Mito: vontade de “comer gelo” é sinal de anemia?

Publicado em 23.06.2010

Fatiga e fraqueza são os sintomas mais comuns de quem sofre com anemia, mas corre um boato de que uma vontade incontrolável de “comer gelo” também pode ser sinal de que você está com a doença.

Estranhamente, os registros médicos apontam que pessoas que possuem o tipo mais comum de anemia (por falta de ferro no organismo) realmente sentem desejo de tomar gelo. Os médicos não compreendem o elo entre o gelo e a anemia, mas suspeitam que o gelo alivie inflamações bucais causadas pela falta de ferro.

Em casos extremos o desejo por gelo se desenvolve para uma pagofagia – que é o consumo desenfreado de gelo – e a pessoa acaba com várias bandejas de gelo por dia. Normalmente, após o tratamento adequado com suplementos de ferro os sintomas desaparecem.

Estudos da Universidade de Northwestern provaram que essas vontades de comer gelo também podem ser um efeito colateral para cirurgias de redução de estômago. Uma paciente americana de 32 anos chegou ao extremo e foi encontrada pelo marido com a cabeça dentro do freezer comendo o gelo que fica grudado na parede do eletrodoméstico. [NY Times]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

107 Comentários

  1. E eu achando que era um vicio bobo, que poderia parar quando quisesse. Agora tenho problemas pa respirar, dores do peito e mal estar quase sempre. A vontade de triturar o gelo com os dentes nao passa. Sou anemica, mas sera que o consumo do gelo piora o estado da anemia?

    Thumb up 0
  2. Sou também uma paciente que fez a cirurgia de redução de estômago, já marquei um hematologista pois não consigo elevar minhas taas da hemoglobina que se encontra em 8,3

    Thumb up 0
  3. Nossa pensei que só eu era doida. acreditei que mastigar gelo fosse um vício, ou ansiedade, ou nervosismo, ou um refúgio.
    Porém há alguns meses tenho tido essa compulsão por gelo, retiro as caçambas do congelador deixo descongelar um pouco e vou mastigando. fiz uma viagem com o meu namorado de aproximadamente 14 horas de carro e comi três pacotes de gelo, ele pensou que era para eu não dormir. mas na verdade não foi.

    Thumb up 1
  4. Eu achava que era a unica pessoa que era viciada em gelo , mais graças a deus descobri que não sou a unica , sempre tive anemia então isso pode ser o motivo , vou procurar um medico mais rápido possível pois esse vicio já esta se tornando incontrolável … antes de ter esse vicio de chupar gelo eu fumava , não era de fumar muito , fumava quando estava estressada , chatiada , feliz ou por qualquer outro motivo , então parei de fumar e substitui o cigarro pelo gelo , parece que foi pior porque estou mais viciada em gelo do era por cigarro , antes pelo menos podia me controlar , hoje em dia meu vicio por gelo esta sem limites !

    Thumb up 4
    • Há 3 anos comecei sentir a necessidade de comer gelo, que aos poucos foi se tornando incontrolável. Tive anemia, passei por transfusão de sangue e agora nem me lembro que gelo existe. Procure um médico para descobrir a causa do seu problema. Boa sorte!

      Thumb up 4
  5. Como varias recipientes de gelo por dia qd estou em casa ,em restaurantes e afins acho meio deselegante ficar comendo o gelo do copo! Tenho Hipotiroidismo ,tomo meu remedio diariamente ,malho ,corro e amo comer gelo !Ah o gelo tem o ponto certo p/ comer ,não pode estar duro ..tem que estar crocante …hahahha (a louca !)

    Thumb up 21
    • Tenho hipo também e como muiiito gelo e também tenho a mesma opinião ,nao pode estar duro tem que esta ”crocante” adorei a expressão kkkkkk

      Thumb up 7
    • Não tenha medo de ir ao médico porque esperei 3 anos para me cuidar, e precisei fazer transfusão de sangue. Hoje sei que estava doente e não sabia, pensei que fosse somente um vício bobo e não era. Cuide-se bem!

      Thumb up 1
  6. estou super preocupada ja faz mas de 6 anos que não paro com esta mania sera que algum medico pode explicar esse maldito vicio sim pode ser chamar pq é algo sem controle raspar o congelador compusivamente ,tenho medo de ir ao medico e descobrir com estou doente, mas na hr é uma sensão maravilhosa aquele barulho nos dentes uso uam comer de sorvete e quanto mas cheia eal vem eu me realizo, meu marido ja vez de tudo colocou sal,vinagre, agua sanitario e ate se separou rsrsrs mas eu nada
    sera que faz mal,as vezes tenho muito gases e sinto uams dores nas costa tipo pulmão ai bate aquela angustia de esta com alguma doença no pulmão
    por favor me ajudeme estou sem limites
    aonde vejo um congelador la estou eu

    Thumb up 16
    • Cristiane, tome coragem e procure um médico urgente. Isso não é normal, passei o mesmo que você e hoje estou curada. Era uma necessidade incontrolável, anormal, mas procurei ajuda médica porque não suportava mais. Busque ajuda médica ! Boa sorte.

      Thumb up 1
  7. Eu comia duas formas de gelo por dia, qdo descobri minha anemia estava com 18% de hematócrito e só tinha 3 de ferro! Minha hematologista me prescreveu 20 ampolas de noripurum solução endovenosa, depois de metade das aplicações (que ocorriam 3 vezes por semana diluídas em 250ml de soro e recebidas pela veia) eu já não tinha mais vontade de chupar gelo. Agora que estou saudável de novo não tenho necessidade mais nenhuma de chupar ou mastigar gelo nenhum. Chupar gelo excessivamente me deixava muitas horas sem comer, o danado ainda contribuiu pra estragar ainda mais o meu estômago que antes tinha apenas gastrite. Descobri que o motivo da minha anemia era uma doença chamada GAVE- Eritema Vascular Antral Gástrico, é um tipo de microlesões no estômago que fazem perder sangue constantemente e acarretam uma anemia monstruosa na pessoa, terei que fazer um procedimento de cauterização pra ficar zerada de novo. Meu depoimento é que procurem um médico e façam seus exames, as chances de anemia pra quem tem vício em gelo são realmente grandes!!!!!

