Mini reator nuclear pode ajudar a colonizar Marte e lua

Por , em 31.08.2011

Nós não vamos viver em Marte ou na lua tão cedo, mas os cientistas acabaram de superar um grande obstáculo para a habitação interestelar: eletricidade.

Cientistas projetaram uma usina nuclear do tamanho de uma mala que pode alimentar até oito casas de tamanho normal. Graças ao seu tamanho e durabilidade, a planta pode fornecer energia de cisão não só na Terra, mas na lua, em Marte ou em qualquer outro lugar que a NASA requerer um gerador de energia.

“Enquanto a maioria das usinas nucleares geram centenas ou milhares de megawatts de eletricidade, este gerador portátil cria apenas 40 quilowatts. Este pequeno tamanho é ideal para o tipo de condições vistas no espaço”, disse James Werner, principal pesquisador do projeto.

O gerador é mais flexível e pode ser colocado em crateras ou cavernas de planetas desabitados, por exemplo. Também é exponencialmente menos pesado do que o padrão de usinas nucleares, o que é essencial para um gerador funcionar adequadamente no espaço.

A NASA previu várias aplicações potenciais para as novas “usinas”. Elas poderiam gerar energia de oxigênio ou hidrogênio. Também poderiam servir como dispositivos de carregamento para qualquer veículo elétrico, tripulado ou não.

Atualmente, os astronautas usam células solares, que convertem luz em energia. No entanto, fontes de luz podem não ser consistentes ou confiáveis no espaço sideral. Esta usina de energia nuclear poderia gerar um fornecimento de eletricidade maior, e muito mais confiável.

Aqui na Terra, a energia nuclear é controversa, graças a vários acidentes que levaram a desastres catastróficos, como Chernobyl. No entanto, esses incidentes não constituiriam uma ameaça aos astronautas usando esse reator portátil.

“Não haveria perigo de colapso. Por causa do nível de potência baixo, é muito seguro. Qualquer situação onde o poder falha, o reator em si apenas desligaria”, afirma Werner.

A equipe planeja construir uma unidade de demonstração física para a planta e testar as suas capacidades no próximo ano.

Embora a NASA tenha terminado seu programa de ônibus espaciais, Werner não está preocupado que isso afete o programa, salientando que a usina usaria um veículo de lançamento totalmente diferente. Ele está confiante de que, uma vez que a planta estiver completa, a NASA deve permitir que a equipe a envie para o espaço para ver o que acontece.[MSN]

• Luiz Vicentine Del Pavarone:

Colonizar na Lua? não somos capazes nem de cuidar do nosso planeta quem garante Lua e marte…

• adelimar:

toda tecnologia e bem vinda ,se poluira ,e um preço que teremos que pagar ,oque me intereça e ,avançar ,ir a lua pela primeira ves,e la com certeza tera muita coisa util para novas tecnologias,to loco pra escavar aquele solo,retirar de la o metal necessario para evoluirmos em direçao ao desconheçido ,chega de livros ,chega de historias da epoca, que minha avo era moça ,chega de teorias ,chega de crença ,foi ,ou nao foi ,iremos atravessar o mar e descobrir novas fronteiras rumo ao conhecido somente por satelites, se for preciso sacrificar alguns homens teremos que fazer ,morrerao pelo planeta ,mas antes nos iluminem o caminho ,pois nao havera avanços sem mortes disso ,eu sei,tipo? poblemas com a nave,gps espacial calculo errado, ha uma estrela de fogo esta nos puxando para ela ,isto ta dentro do normal para mim ,direi ok homem foi um prazer trabalhar com voçes ,apliquem as injeçoes o codigo e xxxx ,abra a maleta da morte e adeus.

exatamenti desses pensamentos que nós precisamos!

pessoas como vc proto para morrer !

entretanto não se vai para uma missão para morrer e sim preparado PARA_O_QUE_DER_E_VIER!

porem precisamos de muitas tecnologias para isto!, não digo que não ha! só digo que eles não aceitão as tais !

kkk existem formas diferentes de se faser energuia ( bem menos poluenti) e que durem bem mais que uma semples maleta nuclear! ( voces sabem do que eu estou falando!) entretanto eles tão nem ai se é poluente ou não !! eles querem é pratscidade!!

mais estas pratscidades alem de ser alto destruitiva!: não dura tanto tempo quanto a propria lei de formação dos planeta (todos sabem do que estou falando)

com um sistema mais apropriado eles poderiam ter colonisado diversos planetas!!

(claro seria algo mais complexo, pelo fato de ter que produsir , o famoso AR que nós tanto presisamos! mais nada que um 5 anos de adiantamento não resolva hehehe )

Sou mais pela fusão nuclear. Infelismente ainda estamos muito atrazados. Por enquanto ficamos mesmo com a fissão nuclear. O que é importante é avançarmos com a tecnologia.
    É uma boa ideia.

• ANILSON TADEU MARTINS:

Estão poluindo nosso planeta com os riscos que a energia nuclear nos “oferecem” e agora vão atacar na lua e em marte !
    Eita humanidade >>>>

Não viaja filho, coloca sua mente pra pensar, nossa única missão neste universo é sobreviver, a qualquer custo !!

• resident:

Legal o mini-gerador nuclear poderia nos ajudar mas poderiam construir placas solares na lua,porque ela recebe a ernegia solar que poderia ajudar,como o planeta marte desabtado mas alguns milhões de anos poderia haver vida com os seres humanos graças ao mini-gerador nuclear ou também as placas solares.Quem sabe……

“resident”, com exceção de alguns pontos no pólo norte da Lua, a Lua fica com 14 dias terrestres de luz, e 14 dias terrestres de escuridão. Depender da energia solar não é uma boa ideia.

Tá, mas por quanto tempo esse mini reator poderia fornecer energia???????

Assistam Planet Survival. To sentindo que a gente vai viver como eles, em colonias espaciais, já que a Terra foi totalmente destruída pelos humanos

• ???:

Legal isso, se a Terra for mesmo acabar nos vamos ter um lugar para ir.
    Tudo bem que vai ser bem diferente da Terra sem plantas e animais como conhecemos, mas… não vai ter outro jeito nós seres humanos destruímos tudo…

???, se a Terra for “acabar”, e se for por causa de nossas atividades, então não há esperança para nós no espaço, por que manter um ecossistema no espaço é quase tão complicado quanto manter o ecossistema aqui na Terra.

• ANILSON TADEU MARTINS:

Tão ou mais ??

Como…? (Cuma…?)

• Bruno Marques:

Mas se um meteoro estiver em rota de colisão em um futuro próximo vale a pena investir em colonização em outros planetas, para dar ao menos uma chance de sobrevivência a nossa inútil porém divertida raça!

Bruno Marques

eu posso diser que nosso planeta ja esta condenado !e por nosso próprio sol!

e porque depois de tanto tempo vai cair um meteoro agora?

não haveria sentido no universo!

e sim nossa divertida raça não sera a unica a ser levada a outros planetas!

• willian:

E quem garante que somos deste planeta?