Nova espécie de sapo é descoberta em Madagascar

Por , em 24.08.2014

Uma equipe multinacional de cientistas liderada pelo Dr. Gonçalo Rosa, do Instituto de Conservação e Ecologia da Universidade de Kent, na Inglaterra, encontrou uma nova espécie de sapo nas profundezas da floresta de Ankarafa, na Península Sahamalaza, em Madagascar. Depois de explorarem a região, Dr. Rosa e seus colegas descreveram a nova espécie e a batizaram de Boophis ankarafensis.

• Estranho comportamento de defesa: os sapos que esticam as pernas

Boophis é um gênero de pererecas pertencentes à família Mantellidae. O gênero é endêmico de Comores e Madagascar e compreende mais de 70 espécies, muitas das quais só recentemente foram descritas. Já o termo “ankarafensis” é um epíteto específico decorrente do habitat da espécie.

A nova espécie de sapo

A nova espécie é de cor verde com manchas de um vermelho brilhante localizadas em toda a sua cabeça e nas costas. Os machos adultos têm cerca de 23 a 24 mm de comprimento, enquanto que as fêmeas têm cerca de 28 a 29 mm. Não é de se estranhar o fato de essa espécie ter demorado tanto para ser descoberta.

Foram detectados precisamente 56 indivíduos nas margens de dois rios da floresta Ankarafa, 48 sapos do sexo masculino e apenas 8 do feminino. De acordo com Dr. Rosa, como a espécie não foi verificada em nenhuma outra pesquisa, e é provável que seja típica da floresta de Madagascar.

Ameaças