Neil deGrasse Tyson revela quando ele acha que vamos encontrar aliens

Por , em 19.09.2017

O famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson respondeu a diversas perguntas na plataforma Reddit essa semana, incluindo “Você acha que entraremos em contato com organismos complexos dentro dos próximos 50 anos?”.

E aí, será que Tyson pensa que encontraremos aliens em breve?

A resposta

“Não. Eu acho que eles (nós) estamos muito longe uns dos outros no espaço e possivelmente no tempo. Por complexa, estou supondo que você quer dizer vida que não seja organismos celulares. Vida com pernas, braços, pensamentos, etc. Isso depende da nossa capacidade de viajar distâncias interestelares. E isso não com certeza não vai acontecer nos próximos 50 anos. Não na taxa que as coisas andam hoje”.

O que outros cientistas pensam?

Existem cerca de 100 bilhões de planetas apenas na nossa galáxia, a Via Láctea. Se mesmo uma pequena porcentagem deles for habitável (e deve ser, ainda que usemos cálculos conservadores), isso ainda proporcionaria vida alienígena em milhões de planetas e vida inteligente em centenas de milhares desses planetas.

Diante desses fatos…. Por que parecemos estar sozinhos?

Pesquisas recentes da Universidade Nacional Australiana sugeriram que a razão pela qual não encontramos aliens ainda é que qualquer vida que possa ter existido em outros planetas já morreu.

O físico Brian Cox pensa que não conheceremos alienígenas inteligentes tão cedo porque as formas de vida nesse nível tendem a se destruir (a humanidade e suas bombas atômicas que o digam).

Os astrônomos da Universidade de Cornell parecem concordar com Tyson, argumentando que, devido à grande quantidade de tempo que levaria para a vida extraterrestre receber nossos sinais e responder, podem se passar cerca de 1.500 anos antes de conhecermos qualquer alien.

Por fim, Stephen Hawking caracteriza qualquer contato inicial com aliens como perigoso e ressalta que, quando Colombo entrou em contato com as populações nativas das Américas, elas ficaram sujeitas a uma cultura dominante que possuía tecnologia superior e uma visão de mundo que os avaliava como inferiores – algo que poderia acontecer conosco se criaturas alienígenas decidissem nos colonizar.

Já Douglas Vakoch, presidente da METI International, sente que qualquer civilização capaz de viajar entre estrelas já saberia da nossa existência e, portanto, não devem ser hostis.

Qual dessas teorias é a correta? Só o tempo dirá. [TheSciencePage]

• Flebos Bos Flebos:

Acredito que existam aliens sim, culturalmente superiores e inferiores. Basta sobrevivermos uns aos outros para encontrá-los.

• RodriC:

Na verdade, nunca!

• Eder:

Junto com o desenvolvimento tecnológico a maioria dos seres devem evoluir moralmente por isso concordo com o sr. Douglas Vakoch.

Se cada civilização DURAR um milhão de anos, só poderá se comunicar com outra, no máximo a 500 000 anos luz de distância, q é NADA no Cosmos

Tantos os acasos, para aparecer uma civilização, até o fogo é necessário.Assim, talvez exista UMA civilização em cada BILHÃO de galáxias!