Mito: vontade de “comer gelo” é sinal de anemia?

Publicado em 23.06.2010

Fatiga e fraqueza são os sintomas mais comuns de quem sofre com anemia, mas corre um boato de que uma vontade incontrolável de “comer gelo” também pode ser sinal de que você está com a doença.

Estranhamente, os registros médicos apontam que pessoas que possuem o tipo mais comum de anemia (por falta de ferro no organismo) realmente sentem desejo de tomar gelo. Os médicos não compreendem o elo entre o gelo e a anemia, mas suspeitam que o gelo alivie inflamações bucais causadas pela falta de ferro.

Em casos extremos o desejo por gelo se desenvolve para uma pagofagia – que é o consumo desenfreado de gelo – e a pessoa acaba com várias bandejas de gelo por dia. Normalmente, após o tratamento adequado com suplementos de ferro os sintomas desaparecem.

Estudos da Universidade de Northwestern provaram que essas vontades de comer gelo também podem ser um efeito colateral para cirurgias de redução de estômago. Uma paciente americana de 32 anos chegou ao extremo e foi encontrada pelo marido com a cabeça dentro do freezer comendo o gelo que fica grudado na parede do eletrodoméstico. [NY Times]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

107 Comentários

  1. E eu achando que era um vicio bobo, que poderia parar quando quisesse. Agora tenho problemas pa respirar, dores do peito e mal estar quase sempre. A vontade de triturar o gelo com os dentes nao passa. Sou anemica, mas sera que o consumo do gelo piora o estado da anemia?

    Thumb up 0
  2. Sou também uma paciente que fez a cirurgia de redução de estômago, já marquei um hematologista pois não consigo elevar minhas taas da hemoglobina que se encontra em 8,3

    Thumb up 0
  3. Nossa pensei que só eu era doida. acreditei que mastigar gelo fosse um vício, ou ansiedade, ou nervosismo, ou um refúgio.
    Porém há alguns meses tenho tido essa compulsão por gelo, retiro as caçambas do congelador deixo descongelar um pouco e vou mastigando. fiz uma viagem com o meu namorado de aproximadamente 14 horas de carro e comi três pacotes de gelo, ele pensou que era para eu não dormir. mas na verdade não foi.

    Thumb up 1
  4. Eu achava que era a unica pessoa que era viciada em gelo , mais graças a deus descobri que não sou a unica , sempre tive anemia então isso pode ser o motivo , vou procurar um medico mais rápido possível pois esse vicio já esta se tornando incontrolável … antes de ter esse vicio de chupar gelo eu fumava , não era de fumar muito , fumava quando estava estressada , chatiada , feliz ou por qualquer outro motivo , então parei de fumar e substitui o cigarro pelo gelo , parece que foi pior porque estou mais viciada em gelo do era por cigarro , antes pelo menos podia me controlar , hoje em dia meu vicio por gelo esta sem limites !

    Thumb up 4
    • Há 3 anos comecei sentir a necessidade de comer gelo, que aos poucos foi se tornando incontrolável. Tive anemia, passei por transfusão de sangue e agora nem me lembro que gelo existe. Procure um médico para descobrir a causa do seu problema. Boa sorte!

      Thumb up 4
  5. Como varias recipientes de gelo por dia qd estou em casa ,em restaurantes e afins acho meio deselegante ficar comendo o gelo do copo! Tenho Hipotiroidismo ,tomo meu remedio diariamente ,malho ,corro e amo comer gelo !Ah o gelo tem o ponto certo p/ comer ,não pode estar duro ..tem que estar crocante …hahahha (a louca !)

    Thumb up 20
    • Tenho hipo também e como muiiito gelo e também tenho a mesma opinião ,nao pode estar duro tem que esta ”crocante” adorei a expressão kkkkkk

      Thumb up 6
    • Não tenha medo de ir ao médico porque esperei 3 anos para me cuidar, e precisei fazer transfusão de sangue. Hoje sei que estava doente e não sabia, pensei que fosse somente um vício bobo e não era. Cuide-se bem!

