Marte: quais os próximos passos de exploração?

Publicado em 28.11.2011

A NASA lançou sua mais nova e completa nave sábado passado (26) para Marte, marcando um passo importante para seu ambicioso objetivo de enviar seres humanos para o planeta um dia.

A nave Curiosity decolou da Flórida e, depois de uma jornada de 8 meses e meio, vai chegar ao planeta vermelho em agosto de 2012. Uma vez em Marte, Curiosity vai investigar se o planeta é ou já foi habitável.

A nave está equipada com 10 instrumentos diferentes que lhe permitem escavar, perfurar, e disparar um laser em rochas para examinar a composição química do solo e da poeira marcianos.

A missão vai ajudar os cientistas a entender o ambiente e a atmosfera de Marte, o que será essencial para o planejamento de uma missão tripulada ao planeta. “O objetivo é enviar seres humanos a Marte e trazê-los de volta com segurança e, para isso, nós realmente precisamos saber sobre as propriedades da superfície”, disse Doug Ming, coinvestigador da missão.

Essas análises vão ajudar a resolver duas questões-chave para uma futura missão tripulada: como as tempestades de poeira de Marte podem afetar os veículos e equipamentos, e quais são os possíveis efeitos tóxicos da poeira de Marte.

A NASA planeja enviar humanos a Marte em meados da década de 2030. Mas antes disso, muitas questões importantes sobre o planeta terão de ser respondidas. “Outra investigação fundamental é determinar se existem recursos em Marte que podemos usar para missões humanas”, disse Ming.

Dados da missão devem pintar uma imagem mais clara do ambiente de Marte, incluindo se oxigênio e água podem ser extraídos da água congelada subterrânea, ou até mesmo da própria atmosfera.

Uma missão tripulada a Marte também vai ser uma tarefa longa, que exige que os planejadores investiguem o cultivo de alimentos no planeta para a tripulação. Ao examinar as propriedades da superfície de Marte, Curosity irá explorar essa possibilidade.

A nave está também equipada com um instrumento que medirá a quantidade de radiação na superfície marciana, o que poderia ser um obstáculo para uma futura missão humana.

“Estudos anteriores sobre o efeito da radiação espacial e a ligação com o câncer sugerem que nossa tolerância para voos espaciais de longa duração é quase tão longa quanto é preciso para chegar a Marte”, disse John Charles, um cientista da NASA.

Isso deixaria os astronautas em risco dependendo da duração da sua estadia no Planeta Vermelho, além da viagem de volta a Terra. Cientistas da NASA continuarão a estudar a radiação espacial, bem como outras preocupações de saúde em voos espaciais longos.

Os pesquisadores também estão realizando estudos de tecnologia de propulsão, na esperança de desenvolver uma forma mais eficiente de viajar de e para Marte, o que irá reduzir a quantidade de tempo no espaço.

Mas, antes que os humanos coloquem o pé em Marte, a NASA e a Agência Espacial Europeia devem completar uma série de missões robóticas para pegar amostras do Planeta Vermelho, como um esforço conjunto para analisar o solo de Marte e obter uma maior compreensão das condições do planeta.

Em um clima cada vez mais difícil quanto ao orçamento, os detalhes desse esforço conjunto ainda estão sendo trabalhados. Atualmente, a NASA pretende lançar essa série de missões robóticas, anteriores às tripuladas, entre 2016 e 2018.[Space]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

85 Comentários

  1. EXPLORAR MARTE?PRIMEIRO EXPLOREM OS OCEANOS DA TERRA,DPS VÃO PROS OUTROS PLANETAS,TEM TANTA COISA DESCONHECIDA AKI.

    Thumb up 2
    • Uma coisa não interfere na outra. É o mesmo que dizer: “vamos matar a fome na África antes de construir computadores mais poderosos”.

      Thumb up 1
  2. Notícia de última hora! O Prof. James McCanney irá falar sobre a recente missão à Marte, como ela foi desenvolvida e como ela deveria ser realmente! Vai falar sobre os novos cometas passantes vindos do Sul que causaram grandes CME’s no Sol essa semana e vai falar também sobre a Radiação Cósmica de Fundo, sua verdadeira origem em nosso Sistema Solar e como extrapolá-la para o resto do Universo!

