Nova teoria explica porque ainda não encontramos vida inteligente fora da Terra

Publicado em 11.04.2011

O paradoxo de Fermi, conhecido por entusiastas, afirma que a não ser que só exista vida na Terra, obrigatoriamente, a vida precisa existir em outro lugar da nossa própria galáxia. Mesmo assim, até agora, não temos prova da existência de vida inteligente fora do planeta. Uma nova teoria pode explicar o motivo.

Segundo Adrian Kent, do Perimeter Institute em Ontario, os aliens (se existirem) estão competindo por recursos naturais que alimentem suas civilizações avançadas. Sendo assim, por entrarem em conflito, a seleção natural favoreceria as espécies “silenciosas”. Seria difícil obter respostas para nossos sinais.

Espécies que ficam chamando a atenção (como nós) podem atrair aliens violentos que visitariam nosso planeta em busca de recursos.

E você, leitor? Acredita na teoria? Ou fica mais tranqüilo pensando que é apenas a distância, e não uma sede por conquista, que nos mantém longe dos ETs? [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

123 Comentários

  1. “Segundo Adrian Kent, do Perimeter Institute em Ontario, os aliens (se existirem) estão competindo por recursos naturais que alimentem suas civilizações avançadas. Sendo assim, por entrarem em conflito, a seleção natural favoreceria as espécies “silenciosas”. Seria difícil obter respostas para nossos sinais. Espécies que ficam chamando a atenção (como nós) podem atrair aliens violentos que visitariam nosso planeta em busca de recursos.”

    Esses cientistas estão inventando cada besteira que não tem a menor lógica ou razão. Há estudos que indicam que esse nosso medo, vociferado de forma contumaz pelo cinema, não passa de um auto-retrato humano. Enfim, todos os compostos químicos que cá encontramos podem ser encontrados por todo o universo. Pensem: (a) se uma civilização já possui tecnologia de viajar entre as estralas, pode ter certeza de que ela já consegue minerar recursos em qq cometa, lua ou planeta, não precisando necessariamente da Terra para isso. E pior, competir por recursos naturais? Os caras estão de brincadeira. (b) se ela chegou a esse ponto de evolução tecnológica, certeza há de que ultrapassou todos os seus problemas sociais, evitando, assim, a sua própria destruição. (c) por ser uma raça inteligente, não há motivos para eles virem aqui só para entrarem em guerra com os humanos, ou para nos fazerem escravos. Podem vir sim, mas para estudar, tal qual como nós fazemos com outras espécies. Não há porquê entender que espécies inteligentes saiam universo afora destruindo ou escravizando tudo sem mais nem menos (mais uma vez, isso não passa de nosso próprio reflexo primitivo), pois, se assim forem, não serão inteligentes. (d) comparar, por exemplo, nosso sistema de seleção natural, nossos conflitos (o Cristóvão Colombo como disse STEPHEN HAWKING) com alienígenas avançados é um absurdo. Isso tudo Colombo, nossos conflitos etc) remete a uma época primária para qualquer civilização, uma época em que a ignorância sobre a ciência sobrepujava a razão e a lógica. Enfim, acredito que, como nós, cada espécie inteligente que evolua passa por um período primitivo para, só depois, atingir o apogeu tecnológico, social e, por que não, religioso.

    Thumb up 34
    • Concordo plenamente, além do mais, se existir vida extra-terrestre capaz de viajar minhões ou até bilhões de anos luz, já será capaz de transformar a matéria (dominar o átomo) e viver sob qualquer circunstância.

      Thumb up 7
    • Belo comentário Icarofsx. Não consigo entender como cientistas (de alta patente) como esses fazem esse tipo de comentário.

      Thumb up 6
    • Fico contente pelo seu comentário! eu penso igual. Realmente acho que as pessoas que falam de humanidade e inteligencia não sentem o quanto ignorantes somos, é por esta forma de pensamentos que aínda existe tanta desigualdade e tantas guerras no nosso Planeta.

      Thumb up 0
  2. O problema é que quase todo mundo pensa nos seres extraterrestres como sendo civilizações super-avançadas e que podem ser facilmente detectadas.

    Mas é difícil alguém imaginar um planeta onde haja vida e que essa forma de vida seja apenas microbiana ou que esteja no mesmo nível que a vida humana.

    Sendo assim, é praticamente impossível encontrar vida extraterrestre.