      Thumb up 1
  6. estou super preocupada ja faz mas de 6 anos que não paro com esta mania sera que algum medico pode explicar esse maldito vicio sim pode ser chamar pq é algo sem controle raspar o congelador compusivamente ,tenho medo de ir ao medico e descobrir com estou doente, mas na hr é uma sensão maravilhosa aquele barulho nos dentes uso uam comer de sorvete e quanto mas cheia eal vem eu me realizo, meu marido ja vez de tudo colocou sal,vinagre, agua sanitario e ate se separou rsrsrs mas eu nada
    sera que faz mal,as vezes tenho muito gases e sinto uams dores nas costa tipo pulmão ai bate aquela angustia de esta com alguma doença no pulmão
    por favor me ajudeme estou sem limites
    aonde vejo um congelador la estou eu

    Thumb up 16
    • Cristiane, tome coragem e procure um médico urgente. Isso não é normal, passei o mesmo que você e hoje estou curada. Era uma necessidade incontrolável, anormal, mas procurei ajuda médica porque não suportava mais. Busque ajuda médica ! Boa sorte.

      Thumb up 1
  7. Eu comia duas formas de gelo por dia, qdo descobri minha anemia estava com 18% de hematócrito e só tinha 3 de ferro! Minha hematologista me prescreveu 20 ampolas de noripurum solução endovenosa, depois de metade das aplicações (que ocorriam 3 vezes por semana diluídas em 250ml de soro e recebidas pela veia) eu já não tinha mais vontade de chupar gelo. Agora que estou saudável de novo não tenho necessidade mais nenhuma de chupar ou mastigar gelo nenhum. Chupar gelo excessivamente me deixava muitas horas sem comer, o danado ainda contribuiu pra estragar ainda mais o meu estômago que antes tinha apenas gastrite. Descobri que o motivo da minha anemia era uma doença chamada GAVE- Eritema Vascular Antral Gástrico, é um tipo de microlesões no estômago que fazem perder sangue constantemente e acarretam uma anemia monstruosa na pessoa, terei que fazer um procedimento de cauterização pra ficar zerada de novo. Meu depoimento é que procurem um médico e façam seus exames, as chances de anemia pra quem tem vício em gelo são realmente grandes!!!!!

    Thumb up 16
  8. EU TBM TENHO ESSE VICIO INCONTROLAVEL JA FAZ MAIS OU MENOS 08 ANOS COMECEI COMENDO POUCO E HJ NAO CONSIGO MAIS FICAR SEM GELO COMO O DIA TD E TEM SER DE FORMINHA DE ALUMINIO É MAIS SABOROSO TENHO MUITA VERGONHA Q AS PESSOAS SAIBAM FICO MUITO EM CASA SOZINHA ,NAO TEM VONTADE + DE SAIR TD POR CAUSA DO GELO ,NAO POSSO PASSAR MUITAS HRS SEM O GELO Q PASO MAU JÁ TENTEI PARAR MAS NAO CONSIGO É UMA SENÇAO MUYITO BOA ,ISSO ME ACALMA SABE PARECE UM CALMANTE.JÁ PASSEI SEMANAS SEM BEBER AGUA ,EAS VEZEZS NEM COMO TBM PASSO O DIA SÓ NO GELO.ESTOU MUITO VICIADA E NAO SEI MAIS COMO FAZER P ESCONDER O MEU VICIO .

    Thumb up 22
  9. Boa tarde,gente eu já havia dado outro depoimento,hj recebo pelo menos 1 e-mail por dia de pessoas q comem gelo,eu particularmente sou viciada,mais como já havia dito antes é um vício controlavel,sempre q como gelo normal dmoro mais a ficar doente da garganta e quando como gelo do congelador eu fico rapidamente doente,isso é muito ruim,pq muitas vezes tenho q ir trabalhar doente,então procuro ñ comer mais.Façam o mesmo,tentem se controlar,é um vicio tão degradante quanto o cigarro ou até pior!!!!

    Thumb up 6
  10. SEI QUE PAREÇE MUITO PRA LER MAIS É UMA TROCA DE EXPERIENCIA NÉ DE AMIGO(A) PRA AMIGO(A) DE GELO!!

    começei esse vicio comendo aquele gelinho que dava no frezzer só que me diziam que fazia mal…então mudei começei enchendo um copo inteiro de gelo e refri pra da gosto e assim fui levando,quebrei varios copos desse jeito então arrumei um metodo mais façil a forma de gelo…..ja fiz gelo de tudo quanto é jeito grande medio pequeno observação o pequeno é melhor….ja experimente ele nem duro demais e nem mole tipo é a combinação mais perfeita eu to lembrando aki e ta me dando agua na boca como gelo de uma em uma hora ja sei até o tempo que ele congela vai fazer 6 anos que começei mais não consigo parar,pareçe uma droga que vicia mais não é ilegal MAS ta ali…de graça pra vc todo dia. se chega cansada do trabalho não tem sensação melhor doque comer gelo acordo de madrugada ao inves de beber agua vou la e como gelo. não me arrependo desse vicio tão gostoso.