    Thumb up 16
  8. EU TBM TENHO ESSE VICIO INCONTROLAVEL JA FAZ MAIS OU MENOS 08 ANOS COMECEI COMENDO POUCO E HJ NAO CONSIGO MAIS FICAR SEM GELO COMO O DIA TD E TEM SER DE FORMINHA DE ALUMINIO É MAIS SABOROSO TENHO MUITA VERGONHA Q AS PESSOAS SAIBAM FICO MUITO EM CASA SOZINHA ,NAO TEM VONTADE + DE SAIR TD POR CAUSA DO GELO ,NAO POSSO PASSAR MUITAS HRS SEM O GELO Q PASO MAU JÁ TENTEI PARAR MAS NAO CONSIGO É UMA SENÇAO MUYITO BOA ,ISSO ME ACALMA SABE PARECE UM CALMANTE.JÁ PASSEI SEMANAS SEM BEBER AGUA ,EAS VEZEZS NEM COMO TBM PASSO O DIA SÓ NO GELO.ESTOU MUITO VICIADA E NAO SEI MAIS COMO FAZER P ESCONDER O MEU VICIO .

    Thumb up 22
  9. Boa tarde,gente eu já havia dado outro depoimento,hj recebo pelo menos 1 e-mail por dia de pessoas q comem gelo,eu particularmente sou viciada,mais como já havia dito antes é um vício controlavel,sempre q como gelo normal dmoro mais a ficar doente da garganta e quando como gelo do congelador eu fico rapidamente doente,isso é muito ruim,pq muitas vezes tenho q ir trabalhar doente,então procuro ñ comer mais.Façam o mesmo,tentem se controlar,é um vicio tão degradante quanto o cigarro ou até pior!!!!

    Thumb up 6
  10. SEI QUE PAREÇE MUITO PRA LER MAIS É UMA TROCA DE EXPERIENCIA NÉ DE AMIGO(A) PRA AMIGO(A) DE GELO!!

    começei esse vicio comendo aquele gelinho que dava no frezzer só que me diziam que fazia mal…então mudei começei enchendo um copo inteiro de gelo e refri pra da gosto e assim fui levando,quebrei varios copos desse jeito então arrumei um metodo mais façil a forma de gelo…..ja fiz gelo de tudo quanto é jeito grande medio pequeno observação o pequeno é melhor….ja experimente ele nem duro demais e nem mole tipo é a combinação mais perfeita eu to lembrando aki e ta me dando agua na boca como gelo de uma em uma hora ja sei até o tempo que ele congela vai fazer 6 anos que começei mais não consigo parar,pareçe uma droga que vicia mais não é ilegal MAS ta ali…de graça pra vc todo dia. se chega cansada do trabalho não tem sensação melhor doque comer gelo acordo de madrugada ao inves de beber agua vou la e como gelo. não me arrependo desse vicio tão gostoso.

    Thumb up 17
    • Nossaaa.. vendo esse comentario aqui ,e´como se eu tivesse escrito.
      Também tenho esse vicio,porem não gostaria de ter,pois tenho vergonha das pessoas me verem morder os cubinhos de gelo..mas me da um sensação tao gostosa.,em meu trabalho coloco copos plastico com agua no congelador da geladeira.. e parece q eu sei a hora certinha em q ja formou uma camada de gelo por cima e em volta do copo..mas qndo chego em casa eu acabo com duas ou tres forminhas de gelo em menos de meia hora,alias,muito menos!ah e por curiosidade..tbm tenho anemia, e ja tem uns 6 anos q tenho esse vicio..

      Thumb up 4
  11. Comecei a comer gelo no início da minha segunda gestação, atualmente meu filho está com 4 anos e não consegui parar ainda. Fico preocupada e as vezes sinto vergonha, pois chego a comer 5 a 6 formas de gelo por dia!
    Mas a sensação é muito boa e costumo justificar para as minhas amigas, que é tão bom quanto um orgasmo o momento em estou triturando a pedra de gelo dentro da minha boca…
    Curiosamente não fiquei mais gripada e nem com crises de amigdalite (inflamação de garganta), que acontecia pelo menos duas vezes no ano, desde criança. A noite, após comer umas três formas seguidas, tenho uma sensação de saciedade (ainda bem), pois o meu apetite dobrou após a gravidez, tanto é que não consegui emagrecer nem com a amamentação. Faço uma avaliação médica todo ano, sei que não tenho anemia, nem alteração na taxa de glicose ou diabetes, mas a minha pele está muito manchada… O vício é saudável e barato, mas traz consequências, que só percebemos com o tempo, ou não.
    Então qual a razão para essa loucura?
    Acho que está relacionado ao sistema nervoso e estou pensando em procurar um neurologista ou um psiquiatra, porque isso não pode ser normal e deve prejudicar meus dentes, que são fortíssimos, pois quero mantê-los bonitos e resistentes por muitos anos.
    Preciso de uma orientação urgentemente para algum tratamento, se existir.

    Thumb up 10
  12. Meu Deus, eu achava que essa coisa de comer gelo fosse algo que acontecesse só comigo. eu sou viciada naquele que se forma do gaz do freezer, não tenho hora nem lugar, tenho sempre que meter a cabeça lá principalmente depois das refeições como uma sobremesa. só quem vive isso sabe a sensação que dá. não me contento com os cubinhos tem que ser mesmo o coladinho a geleira ou freezer. Ajudem- me porque tambem sou anémica e sofro muito com isso.

    Thumb up 16
  13. eu tambem tenho esse vicio e descontrolavel eu como odia todo eu ja estou ficando preocupada eu pensei que fosse so eu achei ate que estava ficando maluca sera que tem tratamento?mas que e bom e aquele barulhinho de pedras de gelo na boca e uma delicia!!

