Mulher afirma que passou 78 anos sem beber água

Por , em 6.09.2010

Uma mulher de 92 anos, que vive em Bangalore, na Índia, afirma que passou 78 anos sem tomar uma gota d’água sequer – ou seja, ela parou de beber o líquido quando tinha 14 anos.

Segundo Narasamma, a velhinha simpática, seu corpo funciona muito bem apenas com duas xícaras de café por dia. Ela simplesmente não sente a menor necessidade de beber água.

E ela tem noção de como sua afirmação de que ela não bebe água é bizarra – de acordo com a indiana, é exatamente por isso que ela nunca contou para ninguém. Mas seus parentes confirmam a história e dizem que nunca viram a idosa beber um gole de água.

Narasamma não acordou um dia e simplesmente decidiu parar de tomar água. Na verdade, quando ela era criança, ela sentia sua garganta muito seca e chegava a tomar dez litros de água por dia. Mas isso fez com que seu corpo absorvesse muito líquido e que seus membros parassem de funcionar corretamente.

Quando seus pais a levaram a um médico e ela foi submetida a um tratamento, Narasamma jurou nunca mais beber água. O tratamento não foi fácil – ela passou 48 dias em uma espécie de sauna para eliminar o excesso de água através do suor.

E como essa velhinha consegue viver sem água? Primeiro ela não toma remédio nenhum – já que pílulas a forçariam a tomar água. No verão ela usa roupas molhadas, para regular a temperatura do corpo. Acredite ou não, ela come apenas arroz, frutas secas e algumas castanhas (isso sem contar as xícaras de café). Além disso, ela afirma jejuar 10 dias por mês.

Mas seu recorde aconteceu no ano 2000, quando Narasamma resolveu fazer uma peregrinação pela Índia, na qual ela diz ter ingerido apenas três xícaras de café durante 36 dias. Claro que seu feito não foi comprovado.

E você, leitor? Acredita que seja possível sobreviver dessa forma? [Oddity Central]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,25 de 5)

77 comentários

  • Sérgio Moreira:

    Acreditar numa pessoa que tem uma pinta artificial na testa?
    é sinal que acredita em bobagens, e se acredita em bobagens é capas de dizer bobagens e mentiras simplesmente para se sentir especial num país de gente que acredita em tudo.

  • Sérgio Moreira:

    A maior concentração de mentirosos por M² esta na India.

  • Amanda Aysha:

    E o café?? não tem água não???

  • Leandro Pereira:

    A xícara dela é de 1 litro. Ai até eu.

  • Evandro Oliveira:

    seria tão simples comprovar isso.

    Mas que há bizarrices, e capacidades incriveis do corpo humano de adaptação isso há.

    Não dizem que os beduinos com sua adaptação e tecnicas de sobrevivencia no deserto, consegue viver até 1 semana no deserto sem um gole de água?

    SImples. Agora que conhecem, por que não filmam o dia-dia dela? Por que não vai um monte de cara examiná-la? Apesar que apenas podemos contar com a palavra dela, para seu histórico.

    Mas conheço uma mulher, muito magra, mas cheia de pique, com 40 e poucos anos, e que as vezes passa semanas, apenas tomando um café de manhã, e um salgado no almoço.

  • Valdivino Pinheiro Safiralife:

    Praalad Jhane, um idoso de mais de 80 anos, afirma não comer ou beber desde os 11 anos de idade. Os 15 dias em que ficou sob observação por 24 horas diárias, não bebeu nada, não comeu, não evacuou, nem urinou. Deve ser verdade que estava sem comer e beber a muito tempo, senão teria ao menos urinado uma ou duas vezes neste período.
    Eu mesmo fiz a experiência de viver apenas pela meditação, sem alimento de qualquer tipo, mas tomando água. Fui muito bem nos primeiros 72 dias, dos quais, os primeiros sete foram totalmente sem água e comida. Nos demais, apenas água.
    Nunca me senti tão em paz como naqueles dias, mas me senti forçado a voltar ao regime comum, devido ao trabalho, família, meu filho que ia nascer logo… e falta de compromisso espiritual para algo assim. Mas, ficou provado que é possível.
    Meus exames de sangue, no fim dos 72 dias de jejum, eram melhores do que quando comecei.

