Fotos impressionantes revelam o belo e bizarro mundo oculto da biologia

Publicado em 25.06.2012

Cérebro humano vivo: Foto feita durante uma cirurgia ganhou na categoria de fotografia biomédica

O mundo microscópico exerce um certo fascínio sobre nós justamente porque não podemos conferi-lo a olho nu. Mas nesse mundo existem peculiaridades tão belas e intrigantes que, quando reveladas em uma fotografia, tiram o nosso fôlego.

É o caso das imagens abaixo, participantes do concurso Wellcome Image Award desse ano, reveladas em 20 de junho e escolhidas por um painel de juízes que selecionaram as fotos mais informativas, impressionantes e tecnicamente excelentes entre as recentes aquisições do seu banco de dados.

A promotora do evento, Wellcome Images, é a maior fonte mundial de imagens de medicina e sua história, desde a civilização antiga até a saúde contemporânea e a ciência biomédica. Mais de 180.000 imagens, que vão desde manuscritos, livros raros, arquivos, raios-X, fotografias clínicas e microscopia eletrônica de varredura estão disponíveis em seu site.

“O Wellcome Image Award é único porque os vencedores são escolhidos tanto pelo seu mérito científico e técnico, quanto por seu apelo estético. [O concurso] oferece às pessoas uma chance de se aproximar à ciência e à pesquisa e vê-las de uma maneira diferente, como uma fonte de beleza, bem como fornecer informações importantes sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor”, comentou Catherine Draycott, chefe do Wellcome Images e membro do júri.

Confira algumas imagens premiadas esse ano:

Células cancerosas

Essa imagem mostra células cancerosas em movimento, em uma luz diferente. Os canais individuais têm 12 mícrons de largura, cerca de um décimo da largura de um único fio de cabelo humano.

Cristais de cafeína

Essa micrografia eletrônica de varredura, colorida artificialmente, mostra cristais de cafeína.

Algas


A imagem acima mostra Micrasterias, um tipo de alga verde conhecida como desmídeas. Elas geralmente habitam águas ácidas. Abaixo, temos Diatom frustule, que são organismos unicelulares e um grupo principal de algas.

Microagulhas e Loperamida


A primeira imagem mostra microagulhas, materiais que podem ser usados para fornecer vacinas e agentes terapêuticos para camadas exteriores da pele de forma segura e indolor. A segunda mostra Loperamida, uma droga usada para tratar a diarreia, que “acalma” o movimento do intestino reduzindo a velocidade com que o conteúdo passa através dele.

Insetos e vegetais


A micrografia eletrônica de varredura artificialmente colorida acima mostra uma traça. A segunda imagem, do mesmo tipo que a primeira, mostra uma folha de lavanda.

Biofilme de bactéria

Esta micrografia mostra Bacillus subtilis, uma bactéria em forma de bastonete comumente encontrada no solo. Diferentes linhagens de bactérias, que expressam diferentes proteínas fluorescentes, foram inicialmente misturadas aleatoriamente em uma placa de Petri.

Tecido conjuntivo e ovócitos


A primeira imagem mostra um tecido conjuntivo. A micrografia eletrônica de varredura exibe o tecido retirado de um joelho humano durante uma cirurgia artroscópica. Fibras individuais de colágeno foram destacadas pelo criador da fotografia usando uma variedade de cores. A segunda imagem mostra os ovócitos (células germinativas femininas) da rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis).

As imagens premiadas ficarão em exibição no Wellcome Collection em Londres (Inglaterra) até dezembro desse ano. A galeria com todos os vencedores pode ser conferida aqui.[DailyMail, WellcomeImageAward, JornalCiencia]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Uma correção: Diatom frustule não é uma espécie (como o modo com o qual foi escrita nos leva a crer), mas sim uma expressão que pode ser traduzida como “frústula de diatomácea”. A frústula é uma estrutura presente em todas as diatomáceas, constituída principalmente de Sílica. É uma carapaça endurecida que protege o corpo unicelular da alga.

    Thumb up 6
  2. Bom para lembrar que o cérebro vivo é uma “massa rosada”! A “massa cinzenta” é só depois de bem morto e desbotada no formol…

    Thumb up 7
  3. Muito bacana as fotos! Sou biólogo e vi muita coisa em microscópio optico e Micrasterias, um tipo de alga verde conhecida como desmídea era uma das coisas mais lindas que tinha visto em aula. Boia matéria essa sua!

    Thumb up 1
  4. Gostei muito da alga Diatom frustule. Parece até uma alteração de photoshop para se parecer com o símbolo de radioatividade. Só faltou ser amarela e preta.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
desonestidade desonesto
Quem é mais desonesto, o homem ou a mulher?

O resultado pode não...

Fechar