    O programa dele vai ao ar em AM na frequência 5.070 MHz, e geralmente está disponível no link Weekly Radio Show Archives Subpage algumas horas depois! Ouçam e pratiquem seu inglês! Acessem jmccsci.com!

    Thumb up 3
  3. Sou fascinado por missões espaciais mas convenhamos que estamos destruindo o nosso planeta e será que iremos fazer o mesmo com os outros ???

    Thumb up 4
    • A NASA NA VERDADE NAÕ ESTÁ ATRÁS DE VIDA E SIM ATRAS DE RECURSOS ENEGÉRTICOS.

      Thumb up 3
    • Energia não falta no nosso planeta, nossa ionosfera é pura eletricidade! Se eles não estiverem fazendo essa exploração por vaidade ou pela ciência, prefiro nem imaginar o que eles estariam procurando por lá…

      Thumb up 4
  4. A humanidade está atrasada na exploração espacial. E a culpa não é dos cientistas.

    Thumb up 18
    • Civilização tipo I: Esta civilização já controla os recursos energéticos do seu planeta. O clima está sob as suas ordens, seus terremotos já podem ser evitados e a sua mineração já atinge os níveis profundos da crosta terrestre e os oceanos já produzem todos os seus benefícios em prol dela. Esta civilização já completou a exploração do seu sistema solar.

      Civilização tipo II: O sol do seu planeta não tem mais segredos para este tipo de civilização, o sol está, inteiramente sob o seu domínio total: ela até minera no seu sol, além de se aproveitar da energia solar, o sol move as suas máquinas e provê toda a fabulosa quantidade de energia a qual esta civilização necessita. Esta civilização vai começar a colonização de sistemas estelares locais.

      Civilização tipo III: Toda uma galáxia é controlada pela civilização nº III. A fonte de potência da qual necessita, jorra com as fontes da força reunida em bilhões de sistemas estelares locais. Provavelmente dominou as equações de Einstein e é capaz de manipular o espaço-tempo à vontade.

      Seríamos uma civilização tipo O, iniciamos a exploração de nossos recursos planetários, mas não possuímos ainda a tecnologia e meios para controlá-los. Os combustíveis utilizados por nós são o petróleo e carvão (combustíveis fósseis) e a força bruta do trabalho humano.
      Os nossos maiores computadores não podem nem prever o clima, que dirá controla-lo.

      Thumb up 18
    • Que jogo é esse?

      Thumb up 3
    • Foi o Michio Kaku (um físico teórico) quem disse. Acho que ele tem razão. Pesquise sobre as teorias dele.

      Thumb up 4
  5. O ser humano é realmente ridículo em certas atitudes…. nem consegue administrar seu próprio planeta e tá querendo explorar um outro.
    :P

    Thumb up 9
    • “Cejamos Cinceros” é bem legal

      Thumb up 8
  6. Eu ainda acho que os americanos estao escondendo informacoes importantes para o resto da humanidade, os caras estao com uma baita crise e estao gastando essa grana toda. Talvez a gente esteja com problemas no planeta ou eles descobriram alguma coisa em marte, ou alguem acredita nas informacoes que os governos nos passam?

    Thumb up 11
    • Pensa q isso custa caro para o goveerno americano?Isso eh um trocado pra eles e aem do mais um pouco de dinheiro n vai resolver crise alguma a crise eh causado por diversos fatores que tem q ser devidamente resolvidos.

      Thumb up 11
  7. a china é uma potência nuclear atualmente e brevement, antes e vai se tornar uma potência espacial , antes dominada por estados unidos e rússia”essa nova china vai fazer a diferença em matéria de tecnologia !! é espantoso a proeza que os chineses estão fazendo .

