Essa imagem da nebulosa NGC 7822 pode ser o melhor plano de fundo que você já teve

Por , em 10.12.2014

Diariamente, no site Astronomy Picture of the Day, a NASA divulga imagens que nos deixam de queixo caído. Eu, particularmente, tenho uma pasta no computador cheia delas, prontinhas para entrarem em ação quando quero colocar um plano de fundo bonito no desktop.

Hoje, selecionamos uma das postagens do início deste mês como a nossa favorita da vez. A fotografia retrata a nebulosa NGC 7822, descoberta em 1829 pelo astrônomo John Herschel. O complexo formador de estrelas fica na borda de uma nuvem molecular gigante na direção da constelação de Cepheus, uma região que fica a cerca de 3 mil anos-luz de distância.

Dentro da nebulosa, arestas vívidas e esculturas de poeira complexas dominam o retrato detalhado feito em luz infravermelha pelo satélite da NASA “Wide Field Infrared Survey Explorer” (WISE). A emissão atômica do gás deste aglomerado é alimentada por radiação energética das estrelas quentes, cuja luz e ventos poderosos também esculpem e corroem as formas dos pilares mais densos.

Segundo os cientistas Robert Nemiroff e Jerry Bonnell, estrelas ainda podem estar se formando dentro dos pilares por colapso gravitacional, mas, à medida que os pilares são erodidos, quaisquer estrelas que tenham se formado acabam perdendo seu reservatório de material estelar.

Esse campo se estende por cerca de 40 anos-luz de distância da NGC 7822.

Para fazer download em alta resolução da imagem, clique aqui. [APOD]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

1 comentário

  • Julean Lasota:

    Nossa que Coincidência, minha área de trabalho tem essa foto!! Baixei-la nesse mesmo site!! Yeahhh gostos semelhantes!! 😉

Deixe seu comentário!