A maravilhosa nebulosa Olho de Gato

Publicado em 4.08.2008

nebulosa olho de gato

A imagem composta acima combina as últimas observações do Telescópio Espacial Hubble com novos dados captados em raios X do Observatório orbital Chandra e revela emissões surpreendentemente intensas, indicando gás superaquecido.

A NGC 6543 é uma nebulosa planetária com padrões que deram o seu nome popular: Olho de Gato. Em 1995 o Hubble fez a primeira imagem de suas curvas brilhantes em cores falsas que, envolvem uma estrela como o nosso Sol que está morrendo, a aproximadamente 3 mil anos-luz daqui.

As emissões de raios X aparecem em azul e roxo. A estrela central da nebulosa está imersa em nuvens de gás emissoras de raios X, de milhões de graus Celsius de temperatura. Outros bolsões de gás quente emissor de raios X parecem estar rodeados de gás mais frio que emite ondas em luz visível, uma clara indicação de que a nebulosa está se expandindo para modelar os filamentos e estruturas da nebulosa.

Observando a Olho de Gato os astrônomos conseguem ver o destino sombrio de nosso próprio Sol, que entrará em sua própria fase evolutiva de nebulosa planetária em cerca de 5 bilhões de anos.

Baixe esta imagem nas resoluções:

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”. [Astronomy Picture of the Day]

Autor: Cezar Ribas

1. >A nebulosa NGC 6543 sensurada pelos governos assim como muitas existentes, não e natural e sim artificial colocada ali a mais de 20 mil anos por alguem fora da galaxia para simplesmente vigiar a terra, sendo que a mesma esta direcionada para nós, nota-se que a tarja preta em cima dela não mostra as bordas onde se ve claramente que por tras existe um imenso Farol c/probalidade de 99% de ser artificial e não natural, se alguem me provar o contrario que coloque as cartas na mesa.Va..

• Em primeiro lugar, quem cria um “argumento” é quem deve PROVAR a veracidade desse “argumento”. E assim como vc a grande maioria dos conspiracionistas só falam bobagens e nunca provam alguma coisa do que dizem.

Por que uma civilização extraterrestre iria fazer uma “base para vigiar a Terra” localizada há 3000 anos-luz do nosso planeta?! Sendo assim, eles iriam demorar 3000 anos só para conseguir observar a civilização terrestre atual(tempo que a luz refletida na Terra demora para chegar até a nebulosa NGC 6543).

2. Heitor Fernando,

A ciência é dividida em N ramos, cada um com suas prioridades, enquanto alguns descobrem nebulosas, outros catalogam espécies, num exemplo.

3. VOCES podem perceber que ultimamente os cientistas estão preocupados em conhecer outros planetas para que possamos colonizar no futuro e nem conhecem o planeta que vivemos?

menor-cobra-do-mundo-grande