Foto espacial: o Olho de Gato

Por , em 11.05.2010

aqui e aqui), uma das mais conhecidas nebulosas do espaço. Sua simetria é incrível, principalmente no meio da nebulosa. As cores são, infelizmente, falsas – parte de um processo feito para revelar as regiões gasosas da nebulosa.

O Nordic Optical Telescope, nas Ilhas Canárias, foi o responsável pela foto. Nebulosas, como essa, são conhecidas por serem a fase final da vida de estrelas como o sol.

Alguns cientistas estimam que essa fase pode durar 10 mil anos, outros acham que pode chegar a 50 mil ou a 90 mil anos. De qualquer forma, nem eu nem você veremos o fim da Olho de Gato. [Nasa]

• Radeir:

Belíssima a NGC 6543 ou Nebulosa do Olho de gato é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão. Estruturalmente é uma das nebulosas mais complexas conhecidas

A NGC 6543 é uma nebulosa de grande complexidade estrutural. Os mecanismos capazes de moldar todas suas formas não são compreendidos com clareza. A porção mais brilhante interior é causada pela interação do vento estelar com o material expulso durante a formação da nebulosa

Cinemática e morfologia da nebulosa

Dado que a estrela central apresenta sinais de poder ser um sistema binário, a interação entre ambas estrelas contribui também para moldar as estruturas interiores da nebulosa. Neste caso poderia existir um disco de acreção com material fluindo de uma estrela à outra e com fenômenos de ejeção pelas regiões polares da estrela que está acrescentando material. Estes jorros de ejeção estariam submetidos a movimentos de precessão que poderia contribuir para formar as estruturas em forma de filamento presentes na nebulosa.

Além da nebulosa interior o halo exterior envolve o sistema numa série de anéis concéntricos formados em etapas planetária, quando a estrela interior estava no ramo asintótica das gigantes vermelhas do diagrama de Hertzsprung-Russell.

Os anéis estão uniformemente distribuídos como pétalas ,num único mecanismo responsável de sua formação a intervalos regulares. Mais longe ainda um halo de material mais ténue se estende a largas distâncias da estrela.

– Essa imagem da Olho de Gato,como se estivesse numa bandeja de ouro velho,eu ainda não tinha visto.

Minha coleção da Olhos de Gato é um tesouro de variações coloridas. Tem a idêntica a uma flor vermelha,outra ,verde rendada é maravilhosa e está como símbolo do Portal do Astrônomo, um site de Portugal,excelente ,onde tem “Imagem do Dia” de mais de cinco anos.Imagina, 5 x 365 imagens belíssimas,com descrições relacionadas.Um tesouro imperdível.

• ThiagoSperandio:

“drop in aircraft”

Rapaz… não entra nessa discussão… o assunto é muito profundo, mesmo pra filósofos e cientistas de carteirinha… e o pior, se não existe lógica para Deus existir, ainda não existe lógica em outras hipóteses (ditas teorias), e isso quebra qualquer um, né?!

“Genivaldo”

Parecestes ser “yehudim”. Tu és (pois pois)?

Lembrem-se sempre dessa máxima da lógica matemática: “de um argumento falso, pode-se provar qualquer coisa, e esta passa a ser verdade”. O problema está no argumento ser falso.

Então, não vamos dizer que uma coisa é mentira, se não se pode provar sua opinião.

Um abraço!

• drop in aircraft:

genivaldo meu amigo deus não existe -.-‘ , não existe logica pra ele existir

• ThiagoSperandio:

Chuck Norris só deu um cuspão pra cima… e olha o que ele fez!!! xD

O que mim admira é ver a vida no cosmo, com os irmãos dos inúmeros cosmos que se alegrão na presença do seu Criador e o Eterno ainda trabalha nele. Um ponto pequeno da distancia imensuravel da casa do Pai, deu-nos um lar a TERRA e seus habitantes do mal juntamente com o Pai do MAL o Hasatã e seus seguidores, tentam destrui-la e os habitantes dos homens de bem da Luz. Pois sabe o MAL que terá de devolver a Terra ao seu dono o Eterno que dará por um tempo ao filho YESHUA , que depois de deixar tudo em ordem entre os humanos, então passará para posse do PAI o Eterno D´us Adonai. Espero contar com todos voces. Amém.

• iglaenne:

Essa imagem é magnifica!

• Edilson Nascimento Belém-Pa:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Essa foi boa do Chuck Norris, com certeza foi ele mesmo.. quem a explodiu. Sendo que ele atingiu o infinito duas vezes e retornou…
    kkkkkk.

• cat:

PERFEITA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O UNIVERSO É SURPREENDENTE!!!

• Renato Bueno:

As cores não são falsas, elas apenas foram enquadradas no espectro visivel ao olho humano…

Não é um problema com as cores, é um problema com os seus olhos, afinal… só vemos 10 milhões de cores, ou seja, somos quase cegos.

• Fernando Sávio:

Só o chuck norris vai ver o fim da nebulosa..
    até acho que foi ele que deu fim nela…
    hahahahha