Mais 10 incríveis ilusões de óptica

Publicado em 29.04.2008

Fale a verdade, você tinha se impressionado com estas ilusões sonoras e não pensou que depois das 10 incríveis ilusões de ótica teria como ficar melhor, não é? Pos ficou. Seguem mais 10 ilusões de ótica muito interessantes. Não esqueça de clicar ali ao lado e enviar para os amigos e para os agregadores de notícias. Agradecemos sua colaboração.

10. Ilusão de Jastrow

Revista HypeScience

A ilusão de Jastrow é uma ilusão de ótica descoberta pelo psicólogo estado-unidense Joseph Jastrow em 1889. Nesta ilustração as duas figuras são idênticas, no entanto aquela que fica abaixo parece maior.

9. Triângulo de Kanizsa

Revista HypeScience

O triângulo de Kanizsa é uma ilusão de ótica descrita primeiramente pelo psicólogo italiano Gaetano Kanizsa em 1955. Na imagem acima um triângulo equilátero branco é percebido, mas de fato nenhum é desenhado.

8. Lilac Chaser

Olhe fixamente para a cruz preta no centro por aproximadamente 20s observando indiretamente (apenas com a visão periférica) os pontos ao redor.

Revista HypeScience

Lilac chaser é uma ilusão visual também conhecida como a ilusão Pac Man. Um dos discos acima desaparece brevemente (por aproximadamente 0,1s) e então o seguinte (aproximadamente 0,125s mais tarde) e o seguinte, etc. Quando você ficou encarando a cruz primeiro deve ter visto uma falha surgindo entre os círculos com um círculo verde correndo ao redor e então todos os pontos desaparecem e apenas o disco verde circula no fundo cinza por alguns instantes até tudo recomeçar.

7. Ilusão de movimento

Revista HypeScience
Clique para ver a ilusão

Existe um tipo de ilusão de movimento que é uma ilusão ótica em que uma imagem estática parece se mover devido aos efeitos cognitivos da inteiração das cores, contrastes e posição das formas. Clique na imagem para ver a ilusão.

6. Cubo de Necker

Revista HypeScience

O cubo de Necker é um desenho tipo aramado ambíguo de um cubo em perspectiva isométrica (os lados paralelos do cubo são desenhados como linhas paralelas na figura). Quando duas linhas cruzam, a imagem qual está na frente e qual está atrás. Isso significa que ela pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. Quando uma pessoa olha fixamente para a imagem ela ira frequentemente parecer mudar entre as duas interpretações válidas (o que é chamado de percepção multiplamente estável).

5. Ilusão de Orbison

Revista HypeScience

Esta é uma ilusão ótica que foi descrita pela primeira vez pelo psicólogo William Orbison em 1939. O retângulo externo com as linhas ciano e o quadrado interno parecem distorcidos. O fundo nos dá a impressãode qe há algum tipo de perspectiva. Como resultado nosso cérebro vê a forma distorcida. Essa é uma variante das ilusões Hering e Wudnt.

4. Ilusão Poggendorff

Revista HypeScience

Esta é uma ilusão ótica que envolvea percepção do cérebro entre as linhas diagonais interagindo com cantos verticais e horizontais. Recebeu o nome de seu descobridor Johann Poggendorff (1796-1877), um médico alemão que a descreveu em 1860. Na imagem acima a linha de cor preta preta e a vermeha estão sob o retângulo cinza. A linha azul aparenta ser a continuação da preta, ao invés da vermelha. A segunda imagem apenas remove o retângulo cinza. Se ainda estiver em dúvida, confira com uma régua.

3. Ilusão das sombras do tabuleiro de Adelson

A cor do quadrado B é examente a mesma cor do quadrado A.

Revista HypeScience

Nesta imagem as casas brancas e pretas são em realidade tons de cinza. A imagem foi construída para que uma das casas “brancas” na sombra, rotulada como “B” possua examente a mesma graduação de cor do que o quadrado “preto” rotulado de “A”. Os dois quadrados A e B aparentam ser muito diferentes como resultado da ilusão.

Parece difícil de acreditar, mas para você comprovar pode pegar um pedaço de papel e fazer dois buracos nele, que se sobreponham exatamente a A e B, para isolar estas cores. Ou você pode clicar na imagem, pois já fizemos isso para você, digitalmente.

2. Ilusão branca

O cinza de ambas as colunas é exatamente o mesmo.

Revista HypeScience

Esta é uma oilusão de ótica que ilustra o fato de que a mesma luminancia de destino pode gerar diferentes percepções de brilho em contextos diferentes. Este efeito é o oposto do que esperaríamos de uma simples explicação psicológica na base de contrastes simultâneos. Clique na imagem para ver a comprovação.

1. Ilusão Zöllner

As linhas longas estão paralelas?

Revista HypeScience

Nesta imagem as linhas pretas parecem não estar paralelas, mas elas estão. As linhas mais curtas estão em um ângulo que ajuda a criar a impressão de que uma ponta das linhas longas estã mais próxima para nós do que a outra através de uma ilusão de profundidade. [Fonte]

Veja outras 10 incríveis ilusões de ótica

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

136 Comentários

    • Sinto lhe dizer, mas vc provavelmente sofre de daltonismo. Procure um médico

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
matematica-450
Os exemplos dificultam aprender matemática

Um novo estudo suger...

Fechar