    Thumb up 7
    • Acredito que os Chineses podem ser ainda mais imperialistas e autoritários que os americanos. Vemos pelo seu sistema judicial fortíssimo, em uma população cinco vezes maior que a americana e a ainda com menos criminalidade. A China só mostra ao mundo Xangai, Pequin, e seus pólos superdesenvolvidos. Ela esconde suas favelas, sua grande massa populacional que ainda vive como os camponeses pobres plantadores de arroz que vemos nos filmes de kung fu da década de 70. Admiro ainda duas grandes proezas da China, uma controlar a sua taxa de crecimento populacional, outra limitar ou vetar o acesso do google e outras empresas americanas ao seus domínios. Quanto aos satélites americanos, não da pra se saber se os chineses realmente os danificaram ou se isso é um truque americano para pôr o mundo contra eles.

      Thumb up 16
  8. ACREDITO QUE DEUS ESTEJA MOSTRANDO PARA O HOMEM ESSE BELO UNIVERSO PARA QUE O PRÓPRIO HOMEM POSSA CONTEMPLAR MELHOR A CRIAÇÃO DIVINA.

    Thumb up 6
  9. As ignóbeis mentes humanas tem que entender que , Marte está só à 8 meses e meio,de distancia da Terra isso em eskala Universal é = à(NADA)Segundo os Cientistas, nossa Galáxia,tem 200,BILHÕES DE ANOS LUZ,de uma ponta À outra :Tudo começou em (1906)com nosso gênio ALBERTO SANTOS DUMONT,e sua gênial invenção o 14 biz,a primeira maquina, mais, pesada que o ar à levantar vôo, na Terra,os cientistas de Hoje,só estão dando continuidade há nossa evolução,seus (IGNORANTES )respeitem o trabalho de quem gasta a vida estudando,e promovendo ciencias para lhes dar uma vida melhor!Esse suco,em pó dos mais variados sabores,que colocamos na aguá misturamos acúcar e bebemos,fôra, desenvolvido especificamente a principio só para os Astronautas,??Sabiam?É só um exemplo pesquisem sobre o assunto??!!!!Aquele aparelhinho para exercicios fisícos que vibram os musculos à priòri só para astronautas???HÃ,ETC!Pesquisem!!!!!

    Thumb up 3
  10. por mais que o homem conquiste, mais peuqenino se sente diante de toda imensidão e misterio que envolve tudo isto, quando ele acha que está no auge, percebe-se que jamiais conseguirá desvendar todo mistério do Criador

    Thumb up 7
    • Olá Luiza,

      Acho que homens como esses da NASA, que a cada dia empurram o mundo com o Peito, e fazem do impossivel seu cotidiano, não pensam assim. Se existe um Deus, e ele houver mesmo criado alguma coisa, eles devem pensar, poxa descobrimos mais uma coisa, e agora qual o proximo passo.

      A mente humana é fenomenal, a pesquisa da NASA, na minha opinião, por mais que seja usada de forma política, para aqueles cientitas que participam e uma coisa maior.

      Acho que qualquer pessoa que gaste seu tempo em prol de realizar uma descoberta, e prova-la, para que ela possa ser reproduzida ou mensurada, nao esta muito preocupado com textos esotericos como a biblía.

      Inclusive os cristãos costumam ser muito hipócritas quanto a isso, enquanto os cientistas aceitam todas as teorias e as colocam a provas, você houve cristãos dizendo vodu e coisa do diabo…

      Não me sinto menor que Deus algum, e acho o que a NASA faz sensacional!

      Thumb up 9
  11. de que ki adianta ele conseguir chegar a marte ou mas longe se nós que sonhamos em ir tbem eles nao vão levar é bem chato isso. E essa demora de mais 20 anos, e primeiro vai eles depois a familia deles, depois os amigos deles, depois os tios, dpois os primos os filhos dos primos depois os cachorros deles, os gatos, os trilhonarios os bilhonarios os milhonarios os ricos os de Classe Media etc. E depois quando se passar uns 1000 anos ou mas não poderão pensar em dar a chanse de irmos tbem ou seja os filhos dos nossos filhos 10 vezes ou mas. é chato (chuechuechuechuechuechuééé)

    Thumb up 1
    • Ainda bem que você não vai.