    • Costa:

      Perfeito. Não apenas acredito mas sei que é possível.

  • Mauricio Sacavem Saca:

    hummmm qual é o tamanho dessa xícara de café?e o café nada mais é doque agua suja…suja de cafe

  • Akemi:

    Bom, se ela está mentindo ou não eu não sei, mas Breuer, um dos precursores de Freud, tratou uma paciente que ele chamava de Anna que tinha pavor de água, ela só ingeria sucos ou chás para suprir essa necessidade.

  • criancinha:

    E quais seus alimentos preferidos boa velinha?

    “Ah! Eu gosto muito de frutas, e odeio comida salgada. Adoro comer uma Melancia, como metade todos os dias…Hum e adoro abacaxi…”

  • Jorge:

    duvido que a maria orelhão tenha feito isso… velha mentirosa do diabo…

  • Ananias:

    Não acredito! 10 litros de água quando era criança(bem estranho), 3 chicaras de café durante 36 dias(bem estranho).
    Só sei que esta velinha deveria ser garota propaganda da marca do café que éla bebe!!! :p

  • Nicole:

    Eu concordo com a provavel mutação de pessoas porque eu sinto necessidade 4 copos de agua por dia cada um desses copos com 200ml e enquanto outros acham que esta um forno eu acho que esta frio quanto os outro estão a ponto de desmaiar eu acho a temperatura extremamente agradavel fresca isso tudo ainda contando ser dentro de um quarto abafado sem uma janela aberta nem nada e eu não transpiro!!!

    • Sérgio Moreira:

      Então vc é indiana, o oq vc tem é ‘mentiriti’

  • Augusto Paiva:

    Caros Amigos Leitores..
    Acredito sim que as chances de essa senhora ilustre ter sobrevivido desta forma seria ínfima, mas além de leis fundamentais da física e biologia, há algo que não devemos esquecer….
    Os Humanos sofrem mutações e umas pessoas podem ser diferentes de outras, nesse caso a senhora poderia ter nascido com o DNA genéticamente alterado por suas ligações cromossômicas estáveis e válidas para sua sobrevivência a fazendo ser uma pessoa com digamos “super poderes”.
    Isso não é algo que devemos desconsiderar em vista de nós humanos termos evoluído ao decorrer do tempo, mas para quem não acredita que somos evoluções bem sucedias de macacos há uma pergunta: Como esplica-se o apêndice ter automaticamente se excluído do corpo humano no decorrer do tempo?
    Notavelmente sabemos que toda espécie é mutável, o Universo inteiro está em modificação e crescimento.
    Há esécies de aves que tiveram de migrar para outro lugar e sofreram uma certa mutação em seu DNA as fazendo ter modificações em seus bicos para poderem se alimentar.
    Nós humanos teríamos cabelo por todo o corpo, mas pq temos agora menos cabelos que há milhares de anos atrás?
    Minha esplicação óbvia para isso é a causa de começarmos a utilizar roupas e assim diminuindo a precisão de pelos para a proteção da pele.
    Todos os seres são mutáveis, e ela (a senhora) também pôde ser.
    Também não podemos esquecer de que o meio religioso habita entre nós, humanos ou não. Para quem acredita e já teve ocorrências, o milagre existe. Para quem não acredita, explica o milagre com hipóteses mirabolantes e explicações que talvêz nunca fizeram sentido na maior parte das vezes.
    O mero ditado diz:
    A Fé Move Montanhas.
    A fé em nosso meio faz muitas coisas acontesserem que nem a ciência é capaz de comprovar, e isso vemos em todos os lugares…
    Muitas pessoas curadas de câncer da noite para o dia ou passam a ver, ou a andar…
    A fé é notável em nós seres humanos para a realização das coisas.
    Juntando todos os fatos….

