Foto: O peixe que protege os filhos carregando-os na boca

Por , em 28.04.2013

A imagem acima mostra um peixe boca de cabeça amarela, ou Opistognathus aurifrons, que é um incubador bocal – nessa espécie, o macho é que assume a responsabilidade de cuidar dos ovos até que eles choquem, e ele faz isso os colocando na boca.

Entre os incubadores bucais, depois do acasalamento, o macho fertiliza os ovos e, em seguida, recolhe-os na boca, protegendo-os até que choquem no ponto em que os filhotes podem nadar para se defenderem sozinhos.

Durante este período, o macho não pode se alimentar, o que significa que está abaixo do peso no momento em que os ovos eclodem. Uma vez que os filhotes nascem, o peixe passa um período de tempo de alimentação e recuperação.

article-2313928-1974F3BC000005DC-280_634x395

Espera paciente

As fotografias incríveis foram capturadas no fundo do mar ao largo das Ilhas Cayman, no Caribe, pelo Dr. Peter Allinson, que descobriu o peixe recluso com sua boca cheia de ovos 18 metros abaixo da superfície.

A espécie, encontrada nos recifes de coral do Caribe, é normalmente apenas vista com suas cabeças e corpos superiores saindo de suas tocas, embora possa ser vista pairando a uma curta distância a partir de seu território.

Depois de perceber o peixe, o Dr. Allinson, que se especializou em medicina subaquática, esperou 20 minutos para conseguir uma boa imagem com o peixe carregando os filhotes com a boca aberta, para arejá-los. Rotar a massa de ovos dessa maneira a mantém limpa e hidratada.

“Os ovos para fora desse jeito é uma imagem muito rara”, disse o Dr. Allinson. “Eu tive que ficar à espera para obter essas fotos”.

Quando você chega perto de uma toca de um peixe incubador bocal, eles logo recuam. “A chave é encontrar um macho com os ovos na boca, depois, lentamente, ir para o fundo, perto da toca. Você tem que esperar até que ele comece a cutucar a cabeça para fora, lentamente ficando acima dela. Conforme ele fica confortável com sua presença, ele sai da sua toca para arejar os ovos”, explica.[DailyMail]

article-2313928-1974F26F000005DC-532_634x799

• Fidelis Rabelo:

Que impressionante! O que a natureza faz para procriar, aumentar a espécie do ser vivente, é fantástico, fiquei de certa forma muito feliz.

• Angelica Pontes:

Quanto tempo os peixinhos ficam com os ovos na boca? Ou seja, qual o periodo de incubaçao?

Bagres também fazem isso.

• Danilo Moço:

Cesar Grossmann, mas são os machos ou as fêmeas que fazem isso?

Que eu saiba, é o macho. A fêmea libera os ovos e o macho vai abocanhando. Depois ele fica com a boca fechada até que o ferrão que os filhotes tem nas costas começa a arranhar o “céu da boca” do pai bagre, quando ele então abre a boca e libera.

Pelo menos é o que contam os pescadores de Passo de Torres.

• Edson Leal:

esse é um pai dedicado!