      Thumb up 6
    • boa :D

      Thumb up 1
  12. A nacessidade de vocês- mentes “ilusoriamente” esclarescidas-, de dar explicações, -especulativas de fundamento turpi- e ser reconhecido por tais ” asneiras” é no minimo deplorante! Faladores com necessidade de atenção, e bajuladores com ausência de informção, resumindo; UNS NADA!. E pra terminar,cito o mais leve dos efeitos, em mim causados por tal observação desse comportamento -que parece mais sintomas de um predisposição genética que estimula os idividuos a comportamentos descostrutivos- ; Nojo, nojo !

    Thumb up 0
    • Não tem nimguém obrigando vc a ler nossos comentários, os incomodados qe se mudem.

      Thumb up 13
  13. Ainda falta 20 anos para essa missão sair do papel, até lá as tecnologias terão evoluido muito, basta procurar sobre as tecnologias de 20 anos atrás para ter ideia das mudança qe irão acontecer.

    Thumb up 10
  14. Eu na minha ignorância acredito que Marte já foi habitado por seres inteligentes. Baseado no livro;(Seria os Deuses Astronáutas).

    Thumb up 9
    • será ?

      Thumb up 6
    • ja li esse livro , seria impossivel apagar todas as provas de que eles moraram em marte … então acreditos que eles sejam de outro sistema estelar rs

      Thumb up 7
    • Marte foi destruído por um cometa passante a 3700 anos atrás. Por isso os vestígios de seus habitantes foram apagados. Entretanto os sinais de que o lugar era habitável a pouco tempo estão claros nas poucas imagens que as agências nos enviam: canais de rios cristalinos e recentes, ilhas, deltas de rios, sinais de erosão de água e golfos.

      Mas os especialistas insistem em dizer que isso foi a bilhões de anos…

      Thumb up 3
  15. Eu creio na minha ignorância que Marte já foi habitado por seres inteligentes, baseado no livro; (Seria os Deuses Astronautas).

    Thumb up 4
  16. estudos dizem que os planetas rochosos do sistema solar são formados basicamente dos mesmos materiais, então é bem improvável que haja alguma substãncia tóxica na atmosfera, pode até existir, mas em uma quantidade mínima.

    Thumb up 14
  17. Os avanços conseguidos em todos esses anos pela tímida exploração espacial são fascinantes. Ate hoje me impressiono com os velhos ônibus espaciais. É incrível imaginar a grandiosidade do cosmos e a nossa reles insignificância. Enquanto uns vivem de teorias de conspiração, outros sonham alto com alguma coisa realmente construtiva.

    Thumb up 18
    • Prefiro os foguetes russos! Funcionam bem melhor!

      Thumb up 8
    • Vc ja ouviu falar do Buran?? Q foi causa e efeito do desenvolvimento e construção do Antonov 500? Foi um grande elefante branco russo. Sem contar as especulações das naves tripulas russas perdidas antes de Yuri Gagarin conseguir entrar em orbita. Pode ser q em algum lugar no espaço alguma nave vostok com um esqueleto humando esteja vagando sem rumo.

      Thumb up 7
    • Se o projeto dos russos fosse ruím, a NASA não estaria tentando imitar em seus novos projetos. Aliás, o ônibus espacial foi desenvolvido pelos russos e abandonado pq não era tão funcional quanto os foguetes.

      E vc fala de um ou outro foguete que se perdeu no lançamento, sendo que na época da suposta ida do homem à Lua, eles enviavam duas missões tripuladas por dia ao espaço, enquanto os americanos faziam uma ou duas por mês. E eles não pararam, só diminuíram um pouco o ritmo com o fim da Guerra Fria.

      Não é tão estranho que eles tenham mais acidentes em sua história de lançamentos, visto que eles lançaram muito mais foguetes tripulados do que qualquer outra nação.

      Thumb up 10
    • capaz, os russos não conseguiram nem enviar sua sonda a Phobos

      Thumb up 10
    • Os russos tem azar com Marte, isso é fato… mas com Vênus eles foram bem.

