Beber água antes das refeições ajuda a perder peso. Mito ou realidade?

Publicado em 19.11.2010

Corre um boato de que, se você beber um copo de água antes das refeições, acaba comendo menos e emagrecendo. Mas será que isso é verdade?

A idéia é que a água enche o estômago e, por isso, reduz a fome. Um estudo da faculdade Virgina Tech, dos Estados Unidos, analisou 55 voluntários que tinham sobrepeso. Eles estavam em uma dieta de baixas calorias e metade do grupo devia tomar dois copos de água antes das refeições.

No fim do estudo, o grupo que bebia água havia perdido mais de 7 quilos, em média, enquanto o outro grupo perdeu 5 quilos, em média. Em 2008, outro estudo mostrou efeitos similares em pessoas que bebiam um copo de água antes de tomar café da manhã.

No entanto um terceiro estudo, de 2007, mostrou que beber água reduzia a fome apenas de pessoas com mais de 35 anos de idade. Nos mais jovens, o método tinha pouco efeito – as razões para isso ainda não foram descobertas.

Na dúvida, adotar esse método não faz mal. [NY Times]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

23 Comentários

  1. De fato, acredito que realmente ajuda, mas nao é simplismente beber agua antes das refeiçoes e na hora de comer entupir-se de comida, tudo deve ser equilibrado e sempre evitar comidas que fazem mal à saude como frituras e refrigerantes. Se beber agua antes das refeiçoes e alimentar-se melhor com certeza irá emagrecer e com saude!!

    Thumb up 4
  2. genty tenho 14 anos e pesso 104 kilos ,eu estava fazendo regime e perdi 6 kilos e depois ganhei 12 ,e parei porqeu nao tinha compania como fasso paar superar esse tramal de fazer exercicio sozinha em ajudem pela mor de deus obrigada

    Thumb up 9
  3. Ola sou a beatriz morgado tenho 19 anos e sou de alcobaça – portugal. Queria perder peso mas nao consigo mas ando na hidroginastica mas nao consigo emagrecer. No ceeria centro de educação especial e reablitação profissional de alcobaça.
    Queria pesar 50 kg ou 52 kg. peso 77 kg. uma semana bebo agua depois nao bebo.
    Comecei engordar mais durante 1 ano por causa de uma fase complicada para mim. como mas nao consigo parar de comer as vezes paro. o que devo fazer?

    Thumb up 5
    • Olá Beatriz.
      Duas palavras: foco e disciplina.

      Tenha em mente o que voc6e quer e mergulhe 100% nisso !
      Não precisa emagrecer 20 quilos em 1 mês. Emagreça com saúde, comendo verduras, legumes, frutas. Coma bem e não apenas coisas gostosas.

      Abraços

      Thumb up 9
  4. eu tomo mais de dois lítros deágua por dia faço duas horas de malhação,não como carne vermelha, só peito de frango grelhado, não como doce, nem um tipo de fritura, o único carboidrato que como é um pão de sal sem o miolo no café da manhã, leitedesnatado sem açúcar,uma colher de arroz e 1/2 colher de feijão e verdura que parece ter so água, ex:chuchu. todos os exames que fiz estam com as taxas normais, e eu estou enloquecendo porque só perdi 3ks em um mes. socorooooooooooo!

    Thumb up 4
  5. Entendi tudo. A matéria colocada no site, os comentários… Quer dizer, não entendo como uma pessoa não sente sede. Nem quando está fazendo muito calor. Impressionante, viu?

    Thumb up 30
  6. Tomar agua no mínimo meia hora antes das refeições. Durante estas refeições não tomar nenhum liquido, nem mesmo suco natural. Colocar no prato muita verdura e pouco carboidratos e no máximo 100 gramas de carne magra. Não jantar a noite. Basta comer bastante frutas e um sanduíche de queijo. Na hora de dormir tomar bastante água duas horas de pois da ultima refeição (frutas e sanduíche). Praticar exercícios físicos aeróbicos e musculação. Foi assim que emagreci 30 kg durante um ano e desde então venho mantendo meu peso de 70 kg. O segredo é comer sem misturar liquido à refeição, pois o suco gástrico não é diluído e assim o alimento é bem digerido sem sobrecarregar o estômago. Observem que os animais não misturam sólidos com líquidos em sua alimentação. Só os humanos tem este mau hábito.

    Thumb up 15
    • Meu cachorro come a ração e logo após bebe agua até ficar c\ a bariguinha redondinha, e se deita p\ fazer a digestão , é ñ é obeso, é normal e já tem 13 anos de vida, nunca ficou doente, ñ come carne cozida temperada e nem comida de gente, de resto, come de tudo , frutas doces azedas, verduras e legumes crus , biscoitos pães e doces feitos em casa , é forte , saudável e feliz.

      Thumb up 1
  7. Realmente funciona… eliminei 20kg em 3 meses tomando àgua antes das refeiçoes… a melhor dieta que eu já fiz. nota 1000

    Thumb up 11
  8. Quando eu estava na faculdade e não tinha nada pra jantar a noite eu tomava dois copos d’agua e ia dormir :D até que funcionava se eu não acordasse no meio da noite hehe

    Thumb up 11
  9. todos os dias antes do café da manha e antes do almoço eu bebo agua e isso adianta e muito tenho um corpo bem bacana .
    galera segue essa ideia além de tudo agua nunca é de mais so faz bem para saude .

    Thumb up 23
  10. Se beber água ajuda ou não a perder peso, o certo é que ela
    faz muita falta ao nosso organismo.
    É pena que algumas pessoas não conseguem beber água, ou bebem menos do que precisamos.
    Deveriam pelo menos tentar sempre.

    Thumb up 21
  11. Tomar água realmente funcionou comigo. Tomo água toda hora, na “marra” pois não sinto sede.

    Thumb up 16
  12. Nem quando faz muito calor consigo tomar água, mas vou fazer o teste pra ver se o resultado é satisfatorio.

    Thumb up 10
    • Oi Robson, alimente corretamente e terá o peso ideal. Antes porém, consulte um nutricionista.

      Thumb up 0
  13. Peraí! Deixa eu ler de novo:
    “Um estudo recente da faculdade Virgina Tech, dos Estados Unidos, analisou 55 voluntários [...], METADE do grupo devia tomar dois copos de água antes das refeições.”

    Ué, como “metade de →55← voluntários” foram selecionados? Não é à toa que, em média, teve uma diferença no ganho de peso.

    Mas tanto faz. Bom artigo, Luciana.

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
irmao10
10 histórias incríveis sobre irmãos

De irmãs que dividir...

Fechar