Horário de verão pode causar problemas de saúde?

Por , em 12.03.2009

O horário de verão, que terminou há algumas semanas aqui no Brasil, existe com o propósito de economizar energia. No entanto, alguns estudos mostram que o horário de verão pode ter alguns efeitos negativos em sua saúde, já que confunde o seu metabolismo.

Quando o relógio é movido uma hora para a frente ou uma hora para trás, nosso relógio “interno” – seu ritmo usa a luz do dia para ficar “em conexão” com o ambiente que nos rodeia – não se ajusta tão facilmente.

Em um estudo que envolveu 55mil voluntários, por exemplo, cientistas descobriram que nos dias de folga do trabalho as pessoas, em sua maioria, acordam no mesmo horário do que nos dias normais (isso quando vão dormir em horário normal também).

Em outros estudos, cientistas acompanharam grandes grupos de pessoas, durante oito semanas, enquanto eles faziam a transição do horário normal para o horário de verão. No horário de verão, as pessoas funcionam mais de acordo com seu relógio biológico do que com o relógio.

Os resultados sugerem que isso provoca insônia, esgotamento físico e menor duração do sono. Outros estudos mostraram que, no horário de verão, aumentam os índices de ataques cardíacos, acidentes de carro e, até mesmo, de suicídios. [NY Times]

• Caio:

Odieei

• Ivo:

Cadê o Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde???

• Luis Fernando:

Tava certo como sempre…agora espero q eles parem com essa bestera ai…uq eu n acho q vai acontece…mas será q eu to certo quanto a vida em outro planeta?vamo espera pra ve