Mulher perde R$ 922 mil em golpe nigeriano

Janella Spears é uma mulher ativa: enfermeira, treinadora de respiração cardiopulmonar e juíza de paz que casou centenas de casais. Ela também é fluente em linguagem de sinais que usa para comunicar-se com seu marido.

Quando a estadunidense recebeu um pedido desesperado do “presidente da Nigéria” dizendo que ela poderia receber U$ 20 milhões que pertenciam ao seu avô ela caiu em um dos golpes mais comuns da internet. Ela disse que não teria acreditado na história se não fosse mencionado o seu avô com o qual havia perdido contato muitos anos antes: “Foi isso que me fez acreditar”, ela disse.

Pediram inicialmente para ela enviar U$ 100 e ela o fez. Em seguida disseram que tiveram problemas e pediram para ela enviar mais dinheiro com a vantagem de que ela também receberia mais. Eles criaram histórias elaboradas sobre como o presidente dos EUA George Bush e o Diretor do FBI “Robert Muller” estavam sabendo dos planos. Eles enviaram documentos “oficiais” de bancos nigerianos e até das Nações Unidas.

Em seguida pediram para ela enviar mais U$ 8.300, dizendo que poderia vir a receber quase U$ 27 milhões e ela concordou. Uma correspondência depois da outra solicitavam que ela enviassem cada vez um pouco mais de dinheiro e ela cumpria com todas as solicitações. Muitos dos emails estavam cheios de erros de ortografia e ainda assim ela continuava enviando dinheiro em um caso de obsessão e ganância.

Durante o engodo ela recebeu cartas do presidente da Nigéria, do diretor do FBI e do presidente Bush. Estas correspondências traziam terríveis alertas de que o dinheiro cairia nas mãos de terroristas se ela não continuasse enviando. É óbvio que as cartas eram totalmente falsas.

No final ela limpou a conta bancária com a aposentadoria dela e do marido, financiou a casa que era própria e até o carro. Apesar dos apelos de familiares, agentes do FBI e investigadores do banco de que era um golpe, ela enviou centenas de milhares de dólares no período de dois anos perdendo U$ 400 mil; praticamente tudo o que tinham.

Ela disse que era a promessa perpétua de que o próximo pagamento levaria à grande pilha de dinheiro que a manteve no esquema. Era uma obsessão.

Um investigador que trabalhou no caso de Janella disse que ela havia sido cegada pela ganância. Ele disse que foi o pior golpe que viu apesar de haver testemunhado outros que foram contra qualquer bom senso esperando uma grande recompensa no final.

Ela disse que seu marido não poderá realizar o seu sonho que é viajar através dos EUA durante a sua velhice.

Janella estima que levará ao menos três anos para quitar as dívidas que acumulou com o golpe nigeriano. Ela disse que foi a imprensa para que sua história sirva de alerta para outras pessoas. [Katu via Daily Tech]

Abaixo uma reportagem em inglês do ocorrido:

Por: Sergio de SouzaEm: 18.11.2008 | Em Bizarro, Comportamento, Outras  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

17 respostas para “Mulher perde R$ 922 mil em golpe nigeriano

  1. Ingenuidade,misturada a vontade de realizar um sonho,acrescentada a vontade de tirar proveito cegou a Sra, Spears, dependendo do momento e estado de espírito, essa mistura é fatal

  2. Que BESTA, ela é a pessoa (se podemos chamar assim), mais idiota que já pisou no planeta, porra perde uma grana porque achava que o BUSH tava mandando e-mail?

    Ela tem que se jogar na vala do metrô depois dessa!

    IDIOTA INCRIVELMENTE I-D-I-O-T-A!!!!!!!!!!1

  3. Claro q foi burrice, onde o presidente dos estados unidos vai ter um e-mail da my way.com e o fbi da yahoo.com, cara ela estava muito cega por essa grana, aí juntou a ameaça desse dinheiro ir para as mãos de terroristas aí o americano fica doido, é coisa de gente que acredita em filme americano, bem a idéia da síndrome de trumam do outro post aí…..

  4. 27 Milhoes!!! O fato de ser aposentada não a redime por ter caído em um golpe tão bobo, será que ela achou que as cartas eram mesmo do Bush?!?! Isso é trivial. Por causa da mistura de ganancia e ignorância, se ferrou!!

Deixe uma resposta