      Thumb up 8
    • Já aconteceu antes, as missões a Fobos sempre dão algum problema. E os russos se interessam ainda muito mais nela que os americanos. Se essa sonda não recuperarem mais, vão mandar outra. É uma questão estratégica, eu acredito, estudar Marte em escursões tendo por base essa lua é muito mais viável que se estabelecer entre as tempesatades de areia em Marte.

      Thumb up 5
    • Que piada. Cara. Deixe de falar asneiras em publicos, fale para vc mesmo e se engane sozinho.

      As naves russas tem muitos problemas. Falo isto e posso provar: As ultimas naves russas em direção a Marte nem conseguiram sair da orbita terrestre, vejo o caso recente da ultima que ficou a deriva na orbita terrestre e caiu.

      Enquanto os russos acumulam fracassos seguidos (e choram botando a culpa nos outros), os estadunidenses enviaram 3 jipes completos para Marte e a Lua, satelites de comunicações, satelites de observações para Marte e outros planetas, criaram quase meia duzia de onibus espaciais, sairam do sistema solar 2 vezes nas naves Voyagers, Foram a Venus, Mercurio, Saturno, Jupiter e estão chegando á Plutão. Lançaram diversos observatorios espaciais como o Hubble e muitos outros, etc, etc, etc.

      Enquanto isso os russos acumulam fracassos, fracassos, fracasso e choram.

      Thumb up 0
    • Que ilusão a tua, amigo, os ônibus espaciais foram uma fiasqueira como um monte de acidentes e vidas perdidas, tanto que os americanos tiveram que abandoná-los.

      Thumb up 12
    • Um carro com 10 anos ja e um carro velho, imagina um veiculo orbital? Não os culpo.

      Thumb up 1
    • Ida a Marte em 2030: E a bandeira no solo extraterrestre será americana denovo, mesmo que hajam programadores brasileiros e indianos por tráz dos softwares, europeus por tráz dos propulsores, japoneses por tráz dos robôs. Não é o nosso sonho, é o sonho americano, o resto do mundo servindo a eles sem ser reconhecido.

      Thumb up 23
    • Esqueceu os chineses, já foram ao espaço sem ajuda de ninguém e logo irão montar sua própria estação espacial.

      Thumb up 30
    • Veja pelo lado bom, se tiver de acontecer algo errado, acontecerá com eles primeiro.

      Thumb up 6
    • (Jonata), VC é um mal informado evolua filho , OS EUA ou USA nada mais é que uma potência em decadência,sem recursos ,financeiros os mais de 70 anos de gerras fragmentadas que os EUA,ou, USA travam pelo mundo já os qqqqqqqqqqqqqeeeeeeeeeeebbbbbbbbbbbrrrrrraaaaaaaaaarrrrrrrrrraaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmm hà muito tempo hoje eles só vivem de aparencias como certas socialight !!!

      Thumb up 2
    • Americanos, chineses, europeus, brasileiros… que importa? Somos todos seres humanos e uma conquista dessas é uma conquista de toda a humanidade, mesmo que chegar a marte seja apenas uma conquista simbolica, rsrs.

      Thumb up 7
    • o PROBLEMA, a glória fica só com eles.

      Thumb up 4
    • Andy, seria mais justo uma bandeira do mundo, existe tal bandeira, ou sei lá, das nações unidas. Os americanos sempre querem ser melhores, não se misturar, mas uma missão conjunta, a experiência dos russos, o poderio americano e europeu, a sofisticação chinesa e japonesa, e porque não, o talento dos programadores brasileiros e indianos que são muito bons. Não estaríamos mais adiantados como civilização se os povos fossem mais unidos?

      Thumb up 8
    • Primeiro a revolução tem que ser espiritual, ou o resultado vai ser Nova Ordem Mundial, ou Torre de Babel para os crentes. Ou seja: todos escravos em qualquer parte do mundo.

