AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
Miguel Kramer em 17.10.2008 as 10:41 e atualizado em 25.10.2008 as 13:59

john travolta em os embalos de sábado a noite

A música disco dos Bee Gees de 1977 chamada “Stayin’ Alive” fornece a batida ideal para realizar as compressões no peito para Ressuscitação Cardiopulmonar (RC) em vítimas de ataque cardíaco.

Ironicamente o nome da música, traduzida para o português, significa “mantendo-se vivo” em tradução livre.

A American Heart Association informa que as compressões no peito devem ser feitas em uma freqüência de 100 por minuto na ressuscitação cardiopulmonar. A música “Staying’ Alive” alcança isso de maneira quase perfeita com 103 batidas por minuto.

Aqui na edição do HypeScience nós confirmamos a 103 batidas da música fazendo massagem cardíaca em uma almofada. Ela recusou respiração boca a boca.

A RC é uma técnica que salva vidas e envolve compressões no peito com ou sem respiração boca a boca. É usada em emergências como parada cardíaca, em casos onde a respiração ou o coração pararam.

RC pode triplicar a chance de sobrevivência, mas algumas pessoas relutam em fazê-la em parte porque não sabem qual o ritmo adequado para as compressões no peito. Pesquisas descobriram que muitas pessoas fazem as compressões muito lentamente na RC.

Em um pequeno estudo realizado na Universidade de Illinois, nos EUA, estudantes e médicos conseguiram realizar RC em velocidades adequadas em bonecos quando ouviam a música.

Cinco semanas depois de praticar com a música tocando eles solicitaram para que os voluntários fizessem RC novamente nos bonecos com a música em mente. Novamente eles conseguiram um bom ritmo.

O Dr. David Matlock, que realizou o estudo, disse que como todo mundo já ouviu a música em algum ponto de sua vida ela é fácil de lembrar. [Reuters]


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: ,

Um comentário »

  1. Pelo nome eu não tava lembrando que música era. Daí baix… hã… digo, fui à loja e comprei o Disco (rs), e fiquei só imaginando a cena. Imagina o cara acordando de um infarto com essa música tocando… vai achar que morreu e tá numa dessas boates lá do Inferno.
    Já vi tudo, daqui pra frente vai ser parto natural ao som de “Los Del Rio – Macarena”, cirurgia ao som de “Marcelo D2 – Sou Ronaldo”, e no velório quando tudo der errado, “Kansas – Dust in the Wind”. Hehehe.

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.