Nova descoberta será o futuro dos computadores quânticos

Publicado em 22.03.2009

molécula

Computadores quânticos ultra-velozes estão a um passo mais perto da realidade, graças à nova descoberta de cientistas.

Pesquisadores das Universidades de Edimburgo e de Manchester criaram um aparelho molecular que pode ajudar a construir computadores bem mais rápidos do que os atuais. Eles desenvolveram componentes que poderiam ser usados para desenvolverem computadores quânticos – essas novidades podem fazer cálculos mais complicados e de forma mais ágil.

Os cientistas usaram tecnologia em escala molecular ao invés dos chips tradicionais, feitos de silício.

A grande descoberta aconteceu quando os pesquisadores combinaram pequenos imãs com mecanismos moleculares, que podem ser presos entre dois lugares sem o uso de força externa. Esses imãs podem, um dia, ser a base de computadores quânticos.

Os computadores normais funcionam guardando informações na forma de bits, em um código binário. Esses bits podem ser zero ou um. Já os computadores quânticos usarão dígitos binários quânticos, também conhecidos como qubits, que são bem mais sofisticados, pois podem representar mais números, não apenas zero e um, simultaneamente.

Essa complexidade permite a velocidade maior em computadores quânticos. O professor David Leigh, da Universidade de Edimburgo, declarou que essa tecnologia permitirá que a computação não baseada em chips de silício seja desenvolvida.

“Os maiores desafios que estamos encarando agora são juntar esses qubits para construir um aparelho que possa fazer cálculos, descobrindo como poderia ser feita a comunicação entre eles” explica Leigh. [BBC]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Que venha esta nanotecnologia com a popularização e maximização de uso, a exemplo dos pcs homes e dos celulares – com o acréscimo de um grande desafio: agilidade dos governantes para incentivar as pesquisas e velocidade para utilizá-la em grandes mecanismos de defesa de nossos rios, florestas e hotspots!!!

    Thumb up 3
  2. esses novos computadores são realmente ultra-velozes mesmo? se for verdade eu quero receber boletins informativos de vocês todo dia.

    Thumb up 1

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais um passo rumo a criação dos computadores quânticos - [...] “Os maiores desafios que estamos encarando agora são juntar esses qubits para construir um aparelho que possa fazer cálculos, …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
solteiros dormem melhor que os casados" class="upprev_thumbnail" rel="Nova descoberta será o futuro dos computadores quânticos">casal-insonia-g
Porque os solteiros dormem melhor que os casados

O melhor remédio par...

Fechar