Galáxia isolada é fotografada pelo Hubble

Por , em 20.09.2012

A Via Láctea está relativamente próxima de várias outras galáxias-anãs no universo. Mas nem todas tem companhia. Algumas estão longe de qualquer outro vizinho cósmico, isoladas no espaço. É o caso da DDO 190 (Observatório David Dunlap), uma galáxia isolada que foi flagrada pelo telescópio Hubble.

Essa bela galáxia fica a cerca de 9 milhões de anos-luz do nosso sistema solar, e é classificada como uma galáxia-anã irregular, pois é relativamente pequena e sem estrutura bem definida.

Sua vizinha mais próxima é a galáxia-anã DDO 187, que está a 3 milhões de anos-luz de distância. Para termos uma ideia dessa distância, basta pensar que a gigante galáxia espiral Andrômeda está mais perto de nós do que a vizinha mais próxima da DDO 190.

Curiosamente, essa galáxia é formada por duas diferentes populações de estrelas. As mais velhas e avermelhadas se encontram na periferia, enquanto seu interior contém estrelas mais jovens e azuladas. Essa mistura é comum em galáxias-anãs irregulares. As estrelas mais antigas mostram como era a galáxia em seus primórdios (há aproximadamente 4 bilhões de anos), e as novas estrelas (com cerca de 100 milhões de anos) indicam uma explosão com o nascimento de estrelas.

Ao fundo da imagem, podemos ainda observar diversas galáxias distantes. Você pode conferir essa imagem em alta resolução aqui (3700 x 2600 pixel). [Discover Magazine/Space Telescope]

Isto é uma galáxia em formação. Estelas solitárias, velhas ou novas são atraídas pela força da gravidade e formam este aglomerado que, talvez, mais tarde será uma galáxia, se não se fundirem com outra galáxia.

Estrelas mais jovens no núcleo e mais antigas na periferia numa galáxia provavelmente em seus primórdios… isso bate com o Modelo de Formação Galáctica do Prof. James McCanney, não com o modelo astronômico atualmente aceito.