Nave espacial comercial será testada ainda este ano

Por , em 28.02.2012

Um futuro no qual haverá voos comerciais ao espaço, acessíveis à parte da população, parece estar mais próximo. A empresa aeroespacial Virgin Group, com sede em Las Cruces (Novo México), nos EUA, anunciou na última segunda-feira que pretende realizar a primeira viagem além da atmosfera da Terra ainda em 2012.

O equipamento que deve ir ao espaço é chamado simplesmente de “SpaceShipTwo” (Nave Espacial 2), e já está em fase avançada de testes em laboratório. Mais de 500 clientes já se inscreveram para pegar uma carona na SpaceShipTwo quando ela puder voar.

Para que todos possam sentir esse gostinho, a nave terá que fazer muitas viagens: trata-se de um veículo espacial pequeno, com espaço para dois pilotos e apenas seis passageiros. Cada um terá que desembolsar 200 mil dólares (cerca de R$ 340 mil, na conversão atual) por sua passagem.

Por esse preço, cada tripulante terá a sensação de subir a 110 quilômetros do solo, enxergar a Terra lá de cima como se vê em filmes, e entrar em um ambiente de gravidade zero. Esta zona é chamada de suborbital: escapa à atmosfera terrestre, mas ainda não ingressa completamente no espaço. Segundo os cientistas da Virgin, ainda há muito que se pesquisar sobre esta região.

Essa empreitada ainda representa novidade por ser de uma agência espacial privada, sem nenhum vínculo estatal. Mas a Virgin já não está sozinha: existe concorrência no promissor mundo do turismo espacial privado. Outra grande companhia, a também americana XCOR, também já tem orçamento suficiente para se lançar neste ramo. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

18 comentários

  • Leandro Ogliari:

    E então, já foi testada?

  • Willian:

    O valor irá reduzir assim que surgir mais empresas do ramo. Quando lançaram o celular, o valor para aquisição era espantoso.

  • André Luis:

    Esta nave tem um design impressionante! Acho muito legal esse projeto ser de uma empresa privada. Quando for lançada sem dúvida haverá muitas réplicas em miniatura. Vou querer uma!

  • Metaltrader®:

    O camarada disse ai “BARREIRA DA LUZ”????????????
    Eu quase rí…

    • John jones:

      voce entendeu o que eu quis dizer com isso!

    • PEDRO HENRIQUE:

      NOSSA PRA FALAR A VERDADE EU NAO ENTENDI NADA

  • José:

    Setores de tecnologia podem ser melhor administratada por empresas particulares.

    A concorrência vai gera novas tecnologias e reduzira os custo. Se a era espacial seguir a lei do mercado logo, logo teremos um setor turistico que vai além das viagens nacionais e internacionais.

    Eu diria viagens interplanetária ou simplismente espaciais, agora para Marte ou até além disso. Esse e o lado bom do capitalismo, mas eu coloco apenas uma cuidado que é pouco valorizado pelas empresas o impacto ambiental ou melhor nesse caso o impacto espacial desse projeto.

  • Alex:

    Muito caro
    Com espaço para 25 passageiros e 30 mil $ cada este projecto ia longe
    Mas assim nao, até porque me Parece que é só para subir e voltar logo para baixo

    • Zarthak:

      Aposto que em 10 anos já estára custando U$ 50 mil e em 30 anos estára em U$ 10 mil (corrigido monetariamente, claro!).

      Agora sobre o projeto ir para frente…já tem + de 500 pessoas na fila!! Pessoas ricas que gostariam de ir para o espaço…não vai faltar! 😀

  • John jones:

    nave interessante só que ela podia quebrar a barreira da luz não acham?

    • Jonatas:

      Hehehe, calma companheiro, calma…

    • Jr:

      Caramba John, não ia querer te emprestar meu uninho, deu trabalho pra comprar e acho que você ia se perder no hiperespaço. Hehehe…abraço.

    • Andy:

      Com certeza! Qualquer espaçonave hoje em dia consegue quebrar a barreira da luz, muito fácil!

      Agora eu tenho de ir até a Proxima Centauri na minha espaçonave de neutrinos que quebra a barreira da luz e fazer uma visitinha aos meu futuros netos. Daqui a menos de 8 anos eu volto e te digo como foi.

      Até!

    • helton:

      Cade o Dislike quando se precisa dele ? 😀

  • Jonatas:

    Parece que já vi essa notícia, mas pelo que me lembro estava numa lista do início do ano anunciando o que aconteceria em 2012.

  • Paulo Eduardo:

    Designer impressionante!!

    • Jonatas:

      Concordo.

    • Jr:

      Nave linda mesmo. Que pena que eu não tenha $$$ para me candidatar para uma viagem dessa. Penso ter nascido uns 100 anos antes do tempo…hehehe

Deixe seu comentário!