Mata Atlântica: pesquisadores descobrem sete novas espécies de sapos MINÚSCULOS

Por , em 8.06.2015

Se você não acha anfíbios animais particularmente fofos, vai mudar de ideia quando der uma espiada nesses sapinhos minúsculos descobertos aqui no Brasil.

Sete novas espécies do gênero Brachycephalus foram encontradas na Mata Atlântica brasileira depois de cinco anos de busca árdua. Com certos adultos não passando de um centímetro de comprimento, certamente foi complicado detectar os bichinhos, mesmo com as cores berrantes de alguns.

O tamanho miniatura desses sapos levou a várias modificações na estrutura dos seus corpos, tais como a perda de dedos.

Embora algumas espécies tenham cores bastante monótonas e se misturem com o marrom dos arredores, os animais com os padrões de coloração mais gritantes possuem uma neurotoxina muito potente na pele.

novos sapos minusculos brasil (2)

Gênero mal estudado

O gênero Brachycephalus foi descrito pela primeira vez em 1824. Até agora, 21 espécies foram adicionadas ao grupo, porém, mais de metade só foi descoberta ao longo dos últimos 15 anos.

Isto sugere que a diversidade deste grupo poderia ser subestimada, razão pela qual os pesquisadores, liderados por Marcio Pie, se voltaram à floresta tropical no Brasil para tentar encontrar mais sapos relacionados, o que provou ser um esforço frutífero.

novos sapos minusculos brasil (2)

Os animais foram registrados em áreas montanhosas da porção sul da Mata Atlântica nos estados do Paraná e Santa Catarina. No início, os cientistas utilizaram diferenças na morfologia dos sapos, em particular sua coloração e o nível de rugosidade em diferentes partes do corpo, para separá-los em espécies diferentes. Mais tarde, o sequenciamento de DNA confirmou a sua distinção.

As espécies variavam de cor do marrom ao amarelo e laranja, mas uma em especial se destacou. A B. mariaeterezae é única porque tem uma faixa azul ao longo das costas, que não tinha sido observada em nenhum outro membro deste gênero.

Perigo de extinção

A maioria das espécies Brachycephalus conhecidas vivem dentro de espaços pequenos. Esta natureza altamente endêmica é o resultado da adaptação ao habitat da floresta, o que limita a sua propagação a outros ambientes e aumenta a taxa de formação de novas espécies.

novos sapos minusculos brasil (1)

Esse endemismo vem com um custo, uma vez que aumenta a probabilidade de extinção das espécies por conta de alterações ambientais ou mudanças climáticas.

novos sapos minusculos brasil (3)