    Thumb up 6
  14. eu estou surpresa por ssaber que muitas pessoas tem esse problema de comer gelo, eu como bastante gelo , eu pego a garrafa de 500ml de agua mineral e coloco varias no congelador depois que vira gelo eu bato com ela no chão para esfarelar o gelo e me sinto a mais realizada do mundo comendo o gelo. eu comecei a comer gelo na minha gravidez e realmnte tive anemia gestacional e inclusive passei essa anemia para o meu bebe que já nasceu anemis tivemos que fazer um rigorozo tratamento. minha filha ficou curada mais eu não. isso já faz 9anos. gostaria que um hematologista desse uma orientação as pessoas que sofrem dessa doença.

    Thumb up 5
  15. Entrei aqui para saber do vício e resolvi deixar meu comentário, estou também viciada em comer gelo e as vezes não dá tempo nem de formar o gelo e já estou lá na geladeira raspando ou comendo os cubinhos, comecei comendo o resto do gelo que ficava no copo de água que bebia mas foi ficando cada vez mais grave pois queria mais e mais e a sensação é muito boa inexplicável…não consigo parar será que faz algum mal?

    Thumb up 4
  16. Bom,lendo os comentários,percebi que muitas pessoas comem aquele gelo dos cubinhos que é saudável,filtrado.O problema é aquele gelo ou gás que a geladeira produz.È justo esse que eu como e sou viciada desde os 6 anos de idade.Sério mesmo,queria muito parar com isso mas é um vício violento.Gente,eu não me satisfaço com gelo dos cubinhos,tem q ser aquele maldito gás.Só de falar já me dá água na boca.hoje não me sinto bem,e estou seriamente pensando que é por causa desse vício.Eu tenho anemia altíssima.

    Thumb up 4
  17. eu comecei a sentir vontade de comer gelo apos 02 meses da cirurgia que fiz da retirada da tireoide, sera que tem algo a ver? como com satisfaçao e muito desejo e depois que termino sinto a garganta seca com sensaçao de garganta inflamada,fico muito triste falo q nao vou mais fazer isso so que passa uns dia eu começo a ficar com a boca molhada sentindo vontade de comer . morro de medo que isso possa acarretar um cancer na laringe ja que ja possuo uns calos.

    Thumb up 1
  18. ola eu sou viciada comer gelo deste que sair gravida da minha primeira finha tenho senpre desejo de comer gelo,sou eliete que come gelo. e colocovazias no congelador para gelar so como depois das refeiçoes beijos!!!

    Thumb up 1
  19. Gente eu amooo dde mais geloo..
    e principalmente aquele gelo raspado do congelador..eh um vicio gigantesco que tenho e ñ consigo parar;

    Thumb up 4
    • Adoro comer um gelinho mais este do congelador é gas puro altamente prejudicial a saúde .sugiro que faça o gelo é melhor.

      Thumb up 1
    • sempre q como esse gelo do congelador, sinto um gosto ruim na boca e em seguida mts vezes sinto dor de cabeça..mas como mt o da forminha,porem qndo nao tem gelo pronto da forminha sempre acabo raspando um pouquinho..gente issoo nao é normal,preciso parar com isso… só de ficar falando ta dando agua na boca.. credooo = D

      Thumb up 2
  20. eu amava comer gelo,fui ao médico estava com animia.
    creio que não é uma coisa boa, começei a mi cuida e parei

    graça a Deus.

    Thumb up 5
  21. gente eu tenho um vicio incontrolavel por gelo e gelo raspado do congelador faz mal sim ms o de pedras n faz mal algum é ate bom

    Thumb up 1
  22. ola ha uns 8 anos que eu tb raspo o gás do cong meus pais e irmãos reclamam direto ate agora não me ofendeu já pensei em parar + eu não consigo antes era o gás agora e os dois gás e gelo sou muito anêmica e quando estou menstruada o meu fluxo vem bastante já passei ate 47 dias menstruada o gelo eu não vejo problema + o gás ele e cancerigino e eu fico morrendo de medo q eu venha a desprouvir dessa doença preciso de ajuda urgente necessito de respostas tenho 18 anos e quero viver muito +

    Thumb up 6
  23. Comecei a comer gelo faz pouco tempo…. mas coloco garrafinhas de água no congelador, e quando está quase congelando, quebro, tomo a agua e como o gelo…. onem cheguei a jogar a agua fora na hora de dormir, só para ficar mordendo gelo…Nunca tive problemas de garganta e espero que nao tenha…. mas que é um vicio barato e hidrata bem…. mas se tem alguma contra indicaçao eu nao sei…

    Thumb up 1
  24. Eu como gelo a muito tempo,não consigo parar, raspo até os da parede da geladeira, hoje sinto falta de ar,e tenho a minha pela muito manchada inclusive do pescoço até a região das cochas, será que é consequências do gelo? por favor me ajude a esclarecer. bjssssss

    Thumb up 2
  25. Gente, eu vivo com o congelador aberto direto!! Minha pagofagia é das brabas! Até meus olhos ficam ressecados de tanto viver enfiada com a cabeça lá. Meu marido reclama, o piso perto da geladeira vive ensopado! Vivo com colheres, faquinhas e, pasmem, até pá de bolo ao lado da geladeira pra raspar a neve do congelador! Faço isso mais de 10 x ao dia; e às vezes, fico de madrugada tb às escondidas, enquanto as almas dormem aqui em casa, só pra saborear a neve sem recriminações do povo! Tenho uma baixa de ferro sim, pois meu fluxo menstrual é intenso! Meu receio é ser contaminada por uma bactéria que é cancerígena e se aloja no estômago, devido a esse consumo de gelo que pode estar sujo; uma vez que lá são guardadas alimentos em pacotes, vindos direto do mercado, sem assepsia.

