Os bizarros (e avançadíssimos) olhos do camarão mantis funcionam como satélites

Por , em 29.01.2014

Os coloridos camarões mantis – chamados também de tamarutacas e lagostas-boxeadoras – são conhecidos por suas garras poderosas que podem estraçalhar presas. Agora, esses crustáceos estão chamando novamente a atenção dos pesquisadores, mas por outro motivo: foi descoberto que eles têm um sistema de visão diferente de tudo o que já foi visto no reino animal.

Os olhos do camarão mantis têm 12 tipos de fotorreceptores – células que convertem luz em sinais elétricos. Para entender a particularidade disso, basta compararmos esses olhos incríveis com os de outros animais. A maioria dos mamíferos tem dois tipos de fotorreceptores nos olhos. Os seres humanos têm três, cada um responsável por uma cor diferente, assim como outros primatas. Algumas aves e répteis têm quatro fotorreceptores, e certas espécies de borboletas podem ter até seis.

image_1719-Mantis-shrimp

É tentador imaginar que, com 12 receptores de cor, esses animais conseguem enxergar todo um arco-íris de cores indetectáveis aos olhos humanos. Mas não é bem assim. Uma nova pesquisa australiana mostrou justamente o contrário, pois o método de diferenciação de cores desses crustáceos é completamente diferente do nosso.

mantis-shrimp-8

Estudos da Universidade de Queensland, em Brisbane, mostraram que os crustáceos tinham dificuldades para diferenciar cores relativamente parecidas em um teste para encontrar comida.

Eles têm um sistema visual complexo que funciona de maneira muito mais parecida com um sensor de satélite do que com olhos de outros animais, de acordo com o coordenador do estudo, Justin Marshall.

Ao invés de usar apenas alguns receptores de cor, os crustáceos parecem utilizar seus 12 fotorreceptores para reconhecer o ambiente com o mínimo esforço. Esses animais fazem uma varredura do ambiente com os olhos e constroem uma imagem a partir dela. Pesquisadores acreditam que a descoberta pode contribuir em projetos de satélites, câmeras e de armazenamento de imagens.

Confira esses fabulosos olhos em ação: [LiveScience/Sci-News]