A horripilante pulga devoradora de língua

Publicado em 16.01.2013

Só de olhar para foto, sinto meu estômago revirar e minha pele se contorcer.

O nome desse monstrinho é pulga-do-mar (Cymothoa exigua). O parasita, um crustáceo isópode, se acomoda na base da língua do peixe Luciano (Lutjanus guttatus), devorando-a inteira e literalmente tomando seu lugar. (Agora você imagina ter um troço nojento desses, com cabeça, garras e tudo como língua e esse é o roteiro do mais assustador filme de terror da história).

Não sei por que a natureza foi tão cruel com Luciano. A pulga entra na boca do peixe através de suas brânquias. Então, começa a extrair seu sangue cortando a língua do animal através de seus três pares de pernas com garras fronteiras.

Conforme o parasita cresce, menos sangue chega até a língua do peixe até que, eventualmente, o órgão atrofia. Em seguida, a pulga substitui a língua do peixe, anexando o seu próprio corpo aos músculos do topo da língua (em muitos casos, 90% da língua do peixe deixam de existir, com o crustáceo em seu lugar).

O peixe é capaz de utilizar o parasita como uma língua normal (exceto pelo fato de que é tudo, menos normal). Estudos mostram que não há indicação de redução do poder de alimentação ou de respiração no animal. Esse é o primeiro caso conhecido (em animais) de substituição funcional de uma estrutura do hospedeiro por um parasita.

Exceto virar sua língua, aparentemente a pulga-do-mar não causa qualquer outro dano ao peixe hospedeiro. Também, pudera…

O parasita faz parte da família Cymothoidae. Várias espécies desta família também são isópodes parasitas, que provavelmente não causam altas taxas de mortalidade nas centenas de peixes marinhos e de água doce que parasitam.[DesertMuseum, ScienceBlogs, ubermore, Abril]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Esse bichinho é bom pra comer lingua dos “Zé Povinhos” que tem por ai! ;)

    Thumb up 2
  2. Ta mas e o peixe morre ou convive com essa hospedeira normalmente? Acontece isso com toda essa espécie de peixe? e Pq? E os dentes do peixe parece de gente rse do que os dois se alimentam?

    Thumb up 10
    • Como diz no texto: O peixe convive normalmente com o hospedeiro e o parasita só ‘ataca’ a espécie de peixe Luciano (Lutjanus guttatus).

      Talvez ler o texto ajude esclarecer as dúvidas. :)

      Thumb up 12
    • Marcia, ela vai se alimentando do que o peixe consumir. Por esse motivo ela assume a função da língua, pra se aproveitar dos plânctos que o peixe ingere, além de alimento o peixe,confere a ela proteção.!

      Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Descoberta a maior estrutura do universo

Descoberta de um gru...

Fechar