    Thumb up 9
  26. CARA NUNCA ENCONTREI NINGUÉM QUE COMA MAIS GELO QUE EU. TEM MUITOS ANOS QUE COMO GELO. EU SÓ DURMO DEPOIS DE COMER O CONTEÚDO DE UMA FORMINHA INTEIRA. DURANTE TODO O DIA PASSO COMENDO GELO, PODE ESTAR FRIO, CARLOR, TANTO FAZ. AH… NÃO TENHO ANEMIA.

    Thumb up 19
  27. comecei a comer gelo ja tem um tempo desde o ano passado coloco uma garrafinha na geladeira depois quando ta gelo quebro e como tambem bebo muuita agua e sou anemica acho que tem haver, tambem gosto de arroz cru, agora descobrir que o homossedimentaçao ta alta sera que tem haver.

    Thumb up 0
  28. eu como gelo a uns 6 meses é mt bom, minha vó fala q eu vou pegar uma doença, só q eu n consigo parar, como as 3 cubas q tem na geladeira vou p ksa da minha vó e como as 3 dela tbm, sou anemica e nunca mais gripei dos meses anteriores p ca, é mt bom o barulho q faz qnd mastigo, me sinto relaxada e passa o calor.

    Thumb up 4
  29. eu sou louca por gelo mas ñ os cubos e sim os raspados do congelador des dos meus 15 anos ñ consigo para de raspar minha mãe e meu marido ja falou para eu parar mas ñ consigo é muito bom presiso de ajuda sou anemica quero parar mas ñ consigo me ajudem urgente………

    Thumb up 3
  30. Eu tenho anemia e como gelo TODOS OS DIAS, na verdade eu passo o tempo todo pensando em gelo quando estou na escola ou outros lugares onde não posso saciar a vontade, minha mãe sempre reclama sobre isso..Chego a esvaziar ate 5 formas por dia ‘-’..Inclusive agora enquanto escrevo xDD

    Thumb up 4
  31. nossa, eu como gelo diariamente , seempre coloco a forminha no meu colo e como a forminha todaa , eu ammo , é muito bom, mais o meu pai nem minha mãe gosta que eu como , eu não ligo , eu como mesmo assim, meu pai ele tiira a forminha da geladeira , e quando eu vejo que não tem , eu enlouqueço , eeu fico muito mal , isso realmente é um vicio !

    Thumb up 4
  32. Fiz redução de estomago, e desde que fiz eu começei a comer gelo todos os dias e faço exames de anemia estão sempre muito baixo minha hemoglobina varia de 5,0 a 6,0 e o minimo para a mulher 12, acho q tem tudo haver esse negocio de comer gelo pode ser anemia, no meu caso é comprovado.

    Thumb up 2
  33. N sei direito quando comecei a comer gelo.gosto do barrulhinho q faz e quando saiu como td gelo q vem no suco meus amigos reclamam mas n consigo controlar.quando como algo q mi dar azia basta comer gelo q passa.

    Thumb up 1
  34. Socorro, mastigo 2 forminhas de gelo por dia,ñ fico doente, pelo contrário, ñ fico nem gripada a anos, mais gostaria de saber se posso ter problemas de saúde quando estiver mais velha?
    me ajudem, faria até um tratamento se existisse para me livrar desse vicio.

    Thumb up 4
  35. EU NUNCA TIVE VICIO DE NADA,CIGARRO,BEBIDAS,DROGAS MAIS ESTOU VICIADA EM GELO,FAZ MAIS DE 15 ANOS QUE COMO GELO,COMECEI DEPOIS DA PRIMEIRA GRAVIDEZ E NUNCA MAIS PAREI,NAO TENHO PROBLEMA DE GARGANTA,E MUITO PELO CONTRARIO,QUANDO COMEÇA AQUELA CORIZA…É SÓ COMER GELO QUE PASSA NA HORA.
    TEVE UMA VEZ QUE EU FUI NA FEIRA E PASSEI PELA BARRACA DO PEIXE,QUANDO EU VI AQUELE MONTE DE GELINHO,EU ENDOIDEI…ENQUANTO EU NAO PEQUEI UM E COLOQUEI NA BOCA NAO SUCEGUEI,PARECIA QUE O MUNDO IA SE ACABAR,NEM DAVA PRA ESPERAR CHEGAR EM CASA…É…ACHO QUE A COISA É GRAVE MESMO,MAIS NINGUEM ME PROVA EM QUE ME PREJUDICA,OU VAI PREJUDICAR,TIRANDO ESSAS VERGONHAS QUE EU PASSO…RSRSRS
    É… MAIS QUEM SABE UM DIA EU CONCIGO PARAR…BEIJINHO A TODOS…

    Thumb up 5
  36. tenho mais de ano que como gelo e gostaria de saber se isso fas mal pos rins porque tenho calculo renanl e por o fato de não consegui beber agua eu como gelo porque faço bastante xixi e me sinto beim e nunca mais tive crise de sinuzite e nem colicas renais posso continuar? ou fas algum mal?

    Thumb up 1
  37. Olá , comecei a comer gelo depois que tive problemas de nodulo no colo do utero e tive sangramentos e estou anemica , adoro o gelo me acalma e relacha ,ma s preciso mastiga-los se não comer fico tensa dimais

    Thumb up 1
  38. OI Ñ SEI QUANDO FIQUEI ASSIM GOSTO DE MASTIGAR OS CUBOS DE GELO E QUANDO Ñ TEN RSPO O GAZ DO CONGELADOR AQUELI QUE FICA NAS PAREDES ISSO NAO TEN HORA NEH TENPO FRIO OU QUENTE DEU VONTADE EU COMO FIZ ISAME DE ANENIA E ISSO EU NAO TENHO GOSTARIA DE SABER DE ALGUM MEDICO OU ALGUEM AI O QUE É ISSO É VICIO OU MANIA OU SAFADEZA SERA QUE EU VOU FICAR DOENTE SE CONTINUAR ASSIM ….