      Thumb up 7
  18. eu acho que não presisa explorar só marte.pode explorar outros planetas como por exeplo venus,mercurio e ate mesmo a lua mas explorar marte e interesateu apoio essa exploracao

    Thumb up 0
    • Marte é o planeta que mais se parece com a TERRA, por isso o grande interesse em descobrir se Marte pode ser um dia habitável.

      Thumb up 16
  19. Por quanto tempo os americanos acham que terão a sua bandeirinha (no braço do astronauta) a frente da humanidade? Egito, Roma, Inglaterra, USA… o trono do mundo ainda verá a fila andar. E a teoria econômica do BRIC está aí. Posso até ser patriota demais, mas o Brasil é um gigante a despertar, e o mundo está reconhecendo isso.

    Thumb up 22
    • Enquanto esse “gigante” continuar com os números de IDH péssimo e as pífias colocações da Universidades Brasileiras (inclusive a tão elogiada USP) perante as do resto do mundo, além disso, total falta do Controle Social sobre o Estado (Você sabe o que é uma LOA?) iremos viver essa doce ilusão cíclica.
      Abraços! Parabéns pelo otimismo!

      Thumb up 10
    • Sou patriota e de verdade exagero no otimismo, mas o pouco que entendo de economia e IDH também me basta pra não me iludir muito. Mas cada um dos BRICs tem de fato tem seus próprios problemas a superar, e essa teoria não diz que algo “vai acontecer”, mas que “pode acontecer”. Já estou orgulhoso pelo patamar de oitava potência mundial sem roubar riquesas e sem fazer guerras com países menores (exceto pela guerra do Paraguai mais isso foi mais uma manipulação britância).

      Thumb up 4
  20. Faz parte do íntimo do ser humano conquistar e conhecer novas fronteiras. Essa missão e outras que virão, darão a verdadeira condição para que um ser humano possa pisar no planeta Vermelho.
    Radiação, Tempestades, Poeira, Frio, Falta de oxigênio, água, são alguns dos problemas básicos a serem enfrentados. A Lua seria um bom programa para criarmos experiência de como sobrevivermos em terreno inóspito a vida humana. Fim do Programa Apolo, dos Onibus Espaciais, da Mir, da ISS em 2020, cancelamento do Projeto ORION. Não vejo muita perspectiva para o futuro da conquista Espacial. Será Utopia?, Tomara que eu esteja errado!!!!

    Thumb up 3
  21. Já que as pessoas não querem diminuir a produção de filhos para perpetuar a espécie de forma mais organizada e com menos sofrimento, muitas vezes porque acham que ter filhos é uma coisa linda e uma dádiva divina ou porque acham que “um filho único é muito triste”, essa é uma das saídas para o problema da super população.

    Outra seria a própria Terra dar conta do recado através das catástrofes naturais ou artificiais (produzidas inconscientemente pelo próprio homem), mas creio que todo mundo ache essa última muito penosa.

    Thumb up 5
  22. Não sabem se dá prá manter pessoas lá, não sabem como evitar a radiação do espaço, não sabem como fazer a propulsão, não sabem o q vão encontrar lá. Não sabem ir nem prá Lua e estão planejando uma viagem prá Marte em 2030??

    Eles estão queimando a grana do contribuinte americano, isso sim!

    Thumb up 10
    • E assim a bandeira no Planeta Vermelho “de algum deserto do arizona” será a americana…

      “Um pequeno passo para um homem, mas uma baita sacanagem apara a humanidade!!!”

      Thumb up 8
    • Hj tá cheio de fan-boys da NASA no Hypescience!

      Thumb up 7
    • O maior problema do brasileiro, americanização, beber coca-cola em vez de café e valorizar mais a Nasa do que a Petrobrás.

      Thumb up 8
    • A petrobras e a vale são retratos da incapacidade do Brasil sair do setor primário. O Brasil não consegue sair do extrativismo e da agricultura. Graças à falta de educação dada a sewu povo.

      Thumb up 12
    • Enquanto houver pessoas que não acreditam no futuro e e não se fizer nada por ele, assim vai continuar. Se fôssemos mais patriotas, estaríamos num patamar mais elevado. Se não acreditarmos em nós mesmos, e no país que é nosso, vamos acreditar no quê? lutr pelo progresso de quem?