    Thumb up 16
    • Nossaaa.. vendo esse comentario aqui ,e´como se eu tivesse escrito.
      Também tenho esse vicio,porem não gostaria de ter,pois tenho vergonha das pessoas me verem morder os cubinhos de gelo..mas me da um sensação tao gostosa.,em meu trabalho coloco copos plastico com agua no congelador da geladeira.. e parece q eu sei a hora certinha em q ja formou uma camada de gelo por cima e em volta do copo..mas qndo chego em casa eu acabo com duas ou tres forminhas de gelo em menos de meia hora,alias,muito menos!ah e por curiosidade..tbm tenho anemia, e ja tem uns 6 anos q tenho esse vicio..

      Thumb up 4
  11. Comecei a comer gelo no início da minha segunda gestação, atualmente meu filho está com 4 anos e não consegui parar ainda. Fico preocupada e as vezes sinto vergonha, pois chego a comer 5 a 6 formas de gelo por dia!
    Mas a sensação é muito boa e costumo justificar para as minhas amigas, que é tão bom quanto um orgasmo o momento em estou triturando a pedra de gelo dentro da minha boca…
    Curiosamente não fiquei mais gripada e nem com crises de amigdalite (inflamação de garganta), que acontecia pelo menos duas vezes no ano, desde criança. A noite, após comer umas três formas seguidas, tenho uma sensação de saciedade (ainda bem), pois o meu apetite dobrou após a gravidez, tanto é que não consegui emagrecer nem com a amamentação. Faço uma avaliação médica todo ano, sei que não tenho anemia, nem alteração na taxa de glicose ou diabetes, mas a minha pele está muito manchada… O vício é saudável e barato, mas traz consequências, que só percebemos com o tempo, ou não.
    Então qual a razão para essa loucura?
    Acho que está relacionado ao sistema nervoso e estou pensando em procurar um neurologista ou um psiquiatra, porque isso não pode ser normal e deve prejudicar meus dentes, que são fortíssimos, pois quero mantê-los bonitos e resistentes por muitos anos.
    Preciso de uma orientação urgentemente para algum tratamento, se existir.

    Thumb up 9
  12. Meu Deus, eu achava que essa coisa de comer gelo fosse algo que acontecesse só comigo. eu sou viciada naquele que se forma do gaz do freezer, não tenho hora nem lugar, tenho sempre que meter a cabeça lá principalmente depois das refeições como uma sobremesa. só quem vive isso sabe a sensação que dá. não me contento com os cubinhos tem que ser mesmo o coladinho a geleira ou freezer. Ajudem- me porque tambem sou anémica e sofro muito com isso.

    Thumb up 15
  13. eu tambem tenho esse vicio e descontrolavel eu como odia todo eu ja estou ficando preocupada eu pensei que fosse so eu achei ate que estava ficando maluca sera que tem tratamento?mas que e bom e aquele barulhinho de pedras de gelo na boca e uma delicia!!

    Thumb up 5
  14. eu estou surpresa por ssaber que muitas pessoas tem esse problema de comer gelo, eu como bastante gelo , eu pego a garrafa de 500ml de agua mineral e coloco varias no congelador depois que vira gelo eu bato com ela no chão para esfarelar o gelo e me sinto a mais realizada do mundo comendo o gelo. eu comecei a comer gelo na minha gravidez e realmnte tive anemia gestacional e inclusive passei essa anemia para o meu bebe que já nasceu anemis tivemos que fazer um rigorozo tratamento. minha filha ficou curada mais eu não. isso já faz 9anos. gostaria que um hematologista desse uma orientação as pessoas que sofrem dessa doença.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
soccercity
Copa do Mundo: porque os jogadores erram mais gols dependendo da altitude?

Não é apenas a Jabul...

Fechar