Três super-Terras são encontradas orbitando estrela

Por , em 16.06.2008

Um trio de planetas chamados super-Terras foram vistos orbitando uma estrela similar ao Sol, anunciaram astrofísicos hoje em uma conferência internacional da França. As várias descobertas apresentadas indicam que a existência de planetas no universo é muito comum.

Planetas extrasolares
Uma impressão artística dos planetas recém descobertos orbitando a estrela similar ao Sol HD 40307. Crédito: ESO

As Super-Terras são mais massivas do que a Terra, mas menos massivas que Urano ou Netuno. Encontrar planetas do mesmo tamanho da Terra é difícil com a tecnologia atual, mas a presença de super-Terras sugere que encontrar um planeta como o nosso é apenas questão de tempo.

A equipe localizou o trio com o telescópio HARPS em La Silla, no Chile. Eles deduziram a existência dos planetas ao observar os efeitos gravitacionais destes mundos na estrela que orbitam. Este método é chamado de técnica de velocidade radial, ou balanço. Descoberta a misteriosa ‘coluna vertebral’ do universo

Adicionalmente os astrônomos do HARPS contaram cerca de 45 novos candidatos com massa abaixo de 30 vezes a massa da Terra e um período orbital menor do que 50 dias. Os pesquisadores disseram que essa enxurrada implica que uma, a cada três estrelas similares ao sol, abrigam este tipo de planetas.

A estrela central do atual trio, a HD 40307, é levemente menos massiva do que o Sol, e está localizada a 42 anos-luz de distância, em direção das constelações Pictor e Doradus do sul. (Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, ou seja, cerca de 9,64 trilhões de quilômetros). Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

“Nós tomamos medidas precisas da velocidade da estrela HD 40307 durante os últimos cinco anos, que claramente revelam a presença dos três planetas”, disse Michel Mayor, membro da equipe do Observatório de Genebra, na Suíça. Continua…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)

17 comentários

  • Augusto Vaz Pinto Vieira:

    Procurem Fazer + sexo pode ajudar !!!

  • Augusto Vaz Pinto Vieira:

    Tenten usar + d 20%d sua massa cefalica,parece inpocivel + não é !!!

  • Andre Fernandes:

    Pra refletir…. Vcs acham que estamos sozinhos nesse universo? O que explica os MAIAS e os INCAS?
    Só não posso acreditar em Adão e Eva!!! – Mas no rsto tudo é possível!!!

  • Lucas B.:

    De fato, nao considero ignorancia, porem, a falta de sensatez de muitos Cientistas, e achar que e impossivel uma forma de vida beber Acido Sulfurico ou Cloridrico. Ou talvez respirar nao oxigenio, mas talvez Metano

  • Carlos:

    Aproximadamente 10.000 anos!

  • Fernando Torres:

    tenho uma pergunta se alguem puder me responde ;Se uma nave espacial voa a 44.000km por hora quanto tempo precisara para percorrer 405 trilhoes de kilometros ?

    • Lucas de Souza:

      Aproximadamente 920 bilhões de anos

  • Jonas:

    algum planeta bem semelhante ainda será achado, creio que terá umas formas de vida bem simples … quanto a vida inteligente mesmo podendo existir, eu acho que são possibilidades bem pequenas já que esse jogo de localidade, clima, vida e a idade do planeta que também influencia, tem um porcentagem baixa de acontecerem todas no momento exato, ao meu ver .

  • Arielly:

    olha nao foi bom nem ruim so preciwsa melhorar e falar sobre as estrela e sua composiçoes

  • evaldo flamarion de alvarenga:

