Por que você está sempre cansado mesmo dormindo o suficiente
Ao sentir cansaço, a maioria das pessoas pensa que tem que dormir mais. Mas nem sempre esta é a solução para este problema.
Para começar, um grande motivo para o excesso de cansaço depois de uma noite inteira de sono pode ser a vida sedentária. Realizar atividades físicas algumas vezes por semana já pode trazer mais energia para sua vida. Quem se exercita com frequência dorme melhor, sem ter que aumentar o número de horas de sono.
Outro problema pode ser o ciclo vicioso do consumo de cafeína. A pessoa se sente sem energia, toma café para acordar, depois não dorme bem e no dia seguinte o ciclo recomeça. A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que se acumula no cérebro durante o dia e nos deixa com sono no começo da noite. Se você tomou café até seis horas antes de dormir, a produção de adenosina estará alterada e poderá haver dificuldade de cair no sono naquela noite.
Mas nem sempre o nível de cansaço durante o dia é influenciado por hábitos de vida. Em alguns casos, este é um sintoma de um problema sério como ansiedade ou depressão. Nesses casos, não importa o número de horas de sono, se há prática de exercício físico ou consumo de café, a pessoa continua sentindo cansaço. Também é possível que algumas vitaminas ou hormônios estejam baixos, causando a sensação de esgotamento.
Por isso, o indicado é tentar alterar os hábitos de alimentação e de prática de exercício físico, e se mesmo assim o nível de energia não aumentar, o melhor é procurar um médico para realizar exames, confirmar o diagnóstico e estudar possíveis tratamentos. [Science Alert]
Veja mais dicas, com opção de legenda em inglês: