O universo em um clique

Legista afirma que homem morreu de combustão espontânea

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 28.09.2011 as 11:47

Share

As pessoas podem, de repente e inexplicavelmente, explodir em uma bola de fogo?

Parece história de um filme de terror, mas algumas pessoas acreditam que acontece. É também o que um legista concluiu sobre um irlandês de 76 anos de idade, que queimou até a morte em sua casa. Havia marcas de queimaduras acima e abaixo do corpo, mas nenhuma evidência de gasolina, querosene ou outros aceleradores. O legista relatou que o fogo foi exaustivamente investigado e a conclusão é de que isso se encaixa na categoria de combustão humana espontânea, para a qual não há explicação adequada.

Normalmente, é claro, os incêndios não começam por si próprios. Quando os pesquisadores estão buscando a causa de incêndios florestais, não assumem que a chama apenas acendeu, mas sim que ela provavelmente foi causada por alguém descuidado ou por um relâmpago. Apesar de rara, a combustão espontânea tem uma certa ocorrência. Sob circunstâncias corretas, muitas coisas podem autoinflamar em um dia quente, incluindo pilhas ou trapos usados contendo óleo ou gasolina. Poeira de carvão também pode inflamar-se espontaneamente, um dos muitos perigos que os mineiros enfrentam.

Mas a afirmação de que as pessoas podem de repente explodir em chamas, sem motivo aparente, é uma questão totalmente diferente. O caso mais conhecido de combustão humana espontânea é realmente de ficção: em um romance de Charles Dickens, Casa Abandonada, um personagem explode em fogo. O fenômeno também apareceu em outros filmes e em programas de TV.

Mas há alguma confirmação de casos da vida real?

É aí que as coisas ficam mais complicadas. Embora alguns autores sugiram que existiram centenas (ou milhares) de casos de combustão espontânea ao longo da história, apenas uma dúzia foi investigada em detalhes. Um pesquisador que examinou vários casos supostamente inexplicáveis,= descobriu que todos eles eram muito menos misteriosos do que se dizia. A maioria das vítimas eram idosos, viviam sozinhos e havia chamas por perto (cigarros, velas, incêndios, etc) quando morreram. Vários foram vistos pela última vez consumindo álcool ou fumando.

Como pode um corpo queimar por completo? Se a pessoa está dormindo, embriagada, inconsciente, muito fraca, incapaz de se mover ou de apagar as chamas, as roupas da vítima podem agir como um pavio, para queimar a gordura do corpo (que por ser um óleo é inflamável e está muito perto da superfície da pele). Uma vez que um corpo começa a queimar, ele vai continuar até que o combustível (roupas, cadeiras, o corpo, etc) se acabe.

Os incêndios são notoriamente instáveis. Às vezes as chamas se espalham para outros lugares, outras vezes não. Às vezes incêndios consomem o corpo inteiro, outras vezes não. Tudo depende das circunstâncias específicas de cada caso.

Pesquisas também jogam água fria na ideia de que corpos só podem ser consumidos por temperaturas muito mais altas do que as chamas comuns podem oferecer. As experiências mostram que a gordura humana queima a uma temperatura de 250°C, porém um pavio de pano na gordura vai queimar mesmo quando a temperatura cai até 24°C.

O caso do irlandês pode não ser tão misterioso quanto parece. Havia, afinal, uma lareira perto de seu corpo queimado. Parece provável que uma faísca ou brasa se estalou do fogo, atingiu suas roupas e botou-as em chamas. Não está claro por que o legista excluiu esta explicação.

Se a combustão humana espontânea é um fenômeno real (e não o resultado de uma pessoa idosa ou doente muito perto de uma fonte de chama), por que não acontece com mais frequência? Há 5 bilhões de pessoas no mundo e ainda assim não vemos relatos de pessoas explodindo em chamas enquanto caminhavam pela rua, assistiam a jogos de futebol ou tomavam um café. Se a combustão humana é um fenômeno real, mas muito raro, estatisticamente deveríamos ver muito mais casos. [MSN]

Patricia Herman é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Site

54 comentários

  1. eneias /

    O cara era um ninja, todos sabemos que os ninja tem total controle sobre o corpo e as funções vitais então quando o cara sentiu que ia ser capturado resolveu explodir, e só isso!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. daniel /

    a combustão espontanea é por causa de um chip extraterrestre,
    que usa as pessoas como informantes, quando ele termina de pegar todas as informações necessarias ele explode matando a pessoa…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Ah!

    Gente, as mitocôndrias “podem” explodir nossos corpos se resolverem queimar (desregulada e instantaneamente) toda a energia disponível em nossos frágeis corpos.
    Parem pra pensar e pesquisar.

    VOCÊS NUNCA JOGARAM “PARASITE EVE”???!

    PS.:espero que entendam… tsc

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  4. Antonio /

    Em superenatural eles explicam isso. XD
    A pessoa deve ter visto um anjo na sua forma verdadeira. Uhum… Uhum…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  5. Clara Telis /

    Eu já sabia disso ,mas sempre fingi não ter medo!Agora porém …

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. Ciro /

    Quanta gente burra!!!! a imagem é ilustrativa caralho!
    existem milhares (senão milhões) de casos que se dizem ser auto combustão humana e tambem casos de pessoas que sobreviveram tendo só parte do corpo queimada, um dos casos que vi a muito tempo um homem teve o ante braço inteiro queimado mas apenas o antebraço virou cinzas.
    Alguns casos estudados mostram que muitos estavam em depressão ou algo semelhante, e tambem queimaduras que supostamente aconteceram de “dentro para fora”, mas existe muitas expeculações pesquisem mais e tirem suas proprias conclusões.
    E PARA AS ANTAS QUE NÃO SABEM QUE A IMAGEM É ILUSTRATIVA VÃO LER GIBI OU TIRINHAS NO JORNAL SEUS IGNORANTES

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. alexandre /

    olha esse titulo!! olhe bem mesmo

    Legista afirma que homem morreu de combustão espontânea!

    o homem era GAY, usava tamanco!

    e tambem pode ter morrido peidano!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  8. katie /

    Pelo amor de Deus, santa ignrancia a foto é apenas uma ilustração.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  9. claudio;cuiaba mt /

    NOSSA QUE MENTIRA KKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA PRENA E DE MANEQUIN TODA VIDA ,,,,, O CARA CE TA PENSSANDO QUE A GENTE E BOBO EE MONTA OUTRA MAIS CONVINCENTE AI VAI

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Jonatas /

      É só uma pintura. Feita por algum artista representativamente sobre o fenomeno de “pessoas explosivas”, hehehehe

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Eduardo
    Voce tem razão de falar em montagem. Veja que as pernas parecem que estão retezadas, como se fosse de um manequim que estava de pé, mas isto pode acontecer normalmente, no momento da queima. Temos tambem que ver que outros pormenores parecem muito vulgares para serem colocados, como por exemplo um sapato grande e feminino no pé. Quem estivesse fazendo uma montagem, não iria fazer isto. Teria mais cuidado. Muito embora as pernas parecem artificiais. Quanto não ter queimaduras ou sangue nas pernas eu discordo que teria, pois esta descarga é super potente e destroi tudo em frações de segundos. Os móveis não sofrem queimaduras, nem o ambiente em volta é chamuscado. Existem muitos casos semelantes na internet em “combustão espontanea”.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  11. Eduardo /

    Esta fotografia não corresponde ao Sr. Irlandés de 76 anos.
    Esta fotograia tem cara de montagem. As pernas correspondem a uma pessoa mais jovem provavelmente do sexo masculino. Mas o sapato no pé direito não é. Cadé as meias, as pernas da calça, e o sapato esquerdo; se somente queimóu acima dos joelhos deveria estar este material na foto. As pernas não tem queimaduras…..

    Sem dúvida a fotografia não corresponde ao texto.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Mari /

      É claro que não seu burro, é só uma imagem ilustrativa ¬¬’
      Gnt burra é fod*

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk na moral!!!que sem noção!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  12. Yuichi /

    Existe uma teorização sobre a hipótese da fonte de calor vir do corpo humano mesmo, e leva em conta as mitocôndrias, o “motor de combustão interna” de organismos de vida mais elevados.
    As mitocôndrias são locais de produção de pacotes de energia altamente ativa que usa um mecanismo de fosforilação oxidativa. Desacoplamento dos processos metabólicos na mitocôndria de seus resultados de produção de energia na geração de grandes quantidades de calor que é chamado de termogênese. (Esta produção de calor é diferente de febre, que é uma resposta inflamatória a uma infecção.) As mitocôndrias são especialmente abundantes nas células do músculo esquelético que exigem saída de alta energia para a sua função. Uma vez que os músculos esqueléticos constituem uma parte importante do corpo, que abrigam um número enorme de produtores de energia mitocôndria. Sob estresse e certas condições fisiológicas extremas, a hiperatividade do mecanismo de produção de energia do corpo pode ultrapassar a conservação ou utilização. Gordura corporal disponível pode também servir como combustível adicional para a combustão. Esta hipótese ainda necessita de testes de laboratório rigoroso.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  13. alessandro /

    esta escrito no relacionado os 8 terroristas mais procurados da Al-qaeda quando na verdade o certo seria os 8 terroristas da Al-qaeda mais procurados pela CIA viva a liberdade

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. Para tirar duvidas sugiro ler o blog – “Olhando o Universo”. este assunto está mais ou menos no meio deste blog e fala sobre muitos casos estranhos que aconteceu no planeta terra.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. Eu /

    É verdade sim… cá na minha terra acontece duas a três vezes por mês.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  16. EXISTEM MUITO MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA, DO QUE PODERÁ ENTENDER AS NOSSA VÃ FILOSOFIA.
    A MINHA FALECIDA MAMÃE DIZIA: “NÃO DEVES ACREDITAR EM TUDO, MAS, NUNCA DUVIDES DE NADA”.
    TALVEZ POR ISSO, EXISTEM TANTOS CHARLATÃOS POR AÍ, SE APREGOANDO DE SANTOS.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  17. Gloria voce tem razão,mas um pum produz uma chama que mal da para se sentir o calor. Esta combustão foi rápida e intensa. Queimou em frações de segundos uma pessoa. Note que tudo em volta ficou intacto. Isto tem caracteristica de microondas muito forte. Um forno de microondas assa so a carne posta lá e deixa tudo em volta frio. Os raios gama tem uma frequencia super alta e é a coisa mais energética que existe na natureza. Eles podem vir de buracos negros, de explosões de supernovas, de descargas eletricas na periferia do universo, etc. Vamos raciocinar.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  18. gloria /

    Acredito q seja verdade sim,temos energias corporeas q nem conhecemos ainda.A combustão Humana é diferente da combustão comum, porque somos 70% água , então seria necessário uma fonte de color muito mais forte q de uma faísca de lareira ou de cigarros para fazer um corpo cheio de líquido ser consumido por alta combustão.E nos seres vivos temos essa combustão, nossas cavidades intestinais produzem gás metano, já vimos muito em programas de tv q prova q o ¨pum¨pega fogo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  19. Notem que a cadeira está intacta. Não sofreu o aquecimento esperado. O incendio foi milagosamente no corpo da vítima. Isto é realmente espetacular.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  20. Alx,
    voce tem razão ele deve ser gay.
    Analizando o ambiente, não vejo como uma centelha da lareira poderia causar isto. Nem se sabe se a lareira estava acesa e se estava, está muito longe para causar qualquer incendio. Resolvi analizar o video da Ana Maria Braga e verifiquei, em camara lenta e paradas, que primeiro apareceu um claro no chão, depois um feixe bem fraquinho de energia de cima para baixo e por ultimo uma explosão que apareceu de baixo para cima. primeiro esparramado pelo chão e depois se concentrou e subiu, formando um tipo de guarda chuva. Isto não tem uma explicação conhecida. Sabe-se, apenas que foi uma descarga eletrica diferente, talvez de raios gama, como foi sugerido aqui. Existem muitos casos deste tipo na internet, Veja “combustão expontanea”. Esta imagem é o santo graau da ciencia; Isto é muito importante para se decifrar este fenomeno. Agora os tecnicos vão ter uma resposta. Felizmente.
    Adorei este assunto.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  21. Jonatas /

    Isso funciona pra sogras?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  22. Santos /

    Já vi minha sogra explodir em chamas… Mas não morreu… :(

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  23. Jonatas /

    O tio Chico, da família Adamns… alguem lembra?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  24. alx /

    Bom, o titulo se refere a um HOMEM, mais na foto se ve claramente a foto de um calçado feminino nos pés… Ele era gay??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  25. Quem viu o programa da globo ^Ana Maria Braga^do dia 29 de set de 2011, pode comprovar que esta estranha energia veio de cima, como um raio, sõ que não fez nehum barulho. Isto ê tipico de descarga de raios gama. Veja na internet combustão espontanea e veja o Blog – Olhando o Universo – La fala dos misterios do universo, inclusive sobre a morte de varias pessoas que sofreram combustão expontanea, de 5 elefantes que foram queimados vivos, de incendios sem causa aparente e de acientes aeronauticos misteriosos e de fenomenos que aconteceram no triangulo das bermudas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Espectro /

      Ana Maria Braga é fonte somente de fofoca, misticismo e crendices. Se fosse um programa científico, não teria como público donas-de-casa desocupadas.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  26. O caso do irlandês pode não ser tão misterioso quanto parece. Havia, afinal, uma lareira perto de seu corpo queimado. Parece provável que uma faísca ou brasa se estalou do fogo, atingiu suas roupas e botou-as em chamas. Não está claro por que o legista excluiu esta explicação.

    Viés do especialista. O especialista é um dos que acreditam que a combustão expontânea e achou que este caso era a prova que ele precisava. Só que na pressa de provar que a combustão espontânea acontece, ele varreu para baixo do tapete qualquer evidência em contrário.