      Thumb up 11
    • Pede explicações para os russos se foi ou não fraude! Humpf!

      Thumb up 4
    • Ainda continua no mundo da Lua em relação a REAL ida deles lá? Desisto!

      Thumb up 5
    • Eu conheço vc, Sr. Spock. Vc se lembra de mim??

      O Homem não foi à Lua.

      Thumb up 3
    • Sejamos Racionais,

      Se o Homem Não tivesse ido a Lua a URSS com seus cientistas teria caido Matando em cima dos EUA.

      Mostre um Cientista renomado refutando a ida dos EUA a lua! Não quero ver fotografos que nunca estiveram na lua, com teorias conspiratorias sobre sombras em retratos não.

      Quero verdadeiras provas.

      Isso ai ninguem posta. =)

      Thumb up 2
    • Os EUA tb nunca provaram cientificamente que… ah, cansei!

      Thumb up 0
  23. Ainda tenho minhas dúvidas quanto a viagem do homem à Lua, quem dirá à Marte. Mas a previsão é de longo prazo. Talvez até 2030 nós tenhamos tecnologia suficiente para enviar seres humanos em segurança para outro planeta.
    Ps: A tecnologia atual não conseguiu nem se quer sair da órbita terrestre para investigar uma das Luas de Marte (caso Russo ocorrido recentemente). :)

    Thumb up 2
    • Como assim? E os veículos enviados à marte que nos deram informações fantásticas sobre o planeta? Não tiveram que sair da órbita terrestre? Você se refere a um caso de fracasso como se todo o programa espacial fosse condenado.
      A tecnologia existe, mas não é à prova de falhas.

      Thumb up 1
  24. Tomara que conquistemos marte, colonizar outro planeta será um marco na evolução do homem a partir dai poderemos perpetuar nossa especie pelo espaço e nos tornar imortais.Gostaria bastante de, daqui para o fim de minha vida, visitar o planeta vermelho…

    Thumb up 15
    • conquistar???? o mundo capitalista só pensa nisto, conquistar, possuir, ter mais recursos, porque não visitam a lua antes?
      querem logo MARTE ou os planetas, humanizá-los, isto vai destruí-los, vamos fazer a coisa errada que nem fazemos com a terra, talvez estão pensando em morar lá porque arrumar a terra que é o certo ninguém tem vontade, eles já sabem que em um futuro longo a terra vai morrer( não em 2012, eu acho que em 3000 e poucos

      Thumb up 3
    • Sim a terra vai ”Morrer” um dia independente do q os humanos façam, pois eh o curso natural das coisas, e precisaremos de outro mundo pra morar, alem do mais n tem oq destruir em marte pois lá n existem florestas ou animais.

      Thumb up 2
  25. 8 meses e meio é muiiito longe

    deve rolar um dalay de 1 dia na comunicação com a terra
    e como as ondas de radio ou sei la o que viajam isso tudo ?

    Thumb up 1
    • Não Castor, dependendo da epoca, como por exemplo quando Marte esta em oposição, fazendo uma continha regra de tres, leva em torno de 3 a 4 minutos, lembrando que este tempo é quando Marte se encontra mais próximo da Terra.

      Thumb up 12
    • Castor,

      Comunicação terra-marte é feita via ondas de radio, que viajam na velocidade da luz, demora em média 780 segundos, como os dois planetas estão em movimento em orbitas diferentes, a distancia aumenta ou diminui, com isso o tempo de viagem da mensagem também varia.

      Thumb up 6
    • O cara aí em cima explicou tudo… so como referencia a Voyager esta a mais de 100 vezes a distância da Terra ao Sol, o que representa “apenas” algumas horas luz de nós…

      Thumb up 5
    • naum chrga a ser um dia, se naum me falha a mémoria são de 20 minutos a 1 hora.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ENVIRONMENT-Orchid_2062416c
Descoberta primeira orquídea que só floresce à noite

Pesquisadores descob...

Fechar