    Thumb up 3
    • Eu sou assim tbm,mais comigo comecei depois da primeira gravidez,já tenho 3 filhas,já faz mais de 20 15 anos que come gelo,tenho anemia direto,mais nao concigo parar,mesmo pq nao concigo ver nenhum mal,é apenas agua *-*

      Thumb up 0
    • Eu sou assim tbm,mais comigo comecei depois da primeira gravidez,já tenho 3 filhas,já faz mais de 15 anos que come gelo,tenho anemia direto,mais nao concigo parar,mesmo pq nao concigo ver nenhum mal,é apenas agua *-*

      Thumb up 0
  39. adoro comer gelo isso provoca alguma doença. respondam me por favor alguém.

    Thumb up 4
  40. Que coisa… mesmo eu tendo já tendo um pouco de anemia a muito tempo, apenas depois que eu fiz a cirurgia de redução do estomago adquiri o vicio de comer gelo.. já fazem 4 anos onde eu não consigo passar um dia sequer sem comer gelo. Aqui em casa compro aquelas bolsas de gelo, que duram 2, no máximo 3 dias, sempre tem que ter.. realmente é um vício e agora pude entender um pouco mais dos motivos que me fazem ter isto

    Thumb up 0
  41. EU COMECEI A COMER GELO COMO A UNS DOIS MESES, MAS NAO E O RASPADINHO SAO AS PEDRAS, AMO MASTIGAR GELO NAO SEI POR Q COMECEI COM ISSO O Q SEI E Q FICO MENOS ANSIOSA NAO TENHO HABITO DESCONTROLADO, COMO NORMALMENTE QUANDO ESTOU VENDO TV, JA FIZ EXAME DE ANEMIA E GRACAS A DEUS NAO TENHO ESSE PROBLEMA, ACHO Q E MANIA MESMO.

    Thumb up 1
  42. Eu tbm gosto mt de comer gelo raspado do congelador, já tentei parar várias vezes, mais não consegui. E eu só como o gelo que for da geladeira da minha casa, de outra não consigo, então como o gelo de bandeja mesmo!
    Acho que isso vícia como um tipo de droga… E só paro de comer quando não a mais para raspar!
    Preciso de ajuda URGENTE!

    Thumb up 2
  43. Estava preocupada achando que só eu gostava disso, amuuuu comer gelo raspando o congelador, primeiro raspava com os dedos depois com a colher agora ja tenho um copinho reservado para isso, tomara que não traga consequencias mais tarde, mas amuuu mesmo comer gelo….♥

    Thumb up 5
  44. Fiquei surpresa ao ver tantas pessoas com o mesmo vício que eu, e estou um pouco anemica e fiz cirurgia de redução de estomago a + – 3 anos, e como até 4 cubas de gelo por dia, e fico bastante frustradda porr n conseguir para, pois eu canto na minha igreja e tenho sentido minha voz falhar e mesmo assis n tenho conseguido parar, consegui ddiminuir a quantiddade mas com muito cusatto e sofrimento!
    Vou cuidar da amenia com seriedade pra ver se esse vício terrível passa!

    Thumb up 1
    • Ola pessoal, estou absmada da quantidade de pessoas que comem gelo, eu pensava que este vicio era só meu, sou extremamente viciada no gelo, como os dois tipos de gelo do congelador e os que faço agora passei a fazer com agua morna que dá um gostinho especial.Moro em Portugal e não importa o frio que esteja fazendo como na mesma de dia de noite de madrugada, não importa o horario, só não como gelo qd estou a dormir… certo dia fui numa aldeia aqui perto onde moro e lá estava a nevar meu namorado brigou comigo para eu não comer aquela neve que estavam nos arbustos, incrivel pq como gelo a mais de 25 anos e tenho medo de ter alguma doença perigosa que me faça comer tanto gelo eu perguntos aos medicos se faz algum mal, mas eles me diz sempre que se não me fizer ficar resfriada ou com dor de garganta não tem problema… se alguem souber de algo por favor me diz, alguma especialista nesta area por aqui? Bj Mila

      Thumb up 0
  45. Também adoro comer gelo de geladeira, raspo tanto que já furei o congelador duas vezes, so fico preocupada pq estou gravida e fico pensando… Será que pode fazer mal para o Bebê, tinha parado mas agora a vontade veio com tudo, quando abro a geladeira vem aquela vontade louca e me chamando pra raspar o gelo, as vezes cêdo e outras não. Não sei o que faço essa duvida está me matando, os cubos de gelo não me satisfazem gosto mesmo é do congelador.

    Thumb up 1
  46. eu como gelo desde que tive minha filha mas velha ja tem 28 anos que como gelo olha e um desejo emcmtrolavel qd to nervosa ai e q da vontade de comer eu ciceramente quero parar de comer as veses vou as festas e la to eu pedindo ao garçon q me traga gelo e ai começo acomer ,nao to nem ai se tao me olhando ou nao pofavor me ajudem eu quero sair desse viçio e tb quero saber se o gelo emagrece pq eu como muito e td vida fui fransinasinha obgd

    Thumb up 0
  47. Adoro comer gelo, sinceramente quero parar, já cheguei ao ponto de dormir com gelo na boca e quando abro o congelador, fico tão feliz de ver aqueles floquinhos, que só sossego depois de comê-lo todo. Talvez algumas pessoas não compreendam essa necessidade, mas é incrível, não tenho uma dor de garganta, e mesmo quando está frio, estou eu lá com meu copinho (copão), meus amigos já me reconhecem como a “moça do gelo” e sempre tem gelo em casa. Se alguém puder me ajudar, realmente ficarei muito grata.

    Thumb up 1
  48. sou viciada em gelo de congelador, raspo o congelador todo dia pela manhã, sinto minha boca salivar e a vontade só passa depois que coloco uma colherada de gelo raspado na boca, já ñ consigo mais me controlar. por favor me oriente quero parar. Lembrando que tudo começou a 14 anos atras, tenho três filhos e na gravides aumentaram essa vontade encontrolável de comer raspa de gelo…

    Thumb up 2
  49. também adoro comer gelo, como a muito tempo
    se eu não me controlar como gelo o dia todo..