    Os radiotelescópios usados para essa finalidade são absolutamente inúteis; porque nenhuma onda de rádio irá atravessar a galáxia sem ser “barrada” pela gravidade de uma estrela ou planeta.

    Thumb up 3
  3. P.: “…Segundo Adrian Kent, do Perimeter Institute em Ontario, os aliens (se existirem) estão competindo por recursos naturais que alimentem suas civilizações avançadas…”

    Comentário: É, acredito que o planeta “Canadá” anda preocupado com o vizinho “USA”, que atualmente (?????) anda competindo por recursos naturais que alimentem suas civilizações “avançadas”…

    P.: “…Sendo assim, por entrarem em conflito, a seleção natural favoreceria as espécies “silenciosas”. Seria difícil obter respostas para nossos sinais…”

    Comentário: interessante saber que civilizações que possam cruzar o espaço AINDA estejam presas à seleção “natural”. Nós, aqui neste atrasado planeta, já estamos fazendo seleção artificial HÁ MILHARES DE ANOS!!! Nesse século XXI teremos uma aporte da Engenharia Genética e da Nano-robótica que vão revolucionar completamente os processos de evolução!

    Inclue-se, também, perspectivas de construirmos sintetizadores de alimentos, a lá “Jornada nas Estrelas”, que virtualmente evitará que guerras de conquista de territórios planetários nos obrigue a invadir e escravizar outras civilizações análogas a nossa!

    Ademais, as séries “Jornada nas Estrelas” já trabalhou com várias hipóteses científicas do pq. não somos invadidos por civilizações do tipo que se pode ver em “Independence Day” ou “V – Visitantes”.

    Espécies que ficam chamando a atenção (como nós) podem atrair aliens violentos que visitariam nosso planeta em busca de recursos.

    Isso de invasão de civilizações de predadores hiper-avançados é coisa de Stephen Hawking, que veiculou tais preocupações no documentário “O UNIVERSO DE STEPHEN HAWKING”.

    Eu simpatizo muito com Hawking, mas quero crer que, SE ENCONTRARMOS civilizações hostis, elas estarão, no máximo, um pouco mais avançadas do que nós e não muito mais avançadas.

    Essa ideia foi explorada na última franquia Star Trek denominada “ENTERPRISE”.

    Thumb up 9
    • Nossa, Freitas, concordo consigo que existe vida lá fora, mas o amigo devia ter mais cuidado com as fontes onde se informa.Esse médico aí, o tal Bono, que coisa horrorosa.”Os EUA não deixam que as pessoas saibam, e tal…”. O senhor acredita mesmo nisso ? Se o tal Bono tem mesmo evidências de UFO’s, porque não as apresenta ? Porque é que impediu as pessoas de comentar o seu próprio vídeo ? O senhor acha que, num mundo actual de informação instantânea, onde qualquer um faz uma filmagem e passado 1 minuto ela está online no mundo inteiro, se existissem UFO’s, seriam os EUA que conseguiriam impedir que essa informação viesse a público ? Sugiro-lhe que assista a documentários feitos por pessoas mais credíveis, recomendo o Dr. Michio Kaku, por exemplo.

      Thumb up 1
  4. Se existir vida alienígena ela seria totalmente diferente de nós, seu cérebro seria diferente, seu corpo e talvez ate suas emoções, é comum acreditar que os alienígenas iriam gostar também de musica, de outros passatempos como nós, mas eu não acredito nisso, devido talvez como seu planeta é e seu cérebro funciona, acredito eu que eles gostariam mais de saber dos nossos conhecimentos, como funcionamos, haveria uma troca de conhecimentos e culturas, principalmente de matemática e engenharia, se não tivéssemos nada a oferecer não teriam razão nenhuma em continuar mantendo contato conosco e iriam para outro lugar, já uma guerra é meio que improvável devido a quantidade de recursos que iria ser necessário para mante-la e só iria acontecer se nós atirássemos primeiro.

    Thumb up 7
  5. cuidado eles estão camuflados no meio de nos não podemos velos estão invisivel ao nosos olhos disfarçados como humanos manipulandos com sua tecnologias avançadas transportando muito de nos para seu mundo para alimentar a sua espesie ,no mundo inteiro desaparece mihlões de pessoas todo ano e ninguen ninguen viu ninguen sabe de nada quando alguen escapa e chamado de louco que foi apenas sonho e fica por isto mesmo ,cuidado fique mais esperto vigie desconfie nos ultimos cem anos com nossos sinais de radio e tv sateleti atraimos muitos deles para ca eles não queren ser vistos so não nos atacarão ainda porque não samos ameaça para eles ainda ……..

