Mochila a jato usa água, é extremamente perigosa

Publicado em 8.01.2009

É divertido brincar de fazer foguetes com garrafas PET, água e ar sob pressão, mas lançar pessoas presas a eles é outra história… E especialmente perigoso como você verá mais abaixo.

Foguetes de garrafas plásticas ilustram uma série de princípios relevantes da física e eles são divertidos de construir. Você pode fazê-los usando garrafas de refrigerante como fuselagem e pedaços de cano de PVC como plataforma de lançamento. Em seguida o que você precisa de água e ar comprimido como o combustível do foguete.

Em termos de física nós podemos conversar sobre a energia potencial armazenada nas garrafas depois que elas são pressurizadas, a dinâmica de fluidos de quando a mistura ar e água é expelida, arrasto no ar durante o vôo, conservação da força durante a fase de lançamento e a cinemática do projétil em movimento.

No entanto a parte mais impressionante é a grande quantidade relativa de impulso que você pode gerar com esta simples brincadeira. Você possivelmente ficará surpreso ao descobrir que o recorde de lançamento de um foguete de garrafa plástica é de um pouco mais de 600m de altura. Isso significa que o foguete do vídeo acima foi lançado a um pouco mais de 320 km/h!

Ali no vídeo parece que temos 25 garrafas de dois litros que lançam o “piloto” em uma distância horizontal de cerca de 30 metros do local de lançamento. Aparentemente ele chega a uns 10 metros de altura.

Aplicando alguns cálculos de cinemática e as leis de Newton (e sabendo que o impulso de um foguete de garrafa plástica dura entre 0,1 e 0,2 segundos) nós podemos chegar à aceleração aproximada e a força de impulso agindo no piloto durante o tempo em que a mistura de ar e água está sendo expelida dos foguetes.

Durante um breve período o nosso aspirante a astronauta chegou a sentir forças de até 900 kg e aceleração nas proximidades de 10 vezes a força da gravidade (10g)! Não é por nada que ele parece meio aturdido depois de aterrissar. [Popsci]

Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Selena você é muito legal.e o grupo do ”somos” legais também.temos que construir um foguete . gerusa e asdrubal.

  2. CARA MUITO LEGAL os cara sao louco to precisando faser um trabalho de colegio alguem pode mi mandar augum videl com augum mais facil

  3. Esse fogete virar moda aqui no brasil vai te muito lokinho se matando!
    Mas eu achei o video super legal!

  4. OLHA, EU SÓ QUERO PEDIR QUE VCS ME MANDE UM E-MAIL FALANDO QUAIS OS MATERIAS QUE SE USA PRA FAZER O FOGUETE E COMO SE FAZ!!

  5. Muito impressionante! realmente a ciência e a fisica tem mudado e ajudado a nós usarmos as leis do universo!

  6. Nossa realmente eles achavam q o cara ia cair dentro da boia aushausua
    japa says: Ao infinito e alemmmm
    OMG
    =o

  7. uhasusahuashuasuhasu ossa o o karinha do video mijei de rir quendo ele saiouhasuuashuasuh

Envie um comentário