    Mas mesmo que não seja combustão espontânea, não muda a conclusão de que a morte foi acidental. Só coloca em xeque a capacidade do especialista de separar fato de ficção e de eliminar hipóteses corretamente.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9
  27. wellington goncalves /

    Acho que esse não foi combustão expontanea.
    Já que conforme tenho lido, isso ocorre no corpo das pessoas, e as roupas costumam ficar intactas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  28. FEIO /

    -Quem vai querer espontâneamente pegar fogo??É ruim heim!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  29. Roberto /

    Patrícia, essa é pra rir, embora eu suspeite que por trás haja um crime brutal, com laser, ou alguma coisa assim. Morto não fala e laser não deixa pista…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • O laser explodiria o corpo. Ele vaporizaria um aparte do corpo, e esta vaporização seria explosiva.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
      • Glauco /

        Além do que um laser desse tamanho iria precisar de mais energia do que a que você encontra disponível na rede elétrica comum.

        Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  30. Espectro /

    Esqueceu de dizer que este fenômento ocorre após o óbito da vítima. Como a propagação da chama é muito lenta, se estivesse viva poderia apagá-la facilmente. (Não, não existe propagação rápida, como alguns autores insistem em afirmar)
    Querer acreditar em combustão espontânea humana é ignorar a ciência. Este fenômeno já foi desmistificado há muito e só persiste porque tem gente que ainda insiste em em criar polêmica.
    Pés no chão, minha gente!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • Acho que nem sempre. Se for uma pessoa com os movimentos limitados, ela pode pegar fogo e não conseguir apagá-lo. Morreria do choque ou coisa parecida…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • nml /

      Dizem tbém que existem muitos ´NARIGUDOS´ e ´ORELHUDOS´ por aí. A combustão humana espontânea é ainda um mistério para a ciência, uma vez que ‘sobram’ apenas extremidades do corpo, entre outros fatores, temperatura elevadíssima no foco, corpos reduzidos a cinzas, colchão ou móvel da vítima intacto, ocorre de DENTRO PARA FORA, e NÃO se caracteriza como um incêndio ‘tradicional’ em hipótese alguma, APESAR que existem ‘ORELHUDOS’ que sem ao menos pesquisar um mínimo, e dotados de um forte ‘senso’ de achismo, simplesmente ‘acham’ que é a mesma coisa porque ‘sim’ e todos precisam aceitar as patetadas. Mas principalmente em terras tupiniquins, república de bananas, que NUNCA foi lugar dessa ‘bobagem’ de raciocinar. Eu tenho 2 opções apenas, acreditar nos estudos, pesquisas de gente séria ou nos seus ‘achismos’ regorgitados (e tem gente engolindo com gosto e querendo mais! ECA!!!).

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  31. nml /

    Esse médico foi bem inteligente, ainda observou q muitos casos aconteceram perto de lareira, mesmo não diminuindo o mistério. É possível, assim como existe, teorias ‘sobrenaturais’ ou ainda elementos desconhecidos do universo. O mistério é muito grande, devido aos fatos, temperatura muito alta (diferente de incêndio) e ainda um estranho relato de uma vítima fatal (um padre) pouco antes do óbito. Querida jornalista, o legista excluiu incêndio por faísca ou labareda porque a “CHE” é muito, muito diferente! Boas pesquisas!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  32. JUCABALA /

    (Padre quevedo mode=on)Isso “Non ecziste”(Padre quevedo mode=off)

    Se existisse James Randi estava 1 milhão mais pobre.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  33. Flor de Lis /

    Casos como esse estão relatados no livro “Galeria de Curiosidades Médicas”… não lembro o nome do autor,,, mas quem conseguir encontrar esse livro, leia… é muito interessante…outros casos curiosos tbm são relatados no livro.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
  34. Mais como é impresionantee . Por que sempre tentam arrumar uma explicação para tudo? Eu acredito sim , que possa haver uma combustão humana espontânea , sem que a pessoa que ” pegou fogo ” tenha consumido algum tipo de bebidas alcolicas.É um caso raro de se ver , mais nao impossivel

    P.S : desculpem see digitei algoo erradO , é poorq passo muitoo tempo digitando abreviadamentee que acaba pegando o custume … rerere ..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  35. Davi Ramires /

    Shishio Makoto tinha…
    XD

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  36. Marina /

    Só uma correção, a população mundial já passou de SEIS bilhões faz tempo, a previsão é alcançarmos sete bilhões em outubro de 2011.
    Se informe, dona jornalista!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  37. Roberto /

    Vampiros que pegaram sol por acidente.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  38. Ciro /

    varios casos de milagres já foram feitos e poucos (ou nenhum) estudados….
    é p considerar milagre normal tb?

    pessimo argumento gente…. esperava mais…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  39. Glauco /

    Bom… se milhares de casos já foram relatados mas apenas umas poucas dúzias estudados, então talvez isso não seja tão raro assim…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 22

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.