Foto espacial – como a Terra e a Lua são vistas de Mercúrio?

Você já imaginou como um ET pode avistar nosso planeta? Bom, por enquanto achamos que não há vida em Mercúrio, mas se algum dia descobrirmos que é possível existir aliens que sobrevivam àquele tipo de calor, confira como eles veriam a Terra e a Lua.

Essa foto foi tirada pela sonda espacial MESSENGER , que capturou essa foto durante a aproximação mais rente da Terra com o Sol, cerca de três meses atrás. A sonda não estava exatamente em Mercúrio, mas em uma localização similar – então a vista do nosso planeta seria bem parecida.

A MESSENGER deverá entrar na órbita do planeta mais próximo ao Sol em Março de 2011.

Caso você não tenha deduzido, a Terra e a Lua são os dois pontos brilhantes mais para a esquerda da foto. Vistas de Mercúrio, elas sempre se parecerão essas duas esferas refletindo a luz do Sol – sem nenhuma fase crescente ou decrescente já que, na perspectiva de Mercúrio, nenhum astro faz sombra nelas. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

36 respostas para “Foto espacial – como a Terra e a Lua são vistas de Mercúrio?”

1. Me perdoe amigo, mas esta foto contem um erro muito sério. Está provado que o tamanho da Terra em relação à lua é superior a 40 vezes. Nestas proporções,(foto vista de mercúrio) a terra é maior apenas 6 vezes. Alguma coisa está errada.
    Lucian

• É que o brilho confunde tudo, já que a Lua tem capacidade de refletir mais luz que a Terra, já que a Lua reflete cerca de 18% da luz do Sol, e a Terra, cerca de 3%.

• Olha, Lucian, o engano é seu:A Terra,é, realmente, 81 vezes MAIOR que a Lua, em MASSA.Entretanto, em DIÂMETRO, o terrestre mede aproximadamente 12 700 km, enquanto que o DIÂMETRO lunar, mede cerca de 3 470 km.Assim, o diâmetro lunar, equivale a UM QUARTO do diâmetro da Terra, o que essa fotografia mostra, é a realidade, sem erro algum.Veja que o círculo maior, a Terra,aparece , quatro vezes maior que o outro, a Lua.

• Bem menos, segundo estimativas existem 5 sextilhões de estrelas no universo.

• Um recado para o Richard: meu caro, se você acredita que um simples dicionário, ou um relógio não surgiram por acaso em suas fábricas, mas que alguém precisou organizar tudo, quanto mais a vida e o universo. A vida é muito, muito, muito mais complexa do que um simples reloginho, dicionário… PUXA, FICAMOS ESPANTADOS, BOQUIABERTOS E SEM FÔLEGO DIANTE DA VASTIDÃO DO UNIVERSO, DO MILAGRE DA VIDA…Com dizer então que tudo isso decidiu criar-se por si mesmo. Gostaria de encontrar um dicionário, um relógio, um carro que se criaram a si mesmos, onde???????? Um abraço

• So pra descontrair, Ok, então quem criou o criador? E chato esse tipo de pergunta neh? Parafraseando o Douglas Adams “Não basta admirar um jardim pelo que ele é? Será mesmo necessário imaginar se há fadas nele?” até

2. Dar pra ver quase todos os planetas do nosso sistema solar todo mundo devem saber que o nosso planeta gira em torno do sol,então com isso o nosso planeta muda de posição, com isso da pra ver os planetas, nós identificamos como uns dos + brilhantes do nosso céus, exemplo aonde eu moro quando o sol se põe a estrela dalva,estrala do pastor como se identificamos o planeta vênus aparece a + brilhante no céus. obrigado

3. A Terra é só mais um despresível ponto no Universo. Um Astro errante que orbita uma estrela de médio porte nos grandes braços de uma Galáxia Espiral, com, por volta de 100.000 anos-luz de diâmetro. A questão é: Estamos sós nesse imenso vazio ?

4. Impressionante mesmo, mas a lua é um astro correto? então no movimento que ela faz em torno da terra, é lógico que ela vai “sumir” na sombra da terra, e por sua vez a lua passa a frente da terra, o que seria muito bacana de “ser ver”… 🙂

Muito bom mesmo, e é verdade, como parecemos insignificantes…

5. São cinco os planetas que podem ser vistos daqui da Terra, à noite (não em todas as noites, depende de alguns fatores, mas na maioria das vezes): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

6. Joseph, Pablo, e Bruno:
    Júpiter pode ser visto sim daqui da Terra. É uma ‘estrela’ grande no oeste, pode ser visto assim q o sol se põe.
    Além do planeta Júpiter, Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno tbm podem ser vistos a olho nu. Alguns em épocas diferentes do ano.
    A diferença entre o brilho de uma estrela e o brilho de um planeta, é q as estrelas cintilam, piscam; enquanto q os planetas tem luz firme.