    CAROL “II”Por volta de l800 e pouco, a Academia Parisiense de Ciencia
    instituiu um prêmio de 1.000.000 de francos, para quem conseguisse en-
    trar em contacto com uma civilização extra terrestre, QUE NÃO FOSSE
    DE MARTE, tal a certeza da existencia dos marcianos. è obvio que nin
    guem ganhou o prêmio, mas os astrônomos não desistiram ainda de en-
    contra vida fora da terra, por teimosia, por amor a arte, para ganhar o pre-
    mio Nobel, etc. o fato é que decobriram algumas caracteristcas muito es-
    pecias para o surgimento da vida., que é um fenômeno muito fragil e tal-
    vez muito raro devido ao grande número de estrelas capazes de manter
    planetas em sua órbita. uma das caracteristcas é a ZONA DE HABITA-
    BILIDADE, que tem a ver com a distância da estrela, massa do planeta,
    velocidade e composição química. além de ter sido bombardeado por
    cometas, que tranportam água e materia orgânica. Como já disse Jesus
    Há muitas moradas na cas de meu pai ! e tambem que havia outras o-
    velhas que não eram deste abrisco, mas que ouviriam a sua voz.
    Vamos confiar no Mestre e aguardar a ciência evoluir masi u pouco.

  • Ailton:

    …o grande erro de muitos cientistas esta em considerar como forma de vida,algo que respire oxigênio e precise de agua e alimentos como os que consumimos para viver.
    Acordem criancas!!!
    Viva a nossa ignorância,pois,a cada dia descobrimos que não sabemos nada !!
    Tudo é bem mais do que o imaginavel.
    Se alguem me compreedeu,parabéns!!

  • Júpiter sobre Éfeso | HypeScience:

    […] brilhante Júpiter dividirá o céu esta noite com a Lua Cheia. Como Júpiter é um oposto próximo, literalmente se oporá ao Sol no céu da Terra. Júpiter irá nascer […]

  • edgardo c garcia:

    bom, já faz unos 14 anos recebi uma comunicaçõa telepatica de outro planeta , dizendo que para continuar eboluindo deveria quebrar algunos estagios de egoismo e conciencia para que na proxima rencarnação pude-se viver em um planeta menos biolento e mesquinho como á terra,que relmente existia outro planeta ha muitos milhoes kilometros luz de distancia,é que atingindo este estagio poderia meu espirito eterno nacer en esse planeta mais humano,no incio pense que estaria ficando louco, mas con o tempo vi que todo esto faz muito sentido, espero que esta experiencia possa ajudar algunas pessoas á comprender melhor nossa existencia.

  • Corp:

    Pois então admin… estaria correto colcoar a gravidade como fator limitante caso supusermos q as formas de vida possuiriam organismos semelhantes ao nosso.. mas existe tb a possibilidade de q o organismo seja completamente diferente, apropriado para a gravidade local.
    Acho que dentre as variaveis mais visiveis que pode se dizer importante é a presença de agua e de alguma camada contra radiação cosmica… pois possibilitaria a reações para formar proteinas e a radiação não as quebraria (uma vez que a radiação pode quebrar as moleculas)

  • Caroline:

    Muito legal… acho que será apenas uma questão de tempo para descobrirmos que não estamos MESMO sozinhos no espaço… é muito egoísmo de nossa parte acharmos que DEUS criou tudo isso só pra nós…
    Não conhecemos realmente quase nada do que é a VIDA!!!

  • admin:

    Olá, Carol,

    O surgimento da vida parece ser algo que depende de muitas variáveis em um planeta. Talvez uma delas seja a gravidade. Como estes planetas são muito massivos a gravidade seria muito forte, o que dificultaria o surgimento da vida. Por exemplo, imagine se, apesar do seu corpo ter massa de, digamos, 40kg, em um destes planetas ele pesasse 400kg.

    Os cientistas não puderam observar os planetas diretamente, como você pode constatar no artigo, mas apenas sua influência gravitacional nos movimentos da estrela central.

    O mais interessante desta descoberta, ao nosso ver, é que o fato de existirem muitas super-Terras provavelmente indica que existem muitos planetas de tamanho similares ao da nossa Terra, mas que ainda não podem ser vistos com a nossa tecnologia atual. Portanto as chances de haver vida pela nossa galáxia parecem ter melhorado muito com esta nova descoberta.

  • Carol:

    Meo…isso eh muuuuito bacana…mas eu ainda tenho uma dúvida onde provavelmente a resposta passou despercebida…

    Essas terras possuem água, terra, e (ou) algum tipo de camada de ozônio?

    Porque se possuir eh praticamente óbvio q há vida lah…

    =D

    isso seria maaais legal ainda…rsss

    brigada, se alguem puder me responder….(ou me mostrar onde estah a resposta….rsss…)

Deixe seu comentário!