    Esta senhora tem uma pinta branca na testa o que nos mostra que ela faz parte de alguma entidade religiosa da cultura dela.
    Na Índia a religião é realmente levada a sério e os feitos que acontecem por conta da religião e causados pela transformação do carma nas pessoas é de índice muito grande.
    Uma provável mutação genética que a faz aproveitar mais a água que ingere por conta do café pode estar por trás das perguntas.
    A quantidade de água ingerida por ela quando criança foi muito grande o que não tira a hipótese de que o corpo dela possa ter mais facilidade de reter água (como camelos por exemplo), e se dar melhor com altos níveis de água no angue e corpo.
    Hoje em dia homens conseguem se libertar de dores corporais e andar em cima de lâminas de espadas afiadas sem se quer gemer de dor ou sangrarem. Isto é um feito voltado à fé, tranformação do carma e preparação da mente.
    Nunca ouviram fala no homem do guiness book que passou tempo o suficiente em baixo dágua para uma pessoa morrer asfixiada várias vezes?
    pesquisem.
    Notavelmente este documentário não seria mentira uma vez que ela (a senhora) tem reservatórios corporais de água provenientes de mutação genética e as repõe com xícaras de café todos os dias.
    Esta senhora foi submetida a um tratamento quando começou a passar mal, cujo tratamento poderia ter causado a mema mutação genética e a fazendo ter menos precisão de água em seu corpo…
    Sinceramente não acredito que seja mentira…
    veja por todos os ângulos e tire suas conclusçoes também…
    Muito Obrigado!
    Atenciosamente Augusto.
    Estudante de Engenharia de Produção Mecânica.

    • Caesar:

      Meu caro Augusto Paiva,
      na verdade, só compartilhamos um ancestral comum com os macacos,e não somos “evoluções bem sucedias de macacos” como o senhor disse anteriormente.
      Quando falou “Há esécies de aves que tiveram de migrar para outro lugar e sofreram uma certa mutação em seu DNA as fazendo ter modificações em seus bicos para poderem se alimentar.”,creio que na verdade se referia a como os indivíduos com bico apropriado ao alimento local sobreviveram,enquanto outras variações desta espécie que possuíam outras formas em seus bicos pereceram.Baseando-se na seleção natural.
      Se as aves tivessem sofrido mutações em seus Ácidos desoxirribonucleicos para se adaptarem à alimentação de tal nicho, tal afirmação basearia-se na teoria dos caracteres adquiridos,proposta por Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet Chevalier de Lamarck e que agora se mostrou errada.
      “Esta senhora foi submetida a um tratamento quando começou a passar mal, cujo tratamento poderia ter causado a mema mutação genética e a fazendo ter menos precisão de água em seu corpo…”, também seria conveniente observar, que mutações ocorrem aos milhões, mas para causar uma “mutação” que fizesse um ser humano capaz de reter quantidades de água suficientes ao funcionamento de seu organismo como um “camelo” teriam que ocorrer durante muitas gerações.Um camelo só tem tal capacidade pois é fruto de uma evolução que se deu ao longo do tempo.Afirmar que a mulher desenvolveu esta mutação, seria o mesmo que dizer,por exemplo:
      Um ser humano criou asas pois foi submetido a um voo quando criança,o que o fez desenvolver tal mutação.
      Comentei só para esclarecer uns pontos que poderiam ser tomados como verdades por outros leitores.Na condição de licenciando não poderia permitir que isto aconteça.
      Abraço.

    • crys:

      Parabens cara por esta bela aula,matou a pal…

    • Jøhnny Blaze:

      existem diversos casos de pessoas que passaram por experiencias de sobrevivência ao extremo. o corpo pode
      se adaptar a certos tipos de situações. o caso de pessoas que se libertaram das dores, assim como os monges budistas shaolin , que colocam laminas no pescoço, furadeiras ligadas na barriga e na cabeça, ou do garoto tibetano que ficou meses sem comer, apenas meditando. fato que a bbc presenciou. a pessoa antes de tudo teve um preparamento e o corpo, por conseguinte, acabou se adaptando a situação extrema. existem diversas pessoas que vivem sobre o deserto escaldante, nós que vivemos na metrópole e não temos o costume, se começarmos a viver nesse ambiente hostil sem preparo, acabamos morrendo. ela com certeza, acabou adquirindo o habito e preparo, para tal .

    • Jøhnny Blaze:

      Concordo plenamente com voce, falou tudo !

    • Sérgio Moreira:

      Tu diz bobagens , em Augusto Paiva!

  • Vinicius:

    Pobres homens, seres cegos e ignorantes… não compreendem as forças do universo nem o poder divino… Não conhecem absolutamente nada e não creem naquilo em que seus olhos não possam ver… Nada é impossivel para Deus.

    • Sérgio Moreira:

      Nada é impossível para Deus. Supondo que ele exista…

  • Loyd Carla:

    E’ um caso para nao concordar porque nao e’ possivel uma pessoa passar tanto tempo sem um gole de agua,o cafe que ela tomava era preparado com areia…,bem ela e’ quem diz o podia criar aquela de:”NOS CONTRA ELA”, vamos acreditar.

  • PGPxs:

    Que bom pra ela, que ela fique muito muuuito feliz sem beber agua 🙂 –‘

  • Fátima Rocha:

    Esta história é mentira. Garantidamente.
    É impossível uma criança beber dez litros de água por dia e sobreviver, já que o nível dos electrólitos do corpo (sais minerais)fica completamente desequilibrado.
    Uma americana de 28 anos, Jennifer Strange, morreu por beber 7,5 litros de água. Agora imagine-se uma criança, com muito menos volume corporal, a beber 10 litros diariamente.
    http://saude.hsw.uol.com.br/intoxicacao-por-agua.htm

  • janiny:

    ahhhhhhhhh eu acho q essa velha esta caducando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    e o cafe q ela tomar é preparado com o que?

  • hiago:

    COMENTARIO COM ALGUMAS CORREÇÕES.
    Não sou muito favorável a acreditar que uma pessoa pode passar anos sem água,mesmo que no café ela absorva um pouco de desse liquido, o corpo ainda iria precisar de mais, afinal sem a água as células não se formam e como ela afirma ter parado de beber com 14 anos em plena fase de crescimento isso é biologicamente impossível.
    Dos alimentos que ela consome só o arroz e o café tem água.
    As frutas secas e as castenhas são alimentos desidratados por isso não tem água.

  • crazydogg:

    eu tambem nunca bebo agua, só bebo café , pepsi , chá, suco…
    mas agua pura, nunca!!

  • Henrique:

    veeehi não é ingerir agua nos alimentos que está se flando, é de BEBER água… beber direto no copo com agua

  • P. Praxedes:

    E o que ela quer ganhar com isso ?

  • Emerso Kblo:

    ELA PODE NORMALMENTE VIVER SEM BEBER AGUA PURA,MAS COM DUAS CHICARAS GIGANTES DE CAFÉ SIM….RSRSRSRS

  • Larissa:

    Perai, ela nao bebe agua a 78 anos sem tomar agua, mas como é feito o cafe?
    Nao ha maneira de fazer cafe sem agua, ao menos que ela coma o cafe.
    E mesmo que ela nao tome agua, se ela come verduras, por exemplo o alface, o alface é rico em agua.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “… chegava a tomar 10 litros de água por dia”. Toda água em excesso que o ser humano bebe, é toda eliminada pelos rins. Outro detalhe: TODO alimento contém água.

  • LOC:

    Ê xicara de café grande essa hein.
    Ela deve é comer melancia em vex de fruta seca, isso sim.

  • LUNA:

    aaahhhh!!! pára!!!!
    como se café não tivesse água

  • Simon:

    Murilo Concordo contigo, Quando o assunto e adaptacao o corpo Humano e fantastico.

  • mary lane:

    SE O CORPO HUMANO É BASICAMENTE FORMADO POR AGUA ; ISSO É IMPOSSIVEL

  • Ryan:

    Ja que a Velha diz, quem somos nos para discordar! e incrivel porque café provoca sede.

  • Jocafe:

    Não vejo nada de anormal. Eu também não bebo água a um bom tempo.(Só umas cervejinhas)

  • Pedro Paiva:

    Gilberto, tb acredita que deus inundou todo o planeta so para castigar os impuros??? Então porque dizem que Deus é amor e tudo perdoa??? Fala sério, ela só não diz o tamanho das chavenas de café, talvez sejam de litro xD

  • luciano tourinho:

    Com certeza, em outra encarnação ela foi CAMELO

  • Tábata:

    Na verdade, ela deixa de tomar água, mas não de ingerir algum tipo de líquido, pois toma café, o que em tese substitui a água, é por isso que ela não morreu até hoje. Mas não sei como o corpo dela consegue sobreviver sem água, apesar de não ter gosto, um copo d’água bem gelado é uma delícia. Ela deveria ter feito um tratamento psicológico para superar o trauma.

