse muito grande, a ponto de não poder sair do estômago ou de ficar preso no intestino”, explica o gastroenterologista Rodger Liddle, da Escola de Medicina da Universidade de Duke (EUA). Algo pequeno como uma goma de mascar passa pelo sistema digestivo sem grande dificuldade.

Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, o doce não é impossível de ser digerido, já que o corpo é capaz de processar alguns dos seus componentes (como os adoçantes e derivados de óleo) e quebrar em partes pequenas o polímero que serve de base para a goma.

Contudo, isso não significa que engolir um monte de chicletes é uma boa ideia: há muitos casos de crianças que tiveram de passar por cirurgias para remover “bolos” de chiclete que se acumularam no trato digestivo, ocupando espaço e causando constipação – é claro que, se fossem um ou dois chicletes, não chegaria a esse ponto. Pais e filhos que lerem esta matéria poderão dormir mais tranquilos a partir de hoje.[Life's Little Mysteries]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Sempre engoli chicletes passando o maior medo de ferrar o meu estômago e passar mal quando era criança!!! kkk

    Thumb up 8

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!