Mito: Bebê com febre é um sinal de dente nascendo

Publicado em 22.04.2008

bebê nascendo dente mordendo
Febre não é um sinal comum de dente nascendo.

Até os próprios pediatras repetem freqüentemente esta afirmação, dizendo que um bebê com febre nem sempre é causa para preocupação. O mito popular prega: “Culpe os dentinhos que estão nascendo, não se preocupe e volte para a cama.”

Mas especialistas afirmam o contrário. Um novo dente emergente pode mesmo aumentar levemente a temperatura corporal de um bebê com menos de um ano, mas estudos mostram que elas não costumam causar febre alta. Os sintomas podem ser sinais de problemas sérios como infecções virais.

No ano 2000 uma equipe da Clínica Cleveland (EUA) publicou um estudo sobre pediatria que acompanhou 125 crianças desde os quatro meses até completarem um ano de idade. Neste período houve 475 erupções de dentes e o estudo encontrou muitos sintomas no período de aproximadamente oito dias em que o dente estava emergindo como: mordidas mais freqüentes, baba, esfregar a gengiva, erupções no rosto e diminuição de apetite. Mas nenhuma das crianças teve febre alta com 40º C ou mais.

Um estudo subseqüente acompanhou crianças entre seis e 30 meses com a mesma conclusão. Não houve ligação entre os dentes que estavam nascendo e temperatura corporal ou febre alta. “Antes dos pais atribuírem os sintomas ou sinais de doenças potencialmente sérias da criança com os dentes”, disse o primeiro estudo, “outras possibilidades devem ser eliminadas”.

CONCLUSÃO

Estudos mostram que febres altas geralmente não são sintomas de nascimento de dentes, mas podem ser sinais de problemas mais sérios.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

110 Comentários

  1. Bom dia,

    Tenho dois filhos, sendo um na idade de 6 anos e outro com 1 ano. Gostaria de saber se febre de 38 e 38.2, pode significar febre para se proculpar? isso acontece geralmente quando o tempo muda.

    Obrigada!

    Thumb up 106
  2. Oi!!!
    Minha filha tem 1 ano e 2 meses começou a apresentar febre hoje
    Não sei de onde pode estar partindo essa febre , esta nascendo 2 dentes mais estou com medo que possa ser outra coisa
    também não quis se alimentar !!Será que pode me dar alguma sugestão do que possa ser

    Thumb up 48
  3. Já existem estudos que comprovam a relação entre o nascimento dos dentes e as febres.

    Thumb up 18
  4. Ola meu filho Matheus está com 4 meses hoje levei para fazer um raio X porque está com suspeita de escoliose alguma mãe já aconteceu isso com seu filho.

    Thumb up 9
  5. Boa tarde! Minha filha de um ano e dez meses, está c febre, q varia entre 38 e 38.7, isso desde o dia 18/11/11 à noite, sendo q à uma semana foi medicada para resfriado; já foi feito exame de urina q segundo pediatra dela, está normal, mas apareceu piócitos numerosos; estamos muito preocupados, embora ela ñ aparente ter nada, pois brinca normalmente e come o q está c vontade; por favor se puderem dizer-me alguma coisa, agradeço.

    Thumb up 41

Envie um comentário

Leia o post anterior:
homem-de-ferro-exoesqueletos-450
Os Homens de Ferro da vida real (com vídeos)

Gostaria de ter supe...

Fechar