    Thumb up 0
  50. Como gelo há muito tempo. Gosto tanto que não consigo mais beber água. Substitui por gelo. Como o dia inteiro. Levo uma garrafinha cheia para o trabalho e tenho forminhas lá para encher a garrafinha o dia todo. Nunca tive problemas por causa disso. Ainda bem que não é cachaça.

    Thumb up 2
  51. EU SOU TOTALMENTE VICIADA EM COMER GELO* COLOCO A FORMINHA E TODA HORA FIKO OLHANDO PRA VER SE JA TA PRONTO* FIKO AGUNIADA MINHA MAE ME PROIBIU MAIS MESMO ASSIM NAO CONSIGO PARA DE COMEER

    Thumb up 1
  52. Oi gente ,esse negocio de comer gelo taficando seriem?
    Aqui em casa agora eu coloco uma panela grande no congelador e passo o dia comendo gelo,quando esta pronto quebro em pedacinhos e como,e assim vai o dia todo.Eu não sei se sou anêmica,talvez sim,mas comecei a comer gelo deois que cpmeçei a emagrecer,pois descobri que gelo ajuda por ser termogênico,mas já virou um vicio,e tpmei uma decisão,deois que comer o gelo que esta pronto na minha geladeira não vou mais colocar a panela para fazer,vou me livrar desse vicio hoje.Agente tem que se ajudar também,não acho que faça mal a saúde,mas nada fora de controle faz bem ,certo?
    Bjos e boa sorte a todos.

    Thumb up 2
  53. FICA AQUI UMA PERGUNTA PARA TODA GENTE QUE GOSTA DE COMER GELO EU TAMBEM ADORO TENHO 10 TIPOS DE FORMAS DE FAZER GELO ATE DE CORAǺOES A ANEMIA NAO DA APETITE SE FORMOS A VER NAO BEBEMOS MUITA AGUA, DA A SENSAÇAO SEMPRE DE GARGANTA SECA…POR ISSO QUE DA VONTADE DE COMER GELO E QUANTO MAIS COMES MAIS VONTADE DA…NAO FAZ MAL AO ESTOMAGO PORQUE É AGUA MAS FAZ MAL A GARGANTA SE TIVEREMOS AS DEFESAS EM BAIXOOO….ESPERO TER AJUDADO UM POUCO , EU ANDEI A REFLECTIR MUITO SOBRE ISSO APOS LER OS VOSSOS COMENTARIOS TODOS….

    Thumb up 0
  54. De certa forma tambem fico “feliz” em saber que não sou a unica a gostar tanto de gelo.Há 13 anos fico comendo gelo todos os dias,chego a comer gelo antes mesmo de tomar café, é como se fosse a minha primeira e ulitma refeição.Já ouvi dizer sobre anemia x gelo mas não sei se tenho anemia sei apenas que amo comer gelo só o de forminha.Por sinal neste exato momento estou com um copo lotado de cubinhos de gelo.

    Thumb up 0
  55. Gente!!!!
    Simplesmente, eu fui pesquisar sobre esse assunto: comer gelo, porque estou cansada de ouvir minha mãe e meus irmãos falarem que eu estou viciada em comer gelo, entretanto, cheguei a conclusão de que isso não é normal…daí com esses vários comentários, pasmei! Pois além de ser anemica, sou reduzida, acho que est´aexplicado esse desejo incontrolável que eu tenh em comer gelo, são centenas de cubinhos por dia!

    Thumb up 1
  56. Eu me identifico c muitos dos q falam aí…
    quando era mais nova comia tanto gelo q ficava doente da garganta constantemente minha mãe vivia brigando…
    hj eu só como cubos d gelo quando tenho oportunidad,rsrs quando ñ tenho as crio…
    Mais comer gelo faz mal sim,principalmente o de congelador…
    eu axo q sou viciada,só q um vicio q sei controlar rs…

    Thumb up 1
  57. eu so viciada em gelo desde 13 anos , noa consigo para , so quando to doente e to tomando remédio aq em casa tem uma geladeira q faz muito gelo uma gaveta cheia. ja cheguei a ponto d deicha la vazia muitas vezes mesmo com a cabeça doendo todos falam q e uma doença , minha mae ja pergunto oqw e essa vontade mais n sei explicar e uma vontade imensa e eu mordo ate umas horas hoje ja comi muito , ainda bem que nao so a unica tomara que todos nos ficamos bem =D

    Thumb up 0
  58. Sou viciada em comer gelo adoro.principlamente o da geladeira, minha mãe e meus irmãos não aguenta mais, comoe scondidaa, nao consigo parar…
    Eu parei apenas quando estava tomando remédio para anemia não senti mas vontade depois que parei de tomar veio essa vontade louca de comer gelo, principlamente qdo estou nervosa……

    Thumb up 2
  59. É claro que a PAGOFAGIA está diretamente relacionada com a baixa de eritrócitos!! É SINTOMA DE ANEMIA SIIIMMMMM!!! Não são todos os anêmicos que desenvolvem essa compulsão; mas 90% dos pagofágicos tem um quadro de anemia!
    Eu sou uma (e tb como gelo da parede do congelador – que não é formado pelo gás)! Tenho um fluxo menstrual intenso…e quando reponho o ferro, a pagofagia some. Mas depois de um temp, volta! E aí, volto a consumir gelo compulsivamente!

    Thumb up 2
  60. tambem to viciada no gelo do frizer,minha geladeira ñ da conta de tanto q raspo o gelo,agora to comendo gelos das forminhas,so q trituro eles e engulo é tudo de bom,até sonho q estou no alasca comendo todo o gelo acho q to viciada,o q fazer? meu marido ñ aguenta mais troco tudo por um cubo de gelo até ele socorrooooooo….