  • Andre-Motor:

    é incrível,quando fala nem uma gota de água ,se a água é a vida

  • Geu.H.:

    SE ELA BEBE OU NÃO BEBE É AZAR DELA EU SEI QUE BEBO MUITO E NÃO É SÓ AGUA OK.

  • comentarista:

    O corpo de um ser humano normal é 75% agua, já o dela é 75% café. rsrsrs

  • Rita B.:

    É possível sobreviver com 2 xicaras de café por dia, afinal o café é feito com água. Então esta senhora não pode dizer que não toma água, toma sim no café.

  • fcfabiana:

    Ultimamente tudo tem sido possivel se for verdade é um desafio p a comunidade cientifica descobrir como ela conseguiu ficar tanto tempo sem agua, seria bom estudarem logo ja q essa escassez de chuva, mudança climatica possa faltar agua algum dia. Tomara q tenha partido dessa p melhor porque agua é tudo de bom.

  • moizés:

    Foi dito:

    “Um amigo meu adotou esta opção de vida e eu testemunhei ele parar de beber qualquer líquido e ingerir sólidos gradativamente durante 7 meses. Ele foi embora da minha cidade …

    COMENTÁRIO: certamente foi embora para ser enterrado noutra localidade…

    “e, 3 anos depois, encontrei-me com ele num aeroporto e ele me confirmou que isto é possível e que ele já tinha alcançado um estágio de abstinência total de alimentos.”

    COMENTÁRIO: claro, tinha atingido estágio de abstinência total, pois é sabido que mortos não comem. Você certamente conversou com um fantasma…

    Saudações dietéticas.

  • Vicente:

    Na verdade café tem água e no verão ela usa roupas molhadas.
    Porém nesse mundo de Deus o que nós mais precisamos é ter fé e não ficar duvidando de tudo pois Deus pode tudo!!!

  • Diego:

    Eu tbm difícilmente tomo água… mas suco, café, leite, comidas substituem legal 🙂

  • Rosepereira:

    eu não acredito bebo imensa agua e acho impossivel viver tanto tempo sem beber agua.

  • Lukas:

    Isso é uma lorota bem lorotuda! essa véia ta pior q eu nas lorota

  • Pedro:

    Pra mim é mentira.

  • Matreiro:

    Ela come arroz? Só vale se ela come ele cru,o que não seria muito agradável. Cozinhou, água entrou.

  • Filippe:

    Gente, ela é indiana… deve ser verdade HAhHAHAa
    Esse povo só faz coisa bizarra, meu Deus…

    P.s.: existe um abismo diferencial entre tomar água e café… até mesmo o organismo absorve de forma diferente

  • Patrick:

    Eu quase nunca tomo água no inverno, mas tomo 1 ou 2 copos de suco por dia. No verão aumento essa quantidade

    Acho horrível o gosto dessa água tratada, e até a água do filtro é ruim de tomar….água mineral, nem se fala….argh

  • Marcos Vinícius:

    Esse me lembra o caso do yogi que está há mais de 70 anos sem comer nem beber nada.

  • Amilcan:

    E café é feito com que, com gasolina ? rsrsrsr

    Fala sério !

  • Jício. Saraiva:

    HAHAHAHAHAHAHHAA!!! Só pode ser uma piada!!!

    Se o alvo dessa notícia for rir, conseguiram!!!muito legal!

    QUANTO A ESSE NEGÓCIO DE VIVER DE LUZ…..TÁ MALUCO RAPAZ!!!!
    TÁ ACHADO QUE É PLANTA, ISSO É LUCURA DESCABIDA… VAI APRENDER BIOLOGIA FUNDAMENTAL!

  • phi:

    Acredito que seja possível, pois se realmente ela teve que fazer tal tratamento médico deve ter criado um trauma de tomar água (sem que seja em suco, cafés, chás..). Entretanto, como disse o amigo aí em cima, só conheço café feito com água. E aí? Qual a receita de café dela?

  • Sílvio Lewgoy:

    Não acredito! Sei que os indianos, monges em especial, praticantes do yoga de alto grau, desenvolvem a capacidade de praticamente manterem o corpo físico em uma espécie de hibernação, com gasto de energia próximo de zero. Do ponto de vista médico, é impossível sobreviver tantos anos sem beber água. A desidratação total mataria a pessoa. Mesmo que a mulher diga que toma dois copos de café, e portanto de água, por dia, não chegaria a viver tantos anos com tão pouca água no organismo. Só por milagre ou por alguma condição que a medicina desconhece.

