Fundamentos Científicos das Mudanças Climáticas

Publicado em 7.10.2012

Afinal as drásticas mudanças climáticas recentemente observadas em nosso planeta são realmente causadas pela ação humana?

Com o objetivo de apresentar, em linguagem acessível, respostas para estas e outras perguntas, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e a Rede CLIMA publicaram a transcrição da palestra “FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS” proferida pelo pesquisador Carlos Nobre (em coautoria com a oceanógrafa Julia Reid e a jornalista Ana Paula Soares Veiga)

No texto encontramos as seguintes interrogantes:

• Qual a principal razão da elevação da temperatura média da Terra nos últimos 150 anos – natural ou antropogênica (causada pelo homem)?

• Quais são os feedbacks positivos e negativos do gás carbônico?

• As projeções de mudanças climáticas do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) foram superestimadas?

• Quais são as consequências das mudanças climáticas e do aquecimento global para a economia e a saúde humana?

• Como devem ser analisados os erros cometidos pelo IPCC em relação às geleiras do Himalaia?

• Qual é o papel das nações em desenvolvimento e desenvolvidas em relação às mudanças climáticas?

• Para onde caminhamos?

Embasada no conhecimento mais atualizado sobre o assunto o documento foi editado em 44 páginas de papel reciclado no formato de um livreto de 15 cm x 21 cm e tem como público alvo estudantes universitários, educadores, responsáveis por políticas públicas, profissionais de comunicação e o público interessado em geral.

A distribuição é gratuita e a versão eletrônica está disponível para download no link:

http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/fundamentos_cientificos_mc_web.pdf

Cabe a cada um de nós refletirmos sobre qual é o nosso papel no presente cenário. O primeiro passo, a meu ver, é divulgar esse trabalho para o maior número de pessoas.

E você, caro leitor, tem opinião formada sobre o tema?

-o-

[Imagem: INCT-MC / INPE/ REDECLIMA ]

 

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

Autor: Mustafá Ali Kanso

é escritor, professor, engenheiro químico, empresário da mídia educacional e divulgador científico em programas culturais da TV. Leia outros artigos dele.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Repetindo um comentário meu:

    Esse negócio do aquecimento global acho que a maioria concorda que ele está ocorrendo; o que os cientistas céticos (e são bons cientistas) não acreditam é que seja provocado pelo homem e sim por causas naturais; como, por exemplo, o aumento das explosões solares.

    O que realmente agravou o problema foi a divulgação por hackers dos e-mails dos cientistas do IPCC que pareciam ter dados comprometedores com fortes evidências de manipulação dos dados.
    Depois do ‘CLIMAGATE’, muitos governos deixaram de acreditar no aquecimento global antropologicamente provocado.

    Vejam, por exemplo, os artigos aqui do próprio HYPESCIENCE para ver quanta controvérsia há sobre o assunto:

    http://hypescience.com/cientista-da-hipotese-gaia-volta-atras-em-suas-previsoes-alarmistas-sobre-o-aquecimento-global/

    http://hypescience.com/aquecimento-global-e-real-e-perigoso-mas-sua-origem-nao-e-so-o-co2/

    De qualquer forma, se isso não for usado como desculpa para o controle da população mundial e da soberania dos países, acredito que é até positivo para o mundo o incentivo do uso e desenvolvimento de tecnologias verdes e da preservação do meio ambiente.

    Realmente, como é difícil saber a verdade!

    Quem será que está certo, os pró aquecimento global ou os contra?

    Chega a ‘dar nó’ na cabeça; pois, cada um fala um coisa e ‘puxa a sardinha’ para o seu lado.

    Vejam, por exemplo, o vídeo do AL GORE sobre o aquecimento global:

    http://www.youtube.com/watch?v=vgcVxyJkehM&feature=related

    E depois a palestra de um CLIMATOLOGISTA DA USP sobre o mesmo tema:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oJTNJBZxX6E

    E tentem descobrir quem está mentindo e quem está dizendo a verdade!