    Thumb up 12
  6. Acredito existir em nosso cosmo,raça de seres hostis e compreensíveis.Os hostis são egoístas e egocêntricos,só importando consigo mesmos,conquistando e explorando o universo inteiro,sem se preocupar com outras formas de vida menos evoluídas; já os compreensíveis seriam mais indulgentes,ajudando formas de vida menos evoluídas a progredir,ao não ser que as mesmas sejam desprovidas de compaixão com o próprio planeta,deteriorando toda sua biodiversidade constantemente.Se for esse o caso,mesmo sendo seres compreensíveis,debelariam a espécie nativa dominante do planeta, que em nosso mundo somos nós.De qualquer forma seremos dizimados se extraterrestres nos encontrarem.Portanto,nós somos uma raça hostil,infelizmente.Somos desprovidos de compaixão com nosso próprio mundo,nos tornando nômades,tendo por congruência a colonização de outros planetas sem ligar para outras formas de vidas mais medíocres do que a nossa!Pense; Hostis vs hostis =1 vitória
    hostis vs compreensíveis =1 vitória
    compreensíveis vs compreensíveis =2 vitoriosos,uma simbiose,união!!! O que é mais vantajoso?

    Thumb up 1
  7. COMO JA FALEI EM ALGUNS DEPOIMENTOS MEU ESTUDO UFOLOGIA HA MUITO TEMPO CREIO SIM EM ALIENS , VEJA BEM O NOSSO UNIVERSO E MUITO AMPLO PRA NOS SOMENTE , NOS COM TODAS AS SABEDORIAS AINDA NÃO VIAJAMOS NA VELOCIDADE DA LUZ, AINDA USAMOS FOGUETES rsrs , veja bem a diferença de foguetes pra naves espaciais AI VC VE QUE OS NOSSOS AMIGOS ETS TEM O MAIOR POTENCIAL NA AREA DE TECNOLOGIA , NÃO PRECISANDO DE ROUPAS ESPACIAIS, ME DIZ VC SABE ME DIZER OQUE ACONTECERIA SE UM CORPO HUMANO OU UM SIMPLISMENTE UM FOGUETE VIAJASSE A VELOCIDADE DA LUZ ACONTECERIA COM ELES? DESINTEGRARIA! PORQUE NÃO ACONTECE COM A NAVES E COM OS TRIPULANTES DA NAVE?

    Thumb up 0
  8. Não podemos duvidar de nada, pois tudo é possível. Se estamos aqui vivendo, por que outros não poderiam existir??? É mais provável que exista!!!

    Thumb up 10
    • Concordo. se existem mais planetas do que areia na praia multiplicada por 7, seria ridículo acreditar que apenas nosso planeta possui vida…

      Thumb up 3
    • é verdade existem mais de 100 bilhoes de plantas em cada uma estrela assim fica dificíl de acreditar q existe vida só em nosso plante…

      Thumb up 0
  9. Competir por recursos naturais?? Aff, que coisa mais descabida!Alguém acha que uma espécie que conegue viajar de uma estrela a outra não tem tecnologia suficiente para explorar qualquer corpo celeste? Peguemos nosso proprio quintal, o sistema solar! Só no cinturão de asteroides existe metais de todos os tipos suficientes para serem extraidos por milhoes de anos a fio! Água? nossa! nosso sistema solar então é abundante, é o que mais tem! Bem, se por ventura uma especie sapiente desenvolva tecnologia para viajar de uma estrela a outra, então eles com certeza detém o conhecimento para explorar seu próprio quintal! Fala sério né! Mas da pra entender um pouco esse cidadão que propôs essa teoria absurda: “o probre está, pra variar, moldando alienigenas segundo a forma humana da ser, afinal se nós fariamos isso então pq eles não fariam?” Ai mora o erro! mania do homo-sapiens humanizar tudo a sua volta…será que ele não entende que cada coisa tem sua forma de ser, pensar e agir e NÃO É TUDO QUE GIRA AO REDOR DELE? Pára de contruir um alienigena baseado na mentalidade humana poxa! Senão daqui a pouco vao jurar de pé junto que alien é fanático por lambada e churrasco de final de semana! ¬¬’

    Thumb up 27

Envie um comentário

Leia o post anterior:
legotower
Brasil entra em confronto com o Chile – pela mais alta torre de lego do mundo!

Você lembra da corri...

Fechar