O cofre do fim do mundo já tem 500 mil tipos de sementes

Publicado em 14.03.2010

cofre sementes global fim do mundo

Cofres feitos especialmente para armazenar sementes, caso algum dia a Terra sofra algo parecido com uma catástrofe nuclear, já possuem mais de 500 mil tipos de sementes.

Localizado sob uma montanha, na ilha de Svalbard, na Noruega, o Global Seed Vault (ou o Cofre de Sementes Global) foi aberto em fevereiro de 2008 e armazena sementes – para que as espécies não estejam perdidas se algum desastre acontecer.

De acordo com cientistas responsáveis pela manutenção do Global Seed Vault, se não encontrarmos um jeito de manter as plantações durante o aquecimento global, os humanos também não irão se manter.

Como há uma camada de gelo sobre o cofre, as sementes possuem resfriamento natural que, junto com um condicionamento artificial, fazem que a temperatura nos cofres gire em torno de -18 graus Celsius.

E, para manter pessoas inescrupulosas longe dos cofres, os cientistas contam com outra proteção natural – os ferozes ursos polares que habitam a região.

As sementes mantidas pelo cofre são provenientes de colecionadores – para garantir que nãos sejam transgênicas. Sementes geneticamente modificadas são mantidas em bancos de genes. [Live Science]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. eu acho que tem alguma coisa estranha ai , talvez estejam fazendo alguma coisa as escondidas de todos , e como são covarde , estão preparando lugar apenas para eles .Mas e uma pena. Esse esforço todo é em vão. Porque das mãos de DEUS ninguém pode se esconder ……….Paz do SENHOR e que DEUS tenha compaixão de nossa alma…..!!!

    Thumb up 10
  2. que preucupaçao tola, a terra nao será jamais destruida, por isto, deixem as sementes, onde estao, ok.

    Thumb up 4
  3. Daniel D. L. / 20.03.2010
    “isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…”

    Deixa de ser estúpido , sua anta.

    Thumb up 1
  4. Na verdade este cofre pode ter outra utilidade insuspeita: estamos perdendo a riqueza genética das nossas colheitas. Por exemplo, o milho que os astecas plantavam vinha em uma espiga em que metade dela era vazia, só metade dos grãos estavam lá, o resto não se desenvolvia. Além disso, os grãos eram de diferentes cores, e não só amarelos. Com o advento do milho híbrido, a espiga é maior e completamente granada, e os grãos tem todos o mesmo tamanho e coloração. Uma beleza para a indústria e para nós também, já que a produtividade das colheitas é muito boa, fantástica se comparada com a produtividade do milho tradicional. Só que é um milho híbrido. Se não me falha a memória, você não pode plantar a semente que você colhe (os meus bisavós faziam isto, separavam parte da colheita para usar como semente no ano seguinte), você está na dependência da empresa que criou e patenteou o milho híbrido. Com uma segurança como esta, se a empresa perder os milhos dos quais são produzidos os híbridos, sempre podemos recuperar as matrizes indo ao cofre de sementes.

    Eu só acho que em vez de colocar todas as sementes em depósito, deveria ser feito um esforço para cultivar e substituir as sementes mais velhas por sementes mais novas, e assim garantir a vitalidade das mesmas.

    Thumb up 14
  5. muitos nem tem ideia do pq disso naum c trata do fim do mundo e sim do exterminio da população em 80%
    vc realmente axa q akilo eh para o fim do mundo qm iria plantar? alguem iria sobreviver? e sim alguem ira sobreviver, os membros do clube bliderberg e os 20% escolhidos os iluminados, parece loucura.
    não vi ainda ngm aki criticar a nova ordem mundial tlvz eu esteja errado mas basta pesquisar as pedras guias da georgia o pq dakilo? qm iria gastar tempo com akilo e tbm com isso relacionado a materia?

    do pq bancos te emprestarem numeros ao inves d dinhero veja um raciocinio rapido
    vc recebe seu pagamento pelo banco, vc vai na padaria e gasta todo seu dinheiro e entaum esse dinheiro retornar ao banco certo?
    porém na questão do cartão de credito é diferente eles te emprestam numeros vc vai e gasta e devolve em dinheiro mas o banco responsavel pelo cartão paga para loja afiliada em números e não em dinheiro entaum esse dinhero nunk existe.

    agora todos sabemos que a gripe suina foi uma grande farsa se realmente fosse uma pandemia vc que esta lendo conheceria pelo menos 5 pessoas com a gripe e não supostamente com a gripe mas creio q não conheça nem 3 pessoas mortas pela gripe suina pois foi uma grande farsa.

    Thumb up 20
  6. Gente nos preocupamos tanto com o fim do mundo, mas pra que?? nos matamos nossos semelhantes todos os dias, deixamos os mesmos morrerem de fome e agora pensamos no fim do mundo?? o fim do mundo acontece todos os dias para milhares de pessoas, e pior de fome, vi uma vez que a cada 3s uma pessoa morre de fome, ou seja o fim do mundo ocorre a cada 3s para varias pessoas, e nao vou contar odenças e assassinatos e muita covardia…

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
einstein4
Einstein estava certo: relatividade confirmada

Ponto para Albert Ei...

Fechar