    Thumb up 3
    • Vários modelos climáticos foram testados, e a única explicação para o aquecimento global atual é o CO2. O CO2 gerado pela natureza é consumido por ela mesma, mas desde que o ser humano começou a acrescentar o CO2 dos combustíveis fósseis, o nível tem aumentado consistentemente.

      Recent changes in solar outputs and the global mean surface temperature. III. Analysis of contributions to global mean air surface temperature rise – http://rspa.royalsocietypublishing.org/content/464/2094/1387.abstract

      A temperatura global tem seguido a atividade solar até 1975, quando começaram a divergir:
      SOLAR ACTIVITY OVER THE LAST 1150 YEARS: DOES IT CORRELATE WITH CLIMATE? http://www.mps.mpg.de/dokumente/publikationen/solanki/c153.pdf

      Se você quiser refazer os gráficos, os dados de temperatura foram obtidos da NASA GISS: http://data.giss.nasa.gov/gistemp/tabledata/GLB.Ts+dSST.txt

      Os dados de irradiação solar usados estão aqui: http://www.mps.mpg.de/projects/sun-climate/data/tsi_1611.txt

      Tem mais de 18 trabalhos científicos apontando que o Sol não é responsável pelo aquecimento global, alguns tão recentes como 2011, e outros tão antigos quanto 1999:
      http://www.skepticalscience.com/solar-activity-sunspots-global-warming-intermediate.htm

      Você pode não aceitar o resultado de trabalhos científicos, assim como o climatologista da USP que está comendo na mão do Molion, mas não tem como negar, todo o trabalho científico dos últimos 25 anos tem confirmado o aquecimento global antropogênico, e isto é consenso entre os climatologistas que estão produzindo trabalhos ativamente na área.

      A propósito, por que o climatologista da USP não publica um trabalho científico demonstrando o contrário? Por que dá mais dinheiro dar palestras negando o aquecimento global para ruralistas. Esta que é a verdade.

      Thumb up 2
    • Para ver como que esse assunto é controverso vejam a entrevista do prof. phd Luiz Carlos Molion para o programa da Band em janeiro/2012:

      http://www.youtube.com/watch?v=PLFso-Fv_uQ

      Segue também o link do artigo do mesmo professor:

      https://docs.google.com/file/d/0B4Acfg2mhhVIdG9OVUdSdnNvVHc/edit

      Resumindo: Aquecimento global é natural e cíclico, as medições em vários pontos do globo começaram muito recentemente e portanto o erro nas conclusões. O CO2 na atmosfera não interfere no clima global e prevê para o professor, é muito provávelque ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

      Molion é físico com doutorado em meteorologia pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutorado pelo Institute of Hidrology. É membro da Comissão de Climatologia, Organização Meteorológica Mundial (MG/CCl/WMO). Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&…

      Thumb up 0
  2. Para mim, que vivo e me intoxico no ar de São Paulo, a aderência governamental e da iniciativa privada à projetos de energia limpa é crucial.

    Infelizmente a ganância corporativa fala mais alto. Muita gente terá que morrer antes que se faça alguma coisa.

    Tá cheio de “experts” leigos ou não se contrapondo aos relatórios do IPCC, imaginando que há um golpe internacional contra o crescimento do Brasil.

    O que me enoja mais é ver que nós, brasileiros, somos sabotados em nosso desenvolvimento há 500 anos, pela “elite” econômica brasileira e preferimos culpar “os de fora” prá não ter que enfrentar estes parasitas internos.

    De qualquer modo, ajudarei a distribuir esse documento o quanto eu puder.

    Thumb up 3
    • caro aguiarubra eu sou do rio de janeiro o disputador de pontencia de sao paulo e sei que o que nao falta sao propostas mas o dinheiro fala mais auto e hoje em dia quem tem dinheiro quer mais que o pais se ferre. o brasil sabe o que tem que fazer para melhorar ou ao menos minimizar a nossa situaçao dramatica mas o interesse politico é quase zero pois só há despesas

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
121004-coslog-quantum2-4p.photoblog600
Milhões são investidos em esquisitices quânticas

Fenômenos como telet...

Fechar