O universo em um clique

Ei, Quatro-olhos! Você não é um nerd!

A noção popular de que as pessoas que usam óculos são nerds ou não corresponde com os resultados de um novo estudo…

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 17.04.2008 as 15:30

Share

Um novo estudo australiano olhou para a associação entre a introversão (pessoas tímidas ou ensimesmadas) e a miopia, mal que afeta 20% dos estado-unidenses.

O pesquisador Paul Baird e seus colegas estudaram 633 gêmeos idênticos e um grupo de 278 familiares durante o período de quatro anos. Os voluntários foram entrevistados por psicólogos sobre os traços de personalidade mais importantes: franqueza, esforço, extroversão, afabilidade e neurotização.

Os resultados, detalhados na edição de março da revista científica Investigative Ophthalmology & Visual Science, revelaram que não há relação estatística entre a miopia e a introversão, mas há uma pequena associação entre o problema visual com a afabilidade.

“Nós literalmente detonamos o mito de que as pessoas que utilizam óculos são introvertidas ou possuem características específicas de personalidade. Eles têm maior chance de serem afáveis e abertos, ao invés de fechados e introvertidos”, disse Paul, pesquisador da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Os míopes possuem dificuldade em enxergar objetos distantes, tornando difícil o envolvimento em atividades cotidianas como dirigir e assistir televisão.

Os resultados possuem implicações sociais e preventivas importantes.

“Bons cuidados com os olhos são muito importantes, mas infelizmente não há boas associações com o uso dos óculos”, disse Paul. “Essa [pesquisa] mostra que as pessoas, particularmente as crianças, não deveriam evitar ou adiar o uso de óculos por causa de idéias pré-concebidas sobre o que isso quer dizer sobre as suas personalidades.”

A pesquisa foi apoiada pelo governo federal australiano e várias fundações. [Fonte]

4 comentários

  1. criancinha /

    Eu uso Binóculos, e não sou nerd!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Victória. /

    Penso que ver as pessoas que usam óculos como “nerds” já é uma questão cultural, por geralmente serem excluídas no convívio social ou escolar por usarem sobre qualquer problema de visão (como a miopia) e assim se voltarem realmente mais para os estudos, mas nem todos necessariamente seguem essa regra, vai de cada um. Mas há também pessoas que estudam e lêem muito por opção e adquirem consequentemente problemas de visão, e usam lentes ou óculos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Lilian lwecwok /

    Achei interessante tal estudo que negou o mito que pessoa com óculos são introvertidas,mas pelo contrário.Tal reportagem aliviou minha filha com 14 anos que não quer usar óculos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Rafael T.m /

    Os míopes possuem dificuldades em enxergar [...] tornando difícil o envolvimento em atividades cotidianas como dirigir e ver televisão…

    Isso se não houver a correção adequada com óculos ou lente de contato, concorda?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.