Música dos Bee Gees é ideal para ressucitação cardíaca

Publicado em 17.10.2008

john travolta em os embalos de sábado a noite

A música disco dos Bee Gees de 1977 chamada “Stayin’ Alive” fornece a batida ideal para realizar as compressões no peito para Ressuscitação Cardiopulmonar (RC) em vítimas de ataque cardíaco.

Ironicamente o nome da música, traduzida para o português, significa “mantendo-se vivo” em tradução livre.

A American Heart Association informa que as compressões no peito devem ser feitas em uma freqüência de 100 por minuto na ressuscitação cardiopulmonar. A música “Staying’ Alive” alcança isso de maneira quase perfeita com 103 batidas por minuto.

Aqui na edição do HypeScience nós confirmamos a 103 batidas da música fazendo massagem cardíaca em uma almofada. Ela recusou respiração boca a boca.

A RC é uma técnica que salva vidas e envolve compressões no peito com ou sem respiração boca a boca. É usada em emergências como parada cardíaca, em casos onde a respiração ou o coração pararam.

RC pode triplicar a chance de sobrevivência, mas algumas pessoas relutam em fazê-la em parte porque não sabem qual o ritmo adequado para as compressões no peito. Pesquisas descobriram que muitas pessoas fazem as compressões muito lentamente na RC.

Em um pequeno estudo realizado na Universidade de Illinois, nos EUA, estudantes e médicos conseguiram realizar RC em velocidades adequadas em bonecos quando ouviam a música.

Cinco semanas depois de praticar com a música tocando eles solicitaram para que os voluntários fizessem RC novamente nos bonecos com a música em mente. Novamente eles conseguiram um bom ritmo.

O Dr. David Matlock, que realizou o estudo, disse que como todo mundo já ouviu a música em algum ponto de sua vida ela é fácil de lembrar. [Reuters]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Agora imagina você fazer uma massagem cardíaca em alguém cantando essa musica…..
    Ah, ah, ah, ah, stayin’ alive, stayin’ alive

    Thumb up 0
  2. HaRrá,nunca podia pensar algo assim
    Aposto que os Bee Gees nem sabem disso!
    Particulamente não curto muito Stayin Alive,mas curto muitas musicas dos Bee Gees,se eu recussitasse preferia acordar ouvindo Alone(1997)
    xD!
    Espero que compreenda.

    Thumb up 1
  3. Pelo nome eu não tava lembrando que música era. Daí baix… hã… digo, fui à loja e comprei o Disco (rs), e fiquei só imaginando a cena. Imagina o cara acordando de um infarto com essa música tocando… vai achar que morreu e tá numa dessas boates lá do Inferno.
    Já vi tudo, daqui pra frente vai ser parto natural ao som de “Los Del Rio – Macarena”, cirurgia ao som de “Marcelo D2 – Sou Ronaldo”, e no velório quando tudo der errado, “Kansas – Dust in the Wind”. Hehehe.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
star-trek-filme-2
Star Trek: Primeiras imagens do novo filme

Para quem não agüent...

Fechar