    Thumb up 1
  61. Até agora só vi gente que gosta do gelo comum. Pois eu sou viciada desde 10 anos de idade ou até menos pelo gelo de gás…aquele que que o gás mesmo produz. Eu fico minutos parada na frente do congelador raspando com a colher e fico viajando, imagine eu no Polo Norte! rsrs. Já fiquei sabendo que pessoas tiveram cancêr por ser viciado nesse tipo de gelo.

    Thumb up 0
  62. ola de uns tempo pra ca venho comendo gelo tenho uma garrafinha que coloco no congelador depois quebro o geloe como.e incontrolavel ate na rua fico desejando chegar em casa pra comer o gelo, fiz uns exames e deu que to anemica, agora o medico pediu os exames com urgencia pois estou mim sentindo fraca e sem energia e muito sonolenta acredito que minha anemia ta muito grave

    Thumb up 1
  63. Ta .. aqui é um site pra desabafar certo? Não vou omitir o desejo incontrolável de sentir o gelo em meus lábios e mastiga-los tanto, de tal forme que minha língua fique dormente. Nunca experimentei droga, dizem que a tal te anima e te deixa com auto-estima, disposição.. Pode parecer engraçado, mas quando estou deprê, como minha preciosa pedrinha cristalina de gelo e me sinto super melhor! Muito bizarro .. ele é como ” a ultima coca-cola do deserto”. Não sei realmente o que fazer.. acho que vou comentar com minha mãe, ela vai pirar /capa do jornal : ***** Fernades , de 14 anos,descobre anemia e consequentemente PIRA a sua mãe/ :D

    Muito obrigado pelo alerta! De verdade! :D

    Thumb up 3
  64. Gente não estou sozinha nessa vida de “comer gelo”!! Estava super preoucupada comigo, pois não chupo gelo, eu mastigo umas 4 formas por dia..parece ser normal, mas quem vivi isso sabe o quanto é triste, pq é um vicioooooOo as pessoas do nosso lado não suportam aquele barulho.Ainda bem q não engorda!!rsrs
    por favor alguem me indica um medico pra essa situação.
    pq estou no meu limiteee!! Valeu…
    vou lá buscar umas forminhas de “GELO” alguem quer?rsrs..
    bjs

    Thumb up 0
  65. Eu comecei a comer gelo compulsivamente qdo fiquei gravida do meu filho que hoje está com 12 anos.Tem tudo a ver com anemia sim, não sei porque.fui internada para operar de um mioma e constataram que eu precisava de 2 bolsas de sangue para fazer a mesma.por outros motivos não deu para operar mas tomei as 2 bolsas.Sai do hospital e meu desejo por gelo desapareceu.Como continuo com fortes hemorragia todo mês voltei a ter anemia.Simplesmente voltei a compulsão novamente.

    Thumb up 0
  66. Eu tenho 34 anos e como gelo, que eu me lembre, desde uns 12 anos. Tem época que consigo ficar sem, já comi o gelo do congelador também, mas a geladeira foi trocada por uma frost free e não forma mais aquelas casquinhas deliciosas. Ultimamente, o tempo em que estou em casa sem fazer nada estou comendo gelo, é uma forminha atrás da outra. Já tive anemia várias vezes na infância e adolescência. Li em algul lugar também que pode estar relacionado a ansiedade e eu também sofro com ela. Portanto, deve ter mesmo relação com a falta de ferro no organismo e com a ansiedade. Acho que é uma maneira de saciar. Mas é estranho, me sinto de outro mundo .. rs

    Thumb up 1
  67. Depois de milhares de bandeijas de gelo descobri que tenho uma forte anemia ferro sérico 22, ferritina 2 e hemogl. 9,1.
    Gelo é um sintoma sim.

    Thumb up 0
  68. Eu como todos os outros acima, também amo comer gelo e ñ sei se é algum problema relacionado á anemia. Quero então dar uma dica as pessoas q comem gelo e temem em quebrar seus dentes: quando tirar a pedrinha da forma de gelo, veja se ela está muito congelada , ao ponto de agarar nos dedos, se estiver assim, ótimo , coloque imediatamente debaixo da água q a pedrinha vai trincar e sera mais facil de se quebrar em pedaços menores o q facilitará a mastigação. Outra dica importante , nunca quebre o gelo com os dentes da frente, use os molares para isso.

    Thumb up 6
  69. eu tb como muito gelo e nao sei pq.
    quando eu acordo quero come.
    vou dormim como tb o q e isso meu deus.e tenho so 17 anos.O Q EU FAZO?

    Thumb up 1
  70. Eu sempre tive essa vontade incontolavel de comer gelo , e desde criança sempre tive anemia , algumas vezes fui ao medico , fiz tratamento para anemia , mas ela sempre volta , nao sabia , que comer gelo era um dos sintomas da anemia , mas com certeza tem tudo a ver.Tem vez que como gelo,o mes todo , mas zs vezes ficom um bom tempo sem come.
    com certeza deve ser as fazes da anemia.
    Tambem fiquei sabemdo que comer gelo pode causar mal ao estomago, ou sistema gastrico.

    Thumb up 1
  71. Nossa, eu como muito gelo, acho que uma 2 forminhas por dia. E fui fazer um exame de sangue e descobri que eu estava com anemia. Não sabia que era um sintoma.

    Thumb up 3
  72. Eu também tenho esse hábito de comer gelo, fico muito triste e angustiada por não conseguir parar. Gostaria de saber que mal o gelo ocasiona no nosso organismo, e como é possível parar com esse vício???

    Thumb up 6
  73. Eu também tenho esse vício, se é que posso chamar de vício de comer gelo. Fico muito triste e angustiada por não conseguir parar. Gostaria de saber que mal o gelo realmente faz no organismo e qual a forma de parar com esse hábito????

    Thumb up 1
  74. PARA ESSA PESSOAS VICIADAS EM GELO,EU ACONSELHO A PROCURAR UM PSICOLOGO E FAZER UM TRATAMENTO REFORÇADO,POIS HOJE VCS NAO SENTEM NADA,MAS DEPOIS DE UMA CERTA IDADE VAI VIM AS CONSEQUENCIAS.E ISSO PODE TORNA-LAS GRAVE!!!