  • gilberto:

    Eu creio que o Salvador do mundo, Jesus Cristo, jejuou 40 dias e 40 noites, pois a Bíblia assim afirma, então não é de se surpreender que alguém que tome café sobreviva sem a agua, pois o café é feito com água. Tudo é possível ao que crê.

  • Franco:

    Olha não quero acreditar que uma pessoa normal de natureza poderia conseguir fazer isso. Bem ela disse que antes dos seus 14 anos tinha problema de beber muita água o que lhe levou parar no hospital para um tratamento que foi longo. Eu quero acreditar que ao longo do tratamento possivelmente poderá ter acontecido um engano na medicina e que tenham deixado este problema já de não querer água. A experiência que tenho é que dificelmente alguem pode passar um dia 24 horas sem precisar de água, caso isso aconteça é num sofrimento onde não tem o liquido mas o organismo vai se queixar. Em fim é um desafio para a medicina…

  • Jocelia:

    Acredito, também não bebo água, sómente outros líquidos.

  • BossGrave:

    Ah vá…

  • carlos d”aguapé:

    Já percebi que a ciencia também esta presa a dogmas e prinipios sob os quais afirma suas descobertas

    Ainda neste século vinte e um não veremos uma ciencia desafiadora, de mente aberta. (um paradoxo mesmo)
    Acreditem se quiser, mas aciencia também tem mordaças interiores.

    Por mais avançados que sejamos ainda estamos presos a uma cultura de pelo menos cem séculos.
    Além detudotem o mercado deconsumo de “águas” e “alimentos”,que patrocinam as pesquisas.

  • Lis:

    A ciência se comprova por estatística, ou seja, calcula-se a probabilidade da falta de consumo de água trazer danos à saúde. Essa é uma exceção????

  • claudemir da silva:

    é incrivel se for verdade

  • Josue Francisco Bittencourt:

    Desafio para a medicina atual, que insiste que nós devemos tomar de 2 a 3 litros de água por dia para termos uma vida saudável, será que eles tomam tudo issso? só sei que é um bocado de água!

  • Tony:

    Bovidino: ‘eu ainda como meus semelhantes. ou melhor: minhas semelhantes’…

  • Bovidino:

    É evidente que comer e beber são atitudes completamente animalescas.
    Nós evoluímos um pouquinho quando deixamos de ser canibais, ou seja, nós comíamos nossos próprios semelhantes, e isso não faz muito tempo.
    Deixar de comer e beber completamente é apenas uma questão de tempo e faz parte da nossa evolução.

  • Márcio Valle:

    Vocês já ouviram falar das pessoas que se alimentam da luz do sol?
    Isto é comum na Índia, no Brasil, na Austrália e em muitos lugares.
    Lembram-se do caso do ancião indiano que foi submetido a inúmeros exames num hospital alguns meses atrás e os médicos ficaram estarrecidos de ver que o homem não bebeu ou comeu coisa alguma, e nem evacuou ou urinou, durante o tempo que esteve no hospital?
    Consultem na internet sobre o assunto.
    Um amigo meu adotou esta opção de vida e eu testemunhei ele parar de beber qualquer líquido e ingerir sólidos gradativamente durante 7 meses. Ele foi embora da minha cidade e, 3 anos depois, encontrei-me com ele num aeroporto e ele me confirmou que isto é possível e que ele já tinha alcançado um estágio de abstinência total de alimentos.
    É tudo muito curioso.

  • josé:

    Bobagem em estado puro. Não bebo alcool faz 40 anos. Apenas cerveja, vodca, vinho e cachaça.

  • Dante:

    se ela toma café, q eu saiba tem agua no café.

  • triudus:

    “E você, leitor? Acredita que seja possível sobreviver dessa forma?”

    Num.

  • carol:

    caraca ter quer bebe agua eu tomor agua toda hora
    eu nao gostava de agua só ouqui kkkkk

  • Murilo:

    Acredito.
    O corpo humano é fantástico quanto o assunto é ‘adaptação’.

Deixe seu comentário!