Física explica como é possível criar “formas misteriosas” em campos de agricultura

Publicado em 1.08.2011

Segundo um novo estudo, os padrões aparentemente perfeitos que aparecem misteriosamente em campos de agricultura podem ser o resultado da física aplicada por humanos (OVNIs e forças sobrenaturais não são uma opção).

O pesquisador Richard Taylor analisou os círculos e sugeriu que lasers, micro-ondas e sistemas de posicionamento global (GPS) desempenham um papel na façanha.

Tais círculos apareceram pela primeira vez na década de 1970. Porém, foi só em 1991 que dois homens se apresentaram dizendo que haviam criado os padrões como uma brincadeira (sugerindo OVNIs), embora eles não assumissem que fizeram todos os círculos.

Mesmo assim, essa ação iniciou o fenômeno das “culturas-círculos” que, ao longo do tempo, se tornaram mais complexas. Hoje, as colheitas caracterizam até 2.000 formas diferentes.

Um pesquisador relatou que tinha encontrado um dos teoremas mais belos e elegantes da matemática – Identidade de Euler – em um padrão vasto de círculos em um campo da Inglaterra. Um grande artista deve ter criado o padrão, mas como exatamente isso foi possível permanece uma questão em aberto.

Agora, Taylor sugere que micro-ondas poderiam ser usados para fazer as culturas “caírem” e se estabelecerem na posição horizontal – uma técnica que poderia explicar a rapidez e a eficiência dos artistas e os incríveis detalhes que algumas culturas apresentam.

Outra equipe de pesquisadores também afirma ser capaz de reproduzir os danos infligidos a culturas usando um magnetrão, uma válvula bastante disponível a partir de fornos de micro-ondas, e uma bateria de 120 volts.

“Os artistas não vão contar facilmente os seus segredos”, Taylor acredita. “Muitos vão continuar a realizar seu ofício, seguro no conhecimento de que continuam o legado do movimento de arte mais orientado pela ciência da história”, finaliza.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

66 Comentários

  1. agora poderia até se usar o ultrassom….mas será que na década de 70 já era possível? E os círculos mais bonitos apareceram naquela época.

    Thumb up 0
  2. ah tá! eles iram gastar algumas centenas de dólares pra montar todo o equipamento pra fazer círculos em plantações a troco de que??? isso por acaso tem algum retorno financeiro, pra compensar o custo??

    Thumb up 2
  3. desculpa lá a minha igorancia mas como é que tu sabes que nao existe pegadas nao ouve barulho e só demoraram 5 minutos?

    Thumb up 2
  4. Boas, utilizando cordas com nós ou um bocado de tecido na zona do nó pra ser mais legivel é possivel desenhar estas formas num campo de trigo.. falta só paciencia o resto é conversa.

    Thumb up 0
  5. simples, vá fazer. E faça em países diferentes. Faça com a mesma precisão, grau de complexidade e sem deixar pegadas. Sem fazer barulho. Sem demorar mais de 5 minutos. Façam e me digam. Se algum humano o fizer (e com esta constância ainda) eu acreditarei que foi o homem que fez. Pois sim…

    Thumb up 7
  6. Pelo amor de deus né pessoal, se vocês fossem pra um planeta com formas de vida evoluídas que poderiam ser hostis, e vcs nem conhecessem a flora do planeta, iriam ficar desenhando nas plantas? ¬¬
    Isso é obra de seres humanos…

    Thumb up 4
  7. Afffe Essas informações devem ser de narrações orais, de rumores e boatos… Esses caras devem passar dias fazendo isso nas plantações com o consentimento dos fazendeiros, ou eles fazem em sua próprias plantações, mas ai vem alguns paranoicos, ou ate eles mesmos querendo um pouco de fama e dá nisso ai…
    –’

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
apple
Apple tem mais dinheiro que o governo dos EUA

O governo dos EUA an...

Fechar