Risco de anorexia nervosa pode estar ligado a estações do ano

Por , em 30.06.2011

A anorexia nervosa pode ter causas ligadas a estação do ano em que a vítima do distúrbio nasceu. Segundo estudo publicado por cientistas ingleses, bebês que nasceram na primavera tem levemente mais chances de desenvolver a doença, e os nascidos no outono têm os menores riscos.

Além disso, os cientistas responsáveis pela pesquisa sugerem que a temperatura, a exposição ao sol, nível de vitamina D, infecções ou a dieta da mãe também teriam forte influência.\Outros pesquisadores, contudo, dizem que o efeito é muito baixo e que a anorexia nervosa pode ter muitas causas.

O estudo atual analisou dados de pesquisas anteriores com 1.293 pessoas com anorexia. Os pesquisadores verificaram que havia “um excesso de nascidos entre março e junho que sofriam de anorexia nervosa” – na verdade, a cada sete casos esperados, haviam oito. O número de casos sempre ultrapassava a expectativa. Já nos meses entre setembro e outubro, a frequência era menor.

“Estudos anteriores mostraram que distúrbios mentais, como a esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão profunda, são mais comuns entre pessoas que nasceram na primavera, então essa relação com a anorexia não é uma grande surpresa”, disse um dos autores, Lahiru Handunnetthi. “Entretanto, nosso estudo só oferece evidências de uma associação. Agora, precisamos de mais pesquisa para identificar quais fatores colocam a população em risco”, disse.

“Anorexia é um problema multifacetado, complexo e multivariado”, disse a pesquisadora da Terence Dovey. Segundo ela, o estudo mostra apenas um aspecto da condução. “Será que deveríamos concentrar os estudos naqueles nascidos no inverno? Não, nós não deveríamos. Isto pode deixar uma margem muito grande de erro e a diferença potencial entre os nascidos em cada estação é muito pequena”, disse ela. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Campos:

    O nascimento de pessoas deveria ser controlado por um orgão do governo ou particular especializado no assunto. O nascimento indiscriminado só traz prejuísos. Estes orgãos controlariam a população e seriam responsáveis pelos seus atos. Uma população saldável e instruida eleva a qualidade de vida de um país.

Deixe seu comentário!