Invenção: Endurecedor de córnea

Por , em 21.10.2008

Uma nova invenção poderá ajudar pessoas que sofrem de glaucoma, miopia severa ou ceratocone, uma doença que atinge uma a cada 435 pessoas e leva à cegueira.

O ceratocone atinge pessoas entre 10 e 20 anos e faz com que a córnea fique cada vez mais fina e com um formato cônico, causando severa perda visual. Lentes podem corrigir o ceratocone, às vezes. Outra forma de combater o ceratocone é através de cirurgia de transplante de córnea.

Mas pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, descobriram que uma solução com íons de nitrito de sódio pode levar a um simples tratamento, que já recebeu um pedido de patente.

A aplicação diária do composto faz com que as fibras de colágeno na córnea se unam entre si criando um suporte nas camadas externas do olho. Uma vez que a dença seja diagnosticada e tratada, o endurecedor de córnea evita que a condição progrida, segundo eles.

Outra vantagem do tratamento é que ele poderá ser aplicado em casa, pelos próprios pacientes. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

5 comentários

  • elias maluf:

    Minha esposa esta com ceratocone, gostaria de saber informações
    sobre essa Universidade de Columbia, nos EUA, pois informaram
    que Ela tem usar lente de contato para correção e valor e de
    R$ 1.000,00 o par de lente para ceratocone,

  • Lillian soares:

    Descobri que tinha essa anomália em 2009,em 2010 coloquei lentes, mas não me adaptei pois moro proximo a praia e sempre me irritava e então tirava.Hoje uso só os óculos, mas estou sentindo a visão piorar principalmente a noite, então gostaria de saber valores de tais operações para não precisar do transplante.

  • Leandro da Silva Agostinho:

    Meu filho de 18 anos sofre de ceratocone, ja fez um crosslink e a doença ainda continua progredindo, gastei tudo o que tinha para ele neste tratamento e a medica disse que ele tera que fazer outro crosslink.
    Ele acabou de passar no vestibular mas esta desanimado com o tratamento.
    Que fazer logo um transplante.
    Como fasso para ter o enderresso desta universidade de columbia , e tentar com ele este tratamento?
    Por favor que souber me ajude.

  • vanessa:

    Eu tenho ceratocone descobri a pouco tempo mas ainda ñ comsegui uma clinuca q faça o tratamento e nem que faça a lente… ja perdi até um emprego por causa dessa doença ñ passei no exame com oftalmo ai não me aprovaram.

  • dalva:

    helivelton leia e veja se o dr falou algo assom pra vc sobre esta doença ceratocone falei com dra carmem ela quer ti ver marquei segunda 12;30 consulta com ela t,mas vou junto com vc.bjs

Deixe seu comentário!