    Thumb up 1
  75. Nossa tenho até vergonha,mais a vontade é mais forte.Agora o que eu tenho mais medo é de perder meus dentes de tanto mastigar gelo.O pior que não se pode toma as injeções o tempo todo.

    Thumb up 0
  76. ha dois anos sinto vontade enorme de comer gelo. muito gelo ,
    o dia todo e a noite sempre q acordo , como gelo, muito gelo . ñ pode faltar no meou congelador. obs fiz gastoplastia ha 6 anos. isto tem alguma relação?

    Thumb up 2
  77. Tbm tenho essa vontade incontrolável de comer gelo. Como mais de 6 bandeijas por dia.Deixo sempre gelo reserva no freezer, qdo acaba fico desesperada. Recentemente fui diagnosticada tendo labirintite. Será que o gelo causou isto ou será que é anemia? Fiz vários exames de sangue mas deu normal em todos.

    Thumb up 1
  78. sou viciadaaaaaaaaaa!!! eu não chupo gelo eu trituro o dia todo é em casa,é no serviço,em grande quantidade,tem horas que chega a travar meu corpo,acho que é o exesso que como,realmente eu tenho muita anemia,sempre tive,troca minhas refeições por um saco de gelo tranquilo,isso tem cura?

    Thumb up 1
  79. (VONTADE DE COMER GELO E ARROZ)Isto e a mais pura verdade, pois alem do gelo sinto muita vontade de comer arroz cru…pode?assim que o ferro do organismo nornaliza a vontade acaba, perguntei pro meu hematologista ele falou que isto acontece, so que ainda não conseguiram comprovar cientificamente, nas falou que e verdade…

    Thumb up 3
  80. Como gelo já faz alguns anos , mais agora ta demais!Durante o dia consigo comer até cinco bandejas!!!!!!!!!!
    A maioria das vezes deixo de me alimentar para comer o gelo.

    OBS: Estou com anemia!!

    Thumb up 2
  81. Eu tenho a mesma vontade de comer gelo. È incontrolável eu tenho anemia desde criança e aumentou mais com o passar dos anos hj com 43 anos e sofrendo de mioma tenho muito sagramento, perco muito ferro e como gelo todos os dias.

    Thumb up 2
  82. a 1 ano mais ou menos adiquiri este vicio do nada comecei a comer gelo, aprincipio pensei q fosse só de suera mas agora vejo q o negocio é sério, já estraguei até a geladeira com este vicio não sei o q fazer pra parar com isso, não sei mais viver sem o danado do gelo.

    Thumb up 0
  83. Verdade… Tenho desejo incontrolável de comer gelo, estou com anemia por falta de ferro no sangue… Chego em casa primeira coisa é cair dentro do congelador e comer comer comer geloooo.

    Thumb up 2
  84. Verdade, sobre o gelo comia o gelo em todo lugar que eu ia, não tinha vergonha do barulho que faz nos dentes ao mastigá-lo e descobri ha algum tempo que estou com 05 tipos de anemias e já está um pouco avançada. Mais ainda tenho muita vontade de comer gelo e faço tudo para me controlar.

    Thumb up 1
  85. Isso é a mais pura verdade. Eu sempre tenho anemia e a vontade de comer gelo fica incontrolável.Quando melhora a anemia , a vontade passa. Uma médica me disse que isso se chama perversão do apetite. O organismo sente falta do mineral e tenta compensar. A gente come gelo ou terra. Melhor comer gelo né?

    Thumb up 1
  86. arrmariia.
    como gelo mais q tuudo, e realmente naun tem minima graça, mas e uma delcia, minha mae fala q pode ser verme, será q e verdade????

    Thumb up 1
  87. Nossa!….
    ej a me disseram na minha infancia
    que seria capaz d’eu estar com anemia

    e eu tenho um vicio enormeeeeee
    para com o gelo da geladeira *-*
    aquele gelo é uma delicia!!,eu merendo ele!!pois mata minha fome,alias eu merendava ;( hoje estou resfriada
    a garganta ta pegando fogo,e o gelo tem a ver com isso ”/
    mais tou em tempo de ficar doida
    pois tento evitar comer o gelo da geladeira
    e vou comer outra coisa,mais aii continuo com fome
    e como mais mais e mais e continuo com fome
    e ate que só me sobrou o gelo da geladeira *-*
    e num é que a fome passou LOL
    mais a garganta D: tou para me ver perder a voz =[
    e sem falar no intestino,mais ficar sem o gelo da geladeira D:
    ñ sei mais o que fazer D:

    Thumb up 2
  88. Que engraçado..que não tem graça nenhuma, é claro, mas eu há uns tempos para cá que sempre que chego a casa depois do emprego, a primeira cois a fazer é ir directo á geladeira buscar a covete de gelo…e deliciar-me a derreter as cubos de gelo na boca!Por acaso tenho anemia, e stá um pouco complicada, não sabia era que dava tb esse sintoma…

    Thumb up 1
  89. Há dias em que chupo cubos de gelo, mas sempre associei isto a sede e por isso também não estravam o fato de minha sobrinha chupar uma grande quantidade de cubos, agora vou levá-la ao médico, só por segurança.

    Thumb up 1
  90. Essa relação é veridica! Minha mãe teve uma anemia muito forte devido um câncer de intestino; antes mesmo de saber do tumor, do dia para noite, começou a comer várias bandejas de gelo, afirmando que era um desejo incontrolável.

    Thumb up 4
    • Nopssa fiquei feliz de saber que não estou sozinha,como muito gelo,é impressionante,quando estou comemdo ,me sacia,pasa a minha fome,eu adoro o sabor,e eu não chupo não eu mastigo,não sei se tenho anemia.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
soccercity
Copa do Mundo: porque os jogadores erram mais gols dependendo da altitude?

Não é apenas a Jabul...

Fechar