Mito: gatos de pelagem escura causam mais alergia do que os claros?

Publicado em 25.08.2010

Os gatos, independente da cor do seu pêlo, são uma das mais comuns causas de alergia – eles afetam o dobro de pessoas do que os cachorros.

As “fontes” da alergia não são apenas os pêlos dos felinos, já que a urina e a saliva do bichano também podem provocar reações. No entanto, alguns cientistas suspeitam que, quanto mais escuros forem os pêlos do gato, maior é a chance de ele causar alergias. Por quê?

Um pequeno estudo, feito em 2000, analisou 300 pacientes com alergia. Aqueles que tinham gatos escuros tinham quatro vezes mais chances de ter sintomas severos de alergia do que aqueles que eram donos de gatos mais claros. Outros estudos mostraram que os gatos machos também causam mais sintomas alérgicos do que as fêmeas – provavelmente por sua necessidade de marcar território.

Segundo especialistas, no entanto, esses estudos não foram conclusivos. Uma análise posterior, publicada no The Journal of Allergy and Clinical Immunology mostrou que a cor do gato não afetava a quantidade de substâncias que podem causar alergia produzidas.

A conclusão? Ainda não se sabe se a cor do gato afeta a quantidade de alergia que ele pode causar, mas machos, com toda a certeza, provocam mais sintomas do que as fêmeas.

Se você tem um gato e acha que tem alergia, tente evitar o contato com o bichano – se isso for difícil, como na maioria dos casos, procure um médico para que ele indique uma medicação apropriada, deixe o seu bichinho fora do seu quarto e tome banho com bastante freqüência. [NY Times]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. A cor do gato é o que menos importa. Está mais que provado ao longo de nossa história que quando olhamos apenas as cores e a aparência dos seres corremos o risco de ser irracionais. É bom tomarmos cuidado com isso, pois, o gato preto já é suficientemente perseguido.

    Thumb up 1
  2. Os gatos são todos muito queridos e fofos! Eu tenho uma gata toda pretinha e é minha paixão! Sorte que não tenho alergia, mas mesmo assim, acho que isso não depende da cor da pelagem, afinal até onde sei o que causa alergia é a saliva do gato ou até mesmo o pó que se acumula em seu pêlo.

    Thumb up 2
  3. Sei lá, essa pesquisa, pra mim, tá meio mal explicada. Já li que o que causa a alergia não é o pêlo do gato, mas sim a substância que a saliva dele produz em contato com a pele quando o gato se lambe, e isso é de todos, independentemente da cor da pelagem. Morro de vontade de ter um gato, mas meu irmão é alérgico, então não vou arriscar a saúde dele por causa de um animal.

    Thumb up 1
  4. Eu podia morrer de alergias, mas nunca deixaria de ter como companheiros esses animais maravilhosos.
    Tenha pena, mesmo muita pena, de quem desconhece o que é privar de perto com esses bichos lindos, meigos e inteligentes.
    E o pêlo do gato não causa alergias, o que pode provocar alergias são as proteínas da saliva que ficam no pêlo quando gato se “lava”. A cor do pêlo está relacionada com a maior ou menor quantidade de melanina. E desde quando a melanina produz alergias?

    Alergias deviam ter as dondocas que usam casacos de vison,raposa, marta, chinchila, etc. Deviam ficar cheias de comichão, inchadas e depois explodirem.

    Thumb up 10
  5. POR QUE NÃO MORRE VOCÊ,HEIN,FAROFA?!?!!?!?
    ESCÓRIA DA HUMANIDADE,FOI VOCÊ QUEM CRIOU A FAUNA E A FLORA?!?!?BÃAAAAAAAAAAA
    RESPOSTA ERRADA!!!!!!!!!!!!!!!
    JÁ ASSISTIU NO HISTORY COMO SERIA O MUNDO SEM OS SERES HUMANOS?!?!?UM PARAÍSO!!!!!!!
    DE IDIOTAS COMO VOCÊ É QUE A NATUREZA PRECISA ELIMINAR…..

    Thumb up 7
  6. por mim devia morrer todos: pretos, brancos, rajados, manchados, peludo, sem pelo… odeio gatos

    Thumb up 0
    • Por que tanto ódio neste coraçõzinho!!!! KKKKKK
      Ah deve ser alguma gatinha que deu pé, ou talvéz um gatinho.
      Deixa de ódio isso não leva a nada.

      Thumb up 1
  7. Gatos são animais fantásticos. Apenas tendo um para saber como são esses bichinhos!!!

    Thumb up 11
  8. PRETO OU BRANCO,GATO É TUDO IGUAL O POVO É RACISTA ATE COM ANIMAIS,É POR ESSAS E POR OUTRAS QUE A POR AI GENTALHA QUE NÃO QUER GATO PRETO PURO PRECONCEITO.

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
colesterol
Qual é a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

Você sabe que o LDL ...

Fechar